Por Nayara Santos em 22.06.2021

Corredor de supermercado: saiba como melhorar a experiência dos clientes

Por Nayara Santos em 22.06.2021

A forma como o corredor de supermercado é organizado, disposto e apresentado para os clientes pode fazer toda a diferença durante as compras. Isso porque, locais bagunçados, sem nenhuma separação por categorias, sujo e com mercadorias faltando afastam o cliente não apenas do corredor, mas também do seu supermercado.

Dito isso, é evidente que você precisa cuidar do corredor do supermercado, assim como você cuida da fachada da loja, do marketing e para garantir um bom atendimento ao cliente. Neste artigo, daremos dicas excelentes de como fazer isso e garantir uma boa experiência para os seus clientes. Boa leitura!

Organize diversas seções no supermercado

O primeiro passo para ter corredores de supermercado capazes de melhorar a experiência do cliente é dividi-los em diferentes seções. Desta forma, você consegue separar produtos parecidos, facilitando a compra do cliente, que consegue encontrar aquilo que ele procura. 

Isso significa que se o cliente estiver procurando um determinado sabonete, ele sabe que em um supermercado com seção, ele encontrará o item que precisa na seção de higiene pessoal. Por outro lado, se não houver nenhum tipo de organização, ele ficará completamente perdido e não vai saber onde procurar.

Vale ressaltar que a organização das seções de supermercado deve contar com cartazes e uma boa comunicação interna com o cliente. Essas são excelentes ferramentas para indicar ao cliente as separações de seções, quais itens podem ser encontrados em cada corredor e até mesmo itens em promoção.

Mantenha os produtos organizados nos corredores do supermercado

Outro ponto importantíssimo é a organização dos produtos nas prateleiras. Existem diferentes formas de se fazer isso, seja através da distribuição dos produtos em diferentes níveis, de acordo com a margem de lucro e a procura dos clientes.

Os produtos também podem ser organizados por blocos, o que pode funcionar muito bem para algumas seções do supermercado. Confira mais detalhes da organização no artigo Como organizar as prateleiras de supermercado: veja 12 dicas.

Garanta a limpeza dos corredores

Limpeza é outro ponto essencial para garantir uma boa experiência do cliente. Tanto o chão dos corredores quanto as prateleiras do supermercado devem ser mantidos sempre limpos. Alguns corredores podem exigir um maior cuidado e limpeza mais frequente, como é o caso da seção de bebidas, onde há farinha, açúcar, arroz, hortifrúti e iogurtes.


Além disso, é importante que a limpeza dos corredores seja verificada diversas vezes ao longo do dia e que o local seja limpo sempre que necessário. A recomendação neste caso é que haja algum funcionário da limpeza responsável por essa verificação, ou mesmo o repositor responsável pela seção.

Destaque as promoções

Outra forma de proporcionar aos seus clientes uma melhor experiência de compras através dos corredores de supermercado é destacando as promoções. Uma excelente forma de se fazer isso é utilizando cores chamativas nas etiquetas de preço. 

Com isso, o cliente consegue ver facilmente quais os produtos que estão em promoção sem nem precisar entrar na seção. Apesar disso, esse também pode ser um excelente fator para convencer o cliente a entrar em um corredor para conferir itens que não estavam na sua lista de compras inicialmente.

Para que essa estratégia funcione, é preciso escolher cores fortes e chamativas, que se destaquem nos corredores. As cores preferidas provavelmente são o vermelho e o laranja. Entretanto, você pode também utilizar alguma cor que faça parte da paleta de cores da sua marca. O que também auxilia a criar uma identidade visual para o seu negócio e a reforçá-la para os seus clientes.

Reposição de mercadoria é essencial

Deixar prateleiras vazias, com pedaços sem mercadorias transmite ao cliente a sensação de falta organização, pouco planejamento e até mesmo de que o supermercado está com a saúde financeira comprometida. Por isso, é essencial que você tenha repositores para ficar de olho nisso e manter sempre as prateleiras cheias.

Além disso, eles também são os responsáveis por verificar se há produtos próximos do vencimento nas gôndolas e removê-los. Evitando, assim, que o cliente compre algo vencido ou que ele não terá tempo para consumir antes do vencimento.

Vale ressaltar que alguns estabelecimentos consideram como estratégia de vendas deixar algumas unidades faltando. Segundo os gestores que adotam essa estratégia, essa é uma forma de influenciar o cliente a levar um determinado produto. Isso acontece com alguns itens a menos, o cliente pode sentir uma certa sensação de escassez ou de urgência, levando-o a comprar por impulso.

Garanta um bom ambiente de compras

Como você já deve ter percebido, existe uma grande diversidade de fatores que podem influenciar a experiência de compra do cliente. Por isso, a melhor forma de garantir que os clientes saiam do supermercado satisfeitos e com a sensação de que o tempo que passaram na loja foi agradável, é combinar estratégias.

Para saber quais estratégias podem ser combinadas, lembre-se da jornada de compras do cliente e identifique quais itens podem ser melhorados. Por exemplo:

  • Ter um site para que o cliente possa verificar a localização da loja ou o preço dos produtos antes de sair de casa;
  • Ter um estacionamento;
  • Manter corredores organizados, limpos, com boa iluminação e prateleiras organizadas; 
  • Ter operadores de caixa bem treinados e que sejam capazes de prestarem um bom atendimento;
  • Utilizar ferramentas que tornem o ambiente de compras mais agradável.

Uma das estratégias de marketing para tornar o supermercado um ambiente agradável para o cliente é a rádio interna personalizada. Com a rádio, você consegue reproduzir uma playlist exclusiva que foi pensada para reforçar a identidade da sua marca e para agradar ao seu público-alvo.

Ainda, a rádio permite que você crie anúncios personalizados que podem ser reproduzidos ao longo da programação. Esses anúncios podem ser de produtos em oferta, inauguração de lojas, convite para que o cliente participe do programa de fidelidade, para anunciar que tem pão quentinho saindo do forno na padaria do supermercado, etc.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Check stand de supermercado: veja como alavancar as vendas

O check stand de supermercado é mais uma estratégia para organizar os produtos que ficam na frente de caixa. Esse é o último momento em que o cliente terá contato com os produtos da sua loja, portanto, a última oportunidade de venda. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial a esse ponto do supermercado…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Quanto custa para abrir um supermercado? Saiba tudo sobre o assunto

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Como os gastos com alimentação são sempre necessários, independentemente da situação financeira do país, muitas pessoas optam por se aventurar em abrir um supermercado. Durante essa jornada, uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem é quanto custa abrir um supermercado. Já adiantamos que essa…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Ideias inovadoras para supermercados: 6 ideias para se destacar

Ter ideias inovadoras para supermercados pode ser a diferença entre o sucesso do seu negócio ou a constante luta pela sobrevivência. Entretanto, nem sempre é fácil ter essas ideias e conseguir se destacar da concorrência. Isso ocorre porque a impressão que temos é que as pessoas já inventaram tudo o que poderia ser inventado. Se…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Como fazer um cartaz de oferta de supermercado em 8 passos

Saber como fazer um cartaz de oferta de supermercado é um passo essencial para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as vendas do seu negócio. E isso envolve muito mais do que simplesmente escrever o nome e o preço do produto em um pedaço de papel. Essas ações, quando não planejadas, podem…

Por Nayara Santos em 01.09.2020

Folder de supermercado: confira 6 ideias de como pode ser feito

O folder de supermercado é mais um canal de comunicação com o cliente que você pode usar a seu favor. Entretanto, conseguir atrair a atenção do cliente para ele nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, ao planejar um folder é importante ficar atento a quais informações você coloca nele e em como manter…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Exposição de produtos no supermercado: Veja 9 dicas para não errar

Você sabe como trabalhar a exposição de produtos no supermercado para conseguir aumentar as suas vendas? Ou mesmo o quanto isso pode influenciar na experiência de compras do cliente? Ainda, é possível influenciar a decisão de compra do cliente apenas colocando o produto na altura certa da prateleira. Esse conhecimento pode fazer toda a diferença…

Por Nayara Santos em 13.12.2022

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

 A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Esse aumento na demanda também vem acompanhado com o aumento da concorrência, portanto, você precisa conseguir se destacar. Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Produtos que mais vendem no supermercado: veja quais são

 Você conhece quais são os produtos que mais vendem no seu supermercado? Sabe como usar essa informação a seu favor para conseguir atrair mais clientes, fidelizar quem já conhece a sua loja, ou mesmo aumentar as vendas? Então chegou o momento de mudar isso e começar a ter sucesso! Uma coisa é certa: todo…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Como utilizar a comunicação em áudio no supermercado?

A comunicação em áudio para supermercado é uma importante ferramenta de marketing, que possibilita a empresa divulgar informações de uma maneira sutil e agradável mantendo o cliente sempre bem-informado, e também possibilita a divulgação dos produtos e ofertas. É uma estratégia que ao ser utilizada de forma planejada e personalizada, pode levar a grandes resultados,…

Por Nayara Santos em 04.05.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos