Por Nayara Santos em 21.03.2023

14 ideias para hortifrúti: confira as melhores

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Quem deseja otimizar constantemente os resultados de marketing de seu supermercado deve investir em conhecer boas ideias para hortifrúti. Isso significa pensar estrategicamente na organização dos produtos, contar com os parceiros certos, garantir que você sempre se destaque dos concorrentes, entre outras medidas.

Com tantos pontos a serem analisados, muitas vezes por poucas pessoas, principalmente em pequenas empresas familiares, algo pode acabar no esquecimento. Entretanto, se você deixar de fazer algo que seja importante para a sua empresa, você pode colocá-la em risco.

Nesse sentido, separamos algumas sugestões e dicas práticas que você pode facilmente aplicar no seu negócio. Se alinhados com seus objetivos e valores organizacionais, eles tendem a melhorar as vendas, melhorar a sua imagem no mercado e ainda atrair mais clientes.Não perca mais tempo e conheça as melhores ideias para hortifrúti neste conteúdo!

Confira 14 ideias para fazer o seu hortifrúti se destacar

Fazer uma empresa dar certo requer muito planejamento e cuidados ao longo de todas as etapas dos processos. Por isso, conhecer cada uma delas, e saber o que precisa ser feito e o que pode dar errado te ajudarão a ter uma empresa de sucesso, não importa qual seja o seu ramo de atuação. Confira a seguir as nossas ideias para ter um hortifrúti de sucesso e conseguir se destacar da concorrência.

1. Escolha os fornecedores certos

Os profissionais responsáveis pela entrega dos produtos que serão usados em seu hortifrúti têm grande responsabilidade nos resultados do negócio. Afinal, ninguém quer comprar produtos de hortifrúti de baixa qualidade ou que estragam rapidamente.

Por isso, é imprescindível escolher os parceiros certos para a sua empresa. Fornecedores que falham em termos de prazos de entrega, qualidade de produtos ou suporte ao cliente, tendem a trazer impactos negativos à imagem da organização.

Para minimizar essas falhas, certifique-se de contratar fornecedores alinhados às políticas da empresa. Lembre-se, também, de solidificar os pontos mais importantes à saúde do supermercado em contrato. Dessa forma, você impedirá que surpresas desagradáveis tomem uma proporção maior do que o esperado.

Outra dica importante é manter um diálogo aberto e constante com os contratados externamente. Eles são fundamentais para a organização e devem ser vistos como tal, recebendo a atenção e dedicação direcionada aos funcionários internos.

Finalmente, mantenha uma lista com outros fornecedores que possam te atender caso alguma coisa aconteça. Desta forma, você não dependerá apenas de um ou dois fornecedores e o seu poder de negociação também será maior.

2. Saiba organizar corretamente os alimentos no hortifrúti

A estetica de qualquer empresa do varejo é essencial, afinal, é uma forma de trazer o cliente para mais perto da marca e estimulá-lo a comprar mais. E, com o hortifrúti isso não seria diferente. 

Por isso, você precisa entender que ter um bom visual na loja já é uma grande parte de seu marketing e, se bem feita, poderá facilmente atrair a atenção do seu cliente. Se você dedicar tempo em garantir que a apresentação dos elementos seja chamativa e organizada, o público se sentirá mais atraído a eles. Isso tende a otimizar as vendas e é parte do marketing sensorial, que usa os sentidos dos consumidores a favor da marca.

Além do visual merchandising, uma boa ideia é aliar a imagem dos produtos com uma sonorização de ambientes que deixe os clientes confortáveis e dispostos a explorar as opções. Assim, você aproveita a estratégia em seu máximo potencial. Playlists personalizadas são ótimas escolhas nesse momento. E tudo isso sem falar que a rádio personalizada ainda pode ser utilizada na divulgação de produtos e promoções.

Outra dica importante em termos de organização é separar os produtos por seções. Por exemplo, ter a seção de frutas, de verduras e legumes separadamente. Além disso, alguns produtos devem ficar em um ambiente mais fresco ou refrigerados para garantir a qualidade. Portanto, você também deve prestar atenção a isso e utilizar expositores ou refrigeradores que permitam que o consumidor veja o que tem dentro.

3. Potencialize a influência dos itens em oferta

Não é incomum que alguns consumidores pensem que os elementos de hortifrúti estão com desconto por estarem quase estragados ou aquém do esperado em termos de qualidade. A fim de evitar atrair esse tipo de olhar voltado à estratégia, certifique-se de torná-la atrativa e diferenciada. 


O marketing promocional é um excelente aliado para atingir esse objetivo. Por isso, uma das melhores ideias para hortifrúti é a de dedicar um espaço somente aos itens em oferta. Ele pode ser decorado de uma maneira diferente e visualmente agradável, convidando o público a saber mais sobre o produto. Nesse momento, se colocar no lugar do cliente e visualizar sua jornada de compras é uma excelente ideia.

Se possível, posicione mercadorias semelhantes aos que estão com desconto próximos a eles. Essa estratégia fará com que o público considere levá-los também. Use a criatividade na hora de encontrar relações inteligentes entre os itens e otimize suas vendas! Pensar em possíveis receitas, em datas comemorativas e em ocasiões especiais é uma excelente forma de fazer isso.

Outra estratégia que ajuda bastante a destacar os itens em promoção é o uso de etiquetas e cartazes de cores diferentes daqueles que você geralmente utiliza. O vermelho e o laranja geralmente são as cores preferidas. 

Além disso, você também pode ficar de olho no estoque e nos produtos expostos, avaliar quais precisam ser alvo de promoções menos agressivas mas que aumentem as vendas. Assim, você evita que eles estraguem ou que tenha que colocá-los a preços muito baixos. Estabeleça uma rotina de checagem de produtos com os seus funcionários e evite esse tipo de problema.

4. Priorize a qualidade dos produtos

Em termos de frutas e verduras, a beleza é um atrativo natural, e isso não há dúvidas. Afinal, ninguém gosta de folhas murchas e amarronzadas ou mesmo de frutas machucadas, não é mesmo? Esse é outro momento no qual a relação com seus fornecedores tende a fazer a diferença. Bons parceiros garantirão que os itens que chegam até você estejam em seu melhor estado. 

Entretanto, os fornecedores não são os únicos responsáveis pela qualidade dos produtos, você e sua equipe também possuem um papel fundamental. Por isso, é importante capacitar a sua equipe para que ela coloque os produtos em exposição com o máximo de cuidado e capricho possíveis. 

De preferência, peça que coloquem os mais chamativos por cima. Evite, porém, tentar esconder itens podres ou inutilizados no meio de bons produtos. Essa atitude tende a fazer com que o cliente se sinta enganado. 

É fundamental que você também seja capaz de manter os produtos no estoque e durante a exposição nas gôndolas em condições adequadas. Como falamos anteriormente, alguns itens precisam ser armazenados em geladeira, enquanto a maioria deles exige um local mais fresco e seco. Ficar de olho nas condições de armazenamento vai garantir produtos de melhor qualidade e ainda prevenir possíveis perdas.

Por último, cuidado com o Sol incidindo diretamente nos produtos. Isso pode fazer com que verduras estraguem ou com que as frutas amadureçam rapidamente, o que pode prejudicar as suas vendas.

5. Pratique preços competitivos

Nem barato demais, nem acima do preço. Uma vez que você escolhe priorizar a qualidade das mercadorias como uma das principais ideias para hortifrúti que otimizam seu negócio, se torna imprescindível a aposta em preços competitivos.

Na intenção de precificar da forma correta, realize um bom benchmarking. Confira o que os concorrentes estão trazendo ao mercado e quanto cobram por isso. Ainda, se você conseguir garantir uma melhor qualidade que o concorrente, é possível até mesmo cobrar um pouquinho mais caro. Isso porque, os clientes vão saber que a qualidade é melhor, e isso sem dúvida alguma será um bom atrativo.

Ao precificar os produtos de hortifrúti, é fundamental que você seja capaz de adequar seu serviço às expectativas do seu cliente. Isso permitirá que você coloque outros diferenciais em destaque, como o layout (que falaremos mais a seguir) e o padrão das ofertas.

Outro ponto importante quando o assunto é preço é a negociação com os fornecedores. Geralmente, quando grandes volumes são adquiridos a tendência é que o preço seja menor, o que pode ser uma alternativa para conseguir preços mais competitivos. Entretanto, tome cuidado para não comprar mais itens do que a demanda da sua loja necessita.

Uma boa saída para isso é fazer um único pedido e fazer acordos de entrega com o seu fornecedor. Ainda, o pagamento pode ser realizado quando os itens forem entregues, mas o fornecedor terá a garantia que você continuará comprando dele. Isso também pode deixar os preços para o consumidor final melhores.

6. Use as cores a seu favor

Se existe um setor capaz de atrair os clientes pelas suas cores é o hortifrúti, seja ele uma loja apenas focada nesse ramo ou dentro de um supermercado. Entretanto, muitos profissionais do varejo ignoram o potencial de uma boa análise cromática na organização dos produtos na loja. 

Trabalhar com cores opostas e complementares — de acordo com sua intenção — é algo capaz de fazer toda a diferença na forma como o cliente percebe os produtos expostos. Utilizar cores opostas pode ser bastante útil para chamar a atenção dos consumidores; já as cores complementares ajudam a trazer uma sensação de harmonia e trazer uma estética mais agradável à organização das frutas e verduras.

Com isso em mente, não pense que é preciso escolher entre elas! Usar tanto os opostos quanto os complementares ajuda você a posicionar seus produtos de forma a estimular o sentido da visão em seu público-alvo. Em conjunto com estratégias criadas na intenção de trabalhar os outros quatro sentidos, o resultado tende a ser melhor que o esperado!

Essa escolha atua, certamente, como um diferencial ao seu favor. Afinal, se você pratica preços competitivos, mas diferentemente da concorrência, coloca a experiência do cliente em destaque, é provável que você seja sempre lembrado antes!

Por exemplo, você pode organizar a prateleira com verduras intercalando produtos de cor verde claro (como alface) e verde-escuro (como espinafre), isso permite criar um padrão, além de facilitar para o cliente encontrar o que procura. Algo semelhante pode ser feito com produtos de diferentes variedades, como é o caso das uvas.

7. Desenvolva uma boa comunicação com o seu cliente

Para conseguir atender o seu cliente e ser capaz de oferecer o que ele procura, é fundamental que você seja capaz de se comunicar de forma eficiente com ele. Isso pode ser feito de muitas formas, você precisa apenas escolher aquela que for mais conveniente para você e onde o seu público-alvo está.

Você pode fazer essa pesquisa de satisfação do cliente utilizando os seus perfis nas redes sociais. Essa é uma excelente forma de estar próximo aos seus clientes, mostrar os bastidores do seu negócio e fazer com que eles interajam com você nas publicações e stories. 

Também é possível conhecer a opinião do seu cliente através de pesquisas rápidas, como as chances de ele indicar o seu negócio para conhecidos. Com apenas uma pergunta você já terá uma ideia do que ele pensa a respeito do seu negócio. 

Sem falar que isso te ajuda a entender as reações dos consumidores a diferentes tipos de publicações e ações. Já que as reações tendem a ser rápidas nas redes sociais com comentários e mensagens diretas.

Como o assunto deste texto é o setor de hortifrúti, então você poderá focar as suas perguntas para isso. Perguntar o que o cliente acha da variedade dos produtos, da qualidade dos produtos, da forma como eles são dispostos nas prateleiras, ou ainda quais produtos eles gostariam de ver na sua loja. 

E, claro, não se esqueça de deixar uma pergunta aberta ou dar espaço para que o cliente fale como ele acha que pode você poderá oferecer um serviço melhor. Por último, não deixe de responder e interagir com a mensagem que os clientes mandaram. Isso te ajudará a aumentar o alcance da sua rede, a ganhar autoridade para a sua marca e a confiança dos consumidores

8. Aposte na degustação

Outra ideia para hortifrúti é investir na degustação de produtos, principalmente de frutas. Essa é uma muito utilizada em supermercados e outras lojas do varejo desse ramo, sem falar que ela é muito comum nas feiras livres. Quem nunca decidiu comprar uma fruta depois de experimentar um pedaço que o feirante ofereceu, não é mesmo?

A intenção aqui é fazer a mesma coisa, oferecer alguns produtos para os seus clientes provarem e aumentar as suas vendas. Vale lembrar que é fundamental que a degustação seja bem planejada, aqui vão algumas dicas:

  • Tenha um profissional ou funcionário treinado para oferecer a degustação para os seus clientes;
  • Ofereça a degustação em horários de maior movimento, assim mais clientes terão a oportunidade de provar os produtos oferecidos;
  • Os produtos devem ser oferecidos em pequenas porções (com dois ou três pedaços) ou apenas um pedaço em um palito, por exemplo. Desta forma fica fácil para os clientes provarem;
  • Deixe um lixo ao lado do local em que a degustação for oferecida para evitar lixo pela sua loja;
  • Monte a bancada de degustação em um local que não atrapalhe a circulação das pessoas e de preferência próximo ao produto que está sendo oferecido. Isso fará com que o cliente compre por impulso após provar o produto.

Uma dica importante para colocar em prática essa ideia para hortifrúti é a escolha dos produtos que serão oferecidos na degustação. O ideal é que você aposte em frutas da estação, que estarão mais saborosas e também não deixarão a ação com um custo muito alto.

9. Mantenha a higiene do hortifrúti 

Quando se trata de alimentos, a higiene é algo essencial. Sem falar que a falta de higiene em um estabelecimento, pode deixar o cliente em dúvida quanto à qualidade dos produtos vendidos e fazê-los desistir da compra rapidamente. Dito isso, é essencial que você também fique atento a esse ponto na sua loja.

Além disso, algumas áreas do setor de hortifrúti podem ficar especialmente sujas, por exemplo, as áreas ao redor das cebolas, com cascas por toda parte. Em outros locais, os produtos podem cair, a fruta pode se romper e sujar o chão, deixando-o, além de sujo, perigoso, já que algum cliente pode pisar e escorregar. 

Por isso, é fundamental que você tenha algum funcionário que seja responsável por verificar a higiene do local periodicamente e fazer a limpeza caso seja necessário. Esse é um detalhe muito importante, que pode interferir diretamente na experiência de compra do seu cliente. Afinal de contas, ninguém gosta de ficar em um local sujo.

Outro ponto importante é que manter a higiene do hortifrúti também ajuda em outro ponto do marketing sensorial, que é o aroma. Já que um local limpo não terá um cheiro estranho ou de produtos estragados. Entretanto, evite o uso de produtos de limpeza que tenham o cheiro muito forte, já que isso também pode atrapalhar a experiência do cliente.

10. Faça checagens periódicas na seção de hortifrúti

Outra importante ideia para hortifrúti é que você faça checagens periódicas para garantir não apenas a limpeza do local, mas para garantir a organização e a reposição de produtos. Isso não significa que você precise garantir que as prateleiras e gôndolas estejam sempre cheias, mas deixar um espaço vazio porque o produto acabou pode passar a impressão errada para o consumidor.

Essa é uma forma também de garantir que produtos estragados ou que não agradem ao cliente sejam removidos e substituídos por outros que serão mais facilmente comprados pelos seus clientes. O ideal é que essas checagens sejam feitas algumas vezes ao longo do dia, e com uma frequência maior nos dias de grande movimento.

11. Facilite a compra do seu cliente

Hoje em dia, quando o cliente compra algum produto de hortifrúti que é vendido por peso, a pesagem e o valor da compra só é conhecido pelo cliente na hora de passar no caixa. Entretanto, muitos clientes gostam de saber quanto de produto eles estão levando. Ou mesmo querem comprar uma quantidade específica de um determinado item.

Por isso, deixe uma balança, ou algumas, disponíveis pelo hortifrúti. De preferência sinalizando onde a balança está e, se necessário, com instruções de como utilizá-la. Desta forma, o cliente poderá pesar os produtos que está comprando e saber quanto vai pagar antes de chegar ao caixa.

12. Capriche no layout do hortifrúti

Oferecer um layout que permita a circulação das pessoas sem ficarem se esbarrando uma nas outras ou derrubando os produtos das ilhas é essencial no seu hortifrúti. Além disso, você pode utilizar a criatividade e criar um ambiente único, que faça com que essa seção do supermercado se destaque. 

A primeira coisa que você precisa se certificar é qual a largura ideal de corredor para o hortifrúti, para que os clientes se sintam mais confortáveis durante as compras.

Ainda, você pode decorar as ilhas com diferentes cores, brincando com os contrastes de cores dos produtos. Ainda, você pode montar o hortifrúti com caixotes de madeira, deixando o ambiente mais atraente para o consumidor. Esses detalhes podem fazer toda a diferença e criar um clima especial nessa seção.

Vale a pena mencionar que você deve seguir as necessidades de armazenamento de cada produto. Lembre-se que alguns requerem ambientes mais frescos ou mesmo refrigerados, enquanto outros são mais resistentes e não exigem temperaturas tão baixas para manterem-se frescos.

13. Proporcione uma melhor experiência de compras para os clientes

Outra ideia para fazer com o seu hortifrúti se destaque é oferecer uma experiência de compras diferenciada para o seu cliente. Claro que muitas dicas que demos anteriormente, se seguidas, já farão uma grande diferença. Entretanto, você pode dar uma atenção extra ao customer experience

Sempre que você consegue oferecer um ambiente de compras agradável, o cliente se lembrará da sua loja, dos bons momentos que passou ali e vai querer retornar. Uma excelente ferramenta que pode te ajudar nessa missão é a rádio indoor personalizada. Com ela você consegue reproduzir músicas que combinem com a sua marca e o perfil do seu público.

Existem serviços especializados em music branding, que te ajudam a criar uma playlist sob medida para o seu supermercado, como a Listenx. Com ela você não vai mais precisar perder tempo escolhendo músicas ou se preocupando se os funcionários vão colocar músicas que não combinem com a sua marca.

Além disso, ela também permite que você faça anúncios personalizados, divulgando as promoções e novidades do seu supermercado, e não apenas do hortifrúti.  Achou interessante essa ideia? Para mais detalhes sobre essa estratégia de marketing sensorial, confira o nosso e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

14. Ouça o que o seu cliente tem a dizer

As dicas dadas neste texto são capazes de fazer toda a diferença nos resultados do hortifrúti do supermercado. Depois de aplicar essas ideias para hortifrúti é muito importante saber se as estratégias estão surtindo o efeito desejado. Por isso, lembre-se de que ouvir o que os clientes têm a dizer é uma parte fundamental de oferecer sempre o melhor para os clientes. 

Desta forma, faça a elaboração de pesquisas de satisfação do cliente para saber o que eles acham do hortifrúti e se eles têm alguma ideia ou sugestão do que pode ser melhorado. Você pode fazer a pesquisa presencialmente, depois ou durante as compras. Caso prefira, essa pesquisa pode ser realizada pelas redes sociais, e-mail marketing ou qualquer outra forma que você julgue conveniente para você e para o seu cliente. 

Boas ideias para hortifrúti trabalham sua imagem e aproximam o consumidor de você. Lembre-se de usá-las em seu negócio e de focar na customer experience na hora de trazer soluções ao mercado. Assim, você garantirá que as melhorias feitas no supermercado correspondam com as necessidades de seu público.

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