Por Nayara Santos em 13.03.2024

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

Por Nayara Santos em 13.03.2024

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência.

Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães precisa ter uma estratégia bem definida. Preparar campanhas, escolher os itens que estarão em oferta e fazer ações para melhorar a experiência do cliente estão entre as principais medidas para fazer dessa data um verdadeiro sucesso.

Se você não sabe como conseguir atrair a atenção do cliente ou ainda tem dúvidas de quais campanhas fazer, esse artigo é para você. A seguir você irá conferir as nossas dicas e sugestões para ter um Dia das Mães lucrativo no seu supermercado. Boa leitura!

Aumentado as vendas no Dia das Mães 

O Dia das Mães movimenta milhões de reais todos os anos. Se você analisar os anos anteriores, as estatísticas são bastante encorajadoras para os varejistas que planejam investir nessa data.

Mesmo assim, nem sempre é fácil ser criativo na hora de preparar campanhas ou mesmo saber quais ações implementar. Por isso, a nossa recomendação é que você implemente estratégias complementares.

Por exemplo, uma para atrair novos clientes, outra para trazer os clientes mais antigos para a loja, ações para fidelizar o consumidor que visitar o estabelecimento e assim por diante.

Atraindo novos clientes

Conquistar novos clientes pode sair caro para o varejista. Por isso, as ações com esse foco devem ser bem planejadas para aumentar as chances de sucesso e diminuir os gastos.

Uma das sugestões é fazer parcerias com outras empresas para distribuir prêmios, presentes e cupons de desconto no Dia das Mães. Aqui estamos falando de restaurantes, hotéis, academias, perfumarias, salões de beleza, ou qualquer outra empresa que atenda ao seu público.

Neste caso, os clientes que comprarem na sua loja podem concorrer a um almoço do Dia das Mães para a família, ou então alguns procedimentos no salão de beleza ou spa. O mais importante é que o seu público se interesse pelo serviço ou prêmio oferecido.

Além disso, a empresa parceira também estará divulgando a sua loja para os clientes deles. E os consumidores dessas empresas podem querer aproveitar a oportunidade de ganhar serviços ou cupons de descontos da loja que eles já conhecem.

Quando falamos em atrair clientes novos para o seu supermercado, as propagandas nas redes sociais, jornais de bairro e internet podem ser uma excelente ferramenta. Aproveite que tanto as redes sociais quanto o Google Ads oferecem a possibilidade de segmentar o público para o qual os anúncios serão mostrados.


Assim, você consegue alcançar diretamente os clientes que estão mais propensos a se relacionar com a sua marca. Essencial para que o investimento para atrair novos clientes tenha retorno rapidamente. Ainda não possui uma estratégia para aumanetas as vendas do seu site no Dia das Mães? Então confira o nosso guia Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

Trazendo clientes antigos para o supermercado 

Com certeza você possui clientes que já compram e conhecem o supermercado, mas, por algum motivo, a sua loja ainda não é a primeira opção de compras deles. Portanto, é essencial manter esses consumidores informados sobre as novidades e oportunidades que você preparou para o Dia das Mães.

Como esses clientes já se relacionaram com a sua marca, é bem provável que você tenha o contato deles, seja e-mail, número do telefone para envio de SMS, WhatsApp, dentre outros. O mais importante aqui é garantir que o consumidor lerá a mensagem que você mandar.

Utilizar títulos e texto chamativos, contando um pouco mais sobre as promoções, distribuir cupons de desconto ou mesmo reforçar que o cliente que faz parte do clube de vantagens tem descontos adicionais pode ser bastante convincente. E, claro, não se esqueça de divulgar um pouco sobre as campanhas de Dia das Mães, como os sorteios que mencionamos no item anterior.

O cliente só precisa ser lembrado porque comprar no seu supermercado é melhor do que a concorrência. Isso pode ser pela qualidade dos produtos, preços, maior variedade, facilidade para estacionar, melhor atendimento, dentre outros.

Fidelizando os consumidores e aumentando as vendas do supermercado

Todos os seus esforços para atrair os clientes para a sua loja surtiram efeito e o movimento no supermercado aumentou consideravelmente. Esse é o cenário que todo varejista espera, mas é preciso então começar os esforços para fidelizar esses clientes e conseguir aumentar as vendas.

As melhores formas de se fazer isso são:

  • Oferecendo um bom atendimento: por mais que o consumidor tenha contato com poucos funcionários durante a visita ao supermercado, o atendimento precisa ser muito bom. Operadores de caixas, repositores e qualquer outro funcionário que tenha contato com os clientes devem ser treinados;
  • Bom ambiente de compras: garantido pela organização da loja, boa comunicação interna com cartazes e etiquetas de preços corretamente posicionadas, bem como um ambiente limpo e com um som ambiente agradável;
  • Trabalhar o marketing sensorial: tornar o ambiente de compras melhor e oferecer uma boa experiência aos clientes pode ser feito com ações de marketing sensorial, cuidadosamente implementadas na sua loja. Podemos mencionar degustação de produtos, música ambiente e uma boa iluminação da loja. Confira mais a respeito dessas ações no nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Além do mencionado anteriormente, uma boa comunicação também é essencial para conseguir fidelizar os consumidores. Por exemplo, eles podem se sentir “traídos” se não ficarem sabendo das ações que o seu supermercado planejou para o Dia das Mães.

Da mesma forma, não é porque o cliente está no supermercado que ele conhece todas as ofertas. Muito pelo contrário, esse é o momento ideal para lembrá-lo dos descontos que ele poderá aproveitar nesta data comemorativa.

Por isso, investir em uma rádio interna que permita a inclusão de anúncios personalizados ao longo da programação poderá fazer toda a diferença. Confira o que o Recanto Supermercado tem a dizer a respeito dessa estratégia que mudou a forma como eles se relacionam com o cliente.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que faz um operador de loja em supermercado? Descubra agora

O setor supermercadista possui muitos cargos importantíssimos para o bom funcionamento do negócio. Um desses cargos é o de operador de loja em supermercado, essencial para os mercadinhos e pequenos estabelecimentos deste setor do varejo.  Esse profissional é responsável por realizar diversas tarefas necessárias para garantir que a loja funcione e que tudo seja realizado…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Plano de ação para supermercado: tudo sobre o planejamento estratégico

Fazer um plano de ação para supermercado que seja focado em vendas é uma excelente forma de deixar o seu negócio ainda mais competitivo. Isso porque você será capaz de estabelecer objetivos, metas, missão, fazer análises de influenciadores internos e externos, verificar indicadores e mensurar resultados. Ou seja, você terá bases sólidas para poder tomar…

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Supermercado no Dia das Crianças: 13 dicas para vender mais

O Dia das Crianças no supermercado pode não parecer uma data muito importante, mas isso pode mudar completamente se você utilizar as estratégias certas. Isso porque, o supermercado possui um público-alvo bastante variado e o que conta mesmo são as ações de marketing que você fará para cada uma das datas importantes do varejo. Assim…

Por Nayara Santos em 13.08.2024

Frente de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

A frente de caixa de supermercado é o último local em que o cliente tem contato com a sua marca. Por isso, dar uma atenção especial para esses momentos e para que eles sejam os mais tranquilos possíveis é essencial. Afinal de contas, você não quer que o seu cliente termine de comprar e saia…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Recebimento de mercadorias em supermercado: 5 dicas para otimizar o processo

O recebimento de mercadorias em supermercado deve ser sempre acompanhado de perto e ter um processo bem estabelecido. Assim, você consegue reduzir as perdas e diminuir a possibilidade de algum erro ocorrer durante essa importante atividade do seu supermercado. Essa é uma daquelas tarefas da gestão de supermercados que requerem padronização e comprometimento dos funcionários…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Processos de um supermercado: saiba quais são os principais

Você conhece todos os processos do supermercado? Sabe quais deles são essenciais para o funcionamento do seu estabelecimento? Consegue apontar como os processos estão conectados? Ou mesmo como eles podem interferir na experiência, satisfação e fidelização dos clientes? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então continue lendo. Os desafios de gerenciar um supermercado…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

14 ideias para hortifrúti: confira as melhores

Quem deseja otimizar constantemente os resultados de marketing de seu supermercado deve investir em conhecer boas ideias para hortifrúti. Isso significa pensar estrategicamente na organização dos produtos, contar com os parceiros certos, garantir que você sempre se destaque dos concorrentes, entre outras medidas. Com tantos pontos a serem analisados, muitas vezes por poucas pessoas, principalmente…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Ideias para supermercado: confira 13 ideias para se destacar

Conseguir encontrar novas ideias para supermercados que realmente sejam inovadoras e façam o seu negócio se destacar frente a concorrência não é nada fácil. Aliás, haja criatividade para conseguir isso. Mesmo assim, existem diversas estratégias e medidas que você pode adotar no seu negócio para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos