Por Nayara Santos em 13.03.2024

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

Por Nayara Santos em 13.03.2024

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência.

Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães precisa ter uma estratégia bem definida. Preparar campanhas, escolher os itens que estarão em oferta e fazer ações para melhorar a experiência do cliente estão entre as principais medidas para fazer dessa data um verdadeiro sucesso.

Se você não sabe como conseguir atrair a atenção do cliente ou ainda tem dúvidas de quais campanhas fazer, esse artigo é para você. A seguir você irá conferir as nossas dicas e sugestões para ter um Dia das Mães lucrativo no seu supermercado. Boa leitura!

Aumentado as vendas no Dia das Mães 

O Dia das Mães movimenta milhões de reais todos os anos. Se você analisar os anos anteriores, as estatísticas são bastante encorajadoras para os varejistas que planejam investir nessa data.

Mesmo assim, nem sempre é fácil ser criativo na hora de preparar campanhas ou mesmo saber quais ações implementar. Por isso, a nossa recomendação é que você implemente estratégias complementares.

Por exemplo, uma para atrair novos clientes, outra para trazer os clientes mais antigos para a loja, ações para fidelizar o consumidor que visitar o estabelecimento e assim por diante.

Atraindo novos clientes

Conquistar novos clientes pode sair caro para o varejista. Por isso, as ações com esse foco devem ser bem planejadas para aumentar as chances de sucesso e diminuir os gastos.

Uma das sugestões é fazer parcerias com outras empresas para distribuir prêmios, presentes e cupons de desconto no Dia das Mães. Aqui estamos falando de restaurantes, hotéis, academias, perfumarias, salões de beleza, ou qualquer outra empresa que atenda ao seu público.

Neste caso, os clientes que comprarem na sua loja podem concorrer a um almoço do Dia das Mães para a família, ou então alguns procedimentos no salão de beleza ou spa. O mais importante é que o seu público se interesse pelo serviço ou prêmio oferecido.

Além disso, a empresa parceira também estará divulgando a sua loja para os clientes deles. E os consumidores dessas empresas podem querer aproveitar a oportunidade de ganhar serviços ou cupons de descontos da loja que eles já conhecem.

Quando falamos em atrair clientes novos para o seu supermercado, as propagandas nas redes sociais, jornais de bairro e internet podem ser uma excelente ferramenta. Aproveite que tanto as redes sociais quanto o Google Ads oferecem a possibilidade de segmentar o público para o qual os anúncios serão mostrados.


Assim, você consegue alcançar diretamente os clientes que estão mais propensos a se relacionar com a sua marca. Essencial para que o investimento para atrair novos clientes tenha retorno rapidamente. Ainda não possui uma estratégia para aumanetas as vendas do seu site no Dia das Mães? Então confira o nosso guia Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

Trazendo clientes antigos para o supermercado 

Com certeza você possui clientes que já compram e conhecem o supermercado, mas, por algum motivo, a sua loja ainda não é a primeira opção de compras deles. Portanto, é essencial manter esses consumidores informados sobre as novidades e oportunidades que você preparou para o Dia das Mães.

Como esses clientes já se relacionaram com a sua marca, é bem provável que você tenha o contato deles, seja e-mail, número do telefone para envio de SMS, WhatsApp, dentre outros. O mais importante aqui é garantir que o consumidor lerá a mensagem que você mandar.

Utilizar títulos e texto chamativos, contando um pouco mais sobre as promoções, distribuir cupons de desconto ou mesmo reforçar que o cliente que faz parte do clube de vantagens tem descontos adicionais pode ser bastante convincente. E, claro, não se esqueça de divulgar um pouco sobre as campanhas de Dia das Mães, como os sorteios que mencionamos no item anterior.

O cliente só precisa ser lembrado porque comprar no seu supermercado é melhor do que a concorrência. Isso pode ser pela qualidade dos produtos, preços, maior variedade, facilidade para estacionar, melhor atendimento, dentre outros.

Fidelizando os consumidores e aumentando as vendas do supermercado

Todos os seus esforços para atrair os clientes para a sua loja surtiram efeito e o movimento no supermercado aumentou consideravelmente. Esse é o cenário que todo varejista espera, mas é preciso então começar os esforços para fidelizar esses clientes e conseguir aumentar as vendas.

As melhores formas de se fazer isso são:

  • Oferecendo um bom atendimento: por mais que o consumidor tenha contato com poucos funcionários durante a visita ao supermercado, o atendimento precisa ser muito bom. Operadores de caixas, repositores e qualquer outro funcionário que tenha contato com os clientes devem ser treinados;
  • Bom ambiente de compras: garantido pela organização da loja, boa comunicação interna com cartazes e etiquetas de preços corretamente posicionadas, bem como um ambiente limpo e com um som ambiente agradável;
  • Trabalhar o marketing sensorial: tornar o ambiente de compras melhor e oferecer uma boa experiência aos clientes pode ser feito com ações de marketing sensorial, cuidadosamente implementadas na sua loja. Podemos mencionar degustação de produtos, música ambiente e uma boa iluminação da loja. Confira mais a respeito dessas ações no nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Além do mencionado anteriormente, uma boa comunicação também é essencial para conseguir fidelizar os consumidores. Por exemplo, eles podem se sentir “traídos” se não ficarem sabendo das ações que o seu supermercado planejou para o Dia das Mães.

Da mesma forma, não é porque o cliente está no supermercado que ele conhece todas as ofertas. Muito pelo contrário, esse é o momento ideal para lembrá-lo dos descontos que ele poderá aproveitar nesta data comemorativa.

Por isso, investir em uma rádio interna que permita a inclusão de anúncios personalizados ao longo da programação poderá fazer toda a diferença. Confira o que o Recanto Supermercado tem a dizer a respeito dessa estratégia que mudou a forma como eles se relacionam com o cliente.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aprenda a criar um Cartaz de Ofertas e Aumente suas Vendas!

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda são muito utilizados por muitos gestores. Afinal, essa ainda é uma estratégia relativamente barata e fácil de impactar o cliente e conseguir aumentar as vendas do supermercado. Entretanto, para criar um cartaz de ofertas de supermercado que realmente funcione é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Vem com…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Layout do supermercado para o setor de limpeza: veja como fazer em 5 passos

Parte do trabalho de convencer o cliente a comprar mais do que ele precisa é ter um bom layout e uma boa organização das prateleiras. Mas isso não se aplica apenas aos produtos alimentícios, é válido também para os produtos do setor de limpeza. Afinal de contas, quem vai ao supermercado está sempre em busca…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

8 ações para fazer no supermercado no Dia dos Namorados

Escolher quais ações fazer no supermercado no Dia dos Namorados fará toda a diferença para aumentar as suas vendas e as chances de fidelização de clientes. Afinal, essa é uma data comemorativa importante do varejo, e o seu supermercado também pode aproveitar esse período para se destacar.  Isso porque, mesmo em tempos de crise, as…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Cartazista de supermercado: veja como fazer letra de cartaz de supermercado

Apesar do número de profissionais existentes no mercado ser relativamente baixo, o cartazista de supermercado ainda é um cargo extremamente importante no varejo. Afinal, essa ainda é uma estratégia ainda muito empregada no varejo porque ela é capaz de atrair clientes e aumentar as vendas.  Quando a loja tem os seus profissionais cartazistas, os preços…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Frente de loja de supermercado: 7 dicas para aumentar as vendas

A frente de loja de supermercado é uma das últimas etapas da jornada de compras do cliente, por isso, ela deve receber uma atenção especial para que o cliente deixe a sua loja com uma boa impressão. Apesar disso, poucos gestores e donos de supermercado investem nesta área do ponto de vendas (PDV). Acredite, se…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Tendências do setor supermercadista para 2024

No setor supermercadista a competição tem sido cada vez mais acirrada. São tantos players nesse ramo do varejo que ser capaz de se destacar da concorrência não é mais uma questão de fazer apenas o seu negócio deslanchar, mas de sobrevivência. Uma forma de conseguir sair na frente dos seus concorrentes é justamente acompanhando as…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Produtos para mercearia: veja quais não podem faltar no seu negócio

 Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma mercearia está ligado aos produtos que ela oferece ao consumidor. Conhecer o público-alvo do seu negócio será fundamental para saber quais produtos para mercearia são mais buscados pelos clientes e que não podem faltar no seu negócio. Sabemos que existe uma variedade infinita de produtos…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Quanto custa para abrir um supermercado? Saiba tudo sobre o assunto

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Como os gastos com alimentação são sempre necessários, independentemente da situação financeira do país, muitas pessoas optam por se aventurar em abrir um supermercado. Durante essa jornada, uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem é quanto custa abrir um supermercado. Já adiantamos que essa…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Experiência do cliente no supermercado: 5 dicas para encantar o cliente

Oferecer uma boa experiência para o cliente no supermercado é, sem dúvida alguma, a melhor forma de conquistá-lo. Apesar disso, muitos varejistas ainda não dão a devida importância a isso e podem acabar perdendo uma grande oportunidade de ter clientes fiéis. Portanto, se você quiser sair na frente da concorrência precisa mudar a forma como…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos