Há 20 anos o supermercado Recanto da Economia resolveu inovar e percebeu que a música certa contribui para proporcionar uma melhor experiência de compra para os clientes. Se antes os consumidores ficavam pouco tempo na loja, com uma trilha sonora bem pensada eles aumentaram o tempo de permanência e passaram a comprar mais.
Focado em oferecer uma boa experiência de compras para os clientes, a implementação de uma rádio indoor só trouxe benefícios. Além de conseguir escolher as músicas que os clientes iriam escutar durante as compras, o supermercado Recanto ainda conseguiu incluir anúncios durante a programação, possibilitando transmitir ao consumidor todas as ofertas do supermercado e mensagens que fazem parte da estratégia de comunicação.
Confira a seguir o case sucesso do primeiro cliente da Listenx, como essa parceria, que já dura mais de 20 anos, começou e o diferencial que a rádio indoor trouxe para o supermercado Recanto. Boa leitura!
Recanto da Economia: sem medo de inovar
A história do supermercado Recanto começou há 50 anos com uma atuação focada no varejo de vizinhança em Carapicuíba, São Paulo. Pouco mais de 20 anos atrás o Alexandre Casanova, CEO da Listenx, entrou em contato com o Sérgio Samano, diretor da rede de supermercados.
A sonorização ambiente do supermercado, na época com 3 lojas, era feita com rádios convencionais. Ou seja, eles não tinham controle algum sobre as músicas que eram reproduzidas na loja e nem sobre os anúncios veiculados. Portanto, poderia surgir um anúncio do concorrente a qualquer momento e fazer com que o cliente mudasse de ideia com relação às compras.
Na ocasião, o Alexandre apresentou a proposta da Listenx, mostrando a importância de ter uma rádio indoor no supermercado, um serviço ainda pouco conhecido e utilizado pelos gestores desta área.
Entretanto, o Sérgio não teve medo em inovar e se destacar da concorrência, fechando a parceria com a Listenx. Com o tempo ele começou a perceber a eficiência desse canal de comunicação:
“Esse canal possibilita transmitir ao consumidor a mensagem que a gente quer que ele ouça. Quer seja as nossas promoções, as informações adicionais ou até mesmo eliminar as propagandas que ele não deve ouvir.”, afirma Sérgio.
Pensando juntos na experiência dos clientes
Uma das propostas de valor do supermercado Recanto é justamente levar ao cliente um ambiente de compras confortável, no qual ele se sinta bem. E conseguir reproduzir a música ambiente certa foi essencial para esse processo.
Isso porque, por mais que as pessoas não dêem a devida importância para isso, a música que você reproduz na loja pode tanto deixar o seu cliente impaciente, fazendo com que ele vá embora mais rápido prejudicando as vendas; como pode tornar o ambiente agradável, e fazer com que o consumidor passe mais tempo na loja.
Aliás, ela pode inclusive ajudar a deixar o cliente menos estressado até mesmo diante de filas e da loja cheia. Portanto, essa é uma ferramenta essencial que todo varejista deveria conhecer, para melhorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas.
Por isso a parceria entre a Listenx e o supermercado Recanto deu tão certo. Eles precisavam tornar o ambiente melhor e a Listenx tinha a ferramenta de marketing perfeita para isso.
Rádio indoor e estratégia de marketing
Conseguir aumentar o tempo de permanência do consumidor no estabelecimento é essencial para o sucesso de qualquer empresa do varejo. Afinal, isso faz com que o cliente fique mais tempo exposto aos produtos, analise com mais calma esses itens e consequentemente compre mais.
Mas, essa nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias atuais em que as pessoas estão sempre com pressa ou até mesmo optam por fazer compras online. Assim, ter estratégias que ajudem a melhorar o ambiente de compras, deixando o consumidor mais à vontade é fundamental.
Segundo a coordenadora de marketing do supermercado Recanto, Jaqueline Florentino, é possível perceber que os consumidores ficam mais tempo na loja e que isso é devido à playlist utilizada. Com um ambiente mais confortável, tranquilo e convidativo, os clientes ficam mais à vontade no estabelecimento e isso se reflete nas vendas.
E isso nem é tudo, para o Sérgio:
“Não tenho dúvida de que no composto de marketing a rádio indoor é um fator indispensável, precisa ter! Eu nem saberia comparar ou como seria não ter uma rádio indoor no estabelecimento.”
Mas, por que a rádio indoor é tão importante?
Precisamos lembrar que a música consegue despertar emoções e reações nas pessoas. Aliás, esse recurso é utilizado pelas pessoas diariamente ao escolherem a música no caminho para o trabalho, para treinar na academia ou para relaxar em casa.
Podemos optar por uma música mais tranquila quando tivemos um dia mais cansativo e estressante. Ou então escolher uma trilha sonora mais animada para fazer uma viagem. A diferença com o varejo é que o dono do estabelecimento pode escolher as músicas pensando no tipo de ação e reação que ele quer que os clientes tenham.
Vale a pena mencionar que a decisão de compra é emocional, por isso, quando a rádio indoor divulga da maneira certa os produtos e possui uma programação musical capaz de integrar a experiência do cliente, ela potencializa as vendas e os resultados. Sem falar que, muitas das compras realizadas no supermercado são feitas por impulso, por isso, conseguir impactar o cliente no momento certo é fundamental.
Por isso, conseguir se comunicar com o cliente quando ele está dentro da loja e diante dos produtos faz toda a diferença. Para o Sérgio:
“Muitos clientes fazem as compras por impulso, por isso, é fundamental conseguir impactar o cliente neste momento. Ele está próximo ao produto e se ele se esqueceu de que precisava de algum item a rádio ajuda a lembrar. Impactar o cliente no momento da compra é fundamental!”
Inclusive, não são poucos os relatos de clientes que escutam o anúncio na rádio e perguntam para algum funcionário onde o produto anunciado está. Contribuindo para o aumento nas vendas dos itens que são anunciados.
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Rádio indoor facilitando a realização de ações especiais
Quem trabalha com o varejo sabe que as datas comemorativas são momentos essenciais para atrair clientes e aumentar as vendas. Mas, ao mesmo tempo, a concorrência também é grande, portanto é preciso conseguir ter algum diferencial para fazer com que o cliente escolha o seu supermercado e não a concorrência.
No supermercado Recanto, a rádio indoor também é utilizada para fazer a divulgação de ofertas em datas sazonais. Além disso, a divulgação de ações internas também ajudam a atrair os consumidores para determinados setores ou a impulsionar as vendas.
Por exemplo, ações específicas realizadas no Dia das Mães, anunciar a inauguração do clube de descontos do supermercado, dentre outras. Tudo isso devido à possibilidade de personalização de anúncios que a Listenx oferece, dando ao supermercado a liberdade de criar os anúncios e veiculá-los imediatamente na rádio.
20 anos de história e parceria
Ter uma parceria que dura mais de 20 anos sem dúvida alguma é um reconhecimento para qualquer empreendedor. Afinal, ela só durou tanto assim porque há confiança entre as partes, e os resultados ajudaram as duas empresas a crescerem e a melhorarem os seus serviços.
Sérgio conta que “sem dúvida alguma a Listenx ajudou a nos manter competitivos ao longo dos anos”. O simples fato de conseguir tornar o ambiente mais agradável faz com que o cliente queira retornar ao estabelecimento. Isso somado à qualidade no atendimento e dos produtos, o que cria o local de compras ideal para os consumidores.
Portanto, a fidelização é inevitável, fazendo com que essa relação vá além da empresa-consumidor ao possibilitar a conexão com a marca. Por isso é tão “importante escolher empresas com história, que estejam consolidadas no mercado”, diz Sérgio.
Inove no seu supermercado, invista em uma rádio indoor
Sim, há 20 anos o Sérgio foi um visionário e apostou em uma ideia que ainda era pouco divulgada e utilizada. Essa inovação fez com que o supermercado Recanto saísse na frente da concorrência e conquistasse os consumidores.
Entretanto, por mais que atualmente haja uma maior preocupação dos varejistas com relação à experiência do cliente, muitos ainda não perceberam a importância da rádio indoor para os seus negócios. E, uma coisa é certa, ao fazer isso da maneira errada você pode prejudicar a sua empresa.
Afinal, todo o esforço e dinheiro investido para atrair os consumidores será em vão. Sem falar que você ainda perde a oportunidade de fidelizar os clientes e de aumentar as vendas anunciando as ofertas para quem você já atraiu, para aqueles clientes que já estão dentro da sua loja.
O supermercado Recanto acreditou nessa ideia, ganhou um diferencial competitivo e confiou na Listenx. Faça como o Sérgio e confira de perto tudo o que a rádio indoor pode oferecer para o seu supermercado, cadastre-se e faça um teste gratuito agora mesmo!