Por Nayara Santos em 29.03.2022

Experiência do cliente no supermercado: 5 dicas para encantar o cliente

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Oferecer uma boa experiência para o cliente no supermercado é, sem dúvida alguma, a melhor forma de conquistá-lo. Apesar disso, muitos varejistas ainda não dão a devida importância a isso e podem acabar perdendo uma grande oportunidade de ter clientes fiéis.

Portanto, se você quiser sair na frente da concorrência precisa mudar a forma como você pensa a respeito da experiência do cliente e começar a traçar estratégia para oferecer às pessoas que entram na sua loja um ambiente único e agradável. Por isso, preparamos esse artigo com algumas dicas que vão encantar os seus clientes e fazer com que eles voltem sempre ao seu supermercado. Confira!

Como melhorar a experiência do cliente no supermercado

1. Conquiste com o bom atendimento

Para que o cliente tenha uma boa experiência no seu supermercado é fundamental que ele seja bem atendido. Ou seja, todos os profissionais que tenham contato direto com o cliente devem receber treinamento em como atender bem ao consumidor.

De modo geral, isso significa ser educado, gentil, prestativo e esteja pronto para ouvir o que o cliente tem a dizer. É importante fazer com que o cliente se sinta bem tratado e como o centro das atenções. 

Além disso, bom atendimento também significa que você é capaz de resolver problemas. Não importa o que aconteça, se o cliente tiver o seu problema sanado de forma satisfatória e sem que ele tenha nenhum tipo de dor de cabeça adicional, ele será um cliente satisfeito.  

Basta lembrar das vezes que você, como consumidor, precisou resolver algo com a empresa e teve dificuldade e das vezes em que tudo correu bem. Com qual dessas empresas você estaria disposto a fazer negócio novamente?

2. Organização é a palavra-chave

Outro ponto importantíssimo que influencia diretamente a experiência do cliente no supermercado é a organização. Não há nada mais irritante do que fazer compras em um ambiente bagunçado, em que você mal consegue encontrar aqueles produtos que deseja. Além disso, a falta de preço nas prateleiras também é outro ponto que pode deixar os clientes bastante insatisfeitos.

Dito isso, é essencial que você divida o seu supermercado em seções e identifique-as com placas. Assim, o cliente sabe exatamente aonde ir para encontrar o que procura. Além disso, a reposição dos produtos nas prateleiras deve ser feita periodicamente, para que não falte nenhum produto. E, ao fazer isso, o repositor deve se certificar de que todos os produtos estão corretamente precificados.


Vale a pena mencionar que ter uma pessoa responsável por determinada seção ou corredor ajuda a manter os produtos organizados. Já que o colaborador pode fazer rondas ao longo do dia para garantir a organização e que as prateleiras estejam sempre cheias.

Se quiser mais dicas de como manter o seu supermercado organizado, faça o download do nosso guia Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis. Lá a gente conta tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

3. Utilize a música ambiente para criar um ambiente único

Que tal oferecer mais do que produtos de qualidade e com bom preço, mas também um ambiente de compras único e diferenciado? Isso pode facilmente ser feito através da música. Provavelmente você já deve ter percebido o poder que a música tem em transformar um ambiente, e isso pode ser aplicado a seu favor no supermercado.

Neste caso, o mais importante é ter a playlist certa que consiga ao mesmo tempo agradar aos seus clientes enquanto reforça a imagem que a sua marca possui. Inclusive, estudos mostram que 96% dos clientes que se identificam com a trilha sonora de uma loja, lembrarão dela.

Além disso, quando você acerta na música e deixa o ambiente de compras mais agradável, a tendência é que o cliente passe mais tempo na loja e acabe comprando mais do que o planejado. Isso acontece porque ele conseguirá percorrer os corredores do supermercado com mais calma, olhando todos os produtos e estará exposto às outras ações de marketing que você fizer.

Outro ponto que devemos mencionar é que, quando você tem uma rádio personalizada no seu supermercado, é possível criar diferentes anúncios. Eles podem ser sobre promoções, informando aos clientes sobre ofertas relâmpago, ou qualquer outro anúncio que você considere importante.

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4. Fique de olho nas novidades

A próxima dica para encantar os clientes e oferecer uma boa experiência no supermercado é ficar de olho nas novidades. Todos os anos o setor supermercadista traz novas tendências que devem fazer sucesso no próximo ano e, se você não quiser ser passado para trás pela concorrência, não pode ficar de fora.

Por exemplo, cada vez mais os supermercados estão optando por diferentes formas de checkout. Algumas marcas estão investindo no self checkout, no qual o cliente é o responsável por passar o produto no leitor de código de barras, pesar os produtos e efetuar o pagamento. 

Sempre que o seu supermercado consegue implementar as últimas novidades e as tendências no setor, isso mostra que você está antenado e buscando sempre oferecer aos clientes o melhor atendimento. Vale a pena mencionar que essa é uma característica especialmente atrativa para os consumidores que gostam de se relacionar com marcas modernas.

5. Ouça o que o cliente tem a dizer

Se você quiser oferecer uma boa experiência aos clientes do seu supermercado é fundamental ficar atento ao que eles têm a dizer. Oferecer um canal de comunicação em que eles possam enviar críticas, elogios e sugestões é importantíssimo.

Entretanto, mais importante do que ter esse canal é analisar tudo o que os clientes enviam e buscar formas de melhorar o atendimento. Afinal, os clientes estão dizendo como você conseguirá agradá-los. Portanto, não desperdice essa oportunidade de ter um supermercado feito pensando sempre no cliente.

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