Por Nayara Santos em 29.03.2022

Experiência do cliente no supermercado: 5 dicas para encantar o cliente

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Oferecer uma boa experiência para o cliente no supermercado é, sem dúvida alguma, a melhor forma de conquistá-lo. Apesar disso, muitos varejistas ainda não dão a devida importância a isso e podem acabar perdendo uma grande oportunidade de ter clientes fiéis.

Portanto, se você quiser sair na frente da concorrência precisa mudar a forma como você pensa a respeito da experiência do cliente e começar a traçar estratégia para oferecer às pessoas que entram na sua loja um ambiente único e agradável. Por isso, preparamos esse artigo com algumas dicas que vão encantar os seus clientes e fazer com que eles voltem sempre ao seu supermercado. Confira!

Como melhorar a experiência do cliente no supermercado

1. Conquiste com o bom atendimento

Para que o cliente tenha uma boa experiência no seu supermercado é fundamental que ele seja bem atendido. Ou seja, todos os profissionais que tenham contato direto com o cliente devem receber treinamento em como atender bem ao consumidor.

De modo geral, isso significa ser educado, gentil, prestativo e esteja pronto para ouvir o que o cliente tem a dizer. É importante fazer com que o cliente se sinta bem tratado e como o centro das atenções. 

Além disso, bom atendimento também significa que você é capaz de resolver problemas. Não importa o que aconteça, se o cliente tiver o seu problema sanado de forma satisfatória e sem que ele tenha nenhum tipo de dor de cabeça adicional, ele será um cliente satisfeito.  

Basta lembrar das vezes que você, como consumidor, precisou resolver algo com a empresa e teve dificuldade e das vezes em que tudo correu bem. Com qual dessas empresas você estaria disposto a fazer negócio novamente?

2. Organização é a palavra-chave

Outro ponto importantíssimo que influencia diretamente a experiência do cliente no supermercado é a organização. Não há nada mais irritante do que fazer compras em um ambiente bagunçado, em que você mal consegue encontrar aqueles produtos que deseja. Além disso, a falta de preço nas prateleiras também é outro ponto que pode deixar os clientes bastante insatisfeitos.

Dito isso, é essencial que você divida o seu supermercado em seções e identifique-as com placas. Assim, o cliente sabe exatamente aonde ir para encontrar o que procura. Além disso, a reposição dos produtos nas prateleiras deve ser feita periodicamente, para que não falte nenhum produto. E, ao fazer isso, o repositor deve se certificar de que todos os produtos estão corretamente precificados.


Vale a pena mencionar que ter uma pessoa responsável por determinada seção ou corredor ajuda a manter os produtos organizados. Já que o colaborador pode fazer rondas ao longo do dia para garantir a organização e que as prateleiras estejam sempre cheias.

Se quiser mais dicas de como manter o seu supermercado organizado, faça o download do nosso guia Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis. Lá a gente conta tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

3. Utilize a música ambiente para criar um ambiente único

Que tal oferecer mais do que produtos de qualidade e com bom preço, mas também um ambiente de compras único e diferenciado? Isso pode facilmente ser feito através da música. Provavelmente você já deve ter percebido o poder que a música tem em transformar um ambiente, e isso pode ser aplicado a seu favor no supermercado.

Neste caso, o mais importante é ter a playlist certa que consiga ao mesmo tempo agradar aos seus clientes enquanto reforça a imagem que a sua marca possui. Inclusive, estudos mostram que 96% dos clientes que se identificam com a trilha sonora de uma loja, lembrarão dela.

Além disso, quando você acerta na música e deixa o ambiente de compras mais agradável, a tendência é que o cliente passe mais tempo na loja e acabe comprando mais do que o planejado. Isso acontece porque ele conseguirá percorrer os corredores do supermercado com mais calma, olhando todos os produtos e estará exposto às outras ações de marketing que você fizer.

Outro ponto que devemos mencionar é que, quando você tem uma rádio personalizada no seu supermercado, é possível criar diferentes anúncios. Eles podem ser sobre promoções, informando aos clientes sobre ofertas relâmpago, ou qualquer outro anúncio que você considere importante.

Ficou interessado em conhecer mais? Então é só clicar aqui e solicitar o teste gratuito por 10 dias.

4. Fique de olho nas novidades

A próxima dica para encantar os clientes e oferecer uma boa experiência no supermercado é ficar de olho nas novidades. Todos os anos o setor supermercadista traz novas tendências que devem fazer sucesso no próximo ano e, se você não quiser ser passado para trás pela concorrência, não pode ficar de fora.

Por exemplo, cada vez mais os supermercados estão optando por diferentes formas de checkout. Algumas marcas estão investindo no self checkout, no qual o cliente é o responsável por passar o produto no leitor de código de barras, pesar os produtos e efetuar o pagamento. 

Sempre que o seu supermercado consegue implementar as últimas novidades e as tendências no setor, isso mostra que você está antenado e buscando sempre oferecer aos clientes o melhor atendimento. Vale a pena mencionar que essa é uma característica especialmente atrativa para os consumidores que gostam de se relacionar com marcas modernas.

5. Ouça o que o cliente tem a dizer

Se você quiser oferecer uma boa experiência aos clientes do seu supermercado é fundamental ficar atento ao que eles têm a dizer. Oferecer um canal de comunicação em que eles possam enviar críticas, elogios e sugestões é importantíssimo.

Entretanto, mais importante do que ter esse canal é analisar tudo o que os clientes enviam e buscar formas de melhorar o atendimento. Afinal, os clientes estão dizendo como você conseguirá agradá-los. Portanto, não desperdice essa oportunidade de ter um supermercado feito pensando sempre no cliente.

Gostou das nossas dicas? Então você também vai gostar dos outros artigos com dicas de gestão e marketing que temos no nosso blog.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dia do Consumidor no supermercado: 10 dicas para se preparar e vender mais

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma daquelas grandes datas do varejo que o gestor supermercadista pode aproveitar para vender mais. Entretanto, para conseguir realmente ter sucesso neste período, será necessário fazer mais do que simplesmente anunciar ofertas.  Lembre-se que o cliente será bombardeado por ofertas de diferentes lojas do varejo…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Gerente de supermercado: 7 dicas para ser o melhor

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como ser um bom gerente de supermercado, certo? Essa dúvida pode surgir em muitas situações, tais como para quem já é gerente de loja em busca de aperfeiçoamento profissional, para aqueles funcionários que almejam um cargo de gerência, para um empreendedor ou dono de supermercado que…

Por Nayara Santos em 18.08.2022

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Higiene em supermercados: 6 dicas para fazer da forma correta

A higiene em supermercado é uma questão que deve ser levada a sério por qualquer dono ou gestor do setor varejista. Afinal de contas, a saúde de todos os seus clientes depende das condições de higiene em que os alimentos são mantidos e preparados, no caso de itens de fabricação própria. Essas questões e cuidados…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Layout de supermercado moderno: veja como implementar no seu negócio

Planejar um layout de supermercado moderno é mais fácil do que você pode imaginar. Entretanto, para que ele funcione é preciso combinar diferentes ações em diferentes pontos do seu supermercado. Se você não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos te explicar a importância de ter um bom layout para…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Projeto sustentável para supermercado: entenda a importância para o seu negócio

Promover ações de sustentabilidade no supermercado pode ser um grande desafio para os gestores. Isso porque eles estão muito mais voltados para a gestão administrativa do negócio e acabam deixando um pouco de lado os impactos ambientais da atividade. Se esse for o seu caso ou mesmo se você quiser trazer inovações, é importante preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Aplicativo para supermercado: veja a importância de ter o seu

Com as pessoas cada vez mais conectadas através de aplicativos de celulares, é impossível para o varejista não acompanhar essa tendência. Por isso, se você ainda não tem um aplicativo para o seu supermercado chegou o momento de entender melhor como isso funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Produtos vencidos no estoque: quais são as suas alternativas?

Os comerciantes de alimentos têm muito a ganhar evitando produtos vencidos no estoque. Afinal, isso representa menos desperdício, maiores lucros, melhor fluxo de caixa, clientes mais satisfeitos e fiéis, mais espaço no estoque para os produtos que realmente importam. Porém, por mais claros que sejam os benefícios, os caminhos para alcançá-los são igualmente complexos e…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Nomes para supermercado: confira a lista dos mais chamativos

Com tantas possibilidades de nomes para supermercado, o gestor pode ficar bem indeciso. Além disso, é fundamental que o nome, junto com o logo, transmita a missão, os valores e os objetivos da empresa. Sem falar que, ter um nome chamativo pode fazer com que as pessoas se lembrem do seu supermercado mais facilmente. Se…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos