Por Nayara Santos em 29.03.2022

Supermercado virtual: 5 passos para montar o seu

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Não importa se você já tem um supermercado físico ou não, montar um supermercado virtual pode ser uma ótima forma de começar um negócio. Com o comércio expandindo cada vez mais depois da pandemia, não dá mais para ficar de fora dessa tendência. 

Sem falar que, quando você tem uma loja online as vendas podem ocorrer de forma ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias na semana. Enquanto na loja física, elas ocorrem somente quando a loja está aberta

Entretanto, para começar o seu supermercado virtual é importante que você siga alguns passos e saiba exatamente o que você deve fazer para ter sucesso. Por isso, criamos esse texto com tudo o que você precisa saber para começar a vender online. Confira!

Passos para ter um supermercado virtual

A seguir  falaremos dos passos para você montar um supermercado virtual, entretanto, ter estratégias de marketing para vender mais é essencial para o sucesso do empreendimento. Por isso, se você quer saber como fazer isso, faça o download gratuito do nosso guia Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.

1. Tenha uma boa plataforma para hospedar o seu site

A escolha da plataforma que irá hospedar o seu site é o primeiro passo para ter o seu supermercado virtual. Ela que irá garantir que você consiga cadastrar e incluir fotos de todos os produtos que serão vendidos. Portanto, certifique-se de escolher uma plataforma que tenha capacidade de te atender e até mesmo de expansão, para quando a sua loja virtual começar a aumentar.

Além disso, dela também depende da navegabilidade e da responsividade do site, ou seja, a rapidez com que o cliente é redirecionado quando clicar em algum link. Sites lentos, que demoram para carregar páginas fazem com que o cliente desista da compra. Por isso, é fundamental ficar atento a isso.

2. Segurança para pagamentos e dados pessoais

Outro ponto importantíssimo que você deve verificar quando estiver montando o seu supermercado virtual é a segurança para efetuar pagamentos e para garantir que os dados pessoais dos seus clientes serão mantidos em sigilo.

É importante dizer que, apesar do número de compras online e de pessoas optando por esse tipo de comércio ter crescido, a insegurança para fazer compras online ainda pode estar presente. O resultado disso é que, quando o consumidor compra em um comércio online que ele julga confiável, a tendência é que ele continue comprando dessa mesma marca. Por isso, oferecer um bom gateway para pagamento e sem ficar redirecionando o cliente para diversas páginas, pode fazer com que ele se sinta mais seguro. 

Com relação à proteção dos dados pessoais dos clientes, é fundamental que a sua empresa cumpra o que a legislação diz na Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais (Lei n° 13.709/2018). 

3. Controle de estoque

O próximo passo para ter um bom supermercado virtual é como você fará o controle de estoque. Se você já tem um supermercado físico, então provavelmente será necessário fazer alguns ajustes para atender aos clientes que fizerem as compras pelo site.


Por exemplo, você pode ter uma equipe exclusiva para separar os itens de cada compra e os produtos podem ser retirados das prateleiras do próprio supermercado. Apenas tome cuidado para não ficar faltando itens para os clientes que forem até a sua loja. 

O que você pode fazer para evitar que isso aconteça é limitar a quantidade de produtos que os clientes que fizerem as compras online podem pedir. Além disso, ter um bom sistema para a reposição de mercadorias nas prateleiras também é fundamental.

Outro detalhe que pode fazer toda a diferença é a integração do seu controle de estoque com o site. Assim, se algum produto acabar, o cliente já fica sabendo na hora que está fazendo o pedido no site e você não corre o risco de mandar as compras para a casa dele com itens faltando.

4. Entrega de produtos

Muitos clientes que fazem compras em um supermercado virtual estão em busca de comodidade. Por isso, o planejamento da entrega pode ser um fator determinante no relacionamento que o consumidor tem com o seu supermercado.

O ideal é que você agende um horário para que essa entrega aconteça. Pode ser um intervalo de um ou duas horas, ou então um período do dia. O importante é que o cliente possa escolher quando ele irá receber as compras, e que o seu supermercado cumpra com o prometido. Assim, o cliente poderá se programar para que alguém esteja no endereço de entrega pronto para receber os produtos.

5. Combinando estratégias para aumentar as vendas do seu supermercado online

Para você conseguir o sucesso desejado no seu supermercado online é fundamental que você divulgue ele para os seus clientes. Isso pode ser feito com anúncios na sua rádio indoor, propagandas no jornal de ofertas e publicações nas redes sociais.

Além disso, para incentivar os clientes a conhecer a sua loja virtual você pode distribuir cupons de desconto nas lojas físicas. Basta determinar qual será o critério de distribuição, ou seja, se todos os clientes vão receber esse cupom, ou apenas clientes que realizarem compras acima de determinado valor. 

Assim, você pelo menos desperta a curiosidade do cliente para ele conferir o site, veja o que você vende por lá. Essa curiosidade pode resultar em uma venda e quem sabe, até mesmo, em um cliente fiel que opte por fazer mais compras no seu supermercado virtual?

Vale a pena ressaltar que ter uma loja online não significa que as vendas da sua loja física irão diminuir. Isso porque, muitas pessoas ainda continuam preferindo esse tipo de compra. Sem falar que, quando o cliente precisa comprar algo para uma ocasião específica ou, porque ficou sem aquele item, elas irão até uma loja física.

Entretanto, você pode incentivar essa ida dos clientes às lojas físicas também através da distribuição de cupons de desconto. Assim, sempre que o cliente comprar um determinado valor no supermercado virtual ele ganha um cupom de desconto para ser utilizado na loja física, e vice-versa. 

Neste artigo você conheceu alguns passos para montar o seu supermercado virtual. Se quiser conferir mais dicas de como melhorar a gestão do seu supermercado e como atrair mais clientes para a sua loja, acesse o nosso blog e confira outros artigos.

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