Por Nayara Santos em 12.01.2022

Como Aumentar o Tempo de Permanência dos Clientes em Sua Loja

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Se você chegou aqui provavelmente está procurando algumas estratégias assertivas de como aumentar o tempo de permanência do cliente na loja, certo? Afinal, quanto mais tempo um cliente passa em uma loja de varejo, mais altas são suas chances de comprar algum produto e mais alto é o seu ticket médio. E, não podemos negar, esse tipo de resultado é desejado por qualquer empreendedor, não é mesmo?

Como muitas dúvidas surgem no momento de planejar ações efetivas que consigam atingir esse objetivo, nós vamos te ajudar. Neste artigo nós selecionamos as melhores técnicas para implementar no seu negócio. Escolha aquelas que mais combinam com a sua marca e comece agora mesmo a implementá-las, você não vai se arrepender!

Exponha os produtos de forma inteligente

Organizar sua loja é muito mais do que dispor os produtos em prateleiras ou ilhas de produtos. Na hora de planejar a organização da sua loja é preciso pensar em formas que facilitem com que o cliente encontre o que ele procura, que permite novas descobertas e ainda que facilite o trabalho da sua equipe de vendas.

O ideal é que você pense em uma espécie de roteiro que seria interessante o cliente seguir quando ele entra na loja e, com a organização dos produtos, guiá-lo para que esse roteiro seja o mais interessante e cheio de descobertas possível. A nossa sugestão é que você invista em móveis que instiguem a movimentação interna e combinação de produtos que estão pendurados em araras e em prateleiras.

Além disso, você também pode deixar aqueles produtos que são mais procurados no fundo da loja. Assim, o cliente será obrigado a andar um pouco mais, e ficar exposto a outros produtos, até chegar no item que ele tem interesse.

Aposte em cross-selling

Se você ainda não aplica a técnica de cross-selling, chegou o momento de mudar isso. Ela é bastante conhecida em diferentes ramos do varejo e consiste em expor produtos complementares, próximos ou na mesma seção, àqueles que o cliente está comprando. Ou seja, se o cliente está comprando um determinado produto, ele pode se sentir tentado a comprar outro, apenas porque está vendo ele.


Quer um exemplo bastante simples? Imagine que você foi até uma loja de telefonia para adquirir um celular. Enquanto você conversa com o vendedor, percebe que logo atrás dele há uma grande diversidade de capinhas protetoras e películas de vidro. Quem sabe, até mesmo fones sem fio. A tendência é que o cliente queira proteger o celular com uma capinha diferente e com a tal película e acabe adquirindo os dois produtos.

Inclusive, provavelmente você já se viu em uma situação muito semelhante, não é mesmo? Esse tipo de ação de marketing não apenas aumenta o tempo de permanência do cliente na loja, mas também as vendas. Isso porque, muitas decisões de compras são tomadas na loja, ou seja, quando o cliente está comprando. E elas são o resultado de impulso ou decisões emotivas.

Justamente por isso a estratégia de cross-selling funciona tão bem e não pode ficar de fora das ações implementadas na sua loja. Para conhecer outras estratégias, faça o download gratuito do guia Aumente as vendas da sua loja com 4 estratégias certeiras.

Invista em música ambiente e aumente o tempo de permanência

Você sabia que a música reproduzida na sua loja pode afetar diretamente o tempo que o cliente passa na loja, a opinião do consumidor sobre a sua marca e também influenciar diretamente em sua experiência de consumo? Se a sua resposta foi não, então confira alguns dados.

Uma pesquisa realizada pela organização sueca HeartBeats Internacional aponta que, com a música certa, 35% dos entrevistados ficam mais tempo na loja. Em contrapartida, 44% vão embora quando ela incomoda. Sem falar que cerca de 96% dos clientes vão se lembrar da sua loja se a música reproduzida combinar a personalidade dele. Impressionante, não é mesmo?

Dito isso, é evidente que a nossa próxima dica para aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja é investir na trilha sonora da sua loja. Entretanto, como você viu não pode ser qualquer trilha, pelo contrário, é preciso escolher aquela que realmente combine com a sua marca e com o perfil dos seus clientes.

É importante mencionar que apostar em música ambiente ainda conta com uma série de outras vantagens. Com ela você consegue aumentar a produtividade dos funcionários, reforçar a identidade da sua marca e criar um ambiente de compras único para os seus clientes.

Mas, se você ficar na dúvida de como escolher a trilha sonora certa, você pode contar com a Listenx. Ela é uma empresa especializada em music branding e conta com uma equipe de especialistas que irão desenvolver uma playlist que seja adequada às necessidades do seu negócio.

Sem falar que, com a Listenx você terá muito mais do que uma playlist, mas sim uma rádio personalizada. Com ela será possível fazer anúncios ao longo da programação musical para divulgar as ofertas e as novidades da sua loja. Ou seja, será mais um canal de comunicação direta com os consumidores.

Ficou interessado? Então que tal fazer um teste gratuito por 10 dias e conferir de perto todas as vantagens de ter uma rádio para chamar de sua? E, se quiser mais dicas úteis para a sua empresa, continue acompanhando o blog para mais insights sobre varejo.

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