Por Nayara Santos em 10.01.2022

Diferença entre comunicação interna e externa para supermercado: descubra agora

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Entender quais as diferenças entre comunicação interna e externa poderá fazer com que o seu negócio deslanche. Afinal de contas, saber se comunicar com todos os seus colaboradores, fornecedores, clientes e com o seu público-alvo é essencial para a sobrevivência do seu negócio.

Entretanto, nem sempre essas diferenças são claras para todos os gestores. O mais comum é que a comunicação externa seja priorizada e pouca importância é dada para a comunicação interna. Por isso, neste artigo vamos apresentar todas as diferenças entre a comunicação interna e externa, incluindo dicas práticas que podem ser facilmente aplicadas no seu dia a dia. Confira!

Comunicação interna e externa no supermercado: entenda as diferenças

A comunicação interna é aquela que a organização tem com os seus colaboradores, sejam eles funcionários diretos da empresa ou funcionários terceirizados. Nesse tipo de comunicação a empresa vai repassar informações para os setores e pessoas responsáveis de cada área. Através de uma boa comunicação interna, os seus funcionários irão conhecer melhor a empresa, entender quais são os objetivos, missão e valores.

Já a comunicação externa é aquela que a empresa tem com todas as empresas e pessoas que não fazem parte da organização. Ou seja, ela inclui fornecedores, investidores, clientes fidelizados ou não, público-alvo. Como essa comunicação também envolve os clientes, é natural que muitas empresas invistam mais nela do que na comunicação interna, o que é um erro.

De modo geral, uma empresa precisa saber se comunicar de forma clara, objetiva e eficaz, tanto interna quanto externamente. É essa comunicação que fará com que a empresa ganhe mais força, seja reconhecida, e tenha maior credibilidade. 

Por isso, agora que você já conhece as diferenças entre a comunicação interna e externa, vamos explicar cada uma delas e contar como você pode usá-las a seu favor.

Como fazer uma comunicação interna eficiente no supermercado

Como vimos anteriormente, a comunicação interna é aquela que a empresa, no caso o supermercado, mantém com os seus funcionários. Muitos problemas que acontecem dentro de uma empresa se devem a problemas na comunicação interna. A falta de transparência dos gestores pode criar um clima de insegurança e incerteza, dando espaço a boatos e rumores.

Trabalhar em uma empresa em que você não sabe o que está acontecendo, onde cada funcionário faz aquilo que bem entende e decisões importantes são tomadas sem muitas explicações pode gerar muita insatisfação também. Afinal de contas, o funcionário não se sente valorizado e nem que ele faz parte daquela empresa.


Por isso, o principal papel da comunicação interna é manter os funcionários engajados, além de garantir que eles estejam bem informados sobre o que acontece na empresa. Enfim, ela permite que a relação supermercado-funcionário seja boa.

As empresas que conseguem manter uma boa comunicação interna terão funcionários mais motivados, diferentes setores alinhados e trabalhando em conjunto, e consegue integrar os novos funcionários mais facilmente.

Comunicação interna na prática

Na prática, para manter uma boa comunicação interna, você pode:

  • Fazer reuniões internas periodicamente: nessas reuniões você pode trazer novidades, informar os resultados de campanhas publicitárias e, resolver pendências. Esse é um momento em que as pessoas devem ter espaço para falar e compartilhar as suas ideias. As reuniões também podem ser um excelente momento para a integração dos funcionários;
  • Ter um mural de avisos: esse é um jeito prático e fácil de transmitir recados e informações para todos os funcionários. Ele pode ser utilizado para informar a escala e as metas para o período;
  • Comunicar metas e objetivos: para alcançar um determinado objetivo é preciso, antes de tudo, conhecê-lo. Por isso, os seus funcionários devem conhecer as metas e os objetivos do seu supermercado e das campanhas publicitárias realizadas. Lembre-se que eles são peças fundamentais para o sucesso do seu negócio. Além disso, essa é uma forma de mantê-los engajados;
  • Ser claro e objetivo: isso permitirá que todos possam entender as informações, sem que haja mal entendidos. De nada adianta querer falar difícil ou fazer reuniões longas se a informação se perder ou se as pessoas não entenderem o propósito daquele comunicado.

Estratégias de comunicação externa para supermercado

É natural que a maior parte da atenção da comunicação externa do supermercado seja dedicada aos clientes. Afinal de contas, é sempre preciso atrair novos consumidores, fidelizar os clientes e aumentar as vendas. Entretanto, a comunicação externa é mais do que isso, já que é através dela que você conseguirá reforçar a imagem da sua marca. 

Por exemplo, se você tem um péssimo relacionamento com os fornecedores, a sua imagem como cliente deles estará comprometida e as chances de você conseguir bons preços, boas condições de entrega e de pagamento diminuem. Vendo pela ótica de um investidor, se você sempre pede muito, promete muito e não entrega nada, as chances dele voltar a investir em você serão mínimas.

Por isso, é preciso se esforçar para manter uma boa relação com essas empresas chaves para o seu negócio. Assim como você dedicaria para manter os seus clientes satisfeitos. Lembre-se que, um negócio é como uma engrenagem, para que ele prospere, é preciso que todas as peças estejam funcionando adequadamente e em perfeita harmonia.

Comunicação externa na prática

Você é capaz de manter uma boa comunicação externa, colocando em prática as seguintes dicas:

  • Clareza e objetividade: assim como na comunicação interna no supermercado, é fundamental ser claro e objetivo quando tratar com os seus fornecedores, investidores e clientes;
  • Invista em marketing: para atrair clientes para o supermercado e fidelizá-los você precisa investir em diferentes estratégias de marketing para supermercados;
  • Seja sempre cordial: a cordialidade é essencial para manter um bom canal de comunicação com qualquer empresa ou pessoa, ou seja, pode ser aplicado tanto na comunicação externa quanto na interna;

Comunicação com o cliente: como fazer de forma eficiente

Com todas as dicas que demos neste artigo você conseguirá se comunicar bem tanto interna como externamente. Mas, e se você conseguisse melhorar ainda mais a comunicação com o seu cliente? Esse, sem dúvida alguma, seria um fator bastante importante para conseguir fidelizar e atrair mais consumidores para o seu supermercado.

Por isso, quisemos trazer essa seção, para te dar algumas dicas valiosas de como fazer essa comunicação de forma eficiente e conseguir bons resultados.

Tenha uma rádio personalizada

A primeira dica de ferramenta para conseguir se comunicar com o cliente é através de uma rádio interna personalizada. Como a música é capaz de transformar o ambiente de compras e influenciar o comportamento do consumidor, ela pode ser utilizada para fazer com que o cliente se sinta mais à vontade no supermercado.

Além disso, através da música também é possível reforçar a identidade da sua marca, inclusive, criando uma identidade única com a música, o chamado music branding. Assim, você reforça a mensagem que a sua marca quer transmitir, aumentando as chances de que o cliente a entenda e se identifique com ela.

Outra grande vantagem da rádio personalizada é a possibilidade de fazer anúncios para a divulgação de ofertas, sorteios, inauguração de loja, ou até mesmo se comunicar internamente com os seus colaboradores. Se quiser conhecer todas as vantagens da rádio, você pode acessar o nosso e-book gratuitamente Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

Fique mais próximo dos clientes com as redes sociais

Outra forma de conseguir se comunicar com os clientes e fazer com que eles se sintam próximos da sua marca é através das redes sociais. Com publicações frequentes você consegue contar todas as novidades que estão ocorrendo no supermercado, quais as ofertas, períodos promocionais, divulgar o programa de fidelidade e ainda levar conteúdo relevante para os seguidores.

Uma das grandes vantagens das redes é que você consegue saber quase que de imediato a opinião dos seus seguidores. Ou seja, assim que uma publicação é feita as pessoas irão curtir, comentar, compartilhar ou salvar as postagens. Portanto, você já saberá se a aceitação é boa ou não. Aproveite essa oportunidade para coletar o máximo de informações a respeito do que o seu cliente tem mais interesse, permitindo que você invista mais nesse tipo de conteúdo.

Além disso, as redes sociais ainda permitem a realização de pesquisas de satisfação do cliente. Por exemplo, o Instagram é excelente para essa finalidade, já que você pode utilizar as caixas de perguntas ou as enquetes.

O grande desafio das redes é conseguir muitos seguidores e fazer com que eles participem e comentem as publicações. Por isso, ter um planejamento do que será publicado é importantíssimo, afinal, você conseguirá abordar diferentes assuntos, sem ficar repetitivo. 

Outra forma de manter os seus seguidores engajados é você distribuir cupons de descontos exclusivos. Ainda, você também pode fazer lives com dicas de receitas, mostrando como está a preparação do supermercado para as datas festivas, ou simplesmente para tirar dúvidas dos clientes.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que observar ao contratar caixa de supermercado? Veja aqui!

Ao contratar caixa de supermercado, assim como outras funções relevantes para o sucesso do estabelecimento, é importante fazer um bom processo seletivo. Dessa forma, você poderá atrair profissionais qualificados para a vaga, que se identifiquem com o negócio e estejam alinhados com a cultura organizacional. Como oferecer serviços com excelência, criar um atendimento de referência…

Por Nayara Santos em 17.07.2020

Nomes para supermercado: confira a lista dos mais chamativos

Com tantas possibilidades de nomes para supermercado, o gestor pode ficar bem indeciso. Além disso, é fundamental que o nome, junto com o logo, transmita a missão, os valores e os objetivos da empresa. Sem falar que, ter um nome chamativo pode fazer com que as pessoas se lembrem do seu supermercado mais facilmente. Se…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Como organizar as prateleiras de supermercado: veja 12 dicas

 Saber como organizar as prateleiras de supermercado é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença para o sucesso do seu estabelecimento. Isso porque, quando bem planejada, a organização ajuda a melhorar as vendas e até mesmo a fidelizar os clientes. Afinal, as pessoas podem ser influenciadas a comprar, de acordo com a forma…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Marcas próprias nos supermercados: veja por que investir

As marcas próprias nos supermercados passam longe de ser uma novidade tanto no setor supermercadista como em outras áreas do varejo. Apesar disso, muitos clientes ainda não confiam nessas marcas e sequer experimentaram produtos desse gênero. Isso porque, devido ao baixo preço, muitas pessoas acreditavam que esses produtos eram de baixa qualidade. Mas, eles não…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de fazer um bom gerenciamento dos produtos em estoque tem os seus desafios. Por isso, é essencial para todo gestor ou dono de um negócio conhecer as ferramentas corretas para conseguir informações que sejam relevantes para a tomada de decisões. Uma dessas ferramentas é a curva abc. Saber como fazer a curva abc…

Por Nayara Santos em 28.10.2020

Anúncio de supermercado: veja como potencializar suas ofertas

Fazer anúncios de supermercado é uma forma de manter o cliente sempre interessado nas novidades e nas ofertas. Afinal de contas, é através dos anúncios que os clientes decidem ir ou não à loja física, ou fazer as compras pelo site ou aplicativo. Assim, é fundamental manter anúncios em diferentes mídias, bem como reservar uma…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Setor administrativo de um supermercado: Quais são as responsabilidades?

Conhecer bem o funcionamento do setor administrativo de um supermercado é fundamental para uma boa gestão do seu negócio. Isso porque, é ele que cuidará de diversos setores e aspectos essenciais para o bom funcionamento da sua empresa, tais como: setor financeiro, setor de compras, recursos humanos, dentre outros. Apesar da sua importância, poucos gestores…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Quanto custa para montar um supermercado pequeno? Descubra agora mesmo

Provavelmente você chegou aqui querendo saber quanto custa para montar um supermercado pequeno, certo? Aliás, conhecer os custos de abrir um negócio é uma das primeiras pesquisas que as pessoas fazem.  Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil ou uma pergunta simples de ser respondida. Portanto, dificilmente haverá uma resposta com números absolutos. Isso…

Por Nayara Santos em 11.08.2022

Rádio para Supermercado: Conheça os benefícios e vantagens

 A rádio para supermercado pode ser uma excelente aliada na busca por fidelizar clientes e aumentar as suas vendas. Não é à toa que com a crescente competitividade no varejo, principalmente no ramo dos supermercados, têm feito gestores procurarem por estratégias que ajudem a diferenciar da concorrência. Estabelecimentos que possuem uma rádio própria, reproduzindo…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos