Entender quais as diferenças entre comunicação interna e externa poderá fazer com que o seu negócio deslanche. Afinal de contas, saber se comunicar com todos os seus colaboradores, fornecedores, clientes e com o seu público-alvo é essencial para a sobrevivência do seu negócio.
Entretanto, nem sempre essas diferenças são claras para todos os gestores. O mais comum é que a comunicação externa seja priorizada e pouca importância é dada para a comunicação interna. Por isso, neste artigo vamos apresentar todas as diferenças entre a comunicação interna e externa, incluindo dicas práticas que podem ser facilmente aplicadas no seu dia a dia. Confira!
Comunicação interna e externa no supermercado: entenda as diferenças
A comunicação interna é aquela que a organização tem com os seus colaboradores, sejam eles funcionários diretos da empresa ou funcionários terceirizados. Nesse tipo de comunicação a empresa vai repassar informações para os setores e pessoas responsáveis de cada área. Através de uma boa comunicação interna, os seus funcionários irão conhecer melhor a empresa, entender quais são os objetivos, missão e valores.
Já a comunicação externa é aquela que a empresa tem com todas as empresas e pessoas que não fazem parte da organização. Ou seja, ela inclui fornecedores, investidores, clientes fidelizados ou não, público-alvo. Como essa comunicação também envolve os clientes, é natural que muitas empresas invistam mais nela do que na comunicação interna, o que é um erro.
De modo geral, uma empresa precisa saber se comunicar de forma clara, objetiva e eficaz, tanto interna quanto externamente. É essa comunicação que fará com que a empresa ganhe mais força, seja reconhecida, e tenha maior credibilidade.
Por isso, agora que você já conhece as diferenças entre a comunicação interna e externa, vamos explicar cada uma delas e contar como você pode usá-las a seu favor.
Como fazer uma comunicação interna eficiente no supermercado
Como vimos anteriormente, a comunicação interna é aquela que a empresa, no caso o supermercado, mantém com os seus funcionários. Muitos problemas que acontecem dentro de uma empresa se devem a problemas na comunicação interna. A falta de transparência dos gestores pode criar um clima de insegurança e incerteza, dando espaço a boatos e rumores.
Trabalhar em uma empresa em que você não sabe o que está acontecendo, onde cada funcionário faz aquilo que bem entende e decisões importantes são tomadas sem muitas explicações pode gerar muita insatisfação também. Afinal de contas, o funcionário não se sente valorizado e nem que ele faz parte daquela empresa.
Por isso, o principal papel da comunicação interna é manter os funcionários engajados, além de garantir que eles estejam bem informados sobre o que acontece na empresa. Enfim, ela permite que a relação supermercado-funcionário seja boa.
As empresas que conseguem manter uma boa comunicação interna terão funcionários mais motivados, diferentes setores alinhados e trabalhando em conjunto, e consegue integrar os novos funcionários mais facilmente.
Comunicação interna na prática
Na prática, para manter uma boa comunicação interna, você pode:
- Fazer reuniões internas periodicamente: nessas reuniões você pode trazer novidades, informar os resultados de campanhas publicitárias e, resolver pendências. Esse é um momento em que as pessoas devem ter espaço para falar e compartilhar as suas ideias. As reuniões também podem ser um excelente momento para a integração dos funcionários;
- Ter um mural de avisos: esse é um jeito prático e fácil de transmitir recados e informações para todos os funcionários. Ele pode ser utilizado para informar a escala e as metas para o período;
- Comunicar metas e objetivos: para alcançar um determinado objetivo é preciso, antes de tudo, conhecê-lo. Por isso, os seus funcionários devem conhecer as metas e os objetivos do seu supermercado e das campanhas publicitárias realizadas. Lembre-se que eles são peças fundamentais para o sucesso do seu negócio. Além disso, essa é uma forma de mantê-los engajados;
- Ser claro e objetivo: isso permitirá que todos possam entender as informações, sem que haja mal entendidos. De nada adianta querer falar difícil ou fazer reuniões longas se a informação se perder ou se as pessoas não entenderem o propósito daquele comunicado.
Estratégias de comunicação externa para supermercado
É natural que a maior parte da atenção da comunicação externa do supermercado seja dedicada aos clientes. Afinal de contas, é sempre preciso atrair novos consumidores, fidelizar os clientes e aumentar as vendas. Entretanto, a comunicação externa é mais do que isso, já que é através dela que você conseguirá reforçar a imagem da sua marca.
Por exemplo, se você tem um péssimo relacionamento com os fornecedores, a sua imagem como cliente deles estará comprometida e as chances de você conseguir bons preços, boas condições de entrega e de pagamento diminuem. Vendo pela ótica de um investidor, se você sempre pede muito, promete muito e não entrega nada, as chances dele voltar a investir em você serão mínimas.
Por isso, é preciso se esforçar para manter uma boa relação com essas empresas chaves para o seu negócio. Assim como você dedicaria para manter os seus clientes satisfeitos. Lembre-se que, um negócio é como uma engrenagem, para que ele prospere, é preciso que todas as peças estejam funcionando adequadamente e em perfeita harmonia.
Comunicação externa na prática
Você é capaz de manter uma boa comunicação externa, colocando em prática as seguintes dicas:
- Clareza e objetividade: assim como na comunicação interna no supermercado, é fundamental ser claro e objetivo quando tratar com os seus fornecedores, investidores e clientes;
- Invista em marketing: para atrair clientes para o supermercado e fidelizá-los você precisa investir em diferentes estratégias de marketing para supermercados;
- Seja sempre cordial: a cordialidade é essencial para manter um bom canal de comunicação com qualquer empresa ou pessoa, ou seja, pode ser aplicado tanto na comunicação externa quanto na interna;
Comunicação com o cliente: como fazer de forma eficiente
Com todas as dicas que demos neste artigo você conseguirá se comunicar bem tanto interna como externamente. Mas, e se você conseguisse melhorar ainda mais a comunicação com o seu cliente? Esse, sem dúvida alguma, seria um fator bastante importante para conseguir fidelizar e atrair mais consumidores para o seu supermercado.
Por isso, quisemos trazer essa seção, para te dar algumas dicas valiosas de como fazer essa comunicação de forma eficiente e conseguir bons resultados.
Tenha uma rádio personalizada
A primeira dica de ferramenta para conseguir se comunicar com o cliente é através de uma rádio interna personalizada. Como a música é capaz de transformar o ambiente de compras e influenciar o comportamento do consumidor, ela pode ser utilizada para fazer com que o cliente se sinta mais à vontade no supermercado.
Além disso, através da música também é possível reforçar a identidade da sua marca, inclusive, criando uma identidade única com a música, o chamado music branding. Assim, você reforça a mensagem que a sua marca quer transmitir, aumentando as chances de que o cliente a entenda e se identifique com ela.
Outra grande vantagem da rádio personalizada é a possibilidade de fazer anúncios para a divulgação de ofertas, sorteios, inauguração de loja, ou até mesmo se comunicar internamente com os seus colaboradores. Se quiser conhecer todas as vantagens da rádio, você pode acessar o nosso e-book gratuitamente Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.
Fique mais próximo dos clientes com as redes sociais
Outra forma de conseguir se comunicar com os clientes e fazer com que eles se sintam próximos da sua marca é através das redes sociais. Com publicações frequentes você consegue contar todas as novidades que estão ocorrendo no supermercado, quais as ofertas, períodos promocionais, divulgar o programa de fidelidade e ainda levar conteúdo relevante para os seguidores.
Uma das grandes vantagens das redes é que você consegue saber quase que de imediato a opinião dos seus seguidores. Ou seja, assim que uma publicação é feita as pessoas irão curtir, comentar, compartilhar ou salvar as postagens. Portanto, você já saberá se a aceitação é boa ou não. Aproveite essa oportunidade para coletar o máximo de informações a respeito do que o seu cliente tem mais interesse, permitindo que você invista mais nesse tipo de conteúdo.
Além disso, as redes sociais ainda permitem a realização de pesquisas de satisfação do cliente. Por exemplo, o Instagram é excelente para essa finalidade, já que você pode utilizar as caixas de perguntas ou as enquetes.
O grande desafio das redes é conseguir muitos seguidores e fazer com que eles participem e comentem as publicações. Por isso, ter um planejamento do que será publicado é importantíssimo, afinal, você conseguirá abordar diferentes assuntos, sem ficar repetitivo.
Outra forma de manter os seus seguidores engajados é você distribuir cupons de descontos exclusivos. Ainda, você também pode fazer lives com dicas de receitas, mostrando como está a preparação do supermercado para as datas festivas, ou simplesmente para tirar dúvidas dos clientes.
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