Por Nayara Santos em 24.07.2020

Sonorização de ambientes: Como fazer da maneira correta

Por Nayara Santos em 24.07.2020

Muitas são as estratégias e meios para se chegar ao sucesso. E uma delas, que tem grande influência e proporciona ótimos resultados, é a sonorização de ambientes. Afinal, tornar um ambiente agradável e aconchegante é fundamental para atrair mais clientes.

Em um mercado comercial cada vez mais competitivo, se destacar e alcançar um patamar de estabilidade não é somente uma questão de status, mas também de sobrevivência do negócio. A música tem uma capacidade incrível de mudar o clima de um estabelecimento e interferir diretamente no estado emocional dos clientes.

Confira neste post as vantagens da sonorização de ambientes para aumentar as vendas!

O que é sonorização de ambientes?

Sonorização de ambientes é resumido em aplicações de técnicas para desenvolvimento do projeto acústico que melhor se aplica a um espaço interno. O uso de equipamentos adequados e a disposição correta do som, proporciona aos frequentadores uma experiência muito confortável.

Pode parecer simples — somente colocar caixas de som e uma música qualquer no ambiente e achar que os resultados serão satisfatórios. Porém, a sonorização de ambientes é um processo que exige técnicas profissionais.

Tal complexidade se dá pelo fato da música ter uma capacidade impressionante de impactar tanto positiva quanto negativamente um determinado público. Contudo, é preciso um planejamento adequado, entender qual a proposta da sonorização do ambiente e qual o objetivo dela.

O projeto de sonorização funciona como uma forma de proporcionar conforto e incentivo de compras, criando um clima de bem-estar sem atrapalhar o que acontece naturalmente no ambiente.

Quando instalada corretamente e de forma planejada em um estabelecimento comercial, a sonorização de ambientes oferece diversos benefícios que impactam positivamente os resultados e as vendas. Mas se aplicada da maneira errada, sem o apoio profissional e estudo prévio, pode trazer malefícios ao ambiente, tais como:

·        irritação de clientes e funcionários;

·        dificuldade de foco e atenção;

·        problemas com sono;

·        em casos extremos e exposição longa, a surdez e doenças cardiovasculares.

Quais são as vantagens da sonorização de ambientes?

A sonorização de ambientes pode ser considerada como parte das estratégias de um negócio e apresentar diversas vantagens para a empresa. Confira algumas delas!

Aumenta a permanência de clientes da loja

Manter o cliente na loja pelo maior tempo possível é a chave para aumentar as vendas. Quanto maior a permanência, maior será a possibilidade de fechar bons negócios. Um ambiente que proporcione bem-estar alinhado a um bom atendimento são componentes fundamentais para alcançar esse objetivo. Em suma, a música ambiente pode tornar o clima agradável e aconchegante.

Devido ao fato da música reduzir o estresse e o ritmo acelerado dos clientes, eles, mais calmos e com o humor equilibrado, analisam melhor os produtos. Isso aumenta as chances de compra.

Promove sensação de relaxamento

Alguns ambientes de trabalho geralmente são cansativos e estressantes para os funcionários — e os clientes percebem essa energia em todo o atendimento. É uma reação em cadeia que pode comprometer todos os resultados da empresa, pois os clientes, quando notam que um ambiente e recepção não são agradáveis, dificilmente realizam compras.

A sonorização de ambientes é uma importante ferramenta para evitar esses problemas e promover a sensação de relaxamento para os funcionários e clientes. Além do som ficar agradável, a energia da equipe será ótima, seguida de um atendimento de excelência.

A música adequada para o ambiente comercial proporciona uma sensação de relaxamento para o público, o que pode motivar a fidelização, dependendo dos objetivos, produtos e serviços oferecidos.

Influencia o cliente na tomada de decisão de compra

É fato que um ambiente agradável e com bom atendimento proporciona maiores chances de compra. Nesse sentido, a sonorização é um complemento capaz de criar um diferencial para a empresa e mexer com o emocional do cliente.


Todas essas circunstâncias o influenciam na tomada de decisão para fechar uma compra. Investir na sonorização de ambientes correta para o negócio é fundamental para ter sucesso e grandes resultados.

Aumenta as vendas

Estimular a comunicação entre as pessoas é importante para o mundo dos negócios. E para isso acontecer, é necessário contar com um ambiente favorável que proporcione aos clientes boas experiências além da compra. Isso é chamado de customer experience.

Estudos comprovam que a sonorização tem grande influência no aumento das vendas de uma loja — quando comparado com um ambiente que não tem música ambiente. Ou seja, a música correta aplicada no estabelecimento ajuda a alavancar as vendas.

Torna o ambiente mais agradável

Conforme dito, um ambiente agradável é capaz de manter o cliente atento. Ele se sente confortável, bem recebido, disposto e, como consequência, passa a engajar mais com o espaço e com os funcionários. Isso faz com que ele se abra a novas experiências. Também, que visualize pontos da loja que, na pressa, talvez passassem despercebidos.

Com o ritmo agitado do cotidiano atual, é muito importante buscar por formas de manter o consumidor interessado no ambiente. Além da parte visual e das facilidades oferecidas pelos produtos e serviços, a música é capaz de ajudar. Ela eleva o humor, acalma e traz vivacidade aos itens em volta do cliente.

É claro que, para ser funcional, é importante que o som ambiente seja adequado ao estilo dos clientes. Isso pede a definição do público-alvo antes da escolha final. Sem isso, você pode acabar por colocar uma playlist que afaste os compradores em vez de atrai-los.

Traz o aumento da produtividade

Já percebemos como os funcionários também podem ser impactados pela sonorização. Mas você sabia que isso pode afetar, positivamente, sua produtividade? Pense: quem nunca trabalhou ouvindo música? Dependendo do estilo escolhido, ela ajuda a:

·        aumentar o foco;

·        minimizar distrações;

·        melhorar o ânimo;

·        relaxar.

Seus funcionários poderão realizar suas tarefas com muito mais empenho se contarem com uma boa música ao fundo. Ao contar com profissionais na escolha da sonorização, você pode garantir que clientes e colaboradores se beneficiem, ao mesmo tempo, das escolhas certas de playlist.

Cria vínculos emocionais

Os clientes da atualidade gostam de produtos com os quais podem se identificar. Os dias de comprar apenas o que for mais barato ficaram para trás! Inclusive, muitas marcas, hoje, entendem que o seu posicionamento pode ser mais importante que os itens que vende em si. É por isso que todos os itens de uma loja devem buscar a criação de vínculos emocionais:

·        as cores usadas no ambiente;

·        a comunicação da marca nas redes sociais, site e blog;

·        os valores da empresa, como um todo;

·        o atendimento;

·        o posicionamento físico dos objetos nas prateleiras.

É possível perceber que são muitos os pontos que precisam ser alinhados para que seus clientes se identifiquem com sua proposta. A sonorização pode ajudar muito nesse sentido, uma vez que dá o tom certo para sua loja. Ao defini-lo, assim que o consumidor entrar no espaço, ele já olhará para todos os fatores citados com outros olhos.

Certifique-se de alinhar sua equipe com os pontos acima e garanta que os vínculos emocionais sejam criados e culminem em vendas mais frequentes.

Desenvolve uma identidade para a loja

Como vimos, o visual da loja é tão importante quanto outros fatores para criar um ambiente propício para seus clientes entrarem, permanecerem, comprarem e, é claro, desejarem voltar. Porém, ela não é o único ponto relacionado à identidade da marca! A música também pode realizar essa tarefa.

Imagine entrar em uma loja de roupas. Se a música ali for triste e lenta, pode ser que as pessoas não permaneçam muito tempo nela. Já se a trilha for animada e coerente com o ambiente, não só é provável que desejem permanecer, mas também voltar sempre! Na mente do cliente, o local será associado com um lugar para se divertir — e não só comprar.

É muito importante que a identidade musical case com as cores e posicionamentos da loja. Analise cores, disposição dos produtos, vestimenta dos funcionários e demais fatores que fazem parte da impressão que sua loja passa. Então, busque alinhar todos eles com as playlists escolhidas, para que haja padronização. Quanto mais coerente sua identidade visual for, mais seus clientes ficarão impressionados com o espaço.

Gera identificação com o cliente

Já entrou em uma loja e ouviu sua música favorita tocando? Isso, certamente, fez com que você se sentisse feliz. O que muitos não sabem, na verdade, é que muito da felicidade sentida é parte de um senso de identificação. A mente humana tende a se sentir mais confortável com aquilo que ela se identifica.

Ao entender exatamente qual é o público de sua loja e conhecer suas preferências, será possível descobrir suas músicas favoritas. Isso aumenta as chances de que aqueles que entrem no local sejam presenteados com sua música preferida tocando ao fundo. Como consequência, pode culminar em uma maior permanência na loja e em mais compras!

Entender as particularidades dos clientes de cada loja não é uma tarefa simples. Sendo assim, é interessante contar com profissionais que se foquem, exatamente, nesse tipo de tarefa. Eles tendem a acertar em cheio na escolha da melhor playlist para o estabelecimento e, assim, garantir melhores resultados.

Aumenta o foco nos produtos

Ambientes muito silenciosos podem causar um desconforto que não apenas leva os clientes para fora da loja. Ele pode fazer com que elas desejem conversar com alguém que as esteja acompanhando ou até se distraírem de alguma outra forma. Isso tira a atenção dos produtos e do ambiente em volta, o que não é uma boa ideia para os lojistas!

Com a sonorização adequada, esses pontos são minimizados e o consumidor consegue observar todo o espaço com muito mais atenção, focando nos produtos em vez de outras coisas. Dessa forma, as vendas podem se tornar mais sólidas e divertidas. Ao unir isso com um ambiente organizado, divertido e com funcionários que contem com um bom humor, se torna muito mais simples encantar os consumidores!

Impacta a fidelização

Por último, mas não menos importante, temos a fidelização do cliente. Uma vez que entendemos que a música gera identificação e cria vínculos emocionais, é possível entender que os clientes buscam por serviços que contemplem suas personalidades, necessidades e preferências.

Ao utilizar a sonorização para atrair e encantar consumidores, é provável que eles enxerguem sua loja como um serviço com o qual podem contar. Isso faz com que eles desejem sempre voltar! Se você oferecer a ele a qualidade esperada, as chances dele se fidelizar ao seu estabelecimento se tornam muito maiores.

Com todos esses pontos em mente, é possível dizer que a sonorização de ambientes é algo capaz de auxiliar todas as estratégias de marketing do seu negócio. Aproveite-a e aprenda a utilizar essa técnica com qualidade!

Como fazer uma instalação de som ambiente?

Um projeto considerado ideal para a instalação de som ambiente busca a implementação de um som de qualidade, que seja uniforme em todas as partes do ambiente sonorizado, garantindo assim a distribuição por igual do som. É necessário lidar com fatores como a escolha do melhor equipamento para o ambiente em questão, seu devido posicionamento no estabelecimento com o objetivo de atingir uma melhor acústica e ainda a combinação com o local.

Afinal, não adianta ter a melhor playlist se houver ruídos, travamentos do som ou ausência de graves na canção. A escolha do equipamento ideal garante o equilíbrio entre graves e agudos, um som harmônico em todos os ambientes, com distribuição adequada do volume e potência.

O mais indicado para que não haja erros e que sua loja possa aproveitar ao máximo os benefícios da sonorização de ambientes é contar com um serviço realizado por profissionais, que são capacitados para realizar os cálculos necessários e assim escolher os melhores equipamentos, aproveitando em sua totalidade a acústica do ambiente, distribuindo o som por igual em toda a loja e assim construindo um ambiente verdadeiramente agradável tanto para clientes quanto para os seus funcionários.

Outro ponto fundamental é contar com equipamentos que sejam próprios para utilização em lojas, levando sempre em conta que a sonorização para um estabelecimento comercial difere de uma para ambiente residencial, ou mesmo para locais abertos como parques e espetáculos ao ar livre.

Os equipamentos mais utilizados na sonorização são cabos, caixas de som, amplificadores e processador de sinal, considerando que cada caso é específico e depende tão somente da intenção do projeto e do local a ser sonorizado.

Como calcular a quantidade de som para um ambiente?

Para que a sonorização de ambientes seja realmente eficiente é necessário atentar-se a muitos fatores. A qualidade técnica da instalação deve ser de qualidade, além de ser importante ter o conhecimento dos melhores equipamentos a serem utilizados.

Também devem ser considerados aspectos de caráter técnico tais como potência, impedância ou pressão sonora. As caixas de som devem ser responsáveis por fornecer a potência e pressão necessárias, objetivo que é alcançado com a realização de um cálculo que tem como finalidade descobrir os dados necessários para se obter a melhor sonorização.

No entanto, para que o resultado final seja perfeito é necessário realizar o cálculo de som do ambiente a fim de identificar quais são os equipamentos que tenham a potência correta para o estabelecimento em questão e assim garantir o melhor aproveitamento sonoro. Para que esse cálculo seja realizado da forma correta, alguns aspectos do local a ser sonorizado devem ser analisados. Vamos conhecer alguns deles a seguir.

Conhecer o espaço a ser sonorizado

O primeiro passo é analisar o espaço disponível em seu estabelecimento comercial. Verifique detalhes como a altura do pé direito (levando em consideração que se houver diferença de altura devem ser considerados dois ou mais ambientes, pois a dispersão sonora diverge em ambientes baixos ou altos), a metragem da loja, se ela é dividida em um único ou vários ambientes. Também é necessário identificar a acústica do local, verificando se há formação de eco natural ou presença de ruídos.

Verificar a existência de ruídos

Caso o estabelecimento seja afetado por ruídos internos ou externos, é necessário ter em mente que a qualidade do som será impactada negativamente. É necessário conhecer previamente essas fontes de ruídos para calcular a melhor forma de evitá-las, reduzindo assim o efeito negativo.

Conhecer a disposição dos móveis e objetos

A acústica será afetada de acordo com a disposição de móveis e demais objetos presentes no local. Por isso, antes de instalar qualquer equipamento, todos os objetos presentes e o seu impacto na acústica devem ser analisados.

Após conhecer melhor o ambiente é hora de definir quantas caixas acústicas serão utilizadas, além do melhor local para posicioná-las. O recomendado é utilizar uma caixa acústica a cada 25m², a uma distância de 4 a 8 metros entre cada uma delas e potência de 5 a 25W. Ainda, elas devem ser instaladas com uma inclinação para baixo, em um ângulo de 30 a 45º com a parede.

Em uma área comercial normalmente é utilizada uma baixa potência, dividida em uma quantidade maior de caixas acústicas e com os amplificadores que sejam adequados a elas. Dessa forma há uma otimização da eficiência da sonorização.

Porém, cabe ressaltar que essa recomendação acima não considera fatores externos como ruídos ou altura do ambiente, por exemplo. Por isso a importância do cálculo de cada ambiente antes da instalação do equipamento, a fim de garantir os melhores resultados para o projeto em específico.

Esse cálculo é feito levando em conta a largura, comprimento e altura do ambiente. Outro fator a ser considerado é a potência a ser utilizada. Ambientes fechados apresentam melhores resultados quando há mais pressão sonora e menos potência. É importante que a pressão seja sutil, apenas o necessário para que as informações do áudio sejam perceptíveis.

Não esqueça de levar em conta a impedância, que é a resistência que o sinal sonoro encontra quando se desloca em um meio. É importante utilizar um sistema paralelo ou em série para ligar alto-falantes e amplificadores. Dessa forma, os ruídos indevidos são evitados, bem como evita-se a danificação da saída dos equipamentos.

Para escolher os amplificadores, considere que na utilização em locais fechados o ideal é utilizar pouca potência e dividir em um maior número de caixas.

Quais são as melhores dicas para fazer uma sonorização de ambientes de qualidade?

É perceptível que fazer a sonorização de ambientes não é um processo tão simples quanto parece. É fundamental elaborar um planejamento adequado e personalizado para ter bons resultados. Confira dicas imprescindíveis para uma sonorização de qualidade!

Planejar a melhor playlist para os clientes

O público-alvo do negócio deve ser levado em consideração em primeiro lugar na hora de planejar a melhor playlist para o estabelecimento. Portanto, nem sempre as músicas de gosto pessoal são indicadas para os clientes — é essencial pensar no que agrada ao público e tenha tudo a ver com o estilo e produtos da loja.

Manter a playlist atualizada

Como já percebemos, a música tem grande influência no estado emocional das pessoas e pode causar tanto reações positivas quanto negativas. Manter uma playlist atualizada e livre de repetições é fundamental para evitar o estresse.

Atualmente há diversos artistas e faixas nacionais e internacionais disponíveis para quem busca ter uma playlist rica e sem repetições. Assim o público terá a sensação de sempre ouvir algo diferente no ambiente.

Ter cautela com a intensidade e estilo de música adequado para cada ambiente

Volume alto não é sinônimo de qualidade. Pelo contrário, acaba causando desconforto e malefícios à saúde. Mesmo que a playlist seja ótima e com boas músicas é importante deixar no volume correto para que não incomode o público.

Outro fator essencial que se deve ter atenção é o ritmo de música indicado para o ambiente. Para isso, é preciso considerar o estilo da loja, público-alvo, produtos vendidos e definir uma playlist que tenha tudo a ver e traga empolgação ao cliente. Se a loja tiver mais de um ambiente é aconselhável definir uma playlist para cada espaço.

Como você pode perceber a sonorização de ambientes é muito importante para uma empresa impulsionar as vendas e obter bons resultados. Um ambiente bem sonorizado é fonte inesgotável de boa vibração.

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