Por Nayara Santos em 06.03.2023

Como abrir um supermercado com pouco dinheiro? 7 dicas incríveis

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Você sempre quis empreender e ter o seu próprio negócio do ramo alimentício, mas não sabe como abrir um supermercado com pouco dinheiro? Nós preparamos esse conteúdo com várias dicas para te ajudar a acabar com essa dúvida e a tirar os seus planos do papel!

Para iniciar um negócio com pouco dinheiro você vai precisar fazer algumas adaptações. Mesmo porque, inicialmente, você não conseguirá montar um supermercado de grande porte e oferecer uma grande variedade de marcas e produtos. Ainda, ter um açougue ou peixaria dentro do estabelecimento também pode ser algo inviável para quem está começando nesse ramo. 

Nesse primeiro momento, o modelo ideal de negócio seria um mini mercado, o famoso mercadinho de bairro, ou mercearia! Esse modelo de negócio compacto resolve diretamente as necessidades de consumo das pessoas. Afinal de contas, os produtos vendidos nesses estabelecimentos fazem parte do dia a dia de todo mundo, e sempre terão saída, o que o torna uma grande oportunidade de negócio.

Aos poucos, conforme o lucro for aumentando, você pode começar a expandir o seu negócio até transformá-lo em um supermercado completo, repleto de variedades e opções para os clientes. O fato de ter pouco dinheiro para investir não será um impedimento, acompanhe agora as 7 dicas que separamos para te ajudar a saber como abrir um supermercado com pouco dinheiro e comece agora mesmo a sonhar com a abertura do seu estabelecimento! 

Confira também a nossa dica extra com estratégias que você pode utilizar para se destacar neste competitivo mercado!

Como abrir um supermercado com pouco dinheiro

Muitos brasileiros sonham em ter o seu próprio negócio, mas nem todo mundo sabe o quanto de dinheiro é necessário para isso. Entretanto, dar um valor é algo quase impossível, já que existem muitos fatores que interferem diretamente nisso. 

A seguir falaremos sobre cada um dos pontos a ser considerado na hora de abrir um supermercado tendo pouco dinheiro. A partir daí, serão as suas escolhas que influenciarão o quanto você irá gastar. Acompanhe e descubra!

1. Defina a localização

Na hora de definir qual será a localização do seu mini mercado, você precisa analisar alguns pontos importantes para não correr o risco de errar e prejudicar o sucesso do seu negócio, antes mesmo dele começar.

Seu estabelecimento precisa estar em uma região que tenha muitas residências, sejam elas casas, prédios ou condomínios. Quanto mais pessoas residirem próximo do seu supermercado, mais pessoas terão acesso à sua loja, mais produtos você venderá e consequentemente mais dinheiro você ganhará. 

Além disso, é importante que seja uma região de fácil acesso, com poucos concorrentes e que privilegie a visualização do seu negócio. Ou seja, de nada adianta montar o seu mercadinho em um lugar escondido e sem fluxo de pessoas. Sem falar que para ter muitos clientes será preciso investir mais em marketing.

Aqui vale uma informação importante: quanto melhor localizado o imóvel onde o supermercado será montado, maior será o valor do aluguel ou do imóvel. Por isso, é preciso ponderar bem qual será esse investimento. Lembrando que essa é apenas a primeira escolha a ser feita.

2. Determine o que será vendido

Para começar o seu supermercado com pouco dinheiro, você não precisa oferecer um mix de produtos completo. Escolha vender aqueles itens de primeira necessidade, que não podem faltar no dia a dia, venda produtos do interesse das pessoas da região, produtos que elas confiem e estejam acostumadas a consumir.

Alguns exemplos de itens que não podem faltar são:

  • Pães;
  • Alimentos não perecíveis;
  • Vegetais, legumes e frutas;
  • Ovos;
  • Manteiga;
  • Leite;
  • Óleo;
  • Sucos e refrigerantes;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Produtos de limpeza;
  • Carnes, frangos e congelados. 

Além disso, você não precisa estocar uma grande quantidade de produtos para não correr o risco de ter prejuízos e problemas com o armazenamento. O ideal é comprar uma quantidade pequena de produtos variados.


Outro ponto importante é que você também não conseguirá oferecer uma grande diversidade de marcas. O ideal é escolher entre duas ou três, sendo uma mais conhecida e mais cara, uma opção menos conhecida e mais barata, e uma opção intermediária. Assim, você conseguirá agradar e atrair um público maior, dando ao cliente a possibilidade de escolher quanto ele quer gastar.

3. Pense na estrutura

Para abrir um supermercado com pouco dinheiro, também é preciso pensar na estrutura necessária para expor as mercadorias. A estrutura vai depender muito do tipo de produto que você deseja comercializar, ou seja, caso queira vender carnes, frangos, congelados ou produtos refrigerados, você precisará dispor de geladeiras e freezers, por exemplo. 

Agora, se você optar por não vender esses itens, sua estrutura será voltada para prateleiras, gôndolas, cestinhos de compras, balança eletrônica, balcão de caixa checkout, computador, impressora de cupom fiscal, máquina de cartão e um software para registrar as vendas. 

Esse é o momento de fazer uma lista de tudo o que você precisará, analisar o local escolhido para o supermercado e ajustá-los ao espaço disponível. Uma dica interessante é visitar a concorrência e ver como é feita a organização do supermercado. Desta forma, você terá uma ideia do que precisa ser feito e não vai partir do zero.

4. Contrate funcionários 

O tamanho do seu mini mercado influencia na quantidade de funcionários que ele precisará ter. No caso de abrir um supermercado com pouco dinheiro pode ser bem alto o investimento para ter funcionários registrados, então você pode contar com a ajuda de familiares e amigos até conseguir se estruturar melhor financeiramente. 

A boa notícia é que um mercadinho de bairro não precisa de tantos funcionários, geralmente três ou quatro já são suficientes para que ele funcione bem. Sem falar que, por mais que existam diferentes possibilidades de cargos no supermercado, isso não significa que você precise preencher todos eles.

Em mercearias é muito comum que o funcionário desempenhe mais de uma função. Por exemplo, seja operador de caixa e repositor de mercadorias. Além disso, muitas funções administrativas provavelmente serão exercidas por você. Apenas se certifique de conseguir manter todas as tarefas organizadas para não esquecer nada.

Inclusive, se quiser conhecer alguns hacks de produtividade, temos um e-book totalmente gratuito para você: 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho.

5. Busque bons fornecedores

A melhor forma de conseguir bons fornecedores é através da indicação de empreendedores do mesmo ramo. Para isso, você pode buscar referências com donos de mercadinhos de outras regiões, e pesquise muito sobre as indicações antes de firmar uma parceria. 

É importante que os seus fornecedores sejam de confiança, consolidados no mercado, ofereçam preços bons, cumpram com os prazos de entrega e disponibilizem formas de pagamento flexíveis e até mesmo parcelamentos. Contar com bons fornecedores será essencial para o início do seu supermercado com pouco dinheiro. 

Sem falar que poderá influenciar diretamente na experiência de compras do cliente. Afinal, prateleiras vazias e produtos com embalagem danificada são sinônimo de prejuízo e ainda deixam o cliente com a impressão de pouco profissionalismo.

6. Investimento necessário para abrir um supermercado com pouco dinheiro

Essa é uma dúvida muito frequente entre os empreendedores e com certeza a maior barreira entre eles e a abertura do mercadinho de bairro. A boa notícia é que não existe um valor mínimo e exato, cada negócio é único e os valores variam de região para região e também do modelo de negócio que você pretende abrir.

Algumas pessoas vão conseguir montar com um mini mercado com quinze mil reais, outras já vão precisar de pelo menos quarenta mil reais, mas isso vai depender muito do seu projeto, do tipo de estrutura que pretende montar e do quanto tem disponível para investir. Se você optar por abrir o seu supermercado na garagem da sua casa, por exemplo, já vai economizar com o aluguel do espaço e consequentemente o valor necessário para investimento será menor. 

7. Conquiste clientes para o seu mini mercado 

Para garantir o sucesso do seu supermercado você precisa conquistar e fidelizar clientes, e para isso algumas ações podem fazer grande diferença. Por mais que você não tenha uma estratégia de marketing bem definida, é importante fazer com que o seu mini mercado seja conhecido pelo maior número de pessoas possível.  

Uma estratégia bastante interessante é: semanas antes de inaugurar o seu mercadinho de bairro, invista na divulgação para que toda a vizinhança tenha conhecimento do novo negócio que será aberto na região. Para isso, você pode apostar no uso de carros de som, distribuição de panfletos e até mesmo fazer parcerias com outros varejistas locais.

Além disso, crie uma conta nas redes sociais para o seu supermercado. Utilize essa conta para fazer uma contagem regressiva para a inauguração e crie uma rotina de postagens para divulgar os produtos, as ofertas e os serviços oferecidos pelo seu estabelecimento. E, claro, você ainda poderá investir em anúncios pagos nessas redes, chegando a um número maior de pessoas.

Estratégias de marketing para o seu supermercado

Como falamos anteriormente, ao decidir abrir um supermercado, você também precisa pensar nas estratégias de marketing que serão utilizadas para divulgar a sua loja, atrair clientes, oferecer uma boa experiência de compras e influenciá-los a comprar mais. Lembre-se que, uma empresa de sucesso é muito mais do que uma única a

de marketing, mas uma combinação de diferentes ações.

Por isso, estamos trazendo essa dica bônus, com estratégias que você pode implementar na sua loja para conseguir ter sucesso desde o início.

Tenha música ambiente

Você provavelmente já sabe que a música pode mudar a atmosfera de um ambiente, podendo deixar o local mais alegre, agitado, tranquilo ou até mesmo desagradável. O mercado varejista percebeu isso e resolveu explorar o poder da música em influenciar os consumidores.

O resultado foi que, com a implementação de uma rádio personalizada no supermercado, muitas empresas conseguiram colher os benefícios que essa ação é capaz de trazer, tais como:

  • Proporcionar um bom ambiente de compras agradável;
  • Aumentar a fidelidade do cliente;
  • Influenciar os consumidores em um dos momentos de compra mais decisivos, quando estão na loja;
  • Manter um bom e eficiente canal de comunicação com os consumidores;
  • Aumente as vendas da sua loja sem esforço;
  • Fazer com que o cliente se lembre da sua marca;
  • Aumentar o tempo de permanência do cliente na loja.

Porém, para que essa estratégia funcione, você precisa ter muito cuidado com a escolha das músicas. Assim como a playlist certa te ajuda, as músicas erradas podem prejudicar o seu supermercado. Para você ter uma ideia, quando a melodia é desagradável, a tendência é que os clientes deixem a loja sem nem comprar nada.

Ou seja, você precisa prestar atenção para que a música seja a correta e possa ajudar os clientes durante as compras. Para saber como fazer isso, confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Invista no marketing de experiência

O marketing de experiência tem se tornado cada vez mais uma abordagem popular entre os varejistas. Isso porque, ela é capaz de se envolver com os clientes e criar uma experiência de compra memorável. A boa notícia, é que o seu supermercado pode se beneficiar, e muito, com a implementação de estratégias de marketing para se diferenciar dos concorrentes desde a inauguração da loja. 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que fazer compras em um supermercado é uma atividade rotineira para muitas pessoas, ou seja, não há nada de diferente e extraordinário. Com isso, muitos consumidores evitam ao máximo ir até uma loja física, optando muitas vezes pelas compras online. Mas, você pode mudar isso.

Isso pode ser alcançado estimulando os sentidos dos consumidores, como com o uso de aromas, iluminação e até mesmo controle de temperatura. Por exemplo, o cheiro de pão recém-assado pode ser usado para atrair clientes para visitar a seção de padaria da loja. O uso de iluminação quente pode criar uma atmosfera acolhedora e convidativa, enquanto temperaturas mais baixas podem ser usadas para destacar o frescor dos produtos.

Além disso, preparar exibições interativas e demonstrações de produtos podem ser grandes atrativos. Por exemplo, oferecer a degustação de produtos de fabricação própria pode ser um grande incentivo para o consumo desses itens. Sem falar que essa também é uma forma de deixar o cliente aberto para experimentar novas marcas e produtos.

Outra forma de aplicar o marketing de experiência no seu supermercado é criando ações promocionais que exijam a participação das pessoas. Por exemplo, eventos como corridas e cãominhadas são bastante populares. Ou então, se a sua empresa possuir uma preocupação ambiental ou social, você pode criar eventos para arrecadar produtos para doação ou reciclagem e limpeza de parques da cidade.

Confira o nosso guia completo Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio para criar a sua estratégia!

Marque presença no mundo digital

Como já falamos anteriormente, na era digital de hoje, a mídia social tornou-se parte integrante das estratégias de marketing para empresas em todo o mundo, inclusive os supermercados. Afinal, marcar presença nas redes sociais te ajuda a entender melhor o seu público, a perceber como as estratégias são recebidas, aumentar o reconhecimento da marca e atrair clientes para a sua loja.

O ideal é que você pense em campanhas e anúncios que sejam realizados especificamente nas redes sociais, e direcionados ao público-alvo desejado. Essas campanhas podem envolver promoções, descontos e ofertas especiais exclusivas para usuários.

Entretanto, para que funcione, é preciso escolher a rede social certa. Com tantas plataformas, cada uma possui um público diferente e características diferentes Neste caso, é essencial que você saiba qual é a identidade da sua marca e qual rede combina mais com ela.

Lembre-se também que não basta ter uma conta na rede e fazer poucas publicações ou nunca interagir com os seguidores. O ideal é que você também produza conteúdo de qualidade e que seja útil no dia a dia das pessoas. Afinal é isso que fará com que as pessoas continuem seguindo o perfil da sua loja.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

34 textos de propaganda de Natal para supermercados, se inspire

Encontrar os textos para fazer as propagandas de Natal do seu supermercado pode ser um grande trunfo. Afinal, geralmente você tem poucos segundos para atrair a atenção do cliente e, portanto, escolher o texto certo pode fazer toda a diferença. Ainda, é preciso dizer que todo o varejo estará trabalhando com os mesmo objetivos, atrair…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Autoatendimento em supermercado: entenda como funciona e seus benefícios

O autoatendimento em supermercado promete fazer parte do futuro dos consumidores brasileiros. Essa tendência tecnológica já é muito comum no exterior e no Brasil ela já vem ganhando espaço a cada dia e caindo no gosto dos clientes do varejo. Afinal de contas, quem não gosta de se sentir independente e antenado às novas tecnologias?…

Por Nayara Santos em 08.08.2022

Abertura e fechamento de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

A abertura e fechamento de caixa de supermercado é uma tarefa corriqueira e bastante simples, porém muitos gestores ainda têm dúvidas sobre qual é a forma correta de executar essas atividades. Afinal de contas, qualquer problema durante esse processo pode ser sinônimo de prejuízo financeiro para o seu supermercado. Por isso, nós preparamos esse artigo…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Volta às aulas no supermercado: 6 produtos mais procurados

O período de volta às aulas no supermercado é uma daquelas datas importantíssimas para o varejo. Inclusive, esse é um período que, quando bem aproveitado pelo varejista, poderá render boas vendas e aumento nos lucros. Ou seja, ideal para começar o ano com o pé direito. Entretanto, para garantir o sucesso das vendas, é preciso…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

5 ações de Marketing para supermercados: potencialize o crescimento do seu negócio

Quais ações de marketing para supermercados você utiliza? Certamente o marketing deve ser uma das principais estratégias condutoras quando se fala em implementar um aumento nas vendas do seu supermercado e isso se dá principalmente pela integração que essa área tem com toda a sua empresa que vai desde ações para fortalecer sua marca até…

Por Nayara Santos em 25.10.2021

6 ideias de campanhas para fazer no seu supermercado

Fazer boas campanhas no seu supermercado fará com que você consiga atingir todos os objetivos desejados, sejam eles aumentar as vendas, fidelizar clientes ou mesmo melhorar a imagem da sua marca.  Por isso, saber como planejar as campanhas e quais campanhas você pode fazer é essencial para o seu sucesso no setor supermercadista. A seguir,…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

18 Textos prontos para padaria de supermercado, confira

Caprichar nos textos para divulgar a padaria do seu supermercado poderá fazer toda a diferença para que você aumente as vendas da sua loja. Afinal, os clientes gostam de novidades e de produtos de qualidade, mas eles precisam saber o que está acontecendo na sua loja para poder aproveitar. Neste artigo traremos algumas ideias de…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Exposição de cerveja em supermercado: 6 ideias para vender mais

Conhecer a forma certa de fazer a exposição de cerveja em supermercado pode fazer toda a diferença para o sucesso das vendas dos produtos desta seção. O ideal é que você organize as prateleiras de tal forma que o cliente consiga encontrar aquilo que ele procura, sem precisar perder muito tempo. Se você está sem…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos