Por Nayara Santos em 11.01.2022

Como participar de uma rede de supermercados? Entenda tudo sobre o assunto

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Participar de uma rede de supermercados pode fazer a diferença entre aumentar as suas vendas, melhorar o seu lucro e ainda firmar a sua marca no mercado. Essa é uma estratégia adotada por diversas empresas, já que ela auxilia tanto pequenos, quanto grandes negócios a ganharem mais força e mais fôlego para melhorarem o seu desempenho.

Se você é um gestor de supermercado e não sabe o que é, como participar de uma, como elas funcionam e ainda quais são os benefícios, não precisa se preocupar. Neste artigo iremos esclarecer todas essas dúvidas para que você possa decidir se as redes de supermercado valem a pena ou não. Confira!

O que é uma rede de supermercados?

A rede de supermercado é a união de diversos supermercados, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Essa união tem como principal objetivo fazer com que essas empresas ganhem força na sua área de atuação. É importante destacar que por mais que as empresas estejam unidas em um objetivo comum, que cada uma delas mantém a sua independência e liberdade.

Ainda, a rede de supermercados é capaz de criar um diferencial competitivo para as empresas que dela participam. Isso é feito através da gestão da cadeia de suprimentos e da distribuição de produtos para todas as empresas que fazem parte da rede.

Como funcionam?

As redes de supermercado possuem um funcionamento bastante simples e que visa sempre a maior competitividade no mercado para as empresas participantes. Como dissemos, a rede é formada por diferentes empresas, mas sem que haja a fusão ou a extinção de nenhuma delas. 

Dito isso, a rede de supermercados é uma associação, em que há, pelo menos, um presidente e um conselho diretor com representantes de diferentes empresas. Essas pessoas são escolhidas em assembleia, através de votação de todos os membros da associação. 

Os interesses de todos os membros da rede devem ser levados em conta. Por isso, a padronização de preços, as promoções e até mesmo as campanhas de marketing que serão elaboradas são decididas em conjunto. 

Além disso, as redes possuem um estatuto, que deve ser respeitado por todos os membros. Por isso, é fundamental pesquisar bem antes de escolher participar dessa ou daquela rede. Somente dessa forma você poderá saber se realmente a rede será capaz de trazer vantagens para o seu negócio ou não.

Como participar de uma?

Para participar de uma rede de supermercado é importante que você saiba o que ela terá a oferecer para o seu negócio, quais as regras para os membros e até mesmo quem são os membros daquela rede.

Na hora de escolher uma rede para participar, é fundamental que você conheça a sua marca, os objetivos e as missões do seu negócio. Desta forma, você conseguirá procurar por uma rede que tenha valores próximos aos seus.

Outra dica importante é conversar com profissionais e gestores de supermercados que já façam parte da rede. Você pode também conversar com consultores e economistas para saber a opinião deles a respeito de determinada associação.


E por último, mas não menos importante, tenha uma assessoria jurídica para te auxiliar nos quesitos legais que a rede pode exigir. Desta forma, lidar com a burocracia vai ficar mais fácil e você ainda terá certeza de ter entendido todos os pontos fundamentais para que a rede de supermercado traga o retorno esperado.

Quais são os benefícios de uma rede de supermercados?

Poder de negociação

Na rede de supermercados, a compra de produtos é feita em conjunto. Ou seja, ao invés de fazer a negociação com o fornecedor de 200 garrafas de vinho para o seu negócio, a rede comprará em maior quantidade, capaz de atender a todos os seus membros. 

Com um maior volume de compra, fica mais fácil de conseguir negociar melhores preços e melhores condições de entrega com os fornecedores. Essa é uma das principais vantagens da rede, principalmente para os supermercados menores, como as mercearias de bairro.

Maior rentabilidade

Quando você consegue melhores preços com o seu fornecedor, é possível aumentar as suas vendas, e isso pode ser feito de diversas formas. A primeira delas seria através de uma melhor margem de lucros para as vendas dos produtos. 

Outra possibilidade, é fazer promoções e atrair mais clientes para a sua loja. Depois basta aplicar as técnicas de marketing sensorial como, por exemplo, com uma rádio indoor. Se você garantir uma boa experiência de compra associada aos bons preços, com certeza os clientes vão retornar para a sua loja.

Acesso à tecnologia

Nem sempre os sistemas de automação para supermercado são baratos. Com isso, eles passam a ser acessíveis somente aos estabelecimentos maiores. Entretanto, com a rede de supermercados é possível fazer a aquisição do sistema para todos os associados. Assim, o valor será menor e você terá a oportunidade de melhorar a gestão do seu negócio, sem precisar comprometer o seu orçamento e os seus lucros.

Campanhas de marketing

Outra vantagem da rede de supermercado é conseguir dividir os custos de campanhas de marketing, treinamento e aprimoramento de funcionários. Como o número de pessoas envolvidas será maior sempre é possível conseguir negociar melhores preços. Além disso, algumas redes ainda podem oferecer serviços de consultoria e auxílio na elaboração de campanhas para os seus membros.

Maior acesso ao capital

A última vantagem de fazer parte da rede de supermercado é ter maior acesso ao capital necessário para expandir o seu negócio. Por exemplo, uma mercearia, com pouco lucro provavelmente terá menores chances de conseguir um empréstimo no banco para conseguir melhorar o seu negócio.

Por outro lado, quando essa solicitação é feita através da rede, como são muitas empresas, de diversos tamanhos, o risco do empréstimo fica dividido entre elas. Assim, os gestores conseguem melhores condições para ter acesso ao capital.

E quais as desvantagens de uma rede de supermercados?

Como você percebeu as vantagens são inúmeras para quem participa de uma rede de supermercados. Entretanto, antes de participar de uma, você precisa conhecer também quais são as desvantagens. Somente com essas informações será possível decidir se essa é realmente uma boa opção para a sua empresa.

Compra de produtos x necessidade do cliente

A compra de produtos de uma rede de supermercado está geralmente focada naqueles itens que conseguem atrair mais clientes para a loja, tais como arroz, trigo, óleo, alguns cortes de carnes. Ou seja, são produtos que fazem parte do dia a dia da grande maioria dos brasileiros.

Quando a rede anuncia ofertas desses itens é fundamental que todos os participantes da rede tenham esses produtos no estoque. O problema aqui é que talvez essa não seja uma demanda da sua loja especificamente. Pode ser que os seus clientes estejam dando mais atenção a produtos diferentes, de outras marcas ou mesmo itens que não são tão comuns assim nas prateleiras de outros supermercados.

Portanto, nem sempre a compra desses produtos irá refletir a necessidade do seu estabelecimento especificamente. Apesar disso, o valor com que esses itens são adquiridos geralmente fazem valer a pena esse sacrifício, já que a sua margem de lucro pode ser maior.

Perda da individualidade da marca

Ter uma identidade e conseguir se destacar no setor supermercadista é um dos grandes desafios de quem empreende nesse setor. Afinal, com tantos players no mercado, conseguir se destacar e manter a individualidade da marca é algo que pode trazer muitos benefícios. 

Para alcançar esse objetivo os supermercados implementam várias ações, com destaque para as de marketing sensorial, tais como uma rádio indoor personalizada, uniformes com logo e as cores do supermercado, jornal de ofertas com a identidade visual da marca, dentre outras. Se quiser conhecer outras estratégias de marketing que você pode adotar, faça o download gratuito do e-book onde te contamos 7 ações gratuitas de marketing para supermercado que são essenciais para o sucesso do seu negócio.

Apesar disso, quando eles entram para uma rede de supermercados essa identidade pode ser perdida. O que acaba acontecendo na realidade é que as marcas acabam sendo tratadas mais como submarca. Ou seja, há uma perda de individualidade.

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulgou relatório mostrando as mudanças relacionadas à perda de individualidade da marca que podem ocorrer quando se faz parte de uma rede de supermercado:

  • 64% dos estabelecimentos utilizam sacolas padronizadas da rede;
  • 47% dos supermercados possuem uniformes padronizados da rede;
  • 73% adotam materiais promocionais como encartes que sejam da rede e não mais da marca.

Esses dados mostram o que pode acontecer com a sua marca ao optar por fazer parte de uma rede de supermercado. Resumidamente, ao fazer parte da rede você corre o risco de perder a identidade da sua marca, mas pode conseguir atrair mais clientes com uma maior divulgação. Agora que você já conhece as vantagens e as desvantagens desse modelo de negócio ficou mais fácil decidir se ele serve para a sua empresa ou não.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Produtos cruelty free no supermercado: itens que não podem faltar

A procura de produtos cruelty free no supermercado aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Isso ocorreu porque cada vez mais os consumidores estão preocupados com as políticas que as empresas adotam. Ou seja, eles querem saber se a empresa adota algum tipo de política social para tornar o local em que atua melhor. Isso impulsionou um…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio. Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Jornal de ofertas de supermercados: veja como potencializar a divulgação

Fazer a divulgação do supermercado através do jornal de ofertas ainda é uma prática muito comum no setor supermercadista. A prática ainda se mantém, mesmo com o advento da tecnologia e com tudo sendo pesquisado na internet. O que aconteceu foi que os supermercados passaram a disponibilizar o jornal de ofertas também em um formato…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Higiene em supermercados: 6 dicas para fazer da forma correta

A higiene em supermercado é uma questão que deve ser levada a sério por qualquer dono ou gestor do setor varejista. Afinal de contas, a saúde de todos os seus clientes depende das condições de higiene em que os alimentos são mantidos e preparados, no caso de itens de fabricação própria. Essas questões e cuidados…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

14 ideias para hortifrúti: confira as melhores

Quem deseja otimizar constantemente os resultados de marketing de seu supermercado deve investir em conhecer boas ideias para hortifrúti. Isso significa pensar estrategicamente na organização dos produtos, contar com os parceiros certos, garantir que você sempre se destaque dos concorrentes, entre outras medidas. Com tantos pontos a serem analisados, muitas vezes por poucas pessoas, principalmente…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Arrumação de gôndolas de supermercado: 12 dicas que podem ser seguidas!

Cada empreendimento conta com desafios e a arrumação de gôndolas de supermercado é uma dificuldade específica desse ramo. Isso porque esse processo trata de um trabalho fundamental para fazer com que os produtos que estão sendo vendidos sejam notados pelos compradores e até mesmo para influenciar as compras. O layout das gôndolas de um supermercado…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Ofertas de Páscoa no supermercado: veja como aumentar as vendas

Se preparar para fazer boas ofertas de Páscoa no supermercado faz parte da busca constante por formas de aumentar as vendas em datas comemorativas. E, por mais que algumas estratégias pareçam ultrapassadas, elas são utilizadas até os dias atuais pelo simples motivo de que ainda funcionam. Descontos, sorteios e brindes provavelmente estão entre as opções…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Aniversário de supermercado: 5 ideias para comemorar a data

O aniversário do supermercado é uma data que deve ser comemorada, não importa há quantos você esteja com as portas abertas. Isso porque, esse é um momento não apenas de celebrar mais um ano de vida do seu empreendimento, mas também para agradecer aos clientes pela confiança que eles depositam na sua marca. Sem falar…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Supermercado virtual: 5 passos para montar o seu

Não importa se você já tem um supermercado físico ou não, montar um supermercado virtual pode ser uma ótima forma de começar um negócio. Com o comércio expandindo cada vez mais depois da pandemia, não dá mais para ficar de fora dessa tendência.  Sem falar que, quando você tem uma loja online as vendas podem…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos