Por Nayara Santos em 10.01.2022

Comunicação interna do supermercado: confira 8 dicas essenciais para o seu negócio

Por Nayara Santos em 10.01.2022

A comunicação interna do supermercado contribuirá efetivamente para a maior satisfação de seus colaboradores, uma vez que ela traz mais credibilidade e transparência para as decisões da gestão, além de permitir um melhor conhecimento da empresa por parte dos profissionais.

Além disso, destaca-se o sentimento de pertencimento atribuído a toda a equipe, e o poder de minimizar os efeitos de períodos mais desafiadores. Por fim, traz oportunidades para reconhecer aqueles que mais se destacam e também alinha todo o time e traz motivação para a equipe.

Para usufruir de todos esses diferenciais é preciso conseguir fazer uma boa comunicação interna no seu supermercado. Entretanto, esse pode ser um grande desafio para alguns gestores e empreendedores, afinal, nem sempre é fácil se comunicar com os colaboradores. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser adotadas na sua empresa. Confira a seguir quais são as principais!

Por que devo me preocupar com a comunicação interna do supermercado?

Na introdução desse artigo já demos algumas dicas do porque a comunicação interna no supermercado é importante. Aliás, essa comunicação é importante em qualquer empresa, afinal, se você tem uma equipe que entende a importância de cada tarefa realizada e que sabe quais são os objetivos da empresa, fica mais fácil motivá-la e manter todos alinhados.

Além disso, quando os colaboradores percebem que eles não estão sendo enganados pelos seus superiores a confiança será maior e o dia-a-dia fluirá melhor. É importante mencionar que quando a comunicação é boa, fica mais fácil de entender quais são as habilidades e pontos fracos de cada um. 

Esse conhecimento permitirá que você consiga direcionar os funcionários, transferindo-os para setores onde eles possam ter um melhor desempenho, de acordo com as habilidades e treinamentos. Ou seja, você consegue aumentar a produtividade e a satisfação deles e, com isso, obter melhores resultados no supermercado.

1. Faça reuniões periódicas com a sua equipe

Realizar reuniões periódicas é uma estratégia a ser considerada para ter uma boa comunicação interna no supermercado, especialmente por contribuir para a integração de toda a equipe frente às principais decisões a serem tomadas. No entanto, as vantagens não se resumem a esse ponto. 

Ao reunir o seu time periodicamente para passar as principais informações da gestão do supermercado, você pode estar contribuindo para o desenvolvimento individual de cada colaborador. Além disso, essa é também uma excelente forma de resolver pendências que surjam no dia a dia de trabalho e que envolvam diferentes setores.


Nesses encontros, também podem surgir ideias inovadoras para serem aplicadas em seu supermercado, bem como aproximar os profissionais de seus gestores. Assim, eles estarão mais abertos para proporcionar feedbacks sobre suas funções, além de receberem de forma mais positiva o retorno sobre o seu trabalho para possíveis pontos de melhoria.

Sendo assim, a comunicação interna como um todo traz melhorias significativas para a empresa. Isso porque, ela melhora o clima organizacional, aumentando a produtividade e o foco de cada funcionário em relação às suas funções.

2. Adote um mural de avisos

A nossa próxima dica para melhorar a comunicação interna do supermercado é a adoção de um mural de avisos. Esse é um espaço ideal para divulgar informações, trazer a escala de revezamento dos profissionais em dias feriados e finais de semana, cronograma de cursos de aperfeiçoamento, além de divulgar metas e quais profissionais que se destacaram em um determinado período.

O mural pode ser uma ferramenta muito útil já que os principais avisos destinados aos colaboradores são colocados de forma prática e ágil. Basta imprimir uma folha de colocar no quadro, possibilitando que eles tomem conhecimento sobre as tarefas consideradas essenciais e se programem para as atividades destinadas a cada colaborador. 

Vale a pena dizer que essa estratégia ainda conta com um forte apelo visual. Além de colocar o conteúdo em textos e tabelas, você também pode utilizar imagens para conseguir atrair a atenção de seu time e passar a mensagem necessária.

Algumas empresas ainda permitem que os funcionários divulguem alguns recados no mural. Por exemplo, se um dos funcionários estiver vendendo o carro ou quiser divulgar um serviço prestado por alguém da família, então você pode disponibilizar um mural de recados apenas para funcionários.

3. Transmita informações pertinentes para a equipe

Um ponto de atenção na comunicação interna do supermercado está relacionado às informações que serão transmitidas aos colaboradores. É importante que você selecione as informações que sejam pertinentes ao objetivo do negócio, mesmo porque, há certos dados que não precisam ser repassados para todos.

Por exemplo, ter metas e objetivos bem definidos e alinhados entre toda a equipe permitirá com que cada funcionário entenda o seu papel para o crescimento do negócio. Sem falar que essa também é uma forma de conferir como está o seu desempenho de acordo com as expectativas da gestão.

Outro ponto importante, é preciso ter um conhecimento claro de quem são os seus colaboradores antes de formular as estratégias. Assim, a gestão tem a oportunidade de selecionar as estratégias que melhor se adaptam à sua realidade, o que contribui para que todos caminhem para uma mesma direção.

É papel das lideranças contribuir para que a comunicação seja clara, para que todos os profissionais entendam os principais valores considerados pertinentes pelo supermercado, além de cada um ter ciência do seu papel para os resultados almejados.

4. Traga as informações de forma transparente

Você já ouviu falar em ruído de comunicação? É o famoso “telefone sem fio” que pode trazer um baixo rendimento por parte dos profissionais e proporcionar desgaste no relacionamento entre os gestores e os colaboradores. Por isso, a nossa próxima dica de comunicação interna do supermercado é justamente transmitir as informações de forma transparente. 

Entre as questões que provocam ruídos de comunicação podemos destacar:

  • Comunicados emitidos sem um alinhamento preciso entre a gestão;
  • Documentos de textos com informações imprecisas;
  • Planos estratégicos mal explicados e pouco esclarecidos para os profissionais;
  • Ambiente conturbado e sem uma organização das atividades e das hierarquias;
  • Mensagem transmitida aos colaboradores em um momento errado;
  • Interpretação errada na transmissão de um comunicado.

Para evitar essa questão, é preciso investir em canais oficiais de comunicação, promover exercícios (especialmente com a gestão) para que a linguagem seja clara e sem interpretações distintas, além de sempre solicitar o feedback da equipe para confirmar de que houve a compreensão por parte de todos.

Assim, evitam-se os riscos comuns de não haver uma transparência na equipe, como desinformação por parte dos profissionais, recorrência de erros e conflitos, além de baixa produtividade e desempenho.

5. Tenha uma rádio interna

Contar com uma rádio indoor contribuirá efetivamente para que a comunicação interna do supermercado fique melhor. Isso porque, com a rádio você consegue transmitir os recados aos colaboradores de forma mais eficaz. Essa ferramenta é ainda mais importante para os profissionais que trabalham circulando pela loja. Você pode interromper a programação musical rapidamente e dar o recado desejado.

No que diz respeito aos profissionais do supermercado, ou seja, o público interno, a gestão tem a oportunidade de trazer um meio de comunicação eficaz para toda a equipe, que possibilita a transmissão de notícias relevantes e anúncios, o que evita os ruídos de comunicação mencionados mais acima.

Assim, você vai permitir um maior engajamento de sua equipe, justamente por trazer um canal de comunicação que permita uma organização mais eficaz da rotina, além de trazer informações relevantes para o dia a dia de cada colaborador. Esse engajamento também pode vir da escolha da trilha sonora certa para a sua rádio. Já que a música pode deixar os profissionais mais tranquilos e melhorar a produtividade.

Vale a pena destacar que a rádio interna também é uma poderosa ferramenta do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras do cliente. Com ela você consegue também reproduzir uma música que agrade aos consumidores e que reforce a mensagem que a sua marca quer transmitir. Sem falar que você também pode fazer anúncios de promoções, sorteios e do supermercado ao longo da programação musical.

Deve-se destacar, ainda, o fato de que é um produto sonoro totalmente seu. Ou seja, você pode adaptá-lo de acordo com as suas necessidades. Quer conhecer mais detalhes dessa estratégia? Confira todos os detalhes no nosso e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

6. Defina quais serão os canais de comunicação

A nossa próxima dica para ter uma comunicação interna do supermercado eficiente e sem ruídos é definir quais serão os canais de comunicação utilizados. Assim, você evita que mensagens não oficiais sejam transmitidas, levando que você caia em descrédito com os seus funcionários.

Você pode fazer a comunicação utilizando os seguintes canais:

  • E-mail oficial: neste caso todos os funcionários possuem um email oficial do supermercado e todas as informações relevantes são encaminhadas através deste canal;
  • Intranet: empresas que operam através de uma rede interna podem enviar mensagens para todos os funcionários utilizando a intranet. Assim, logo que a pessoa fizer o login na sua área de trabalho, receberá a mensagem;
  • Reuniões: como vimos anteriormente, são excelentes para levar informações adiante, mas podem levar muito tempo. Portanto, reserve as reuniões para assuntos mais importantes;
  • Mural: muito eficientes para comunicações rápidas, que não exigem discussões, ou apenas para informar os colaboradores sobre algum tópico.

Não tem problema escolher mais de um canal oficial de comunicação, o mais importante é utilizar sempre os mesmos canais e deixar todos os funcionários cientes de qual meio será usado para isso.

7. Oriente e treine os supervisores para uma comunicação eficaz

Dependendo do tamanho do supermercado e da quantidade de funcionários que você tiver, fazer uma boa comunicação interna não vai depender apenas do gestor, mas também dos supervisores de cada setor. Isso porque, algumas informações precisam ser comunicadas pessoalmente e fica inviável fazer reunião com 200 funcionários sempre.

Por isso, o ideal é que você treine os supervisores de cada setor do supermercado para que eles saibam como repassar as informações para os seus subordinados. Esse treinamento também é essencial para evitar ruídos na comunicação interna. Afinal, você consegue se certificar que eles conseguirão levar as informações necessárias para todos os funcionários.

Profissionais despreparados para se comunicarem podem gerar grandes problemas. Portanto, se você identificar qual algum setor tem tido problemas relacionados com a comunicação é fundamental tentar entender o que está acontecendo e procurar solucionar o problema. E não se esqueça de planejar um curso de comunicação com esses profissionais.

8. Faça avaliações periódicas

A nossa última dica de comunicação interna do supermercado é a realização de avaliações periódicas, tanto para os subordinados como das chefias. No caso dos funcionários, as avaliações são importantes para que eles saibam quais são seus pontos fortes e fracos, tenham ciência do que precisa ser melhorado e como está o desempenho deles.

Essa é também uma forma de conhecer melhor os seus funcionários e entender se eles possuem um perfil que talvez se encaixe melhor em outro setor, diferente daquele que eles vêm trabalhando.

Já para as chefias, as avaliações também podem ajudar a entender o que vem dando certo e o que não está funcionando. Essa é também uma forma de saber se aquela pessoa tem perfil para a liderança e se os seus subordinados estão felizes com a liderança. Pode ser que algum setor esteja tendo um desempenho abaixo do desejado por causa do supervisor.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas práticas de comunicação interna do supermercado, além de conferir sobre a importância que isso tem para os seus resultados. Ao adotar essas estratégias, você vai poder usufruir de uma equipe alinhada aos objetivos do estabelecimento, além de possibilitar um clima organizacional positivo pela transparência priorizada pela gestão.

Tudo isso contribui para que você atinja melhores resultados para o seu supermercado, aumentando as vendas e os lucros.

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