Por Nayara Santos em 06.10.2023

10 novidades e tendências para supermercados em 2024

Por Nayara Santos em 06.10.2023

É fundamental para o gestor do setor supermercadista conhecer as novidades e tendências para o supermercado em 2024. Afinal, o sucesso da sua empresa depende disso e você não quer ser pego desprevenido, não é mesmo?

Além disso, com as mudanças rápidas no comportamento do consumidor, é imperativo que todos os negócios se mantenham atualizados para conseguir atender às demandas geradas. Estar à frente no mercado traz uma série de benefícios à marca, como vantagem competitiva e melhores resultados. 

Com a intenção de que você consiga se manter atualizado e conquiste os seus clientes, separamos as principais tendências e novidades para supermercados em 2024 que podem ser adotadas no estabelecimento. Se você deseja aumentar sua relevância perante os clientes e se manter atento às inovações, acompanhe este conteúdo!

Novidades e tendências para supermercados em 2024

Veja a seguir quais são as principais novidades e tendências que farão sucesso e devem estar presentes no seu supermercado em 2024.

1. Venda de refeições prontas

A primeira tendência para 2024 que vamos falar, a venda de refeições prontas, não é exatamente nenhuma novidade. Mesmo assim, se você oferecer isso na sua loja, ela poderá te ajudar a se destacar e a atrair muitos clientes para o seu supermercado. 

Isso porque, muitos consumidores não preferem comprar comida pronta em algum lugar do que preparar a sua comida, seja para comer em casa ou para levar para o trabalho. Dito isso, você pode apostar nessa tendência para conseguir sair na frente da concorrência e lucrar.

Neste caso, o ideal é que você entenda quais produtos farão maior sucesso e isso dependerá de qual público você tem. Por exemplo, saladas podem ser sempre uma boa ideia. Ainda, você pode apostar em tortas, salgadinhos, e até mesmo alguns pratos prontos.

Mas, como implementar essa novidade na sua loja pode exigir mudanças em infraestrutura e até mesmo a contratação de um profissional, o ideal é que você pergunte aos seus clientes se isso seria algo interessante para eles. Aproveite também e pergunte qual produto eles teriam maior interesse em consumir.

2. A notoriedade do marketing de experiência

Você já ouviu falar da estratégia de marketing de experiência, que foca por completo no cliente? Ela faz com que a jornada de compra, o atendimento e os serviços sejam tão satisfatórios e conectados às necessidades do consumidor que faz com que ele deseje voltar sempre. 

Essa sensação, no que diz respeito aos supermercados, é muito importante. Afinal, ela coloca você à frente da concorrência e garante vantagem competitiva, já que o consumidor vai querer fazer compras no supermercado que ele se sente bem.

Para fazer isso, é preciso que a satisfação total do cliente seja o objetivo final de qualquer um dos processos do negócio. Os colaboradores de todos os setores devem estar alinhados a essa ideia. Ao conhecer bem o seu público-alvo, você será capaz de organizar todas as etapas de sua jornada a fim de torná-la única.

Usar esse tipo de marketing ao seu favor vai além de uma sugestão. É fundamental. As marcas o fazem cada dia mais e, assim, mudam o comportamento do consumidor. Em outras palavras, ele passa a ficar ávido por pertencimento e tende a excluir os estabelecimentos que não tornam a vivência memorável de sua lista.

Vale a pena dizer que ao optar por implementar uma estratégia focada na experiência do cliente, você precisa encontrar formas de melhorar cada ponto de contato que o cliente tem com o supermercado. Por exemplo, o primeiro contato do cliente pode ser pelo site. Ele está com boa navegabilidade? Os produtos estão separados em diferentes categorias? O mecanismo de busca do site funciona adequadamente?

Ao optar por comprar na loja física, como é o estacionamento do supermercado? ele possui fácil acesso e número de vagas suficiente? Já no interior da loja, a iluminação é boa em todos os pontos? E a organização e limpeza das prateleiras e gôndolas? Os setores estão devidamente identificados?

No caixa, como o operador recepciona o cliente? E quando há algum problema, como ele é resolvido? O consumidor pode optar por diferentes formas de pagamento? Há alguém para ajudar o cliente idoso a levar as compras até o carro?

Todos esses detalhes podem contar, e muito, para que o cliente tenha uma boa experiência de compras. A seguir falaremos mais a respeito de como a música pode te ajudar com isso e como a inteligência artificial pode ser uma poderosa aliada do supermercado na experiência do cliente.

3. Foque no mercado de produtos saudáveis

Outra tendência para o supermercado em 2024 é focar no micro nicho de produtos saudáveis. Afinal, a busca por longevidade, bem-estar e saúde se torna uma prioridade no dia a dia das pessoas. Elas desejam viver com bem-estar e garantir qualidade de vida e, para isso, uma boa alimentação é fundamental. 


Dessa forma, os consumidores têm buscado por produtos orgânicos e dispensado os enlatados, processados e embalados. Além disso, a busca pela chamada “comida de verdade” também vem crescendo, ou seja, as pessoas querem comprar arroz, feijão, frango, carne, peixe, frutas e verduras ao invés de produtos processados.

Ainda que esses itens sejam fundamentais em qualquer varejo da área alimentícia, é importante abrir um espaço, ou seção, para os produtos saudáveis. A procura por eles deve se tornar cada vez mais alta — e não oferecê-los pode afastar o público de você. E você também pode incluir produtos que tenham menos açúcar, sódio e conservantes no seu mix de produtos.

Ainda, para que essa estratégia faça sucesso é preciso que você invista na divulgação da novidade. Afinal, se os clientes não souberem o que acontece no seu supermercado, eles não terão como aproveitar. Confira o nosso guia completo de como fazer isso Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio

4. Invista no atendimento híbrido

Você provavelmente já ouviu falar em experiência omnichannel. Ela começou meio tímida no Brasil, mas em 2024 ela virá com força total. Isso porque, por mais que as vendas online tenham aumentado significativamente nos últimos tempos, após a reabertura do comércio, os consumidores mostraram que a experiência na loja física ainda é importante.

Por isso, se você quiser acompanhar a tendência e mostrar que você se preocupa com a experiência do cliente, então o omnichannel será uma ferramenta importantíssima para o seu supermercado. Como ele permite que o cliente escolha qual é a forma mais conveniente de se relacionar com a marca, ele se sente no controle da situação.

Mas, para isso, é fundamental que você tenha um bom sistema de gestão de estoque e de integração. Já que isso será fundamental para que o omnichannel funcione adequadamente e seja capaz de deixar o seu cliente satisfeito.

5. Vendas de produtos artesanais

Tal qual os orgânicos, os confeccionados à mão ganham espaço a cada dia. Esse fator advém de um apoio crescente aos produtores locais, que surgiu nos últimos anos, e anda em consonância com a necessidade da população de viver de forma saudável. Assim, abrir espaço aos itens desse tipo é capaz de trazer excelentes benefícios ao negócio.

A redução de custo também é uma boa vantagem. Em muitos lugares, itens artesanais são adquiridos por preços menores. Converse com serviços da região e saiba mais sobre essa excelente possibilidade dentre as novidades para supermercados!

E, se quiser conferir mais dicas, confira o nosso e-book com dicas de novidades para supermercado que você pode implementar na sua loja e se destacar da concorrência.

6. Ofereça atendimento personalizado

Dentre as novidades e tendências para supermercado em 2024 a personalização do atendimento chegou com força total. Você sabia que o consumidor brasileiro é um dos que mais valorizam a experiência de compras? 

Isso significa que é mais provável que ele escolha uma loja em que ele foi bem atendido e teve uma experiência agradável, do que um local com atendimento ruim e produtos com maior qualidade ou menor preço. E, para conseguir agradar esse consumidor, você precisa conhecê-lo muito bem.

Para isso, a tecnologia e a inteligência artificial podem ser poderosas aliadas (falaremos mais disso a seguir). Mas, é preciso que você saiba quais informações são importantes, e quais ações podem ser tomadas uma vez que você tenha essas informações em mãos.

Por exemplo, conhecer os padrões de comportamento de cada consumidor, saber em quais canais eles preferem fazer compras, com qual frequência essas compras são realizadas, quais os produtos mais comprados, quais as marcas mais relevantes, quais as lojas que ele frequenta (caso você tenha mais de um supermercado).

Tudo isso, permitirá que você crie ofertas e descontos exclusivos, com a frequência adequada e até mesmo sugerindo produtos semelhantes que tenham uma melhor margem de lucro para o supermercado. Assim, você consegue manter o cliente interessado, fidelizado e aumentar as suas vendas.

Mas, claro, você não pode se esquecer de ter uma equipe bem treinada e pronta para lidar com o consumidor nos diferentes canais de atendimento disponíveis. Caso contrário, a experiência será ruim e o cliente poderá procurar a concorrência sem pensar duas vezes.

7. Adotar a tecnologia como aliada

As novidades para supermercados estão diretamente conectadas à tecnologia. Nos últimos anos, dezenas de ferramentas surgiram no mercado e, além de automatizar diversas funções repetitivas desse tipo de serviço, ainda expandiram o acesso à informação. Sendo assim, ofertas, personalização e exclusividade chegarão com maior facilidade aos clientes.

Um bom uso da tecnologia está relacionado à gestão de estoque e ao seu e-commerce. Por exemplo, deixando o cliente ciente da quantidade de produtos disponíveis no estoque enquanto ele está colocando as compras no carrinho virtual. Assim, você não corre o risco de vender um produto que está zerado no estoque. Da mesma forma, o cliente pode pedir para ser avisado quando o produto estiver disponível. Ou mesmo o sistema pode sugerir um produto similar para substituí-lo.

Desta forma, além de facilitar a rotina de compras do supermercado do cliente, você ainda não perde a venda. Isso também faz com que o cliente ganhe mais confiança no seu trabalho e veja a sua marca com maior profissionalismo.

A fim de se adequar a esse cenário, é essencial abraçar a transformação digital e usar as modernidades a seu favor. E isso pode ser feito levando praticidade aos ambientes, como no caso que mencionamos anteriormente. 

Mas, você também pode fazer isso implementando caixas de autoatendimento, versatilidade no pagamento e serviços on-line de qualidade. Mas, também vale a pena considerar o uso da tecnologia para melhorar a ambientação do supermercado. Como utilizar uma playlist que se adeque perfeitamente ao perfil de seu público, por exemplo, pode ser uma excelente ideia.

Ao ouvi-la, instintivamente os compradores se sentirão mais confortáveis e menos apressados para irem embora. Isso tende a ser convertido em um número maior de vendas e, consequentemente, em melhores resultados.

8. Investir em marketing interativo

Além de ser extremamente divertido e promover uma boa experiência aos consumidores, esse tipo de estratégia também é benéfico aos negócios. Afinal, por meio dele, é possível mensurar e monitorar a satisfação do público. Sem falar que, uma das grandes vantagens da interatividade é que o cliente se sente como parte de algo maior.

Com os consumidores cada vez mais interessados em se relacionar com marcas que tenham os mesmo valores que eles, a interatividade pode ser uma forma bastante interessante e eficiente de “quebrar o gelo” inicial entre vocês. E, uma das principais aliadas nesse caso podem ser as redes sociais.

Isso porque ela permite a coleta de dados, feedbacks e opiniões de seus clientes enquanto leva a eles experiências divertidas e inovadoras. Assim, ambos os lados saem ganhando. Alguns exemplos de marketing interativo incluem:

  • Quizzes;
  • E-books;
  • E-mail;
  • Vídeos;
  • Jogos no aplicativo, dentre outros.

Diversos formatos de conteúdos são capazes de abrir espaço para que seus consumidores interajam. Esse tipo de estratégia aprimora o engajamento, aproxima os clientes de você e permite que você aplique em seu supermercado as otimizações necessárias.

9. Playlists personalizadas

Gestores experientes já perceberam que, ao buscar sair na frente dos concorrentes, qualquer detalhe importa. Um fator capaz de fazer toda a diferença no impacto de um supermercado em seu público é a música — e é por esse motivo que ela é uma grande tendência promotora de sucesso.

Imagine que você entrou em um local desconhecido. Se ele estiver tocando sua música preferida, não é provável que você relaxe e busque saber mais sobre ele? Essa ideia vale para o seu negócio.

Ao personalizar as playlists de acordo com as necessidades de seus clientes, é provável que eles não desejem deixar o local com pressa e, se contarem com bons serviços e um atendimento impecável, tendem a se fidelizar. Assim, você otimiza seus resultados e ainda garante que seu público passe bons momentos em seu supermercado.

Além disso, é interessante ter em mente que a música não afeta apenas os consumidores. Os colaboradores do supermercado também tendem a trabalhar com maior tranquilidade e calma ao contarem com uma boa trilha sonora. Esses sentimentos impactam diretamente em sua produtividade e, consequentemente, culminam em mais clientes satisfeitos e em uma gestão facilitada.

Adotar as novidades para supermercados sugeridas não só impede que você seja ultrapassado pela concorrência como também aprimoram os resultados de seu negócio. Unidas a serviços de alta qualidade, é provável que você atraia novos clientes, aumente suas taxas de fidelização e conte com o sucesso que merece.

10. Inteligência artificial (IA) no supermercado

A inteligência artificial (IA) chegou para ficar e está revolucionando a maneira como realizamos as tarefas do dia a dia, seja para os varejistas, vida profissional ou pessoal. Portanto, o setor supermercadista não pode ficar alheio a essa transformação. 

Por isso, a implementação de IA no supermercado é uma das novidades e tendências para supermercado em 2024. Uma excelente aplicação da IA consiste em aprimorar a experiência do cliente, oferecendo serviços mais personalizados, eficientes e convenientes.

Como já falamos anteriormente, a experiência do cliente abrange todas as interações que ele tem com uma empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda. Pensando assim, é necessário encontrar formas de oferecer uma experiência positiva sempre.

Lembre-se que clientes satisfeito compras mais, retornam e ainda indicam a sua loja para amigos e familiares. Portanto, no supermercado a IA poderá te ajudar com a coleta de dados e personalização de ofertas; eficiência no atendimento ao cliente, gerenciamento de estoque e aumentando a eficiência operacional; tornando compras online e serviço de delivery mais conveniente para os clientes.

Inclusive, alguns supermercados já estão adotando a IA. Por exemplo, o Walmart a utiliza para personalizar ofertas, automatizar o atendimento ao cliente e gerenciar o estoque. A Tesco oferece serviços de compra online e entrega em domicílio, além do gerenciamento do estoque. Já o Carrefour implementou soluções como pagamento sem contato e reconhecimento facial.

Por último, mas não menos importante, para o futuro, a IA nos supermercados promete inovações com a utilização de realidade virtual e aumentada para criar experiências de compra mais imersivas. Ela também poderá começar a utilizar a robótica para automatização de tarefas, por exemplo, coleta de mercadorias.

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