Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
Com as mudanças rápidas no comportamento do consumidor, é imperativo que todos os negócios se mantenham atualizados. Na área do varejo não é diferente. Estar à frente no mercado traz uma série de benefícios à marca, como vantagem competitiva e melhores resultados. É na intenção de que você os conquiste que separamos as principais novidades para supermercados que podem ser adotadas no estabelecimento.
Se você deseja aumentar sua relevância perante os clientes e se manter atento às inovações, acompanhe este conteúdo!
Você já ouviu falar dessa estratégia que foca por completo no cliente? Ela faz com que a jornada de compra, o atendimento e os serviços sejam tão satisfatórios e conectados às necessidades do consumidor que faz com que ele deseje voltar sempre. Essa sensação, no que diz respeito aos supermercados, é muito importante. Afinal, ela coloca você à frente da concorrência e garante vantagem competitiva.
Para fazer isso, é preciso que a satisfação total do cliente seja o objetivo final de qualquer um dos processos do negócio. Os colaboradores de todos os setores devem estar alinhados a essa ideia. Ao conhecer bem o seu público-alvo, você será capaz de organizar todas as etapas de sua jornada a fim de torná-la única.
Usar esse tipo de marketing ao seu favor vai além de uma sugestão. É fundamental. As marcas o fazem cada dia mais e, assim, mudam o comportamento do consumidor. Em outras palavras, ele passa a ficar ávido por pertencimento e tende a excluir os estabelecimentos que não tornam a vivência memorável de sua lista.
Essa é uma das maiores novidades para supermercados. Afinal, a busca por longevidade se torna uma prioridade no dia a dia das pessoas. Elas desejam viver com bem-estar e garantir qualidade de vida. Dessa forma, têm buscado por produtos orgânicos e dispensado os enlatados, processos e embalados.
Ainda que esse tipo de item seja fundamental em qualquer varejo da área alimentícia, é importante abrir um espaço, ou seção, para os produtos saudáveis. A procura por eles deve se tornar cada vez mais alta — e não oferecê-los pode afastar o público de você.
Tal qual os orgânicos, os confeccionados à mão ganham espaço a cada dia. Esse fator advém de um apoio crescente aos produtores locais, que surgiu nos últimos anos, e anda em consonância com a necessidade da população de viver de forma saudável. Assim, abrir espaço aos itens desse tipo é capaz de trazer excelentes benefícios ao negócio.
A redução de custo também é uma boa vantagem. Em muitos lugares, itens artesanais são adquiridos por preços menores. Converse com serviços da região e saiba mais sobre essa excelente possibilidade dentre as novidades para supermercados!
As novidades para supermercados estão diretamente conectadas à tecnologia. Nos últimos anos, dezenas de ferramentas surgiram no mercado e, além de automatizarem diversas funções repetitivas desse tipo de serviço, ainda expandiram o acesso à informação. Sendo assim, ofertas, personalização e exclusividade passaram a chegar com maior facilidade aos clientes.
A fim de se adequar a esse cenário, é essencial abraçar a transformação digital e usar as modernidades ao seu favor. Comece levando praticidade aos ambientes. Pontos de autoatendimento, versatilidade no pagamento e serviços on-line de qualidade são apenas alguns exemplos.
Vale a pena considerar, também, o uso da tecnologia na ambientação do supermercado. Usar uma playlist que se adéqua perfeitamente ao perfil de seu público, por exemplo, pode ser uma excelente ideia.
Ao ouvi-la, instintivamente os compradores se sentirão mais confortáveis e menos apressados para irem embora. Isso tende a ser convertido em um número maior de vendas e, consequentemente, em melhores resultados.
Além de ser extremamente divertido e promover uma boa experiência aos consumidores, esse tipo de estratégia também é benéfico aos negócios. Afinal, por meio dele, é possível mensurar e monitorar a satisfação do público. Pense em usar a rede social como aliada.
Ela permite que você colete dados, feedbacks e opiniões de seus clientes enquanto leva a eles experiências divertidas e inovadoras. Assim, ambos os lados saem ganhando. Alguns exemplos de marketing interativo incluem:
Diversos formatos de conteúdos são capazes de abrir espaço para que seus consumidores interajam. Esse tipo de estratégia aprimora o engajamento, aproxima os clientes de você e permite que você aplique em seu supermercado as otimizações necessárias.
Gestores experientes já perceberam que, ao buscar sair na frente dos concorrentes, qualquer detalhe importa. Um fator capaz de fazer toda a diferença no impacto de um supermercado em seu público é a música — e é por esse motivo que ela é uma grande tendência promotora de sucesso.
Imagine que você entrou em um local desconhecido. Se ele estiver tocando sua música preferida, não é provável que você relaxe e busque saber mais sobre ele? Essa ideia vale para o seu negócio.
Ao personalizar as playlists de acordo com as necessidades de seus clientes, é provável que eles não desejem deixar o local com pressa e, se contarem com bons serviços e um atendimento impecável, tendem a se fidelizar. Assim, você otimiza seus resultados e ainda garante que seu público passe bons momentos em seu supermercado.
Além disso, é interessante ter em mente que a música não afeta apenas os consumidores. Os colaboradores do supermercado também tendem a trabalhar com maior tranquilidade e calma ao contarem com uma boa trilha sonora. Esses sentimentos impactam diretamente em sua produtividade e, consequentemente, culminam em mais clientes satisfeitos e em uma gestão facilitada.
Adotar as novidades para supermercados sugeridas não só impede que você seja ultrapassado pela concorrência como também aprimoram os resultados de seu negócio. Unidas a serviços de alta qualidade, é provável que você atraia novos clientes, aumente suas taxas de fidelização e conte com o sucesso que merece.
Se você deseja saber de que maneira a personalização anda de mãos dadas com a constante melhoria de seu varejo, entre em contato com a Listenx e saiba quais serviços podem otimizar a experiência de seus consumidores.