O uso de uniformes, ou fardamento para supermercado, é uma forma de demonstrar profissionalismo e excelência para os consumidores. Entretanto, os benefícios para a empresa vão muito além disso.
Se você, gestor ou dono de supermercado, ainda não preparou o fardamento para os seus funcionários, não perca tempo. Neste artigo vamos te contar mais sobre a importância de ter um uniforme e ainda daremos algumas dicas de como escolher o fardamento correto para o seu negócio. Confira!
Por que ter um fardamento para supermercado?
Provavelmente você já fez compras em um supermercado em que os funcionários não utilizavam nenhum tipo de fardamento. Durante essas compras, você ainda pode ter precisado tirar alguma dúvida e ficou completamente perdido, pois não sabia quem era cliente e quem era funcionário do supermercado.
Esse exemplo ilustra bem a dificuldade e o tipo de problema que pode ser evitado ao se adotar o uso de fardamento no supermercado. Com ele, o cliente consegue identificar facilmente quem são os funcionários e tirar dúvidas rapidamente, sem precisar perder tempo para isso.
Dito isso, não importa se você possui um mercadinho de bairro ou um supermercado grande com diversas filiais, é preciso pensar no fardamento. Adotando esse item relativamente simples no seu supermercado, será possível reforçar a identidade da sua marca, transmitir ao cliente a sensação de organização e profissionalismo, e permitir que o cliente se sinta mais confiante em fazer compras no seu supermercado. Veja outras vantagens de se adotar o fardamento para supermercado:
- Maior produtividade: os funcionários gostam de utilizar uniforme para trabalhar, já que faz com que eles se sintam inseridos e fazendo parte da empresa. Além disso, o fardamento também facilita a rotina diária, já que não precisam se preocupar em comprar ou escolher roupas para o trabalho;
- Maior segurança: você poderá escolher diferentes uniformes dependendo da função desempenhada pelo funcionário. Além disso, lembre-se que alguns EPIs ou requisitos legais podem ser exigidos para o uniforme conforme o cargo ocupado;
- Facilidade no contato com o cliente: permite que o cliente reconheça facilmente quem trabalha no supermercado, sem precisar perder tempo abordando outros clientes ou sair sem a informação, ou o produto desejado;
- Reforça a identidade da marca: permite que as cores e o logo do supermercado fiquem expostos e o cliente os veja facilmente. Ainda, evita que os funcionários dos Recursos Humanos precisem utilizar o seu tempo explicando quais são as normas para vestimenta da empresa.
Como escolher o fardamento do seu supermercado
Escolher o fardamento adequado para os seus funcionários é muito importante. Lembre-se que eles precisam se sentir confortáveis e serem capazes de desempenhar as suas funções sem impedimentos. Adicionalmente, os clientes também terão acesso a esse fardamento. Por isso, é preciso ficar atento a diversos fatores. Veja a seguir quais são eles.
1. Conforto e durabilidade
Na hora de escolher o fardamento de supermercado para os seus funcionários é preciso levar em consideração que eles precisam ser confortáveis e duráveis. Ou seja, é importante que o material permita que a pele respire e que possibilite a execução de diversos movimentos, principalmente para algumas atividades que exijam maior esforço físico.
Além disso, a escolha do material em que o uniforme será confeccionado deve ser feita de modo cuidadoso. Não apenas para atender aos critérios que mencionamos no parágrafo anterior, mas também para ele ter durabilidade e não desbotar facilmente.
Vale a pena lembrar que fardamento desbotado e com furos poderá refletir negativamente na imagem do supermercado, passando a impressão de falta de cuidado e pouco profissionalismo. Por isso, é preciso ficar atento a isso.
2. Um fardamento para cada função
Você pode utilizar o fardamento para identificar os diferentes cargos do seu supermercado. Por exemplo, ter um fardamento para os funcionários da área administrativa, outro para os caixas, outro para os funcionários que trabalham no estoque e na reposição de mercadorias, outro para quem trabalha na limpeza, e assim por diante.
Desta forma você será capaz de personalizar o fardamento de acordo com as exigências de cada cargo. Os operadores de caixa, que têm contato direto com os clientes, podem ter uniformes mais refinados. Por outro lado, os estoquistas e repositores provavelmente precisam de um fardamento mais reforçado, já que nessa função o esforço físico é maior. Já os funcionários do açougue, padaria e peixaria devem ter um uniforme diferenciado, que transmite a ideia de limpeza, por isso o branco é o mais utilizado.
3. Cores são importantes
As escolhas das cores do fardamento para supermercado fazem parte da imagem visual da sua marca. Por isso, opte por cores que façam parte da paleta de cores do supermercado. Ou seja, se o supermercado possui o logo em diferentes tons de azul, escolher uma camiseta de fardamento verde não apenas pode ficar estranho, mas acabar utilizando cores dos concorrentes.
Outro ponto importante é que, quanto mais viva a cor, maiores as chances dela desbotar conforme o uso e as lavagens. Sem falar que os funcionários ainda podem se sentir um tanto quanto desconfortáveis ao utilizarem essas cores.
Para conseguir diferenciar o fardamento dos diferentes cargos é possível utilizar tons diferentes da mesma cor. No nosso exemplo acima, com o logo azul, é possível escolher o azul-claro para os caixas, o azul-turquesa para os estoquistas e repositores, o azul-marinho para os funcionários do administrativo.
Ah, e não se esqueça de incluir o logo na camisa do uniforme. Isso auxiliará a reforçar ainda mais a imagem do supermercado.
4. Tenha uniformes suficientes
Por último, mas não menos importante, na hora de adquirir o fardamento lembre-se de comprar um número suficiente de cada um dos tamanhos para atender a todos os funcionários. Os funcionários devem ter pelo menos duas peças de cada, mas, se possível, forneça três peças.
Ainda mais porque, ao trocar de fornecedor de fardamento você corre o risco de que as peças enviadas sejam de qualidade diferente ou mesmo de cores diferentes.
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!