Por Nayara Santos em 18.09.2023

14 ideias inovadoras para açougue: saia na frente da concorrência

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Qual foi a última novidade que você implementou no seu açougue? Está sem ideias inovadoras e não sabe como aumentar o fluxo de clientes e melhorar as vendas? Não sabia que trazer novidades para o açougue era algo importante para manter os consumidores interessados? Então este artigo é para você.

O açougue é um dos setores mais importantes do varejo, afinal, a maioria da população brasileira consome algum tipo de proteína animal, até mesmo em tempos de crise. Isso significa que, em algum momento, essas pessoas irão ao açougue. Portanto, esse mercado é bastante competitivo e o seu trabalho como gestor é mostrar aos consumidores que o seu açougue é a melhor escolha.

Dito isso, é essencial que você fique por dentro das novidades e esteja sempre em busca de ideias inovadoras para o açougue, já que essa é uma das melhores maneiras para conseguir se destacar da concorrência e fidelizar os seus clientes. Tarefa que inclui conseguir proporcionar um bom ambiente de compras e uma boa experiência para o cliente. Confira ao longo deste artigo as ideias inovadores que te ajudarão a ter sucesso. Boa leitura!

Ideias inovadoras para açougue

Antes de continuarmos, é importante dizer que as ideias inovadoras do açougue não precisam necessariamente ser promoções nunca feitas, ou mesmo oferecer um serviço que ninguém mais oferece. Muitas vezes, você pode trazer ideias e práticas de outros ramos do varejo, ou então melhorar a experiência de compras do cliente, ou mesmo oferecer informações que o ajudem no dia a dia. Mesmo que seja o básico, ou simples, o fundamental é que isso seja bem feito.

Pensando nisso, criamos uma lista com algumas das principais ideias inovadoras que você pode implementar no seu açougue para conseguir atrair clientes para a sua loja, aumentar as suas vendas e até mesmo fidelizar os seus clientes. Confira!

1. Use música para atrair o cliente

Utilizar o som ambiente para melhorar a experiência de compras do cliente já é uma prática comum em muitos ramos do varejo, tais como lojas de roupas ou supermercados. Mas, já pensou que essa também pode ser uma ótima estratégia para o seu açougue?

Estudos realizados pela HeartBeats International comprovaram o impacto positivo da música na experiência de compra dos clientes. Com a trilha sonora certa, o cliente se sente mais à vontade dentro da loja, fazendo com que ele fique mais tempo dentro do estabelecimento.

Para você ter uma ideia, cerca de 35% dos clientes vão aumentar o tempo de permanência na loja quando a música é agradável e 14% vão comprar mais. Quando o consumidor passa mais tempo no açougue, ele terá a oportunidade de olhar ao redor com mais atenção e ver outros itens expostos. Isso pode deixá-lo curioso e fazer com que ele queira levar mais algum item para casa.

Além disso, a música passa a impressão ao cliente de que aquele é um momento de lazer, fazendo com que ele se desligue mais facilmente do mundo exterior. O resultado é que a experiência de compra será boa, até mesmo prazerosa, tornando o cliente um promotor do seu açougue. Outros benefícios da música para atrair clientes você encontra aqui.

Entretanto, é preciso escolher a trilha sonora certa para reproduzir no seu estabelecimento, já que utilizar a música errada pode fazer com que 44% dos clientes deixem o estabelecimento sem comprar nada. Isso sem falar na impressão ruim que o cliente ficará do açougue.

Como você não vai querer espantar os consumidores e nem fazer com que eles não queiram voltar, é importante contar com ajuda especializada na hora de preparar a playlist que será reproduzida no açougue. Com a Listenx você terá um time de especialistas criando trilhas sonoras exclusivas para o seu açougue e agradam aos seus clientes.

2. Divulgue promoções e novidades

A mesma rádio que é capaz de proporcionar uma boa experiência de compra para o cliente reproduzindo a trilha sonora preparada para você, também pode ser te ajudar na divulgação de promoções e novidades do açougue. Basta preparar spots com os anúncios desejados que serão reproduzidos durante a programação musical.

Desta forma, os clientes que forem ao açougue para comprar um determinado produto, mas sem saber das promoções, podem acabar levando outro item após ouvir o anúncio de que ele estava em promoção. O resultado disso é que você poderá aumentar as suas vendas de forma bastante simples e sem precisar gastar muito com publicidade.


Sem falar que também é um excelente canal de comunicação com os seus clientes. Afinal, você poderá preparar spots para divulgar novidades, como a inauguração de uma nova loja, convidar o cliente para fazer parte do clube de fidelidade, falar mais sobre as vantagens de comprar as carnes no seu açougue, dentre outros.

Mas, para isso acontecer, você precisa estar no controle da rádio do açougue, ou seja, ter uma rádio indoor. Assim, será possível escolher as playlists, ajustar o nível de energia das músicas conforme o horário do dia, preparar playlists sazonais e reproduzir os anúncios que você precisar.

Para saber mais, vá ao final deste artigo e confira como solicitar um teste gratuito!

3. Trabalhe com profissionais qualificados

Essa pode não ser uma ideia inovadora para açougue, mas sem dúvida nenhuma pode fazer com que você se destaque da concorrência. Afinal de contas, ter bom atendimento pode ser decisivo na decisão do cliente em voltar ao seu açougue ou não.

Além disso, profissionais qualificados que entendem tecnicamente dos cortes de carnes e que ainda saibam atender bem o público, fazem parte de uma receita de sucesso para qualquer açougue. Sem falar que, o cliente não quer ter a sensação de estar sendo enganado, ou seja, se ele pedir um determinado corte da carne, o açougueiro precisa ser conhecer o corte.

Por isso, tente contratar profissionais com experiência e não se esqueça de que é preciso focar no treinamento de novos funcionários e na reciclagem dos funcionários mais antigos. Incentive a participação em cursos de vendas e atendimento ao público, ou promova esses cursos. Além disso, é fundamental que o funcionário seja pró-ativo, atendendo aos clientes com agilidade. 

Não tem nada pior do que um cliente entrar no açougue e ter que ficar esperando para ser atendido. Ou então pedir para o açougueiro e ele entregar o item errado, ou cortar a carne de uma forma não desejada pelo cliente.

Não podemos esquecer dos operadores de caixa do açougue. Eles também precisam ser treinados em atendimento ao público, ainda mais porque eles são o último contato que o cliente terá antes de deixar a loja. Isso significa que eles são essenciais para deixar uma boa impressão nos consumidores.

4. Invista na experiência do cliente

O brasileiro é um dos consumidores que mais se preocupam com a experiência durante as compras. Por isso, é fundamental que você também leve isso em consideração na hora de planejar que tipo de experiência o seu cliente tem quando se relaciona com a sua marca nos mais diferentes canais de atendimento e plataformas de compras.

Ter música ambiente e oferecer um bom atendimento são duas formas bastante efetivas de se fazer com que o seu cliente tenha uma boa experiência de compras. Mas, elas não são as únicas que você pode implementar no seu açougue.

Você pode apostar em outras ações do marketing sensorial para encantar os seus clientes. Por exemplo, é possível oferecer degustação de produtos, e isso pode ser feito com o preparo de carnes ou pão de alho em uma churrasqueira. Assim, o cliente saberá que a carne temperada é boa, ou então que os produtos do açougue são de alta qualidade.

Inclusive, quando o cliente prova algo novo, ele estará mais aberto a testar outros produtos, comprar novas marcas e até mesmo levar os produtos que degustou. Portanto, é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas do açougue, ao mesmo tempo em que oferece aos clientes uma experiência mais imersiva.

Além disso, você também pode caprichar no layout e na decoração do açougue. Essa é uma forma interessante de estimular a visão do cliente, sem falar que o layout influenciará diretamente no quanto o cliente andará no açougue, e o espaço que os clientes terão para o atendimento. 

E, claro, não se esqueça de escolher um uniforme para os funcionários. Lembre-se que os profissionais que trabalham com as carnes precisam usar roupas diferentes daqueles que trabalham no caixa, afinal, existem questões sanitárias envolvidas nisso. Portanto, fique atento a isso.

Se quiser saber mais sobre o marketing sensorial e como ele pode ajudar o seu açougue a se destacar, confira o nosso Guia completo de marketing sensorial para o varejo.

5. Se especialize em um nicho

A nossa próxima ideia inovadora para açougue é se especializar em determinado nicho. Isso não significa que você irá vender apenas um tipo de produto, mas que terá mais opções, mais conhecimento ou até mesmo um suporte ao cliente em um determinado nicho. 

Um bom exemplo disso são as chamadas butiques de carne em alta nos últimos tempos. Elas são especializadas em carnes com cortes nobres, que nem sempre estão disponíveis nos açougues convencionais. 

Assim, se você optar por ir para esse lado, além dos cortes, você também pode preparar cartazes com informações sobre esses cortes. E também ter profissionais treinados para orientar os clientes em como preparar cada um deles. Lembre-se, na hora de inovar, cada detalhe conta.

Outra opção seria se especializar em produtos para churrasco, ou mesmo carnes diferentes, como coelho e rã. O mais importante é oferecer todas as informações necessárias para convencer o cliente a experimentar esses produtos. Além disso, investir em divulgação também é essencial para que os consumidores saibam o que eles encontrarão no seu açougue.

6. Ofereça uma boa diversidade de produtos

Essa dica pode parecer um pouco contraditória com relação à dica anterior, mas, na verdade, não é. Imagine a seguinte situação, esta é uma semana cheia de compromissos e você ainda precisa organizar o churrasco do final de semana. Seria muito mais fácil comprar todos os itens necessários em um único lugar do que ter que visitar 3 ou 4 lojas diferentes, certo?

Pois, é justamente sobre isso que se trata essa dica. Oferecer aos seus clientes uma boa diversidade de produtos que sejam necessários para fazer uma refeição completa. Esses clientes provavelmente voltarão ao seu açougue e indicarão o estabelecimento somente pela facilidade de fazer compras. Ainda, essa pode ser uma chance para oferecer ao seu cliente mais do que produtos, mas também uma experiência de compras completa. Falaremos mais sobre isso ao longo deste artigo.

E, por mais que você siga a nossa dica anterior e decida se especializar em um determinado nicho, isso não significa que o açougue não terá outros produtos. Ou seja, ao mesmo tempo, em que o açougue se especializa em cortes nobres de carne bovina, também é possível vender frango e carnes suínas, bem como outros itens que sempre são consumidos no churrasco, tais como farofa, pão de alho, ou carvão.

O mais importante aqui é entender o que o seu cliente precisa e ser capaz de oferecer isso a ele. Afinal, de nada adianta implementar ideias inovadoras no seu açougue, se não agradar aos clientes que já conhecem o estabelecimento ou que não seja atrativa para o público que você quer que passe a frequentá-lo.

Portanto, certifique-se de que as ações implementadas sejam realmente interessantes e atrativas. 

7. Entregue mais do que produtos

Se o seu açougue quiser se destacar da concorrência, uma das primeiras coisas nas quais você deve pensar é em entregar mais do que produtos. Algumas ideias inovadoras que podem ser aplicadas com esse propósito incluem compartilhar aqueles segredinhos culinários que deixam a refeição mais gostosa, ou a carne mais saborosa. 

Podem ser também ideais para harmonização das carnes com vinhos, cervejas e molhos. Inclusive, se houver espaço no seu açougue, você pode vender esses produtos. Assim o seu cliente pode aproveitar a ida ao açougue e já comprar a bebida também. Outra dica é mostrar ideias de receitas e, assim como as bebidas, se você vender os ingredientes necessários para a receita, melhor ainda.

Essa estratégia deve estar aliada com o perfil do açougue nas redes sociais. Assim, você conseguirá atrair clientes com interesse nesse nicho, sem falar que ainda te ajudará a construir a autoridade da sua marca nele.

Neste caso, é fundamental que você faça publicações frequentes sobre o assunto. Claro que o perfil não precisa ser focado apenas nisso, você também pode divulgar informações sobre as novidades do açougue, promoções, dentre outros.

Mas, é claro que entregar mais do que produtos não se limita somente a isso. Muito pelo contrário, você também deve investir em oferecer um atendimento mais personalizado, conversar com o cliente para tentar entender o que ele busca, oferecer ajuda, preparar o ambiente do açougue para receber o cliente utilizando as técnicas de marketing sensorial que mencionamos anteriormente.

8. Ofereça serviços diferenciados

Já pensou em oferecer alguns serviços diferenciados, e personalizados, para os seus clientes? Essa é uma grande oportunidade para soltar a sua imaginação, inovar, e colocar o seu açougue na frente da concorrência. Veja algumas ideias:

  • Kit churrasco: elabore kits para diferentes números de convidados, kits que contenham apenas carne bovina, ou apenas carne de frango, outros que sejam mistos, ou até mesmo a oportunidade do cliente criar o seu próprio kit. Isso não significa que você deva ter todos os produtos em uma cesta, mas pode fechar um pacote em que o consumidor pode escolher o que irá compô-lo;
  • Entrega de produtos: você pode ainda oferecer o serviço de delivery. O cliente liga para o seu açougue, faz o pedido, combina um horário e você entrega. Lembre-se apenas de que a carne tem as suas exigências para transporte e elas devem ser cumpridas para garantir a qualidade do produto. Além disso, essa pode ser uma excelente opção para ser implementada com o kit churrasco;
  • Churrasqueiro: nem sempre as pessoas gostam ou tem familiaridade com a churrasqueira, não é mesmo? Então, que tal oferecer um serviço de churrasqueiro para festas? Esse, sem dúvida alguma, pode ser uma ótima forma de atrair o cliente para o seu açougue, podendo até mesmo ser combinada com as dicas anteriores.

Não gostou de nenhuma dessas opções ou não sabe se elas fariam sucesso com a sua clientela? Não tem problema, faça uma pesquisa de satisfação e ouça o que os clientes têm a dizer. Falaremos mais sobre isso a seguir.

9. Ouça o que o cliente tem a dizer

De nada adianta ter as ideias mais inovadoras para o seu açougue se elas não atenderem ao que os seus clientes esperam do seu estabelecimento. Por isso, esteja atento ao que os seus clientes têm a dizer e analise quais são as sugestões e ações que podem ser implementadas no açougue.

Para isso, elabore e aplique pesquisas tanto com os clientes que frequentam o seu açougue, como com aqueles clientes que ainda não compram com você. A recomendação é que a pesquisa seja rápida de ser respondida e que possa trazer informações relevantes. 

Isso pode ser feito tanto em horários de maior movimento, em que provavelmente o cliente tenha que esperar um pouco para ser atendido, quanto em horários mais tranquilos, quando os consumidores podem ter mais tempo para responder à pesquisa.

A pesquisa pode ser aplicada por um funcionário que aborda os clientes e vai fazendo cada uma das perguntas. Ou então entregar um formulário para o cliente enquanto ele espera para ser atendido. Ainda, você pode convidar o cliente para responder pelo WhatsApp, redes sociais ou e-mail. Tudo vai depender de quais mídias você usa, qual você prefere para a pesquisa e qual o seu cliente está disposto a utilizar.

Neste caso, o mais importante é que você deixe o cliente livre para responder à pesquisa ou para negar a participação. Se o cliente se sentir forçado a fazer isso, pode ser que ele tenha uma opinião que não necessariamente reflita o que ele acha do açougue. Isso sem falar que pode tornar a experiência do cliente ruim e fazer com que ele deixe o açougue com uma impressão ruim.

Vale a pena dizer que, mais importante do que realizar a pesquisa, é colocar em prática mudanças sugeridas ou ideias dadas pelos clientes. Assim, você mostra que está atento ao que o cliente tem a dizer e disposto a realizar melhorias no açougue para atender o cliente cada vez melhor.

10. Faça parcerias com outros estabelecimentos

Já pensou em estabelecer parcerias com outros estabelecimentos localizados no mesmo bairro que o seu açougue? Essa é uma ótima forma de fazer com que o seu negócio se torne conhecido por outras pessoas e de atrair mais clientes. Bem como auxiliar os seus colegas varejistas na divulgação e promoção do negócio deles.

Para que a parceria funcione bem e para saber se ela realmente está dando certo, ofereça desconto para os clientes que frequentarem o estabelecimento parceiro. Enquanto, que você também oferece descontos para os seus clientes comprarem nos seus parceiros.

Essas parcerias podem ser feitas com padarias, mercadinhos de bairro (ou mercearias), loja de doces ou qualquer outro estabelecimento que esteja ligado a comida. Se o seu bairro possui alguma loja ou distribuidora de bebidas, essa pode ser uma parceria que pode dar muito certo. Afinal de contas, o cliente irá se beneficiar ao conseguir ter descontos para conseguir planejar um encontro de amigos ou uma festa.

Aliás, por falar em festa, você também pode fazer parcerias com buffets de festa, lojas que vendem itens para festas ou mesmo com outras empresas que promovem eventos.

11. Inove através da tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e saber utilizá-las pode ser uma grande ideia inovadora para o seu açougue. Existem inúmeras opções, e dependendo do tamanho do seu estabelecimento, talvez não seja viável implementar todas as opções de tecnologia. Entretanto, com certeza você poderá se beneficiar e aumentar as vendas com algumas delas. Veja algumas dicas:

  • Redes sociais: fundamental nos dias atuais e uma excelente forma de conseguir se aproximar e conversar diretamente com os seus clientes. Além disso, as redes sociais também podem ser utilizadas em estratégias de marketing digital, com anúncios pagos, por exemplo. Você também pode compartilhar o dia a dia e os bastidores do seu estabelecimento, as promoções e ainda oferecer descontos exclusivos para seguidores;
  • PIX: essa é uma nova modalidade de pagamento instantâneo que chegou ao Brasil recentemente. Com o PIX você consegue receber os pagamentos pelas compras em poucos segundos, ou seja, podendo aumentar o seu capital de giro. Ao mesmo tempo, muitos clientes, principalmente os mais jovens, adoram utilizar tecnologia nas atividades rotineiras e procuram estabelecimentos que oferecem isso;
  • Aplicativo: é possível desenvolver um aplicativo em que os clientes possam consultar os preços e as promoções do seu açougue. Ainda, você pode permitir que os clientes façam compras através dela e oferecer o serviço de delivery ou para que o cliente busque os produtos na loja em um determinado horário;
  • Loja virtual: com a pandemia do coronavírus, as pessoas começaram a procurar alternativas para conseguir fazer as suas compras sem sair de casa. Isso fez com que 2020 passasse a ser chamado de “o ano do e-commerce”, fazendo com que muitos varejos decidissem abrir uma loja virtual. Mas, se esse não foi o seu caso, então já passou da hora de ter uma loja virtual. Lembre-se apenas de escolher boas plataformas para hospedar a sua loja virtual, que é preciso oferecer segurança para que os seus clientes façam as compras e a loja precisa estar organizada para que o cliente encontre o que procura.

O mais importante é analisar bem quais são as opções de tecnologia e como elas poderão facilitar a sua rotina e tornar o seu negócio mais atrativo para o seu cliente. Planeje bem cada uma dessas ações, divulgue entre os seus clientes e invista em estratégias de marketing para obter melhores resultados.

12. Crie um programa de fidelidade

Muitos supermercados e lojas oferecem programas de fidelidade para os clientes e o seu açougue pode fazer o mesmo. Nesses clubes, é possível que o cliente acumule pontos a cada compra realizada e que esses pontos possam ser trocados por produtos exclusivos, descontos em compras ou mesmo doados para programas sociais.

A ideia com os programas de fidelidade é fazer com que o seu cliente veja a vantagem de comprar sempre no seu açougue, o que sem dúvida alguma irá aumentar as suas vendas. Além disso, os programas de fidelidade são excelentes formas de tornar aquele cliente que já conhece o seu açougue e faz compras nele eventualmente um cliente fidelizado.

Lembre-se apenas que, para conseguir inovar no açougue com essa ideia, é importante que os prêmios e descontos sejam realmente atraentes. E se você não faz ideia de como deixá-lo atraente para o seu cliente não tem problema, descobrir isso é bastante simples. Você pode fazer pesquisas de satisfação, criar um quiz no Instagram ou mesmo fazer uma publicação pedindo sugestões.13. Crie um clube de assinatura

Provavelmente você tem alguns clientes assíduos, que já conhecem bem a marca, gostam dos produtos e da variedade oferecida, certo? Esses clientes podem ser uma grande oportunidade para você testar um clube de assinatura. 

Esses clubes funcionam da seguinte forma: o cliente paga um valor mensal e recebe todos os meses uma caixa com produtos que estejam relacionados com o seu açougue. E olha que não precisa ser necessariamente nenhum corte de carne, podem ser utensílios de churrasco, facas, livros de receitas ou um corte de carne e uma bebida para harmonizar.

Você pode até mesmo combinar a parceria com outros estabelecimentos e lançar um clube de assinatura com eles. Essa é uma excelente ideia inovadora para açougue e trará grandes vantagens para você e para os seus clientes.

14. Prepare eventos para oferecer ao cliente uma experiência única

Já pensou em utilizar as datas comemorativas do varejo para preparar experiências únicas para o seu consumidor? Esse tipo de ação é algo que muitos supermercados e outras empresas do varejo fazem e geralmente incluem ações de marketing de experiência.

No caso do açougue, você pode fazer competições do melhor churrasqueiro no Dia do Churrasco, comemorado em 24 de abril. Esse evento pode ser organizado pelo açougue e as inscrições podem ser abertas para quem quiser participar, se necessário, coloque um limite de competidores. Desta forma, você atrai a atenção do público, poderá oferecer os seus produtos, distribuir cupons e brindes, dentre outros.

Claro que essa foi apenas uma sugestão de evento, mas é possível apostar em qualquer outra data comemorativa.

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Além disso, você terá acesso a diversas playlists criadas para o perfil dos seus clientes, oferecendo um ambiente muito mais agradável e confortável, minimizando o stress nos momentos de loja estiver lotada ou com filas nos caixas.

Lembrando que a playlist certa te ajuda a fidelizar os clientes e ainda aumenta o tempo de permanência deles dentro do seu negócio, o que consequentemente melhora as suas vendas.

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