Ter um bom sistema de som no supermercado é fundamental para conseguir reproduzir as músicas e os anúncios com qualidade. Afinal, ninguém vai querer ficar muito tempo na sua loja se a qualidade do som for ruim, ou se o volume for muito alto.
Lembre-se, a música ambiente é uma estratégia que faz parte do marketing sensorial, buscando melhorar a experiência de compras dos clientes. Portanto, de nada adianta ter as melhores trilhas sonoras e os melhores anúncios se você não conseguir reproduzir um som de qualidade, ou se os consumidores não conseguirem escutar o que é reproduzido.
Mas, nós sabemos que as dúvidas na hora de escolher um sistema de som, ou mesmo para preparar os anúncios e a trilha sonora são inúmeras. Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender a importância de ter o sistema de som ambiente certo para o supermercado. Confira!
Por que ter um sistema de som ambiente para supermercado?
Não é à toa que as lojas que vendem televisores deixam os melhores equipamentos ligados. A intenção é mostrar ao consumidor a capacidade do equipamento e o quanto ele poderá melhorar a experiência do cliente ao realizar uma atividade corriqueira: assistir TV.
Ou então, que uma confeitaria ofereça pequenas porções para que o cliente possa provar um produto antes de comprá-lo. Ainda, que você possa provar as roupas em uma loja. A decoração de Natal e a playlist temática reproduzida nas lojas durante o mês de Dezembro.
Todas essas ações fazem parte do marketing sensorial e buscam criar um ambiente de compras único e diferenciado para o consumidor. Algumas marcas conseguem até mesmo criar um ambiente totalmente imersivo, como se fosse o universo da marca que o cliente pode entrar e aproveitar.
No caso do setor supermercadista, diversas dessas estratégias também podem ser empregadas, mas provavelmente a mais popular é a rádio indoor. Ela ajuda a criar um ambiente mais descontraído, dando a impressão de que o tempo está passando mais rápido e o consumidor aproveitando os momentos em que ele passa na loja.
Apesar disso, nem todos os gestores do setor estão cientes da importância de ter um sistema de som de qualidade e que consiga levar a informação necessária e de maneira correta para todo o ambiente.
Capacidade de reproduzir a sua playlist
Como mencionamos anteriormente, uma das estratégias de marketing sensorial que mais fazem sucesso nos supermercados é a rádio personalizada. Muitos estabelecimentos optam por ela para conseguir se conectar com os clientes.
Para isso, é preciso escolher a playlist certa, ou seja, que combine com o perfil do seu público-alvo. Além disso, também é fundamental reproduzir músicas com ritmos que sejam agradáveis aos consumidores. Assim você terá mais chances de ter sucesso.
Além disso, essa é também uma forma de conseguir reforçar a mensagem que a sua marca quer passar, ou seja, a forma como ela deve ser vista pelos clientes. Por exemplo, uma marca com uma identidade mais energética e descontraída, a playlist reproduzida no sistema de som ambiente da loja deve refletir isso.
Por outro lado, as lojas que vendem produtos mais caros, como uma joalheria, optam por trilhas sonoras mais calmas, tranquilas. Isso ajuda a passar mais confiança para o cliente e a fazer com que ele analise calmamente os produtos antes da compra.
Aumenta o tempo de permanência dos cliente na loja
Ao se deparar com um ambiente agradável, é natural que as pessoas queiram passar mais tempo nele, certo? Quando falamos de música, isso significa não apenas caprichar na escolha da playlist, mas também na qualidade do som.
Vale a pena dizer que um estudo realizado mostrou que 35% dos clientes passam mais tempo no local quando a música é agradável e 14% compram mais. Ou seja, se você não tem a playlist ou o sistema de som adequado, pode estar perdendo grandes oportunidades de vendas.
Para isso é necessário que o sistema de som seja adequado para o supermercado. Afinal, essa é a melhor forma de garantir que o som será de qualidade e igualmente distribuído por toda a loja.
Melhor qualidade no som
Como você já deve imaginar, mais importante do que ouvir a música, é a qualidade do som reproduzido no supermercado. Ou seja, é preciso garantir que não haja distorções, sons metálicos ou qualquer outra coisa que atrapalhe a experiência do cliente.
Mesmo porque, pior do que estar em um ambiente sem música alguma, é fazer compras em um supermercado em que o som é ruim. O cliente terá uma péssima experiência, ficará irritado e não vai querer retornar tão cedo.
Além disso, os seus funcionários também terão um dia de trabalho bastante ruim, o que pode comprometer as atividades realizadas e o atendimento ao cliente. Acha que estamos exagerando? Basta se imaginar nessa situação que você fará de tudo para prevenir que isso aconteça com o seu estabelecimento.
Boa distribuição do som no ambiente
O sistema de som no supermercado também auxilia na distribuição do som no ambiente de forma igual. Ou seja, você não vai correr o risco do cliente que estiver na seção de frios ouvir a rádio mais alta do que aquele cliente que esteja na seção de limpeza.
A distribuição do som ambiente é importantíssima na estratégia da rádio personalizada, já que isso garante que todos os clientes consigam ouvir as músicas e os anúncios feitos na sua rádio. Inclusive, falaremos mais sobre os anúncios a seguir.
Além disso, mesmo que você tenha a melhor playlist para ser reproduzida, se os clientes não conseguirem ouvir as músicas, ela não terá nenhum efeito. Portanto, na hora de instalar o sistema de som no supermercado, certifique-se de que a distribuição do som é igual em todos os ambientes.
Melhor comunicação com os clientes
Ter um sistema de som ambiente para supermercado te ajuda a fazer anúncios para divulgar as promoções da sua loja. Por exemplo, é possível anunciar que tem pão saindo no forno na padaria. Desta forma, mesmo que o cliente esteja indo embora, ele pode decidir voltar e pegar alguns produtos na padaria.
Fazer anúncios ao longo da programação musical é bastante interessante porque você consegue se comunicar com muitos clientes ao mesmo tempo. Sem falar que a maior parte das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está na loja e, ao fazer anúncios, você poderá influenciar essa decisão e aumentar as suas vendas. Clique aqui para saber mais como a música influencia o comportamento do cliente na loja.
Aumento da produtividade dos funcionários
Por último, mas não menos importante, um sistema de som ambiente no supermercado poderá influenciar não apenas o comportamento dos consumidores, mas também melhorar a produtividade dos seus funcionários. Afinal, todas as pessoas que estão no ambiente em que a música é reproduzida podem se beneficiar dela.
Assim, não apenas os seus clientes ficarão mais satisfeitos, mas os seus funcionários conseguirão trabalhar melhor, mais concentrados. Com isso, os erros humanos diminuem, os relacionamentos interpessoais melhoram e você terá um aumento na produtividade deles. Melhor impossível não é mesmo?
Como ter o sistema de som certo para o supermercado
Bom, você já entendeu que quando o assunto é sistema de som não dá para deixar para depois. Muito pelo contrário, é fundamental garantir que ele seja adequado para o tamanho da loja e possa te ajudar com essa importante estratégia de marketing.
Temos um artigo completo sobre o assunto, mas resumidamente você precisará:
- Decidir quais ambiente serão sonorizados;
- Qual é a metragem de cada um desses locais;
- Medir a altura de cada um desses ambientes;
- Fazer uma análise acústica neles;
- Adquirir os equipamentos (caixas de som e amplificador).
Assim, você conseguirá ter a qualidade de som que precisa para elevar a experiência dos seus clientes a um outro nível! Quer mais dicas para encantar os consumidores? Confira nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.
Dica bônus: como ter uma rádio de sucesso no supermercado
Até agora, nós falamos bastante da rádio personalizada para supermercado. Ela é uma excelente ferramenta de marketing que permite não apenas a implementação de ações voltadas para a fidelização e aumento das vendas, como também pode ser utilizada para comunicação interna e gestão.
E a Listenx é a solução perfeita para isso! Ela possui um time de especialistas pronto para te ajudar a escolher as melhores playlists para o seu supermercado. Assim, você não vai errar na música e vai garantir todos os benefícios que ela pode trazer para a sua loja.
Além disso, a Listenx possui mais de duas décadas de experiência em música para negócios, sendo uma empresa pioneira no Brasil. Sem falar que ela também arrasa em comunicação, com a possibilidade de veiculação de anúncios ao longo da programação musical.
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