Por Nayara Santos em 09.10.2024

Importância de ter um sistema de som para supermercado, confira

Por Nayara Santos em 09.10.2024

Ter um bom sistema de som no supermercado é fundamental para conseguir reproduzir as músicas e os anúncios com qualidade. Afinal, ninguém vai querer ficar muito tempo na sua loja se a qualidade do som for ruim, ou se o volume for muito alto.

Lembre-se, a música ambiente é uma estratégia que faz parte do marketing sensorial, buscando melhorar a experiência de compras dos clientes. Portanto, de nada adianta ter as melhores trilhas sonoras e os melhores anúncios se você não conseguir reproduzir um som de qualidade, ou se os consumidores não conseguirem escutar o que é reproduzido.

Mas, nós sabemos que as dúvidas na hora de escolher um sistema de som, ou mesmo para preparar os anúncios e a trilha sonora são inúmeras. Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar a entender a importância de ter o sistema de som ambiente certo para o supermercado. Confira!

Por que ter um sistema de som ambiente para supermercado?

Não é à toa que as lojas que vendem televisores deixam os melhores equipamentos ligados. A intenção é mostrar ao consumidor a capacidade do equipamento e o quanto ele poderá melhorar a experiência do cliente ao realizar uma atividade corriqueira: assistir TV.

Ou então, que uma confeitaria ofereça pequenas porções para que o cliente possa provar um produto antes de comprá-lo. Ainda, que você possa provar as roupas em uma loja. A decoração de Natal e a playlist temática reproduzida nas lojas durante o mês de Dezembro.

Todas essas ações fazem parte do marketing sensorial e buscam criar um ambiente de compras único e diferenciado para o consumidor. Algumas marcas conseguem até mesmo criar um ambiente totalmente imersivo, como se fosse o universo da marca que o cliente pode entrar e aproveitar.

No caso do setor supermercadista, diversas dessas estratégias também podem ser empregadas, mas provavelmente a mais popular é a rádio indoor. Ela ajuda a criar um ambiente mais descontraído, dando a impressão de que o tempo está passando mais rápido e o consumidor aproveitando os momentos em que ele passa na loja.

Apesar disso, nem todos os gestores do setor estão cientes da importância de ter um sistema de som de qualidade e que consiga levar a informação necessária e de maneira correta para todo o ambiente.

Capacidade de reproduzir a sua playlist

Como mencionamos anteriormente, uma das estratégias de marketing sensorial que mais fazem sucesso nos supermercados é a rádio personalizada. Muitos estabelecimentos optam por ela para conseguir se conectar com os clientes.

Para isso, é preciso escolher a playlist certa, ou seja, que combine com o perfil do seu público-alvo. Além disso, também é fundamental reproduzir músicas com ritmos que sejam agradáveis aos consumidores. Assim você terá mais chances de ter sucesso. 


Além disso, essa é também uma forma de conseguir reforçar a mensagem que a sua marca quer passar, ou seja, a forma como ela deve ser vista pelos clientes. Por exemplo, uma marca com uma identidade mais energética e descontraída, a playlist reproduzida no sistema de som ambiente da loja deve refletir isso.

Por outro lado, as lojas que vendem produtos mais caros, como uma joalheria, optam por trilhas sonoras mais calmas, tranquilas. Isso ajuda a passar mais confiança para o cliente e a fazer com que ele analise calmamente os produtos antes da compra.

Aumenta o tempo de permanência dos cliente na loja

Ao se deparar com um ambiente agradável, é natural que as pessoas queiram passar mais tempo nele, certo? Quando falamos de música, isso significa não apenas caprichar na escolha da playlist, mas também na qualidade do som.

Vale a pena dizer que um estudo realizado mostrou que 35% dos clientes passam mais tempo no local quando a música é agradável e 14% compram mais. Ou seja, se você não tem a playlist ou o sistema de som adequado, pode estar perdendo grandes oportunidades de vendas.

Para isso é necessário que o sistema de som seja adequado para o supermercado. Afinal, essa é a melhor forma de garantir que o som será de qualidade e igualmente distribuído por toda a loja.

Melhor qualidade no som

Como você já deve imaginar, mais importante do que ouvir a música, é a qualidade do som reproduzido no supermercado. Ou seja, é preciso garantir que não haja distorções, sons metálicos ou qualquer outra coisa que atrapalhe a experiência do cliente

Mesmo porque, pior do que estar em um ambiente sem música alguma, é fazer compras em um supermercado em que o som é ruim. O cliente terá uma péssima experiência, ficará irritado e não vai querer retornar tão cedo. 

Além disso, os seus funcionários também terão um dia de trabalho bastante ruim, o que pode comprometer as atividades realizadas e o atendimento ao cliente. Acha que estamos exagerando? Basta se imaginar nessa situação que você fará de tudo para prevenir que isso aconteça com o seu estabelecimento. 

Boa distribuição do som no ambiente

O sistema de som no supermercado também auxilia na distribuição do som no ambiente de forma igual. Ou seja, você não vai correr o risco do cliente que estiver na seção de frios ouvir a rádio mais alta do que aquele cliente que esteja na seção de limpeza.

A distribuição do som ambiente é importantíssima na estratégia da rádio personalizada, já que isso garante que todos os clientes consigam ouvir as músicas e os anúncios feitos na sua rádio. Inclusive, falaremos mais sobre os anúncios a seguir.

Além disso, mesmo que você tenha a melhor playlist para ser reproduzida, se os clientes não conseguirem ouvir as músicas, ela não terá nenhum efeito. Portanto, na hora de instalar o sistema de som no supermercado, certifique-se de que a distribuição do som é igual em todos os ambientes.

Melhor comunicação com os clientes

Ter um sistema de som ambiente para supermercado te ajuda a fazer anúncios para divulgar as promoções da sua loja. Por exemplo, é possível anunciar que tem pão saindo no forno na padaria. Desta forma, mesmo que o cliente esteja indo embora, ele pode decidir voltar e pegar alguns produtos na padaria.

Fazer anúncios ao longo da programação musical é bastante interessante porque você consegue se comunicar com muitos clientes ao mesmo tempo. Sem falar que a maior parte das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está na loja e, ao fazer anúncios, você poderá influenciar essa decisão e aumentar as suas vendas. Clique aqui para saber mais como a música influencia o comportamento do cliente na loja.

Aumento da produtividade dos funcionários

Por último, mas não menos importante, um sistema de som ambiente no supermercado poderá influenciar não apenas o comportamento dos consumidores, mas também melhorar a produtividade dos seus funcionários. Afinal, todas as pessoas que estão no ambiente em que a música é reproduzida podem se beneficiar dela. 

Assim, não apenas os seus clientes ficarão mais satisfeitos, mas os seus funcionários conseguirão trabalhar melhor, mais concentrados. Com isso, os erros humanos diminuem, os relacionamentos interpessoais melhoram e você terá um aumento na produtividade deles. Melhor impossível não é mesmo?

Como ter o sistema de som certo para o supermercado

Bom, você já entendeu que quando o assunto é sistema de som não dá para deixar para depois. Muito pelo contrário, é fundamental garantir que ele seja adequado para o tamanho da loja e possa te ajudar com essa importante estratégia de marketing.

Temos um artigo completo sobre o assunto, mas resumidamente você precisará:

  • Decidir quais ambiente serão sonorizados;
  • Qual é a metragem de cada um desses locais;
  • Medir a altura de cada um desses ambientes;
  • Fazer uma análise acústica neles;
  • Adquirir os equipamentos (caixas de som e amplificador).

Assim, você conseguirá ter a qualidade de som que precisa para elevar a experiência dos seus clientes a um outro nível! Quer mais dicas para encantar os consumidores? Confira nosso e-book Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Dica bônus: como ter uma rádio de sucesso no supermercado 

Até agora, nós falamos bastante da rádio personalizada para supermercado. Ela é uma excelente ferramenta de marketing que permite não apenas a implementação de ações voltadas para a fidelização e aumento das vendas, como também pode ser utilizada para comunicação interna e gestão.

E a Listenx é a solução perfeita para isso! Ela possui um time de especialistas pronto para te ajudar a escolher as melhores playlists para o seu supermercado. Assim, você não vai errar na música e vai garantir todos os benefícios que ela pode trazer para a sua loja. 

Além disso, a Listenx possui mais de duas décadas de experiência em música para negócios, sendo uma empresa pioneira no Brasil. Sem falar que ela também arrasa em comunicação, com a possibilidade de veiculação de anúncios ao longo da programação musical.

Não perca a oportunidade de conferir de perto todas as vantagens que a rádio poderá trazer para o seu supermercado. Solicite o seu teste gratuito a seguir.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Setor administrativo de um supermercado: Quais são as responsabilidades?

Conhecer bem o funcionamento do setor administrativo de um supermercado é fundamental para uma boa gestão do seu negócio. Isso porque, é ele que cuidará de diversos setores e aspectos essenciais para o bom funcionamento da sua empresa, tais como: setor financeiro, setor de compras, recursos humanos, dentre outros. Apesar da sua importância, poucos gestores…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Layout de armazém de supermercado: entenda como fazer

Muito se discute a respeito da importância do layout de supermercado para que o cliente tenha uma boa experiência de compras. Entretanto, pouco se fala de como manter um bom layout de armazém no supermercado, facilitando o manuseio de produtos e as perdas por vencimento. Se você tem esse problema, então está no lugar certo.…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Nomes para supermercado: confira a lista dos mais chamativos

Com tantas possibilidades de nomes para supermercado, o gestor pode ficar bem indeciso. Além disso, é fundamental que o nome, junto com o logo, transmita a missão, os valores e os objetivos da empresa. Sem falar que, ter um nome chamativo pode fazer com que as pessoas se lembrem do seu supermercado mais facilmente. Se…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

14 ideias inovadoras para açougue: saia na frente da concorrência

Qual foi a última novidade que você implementou no seu açougue? Está sem ideias inovadoras e não sabe como aumentar o fluxo de clientes e melhorar as vendas? Não sabia que trazer novidades para o açougue era algo importante para manter os consumidores interessados? Então este artigo é para você. O açougue é um dos…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Quanto gasto para abrir um mercadinho? Acabe com essa dúvida agora mesmo

Responder à dúvida de quanto você irá gastar para abrir um mercadinho é um tanto quanto desafiador. Isso porque são inúmeros fatores que podem influenciar o valor necessário para o investimento inicial. Por isso, ter um bom planejamento e fazer muitas pesquisas é tão importante antes de investir qualquer quantia em um novo negócio. Neste…

Por Nayara Santos em 16.02.2021

O que faz um operador de loja em supermercado? Descubra agora

O setor supermercadista possui muitos cargos importantíssimos para o bom funcionamento do negócio. Um desses cargos é o de operador de loja em supermercado, essencial para os mercadinhos e pequenos estabelecimentos deste setor do varejo.  Esse profissional é responsável por realizar diversas tarefas necessárias para garantir que a loja funcione e que tudo seja realizado…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Cupom de desconto para supermercado: veja como usar essa estratégia

Na busca de atrair clientes e aumentar as vendas, oferecer cupons de desconto para supermercado pode ser uma ação interessante. Ainda pouco explorada no Brasil e mais presente em compras online, o uso dos cupons de desconto pode trazer um grande diferencial para o seu negócio. A seguir, vamos contar da importância de oferecer os…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Cargos de um supermercado: conheça os principais e suas funções

 Conhecer os diferentes cargos de um supermercado é fundamental para todo gestor. Isso porque é preciso entender quais são os possíveis funcionários que o supermercado deverá ter, conhecimento essencial na hora de fazer o organograma do seu negócio.  Além disso, ele também auxiliará no planejamento de possíveis planos de carreira dentro da empresa. Sem…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

18 Textos prontos para padaria de supermercado, confira

Caprichar nos textos para divulgar a padaria do seu supermercado poderá fazer toda a diferença para que você aumente as vendas da sua loja. Afinal, os clientes gostam de novidades e de produtos de qualidade, mas eles precisam saber o que está acontecendo na sua loja para poder aproveitar. Neste artigo traremos algumas ideias de…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos