O sistema de som para supermercado tem um papel importante para conseguir levar a música e os anúncios para todos que estejam fazendo compras. Garantir que o som seja uniforme em todo o ambiente, evitando distorções e volume muito alto ou muito baixo podem fazer toda a diferença para algumas ações de marketing que você adotar.
Para te ajudar a entender a importância de ter um sistema de som ambiente para o supermercado, preparamos esse artigo. Nele você encontra todas as informações necessárias para arrasar e conquistar os clientes de vez. Confira!
Por que ter um sistema de som ambiente para supermercado?
Supermercados que optam por determinadas estratégias de marketing devem prestar atenção ao sistema de som ambiente que será utilizado. Entretanto, nem todos os supermercadistas estão cientes da importância de ter um sistema de qualidade e que consiga levar a informação necessária e de maneira correta para todo o ambiente. A seguir, falaremos mais sobre isso.
Capacidade de reproduzir a sua playlist
Uma das estratégias de marketing sensorial que mais fazem sucesso nos supermercados é a rádio personalizada. Os estabelecimentos que optam por ela e conseguem escolher a playlist certa, ou seja, que combine com o perfil do seu público-alvo, reproduzindo músicas e ritmos que sejam agradáveis aos consumidores terão mais chances de ter sucesso.
Além disso, essa é também uma forma de conseguir reforçar a mensagem que a sua marca quer passar, ou seja, a forma como ela deve ser vista pelos clientes. Assim, se a marca possui uma identidade mais energética e descontraída, a playlist reproduzida no sistema de som ambiente da loja deve refletir isso.
Vale a pena ressaltar que ter uma playlist adequada no supermercado é capaz de aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e o volume de vendas. Portanto, ter um sistema de som vai garantir que você consiga aplicar essa ação de forma estratégica e aumentar as chances de sucesso e de obter melhores resultados.
Melhor qualidade no som
Como falamos anteriormente, o sistema de som ambiente para supermercado será utilizado para a reprodução das músicas da sua playlist. Mas, apenas reproduzir as músicas certas não é sinônimo de sucesso. Isso acontece porque é crucial para essa ação de marketing que todos os clientes que estejam no supermercado consigam ouvir a música.
Entretanto, mais importante do que ouvir, é que o som reproduzido seja realmente de alta qualidade. Ou seja, ele não deve ter distorções, ser metálico ou qualquer outra coisa que atrapalhe a experiência do cliente. Afinal, pior do que estar em um ambiente sem música alguma, é fazer compras em um supermercado em que o som é ruim.
Basta se imaginar nessa situação que você fará de tudo para prevenir que isso aconteça com o seu estabelecimento. Já que se o som for desagradável, os clientes podem ficar irritados e simplesmente desistir da compra. Sem falar que a experiência ruim pode fazer com que eles não queiram retornar para o seu supermercado.
Boa distribuição do som no ambiente
O sistema de som no supermercado também auxilia na distribuição do som no ambiente de forma igual. Ou seja, você não vai correr o risco do cliente que estiver na seção de frios ouvir a rádio mais alta do que aquele cliente que esteja na seção de limpeza.
A distribuição do som ambiente é importantíssima na estratégia da rádio personalizada, já que isso garante que todos os clientes consigam ouvir as músicas e os anúncios feitos na sua rádio. Inclusive, falaremos mais sobre os anúncios a seguir.
Além disso, mesmo que você tenha a melhor playlist para ser reproduzida, se os clientes não conseguirem ouvir as músicas, ela não terá nenhum efeito. Portanto, na hora de instalar o sistema de som no supermercado, certifique-se de que a distribuição do som é igual em todos os ambientes.
Criação de anúncios atrativos
Ter um sistema de som ambiente para supermercado te ajuda a fazer anúncios para divulgar as promoções da sua loja. Por exemplo, é possível anunciar que tem pão saindo no forno na padaria. Desta forma, mesmo que o cliente esteja indo embora, ele pode decidir voltar e pegar alguns produtos na padaria.
Fazer anúncios ao longo da programação musical é bastante interessante porque você consegue se comunicar com muitos clientes ao mesmo tempo. Sem falar que a maior parte das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está na loja e, ao fazer anúncios, você poderá influenciar essa decisão e aumentar as suas vendas. Clique aqui para saber mais como a música influencia o comportamento do cliente na loja.
Aumento da produtividade dos funcionários
Por último, mas não menos importante, um sistema de som ambiente no supermercado poderá influenciar não apenas o comportamento dos consumidores, mas também melhorar a produtividade dos seus funcionários. Afinal, todas as pessoas que estão no ambiente em que a música é reproduzida podem se beneficiar dela.
Assim, não apenas os seus clientes ficarão mais satisfeitos, mas os seus funcionários conseguirão trabalhar melhor, mais concentrados. Com isso, os erros humanos diminuem, os relacionamentos interpessoais melhoram e você terá um aumento na produtividade deles. Melhor impossível não é mesmo?
Dica bônus: como ter uma rádio de sucesso no supermercado
Como você percebeu ao longo deste artigo, nós falamos bastante da rádio personalizada para supermercado. Ela é uma excelente ferramenta de marketing que permite não apenas a implementação de ações voltadas para a fidelização e aumento das vendas, como também pode ser utilizada para comunicação interna e gestão.
Ainda não tem uma rádio personalizada ou não está feliz com os serviços prestados da sua rádio? Não tem problema. A Listenx é uma empresa pioneira em music branding no Brasil. Com um time de especialistas ela te ajuda a criar a playlist perfeita para o seu supermercado.
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