Por Nayara Santos em 29.03.2022

Importância de ter um sistema de som para supermercado, confira

Por Nayara Santos em 29.03.2022

O sistema de som para supermercado tem um papel importante para conseguir levar a música e os anúncios para todos que estejam fazendo compras. Garantir que o som seja uniforme em todo o ambiente, evitando distorções e volume muito alto ou muito baixo podem fazer toda a diferença para algumas ações de marketing que você adotar.

Para te ajudar a entender a importância de ter um sistema de som ambiente para o supermercado, preparamos esse artigo. Nele você encontra todas as informações necessárias para arrasar e conquistar os clientes de vez. Confira!

Por que ter um sistema de som ambiente para supermercado?

Supermercados que optam por determinadas estratégias de marketing devem prestar atenção ao sistema de som ambiente que será utilizado. Entretanto, nem todos os supermercadistas estão cientes da importância de ter um sistema de qualidade e que consiga levar a informação necessária e de maneira correta para todo o ambiente. A seguir, falaremos mais sobre isso.

Capacidade de reproduzir a sua playlist

Uma das estratégias de marketing sensorial que mais fazem sucesso nos supermercados é a rádio personalizada. Os estabelecimentos que optam por ela e conseguem escolher a playlist certa, ou seja, que combine com o perfil do seu público-alvo, reproduzindo músicas e ritmos que sejam agradáveis aos consumidores terão mais chances de ter sucesso. 

Além disso, essa é também uma forma de conseguir reforçar a mensagem que a sua marca quer passar, ou seja, a forma como ela deve ser vista pelos clientes. Assim, se a marca possui uma identidade mais energética e descontraída, a playlist reproduzida no sistema de som ambiente da loja deve refletir isso.

Vale a pena ressaltar que ter uma playlist adequada no supermercado é capaz de aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e o volume de vendas. Portanto, ter um sistema de som vai garantir que você consiga aplicar essa ação de forma estratégica e aumentar as chances de sucesso e de obter melhores resultados.

Melhor qualidade no som

Como falamos anteriormente, o sistema de som ambiente para supermercado será utilizado para a reprodução das músicas da sua playlist. Mas, apenas reproduzir as músicas certas não é sinônimo de sucesso. Isso acontece porque é crucial para essa ação de marketing que todos os clientes que estejam no supermercado consigam ouvir a música.

Entretanto, mais importante do que ouvir, é que o som reproduzido seja realmente de alta qualidade. Ou seja, ele não deve ter distorções, ser metálico ou qualquer outra coisa que atrapalhe a experiência do cliente. Afinal, pior do que estar em um ambiente sem música alguma, é fazer compras em um supermercado em que o som é ruim. 

Basta se imaginar nessa situação que você fará de tudo para prevenir que isso aconteça com o seu estabelecimento. Já que se o som for desagradável, os clientes podem ficar irritados e simplesmente desistir da compra. Sem falar que a experiência ruim pode fazer com que eles não queiram retornar para o seu supermercado.

Boa distribuição do som no ambiente

O sistema de som no supermercado também auxilia na distribuição do som no ambiente de forma igual. Ou seja, você não vai correr o risco do cliente que estiver na seção de frios ouvir a rádio mais alta do que aquele cliente que esteja na seção de limpeza.


A distribuição do som ambiente é importantíssima na estratégia da rádio personalizada, já que isso garante que todos os clientes consigam ouvir as músicas e os anúncios feitos na sua rádio. Inclusive, falaremos mais sobre os anúncios a seguir.

Além disso, mesmo que você tenha a melhor playlist para ser reproduzida, se os clientes não conseguirem ouvir as músicas, ela não terá nenhum efeito. Portanto, na hora de instalar o sistema de som no supermercado, certifique-se de que a distribuição do som é igual em todos os ambientes.

Criação de anúncios atrativos

Ter um sistema de som ambiente para supermercado te ajuda a fazer anúncios para divulgar as promoções da sua loja. Por exemplo, é possível anunciar que tem pão saindo no forno na padaria. Desta forma, mesmo que o cliente esteja indo embora, ele pode decidir voltar e pegar alguns produtos na padaria.

Fazer anúncios ao longo da programação musical é bastante interessante porque você consegue se comunicar com muitos clientes ao mesmo tempo. Sem falar que a maior parte das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está na loja e, ao fazer anúncios, você poderá influenciar essa decisão e aumentar as suas vendas. Clique aqui para saber mais como a música influencia o comportamento do cliente na loja.

Aumento da produtividade dos funcionários

Por último, mas não menos importante, um sistema de som ambiente no supermercado poderá influenciar não apenas o comportamento dos consumidores, mas também melhorar a produtividade dos seus funcionários. Afinal, todas as pessoas que estão no ambiente em que a música é reproduzida podem se beneficiar dela. 

Assim, não apenas os seus clientes ficarão mais satisfeitos, mas os seus funcionários conseguirão trabalhar melhor, mais concentrados. Com isso, os erros humanos diminuem, os relacionamentos interpessoais melhoram e você terá um aumento na produtividade deles. Melhor impossível não é mesmo?

Dica bônus: como ter uma rádio de sucesso no supermercado 

Como você percebeu ao longo deste artigo, nós falamos bastante da rádio personalizada para supermercado. Ela é uma excelente ferramenta de marketing que permite não apenas a implementação de ações voltadas para a fidelização e aumento das vendas, como também pode ser utilizada para comunicação interna e gestão.

Ainda não tem uma rádio personalizada ou não está feliz com os serviços prestados da sua rádio? Não tem problema. A Listenx é uma empresa pioneira em music branding no Brasil. Com um time de especialistas ela te ajuda a criar a playlist perfeita para o seu supermercado. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Gerente de supermercado: 7 dicas para ser o melhor

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como ser um bom gerente de supermercado, certo? Essa dúvida pode surgir em muitas situações, tais como para quem já é gerente de loja em busca de aperfeiçoamento profissional, para aqueles funcionários que almejam um cargo de gerência, para um empreendedor ou dono de supermercado que…

Por Nayara Santos em 18.08.2022

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer…

Por Nayara Santos em 18.03.2021

O que faz um operador de loja em supermercado? Descubra agora

O setor supermercadista possui muitos cargos importantíssimos para o bom funcionamento do negócio. Um desses cargos é o de operador de loja em supermercado, essencial para os mercadinhos e pequenos estabelecimentos deste setor do varejo.  Esse profissional é responsável por realizar diversas tarefas necessárias para garantir que a loja funcione e que tudo seja realizado…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Como administrar um mini mercado: 10 dicas práticas!

Conhecer formas de como administrar um mini mercado é essencial para os donos e gestores de negócio no setor supermercadista. Isso porque esse tipo de negócio apresenta muitas particularidades e, se não administrado corretamente, poderá resultar em prejuízo. Por outro lado, os mini mercados também podem ser um negócio bastante lucrativo. Isso fica ainda mais…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Inventário de estoque no supermercado: entenda o que é e a sua importância

Já preparou o inventário de estoque no seu supermercado nos últimos meses? E no último ano? Como foi a sua experiência durante o processo? Se pudesse você adotaria uma estratégia diferente ou manteria o processo de inventário igual?  Primeiramente, se você não faz o inventário do seu estoque então é melhor ficar atento. Já que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Propagandas criativas para supermercados: confira 5 ideias para se inspirar

Você já conseguiu fazer uma propaganda criativa para o seu supermercado? Não conseguiu e não sabe bem por onde começar? Então não tem problema, esse artigo foi feito pensando em você, é só vir com a gente e conferir as ideias que a gente tem para você se inspirar. Provavelmente você já ouviu dizer que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como organizar as prateleiras de supermercado: veja 12 dicas

 Saber como organizar as prateleiras de supermercado é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença para o sucesso do seu estabelecimento. Isso porque, quando bem planejada, a organização ajuda a melhorar as vendas e até mesmo a fidelizar os clientes. Afinal, as pessoas podem ser influenciadas a comprar, de acordo com a forma…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Projeto sustentável para supermercado: entenda a importância para o seu negócio

Promover ações de sustentabilidade no supermercado pode ser um grande desafio para os gestores. Isso porque eles estão muito mais voltados para a gestão administrativa do negócio e acabam deixando um pouco de lado os impactos ambientais da atividade. Se esse for o seu caso ou mesmo se você quiser trazer inovações, é importante preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Dia Nacional do Supermercado: como aproveitar a data para vender mais

O Dia Nacional do Supermercado, celebrado em 12 de novembro, pode ser uma data excelente para você aproveitar e aumentar as suas vendas. Essa data foi escolhida justamente porque é o dia em que a Lei n.º 7.208, que regulamenta a atividade do setor supermercadista, entrou em vigor. Além disso, é também nesse dia que…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos