Por Nayara Santos em 12.04.2023

O que faz um operador de loja em supermercado? Descubra agora

Por Nayara Santos em 12.04.2023

O setor supermercadista possui muitos cargos importantíssimos para o bom funcionamento do negócio. Um desses cargos é o de operador de loja em supermercado, essencial para os mercadinhos e pequenos estabelecimentos deste setor do varejo. 

Esse profissional é responsável por realizar diversas tarefas necessárias para garantir que a loja funcione e que tudo seja realizado conforme o estabelecido pelo protocolo. Justamente por isso, ele entende como é o funcionamento da loja como um todo e, quando bem treinado, pode ser um verdadeiro aliado do seu supermercado.

Ao longo deste texto você saberá mais detalhes sobre a atuação do operador de loja em supermercado, quais as habilidades que ele deverá ter, como treinar os seus operadores e como ele pode influenciar na experiência de compras e até mesmo na fidelização do seu cliente. Não perca essa oportunidade de conhecer mais sobre o tema. Boa leitura!

O que faz um operador de loja em supermercado?

O primeiro ponto que precisamos discutir nesse artigo é justamente sobre o papel do operador de loja em um supermercado. Em uma loja grande é natural que haja muitos cargos e as tarefas diárias necessárias para fazer com que a loja funcione ficam divididas entre cada um desses cargos. Entretanto, em lojas menores, o operador de supermercado pode desempenhar diferentes funções.

Funcionamento de supermercado maiores

Nas lojas maiores é comum ter uma (ou mais) pessoa(s) responsável(is) pelo controle de estoque, outra pela reposição de mercadorias, podendo ainda ter um repositor responsável por setor. Ainda, outros profissionais ficam responsáveis apenas pelo caixa e também tem aqueles que cuidam exclusivamente da limpeza da loja.

Como a loja é grande, é importante que diferentes atividades aconteçam ao mesmo tempo para que o supermercado funcione bem. Sem falar que a equipe necessária para isso também é relativamente grande.

Apesar dessa divisão de tarefas, também há espaço para que o operador de loja em supermercado atue auxiliando outros profissionais, como os repositores e os estoquistas, por exemplo. Portanto, o operador de loja é uma espécie de auxiliar no supermercado, capaz de desempenhar diversas atividades e auxiliar outros funcionários com as suas tarefas. 

Operador de loja em mercadinhos de bairro

A realidade nos estabelecimentos menores, como é o caso das mercearias e dos mercadinhos de bairro, é bastante diferente do cenário mostrado acima. Neste caso, como a loja é menor, pode ser que não seja necessário que as funções e tarefas sejam tão divididas entre os funcionários, sendo possível a realização de muitas delas por uma única pessoa. 

E é justamente neste contexto que o operador de loja atua. Em mercadinhos de bairro este é o profissional responsável pela organização e reposição dos produtos nas prateleiras, pela checagem dos produtos quando eles são entregues pelos fornecedores, verificação da data de validade e remoção dos produtos das prateleiras, conferência de etiquetas de preços, colocação dos cartazes com as ofertas da loja e até mesmo como operadores de caixa.

Não sabe como treinar os seus operadores de caixa? Então confira o nosso guia completo Operador de caixa de supermercado: conheça o treinamento ideal.

Claro que uma loja poderá ter diversos operadores de loja, sem que necessariamente eles fiquem responsáveis pela execução de todas as tarefas. Inclusive, é possível dividir as áreas do supermercado entre diferentes funcionários, como uma setorização. Desta forma, ninguém fica sobrecarregado e conseguirá ficar mais atento às necessidades de cada setor


Sem falar que, quanto mais tempo o operador de loja realiza uma determinada tarefa, mais experiente ele ficará naquilo. Isso permitirá que você tenha um profissional que te ajudará na organização da loja e no treinamento de novos funcionários.

Quais habilidades o operador de loja precisa ter para trabalhar no supermercado?

O trabalho que o operador de loja em supermercado irá realizar influenciará diretamente no sucesso do seu estabelecimento, na experiência de compras e na fidelização do cliente. Isso ocorre porque ele será o responsável por manter a loja sempre organizada e as prateleiras abastecidas, dentre outras obrigações.

Por isso, é fundamental que o operador de loja em supermercado seja uma pessoa atenta aos detalhes, bem comunicativa e organizada. Lembre-se que esse é o profissional que ficará responsável pela checagem dos produtos, portanto, precisa conferir as notas fiscais, se a embalagem está inteira, se os produtos foram encaminhados corretamente. Depois disso, será preciso dar entrada dos itens no estoque e organizar os produtos da maneira correta. Mantendo sempre um controle de estoque impecável.

Já no ponto de venda (PDV) será preciso ficar atento aos setores e às mercadorias que precisam de reposição. Os produtos devem ser colocados na prateleira o mais rapidamente possível e no mesmo local que estava anteriormente. Ainda, é preciso ficar atento aos preços e conferir se eles estão certos ou não, já que os preços podem mudar rapidamente. 

Ainda, será preciso criar uma rotina para a verificação dos prazos de validade dos produtos. Se o operador de loja em supermercado não for organizado, corre-se o risco de ficar sem verificar algum setor e acabar oferecendo ao cliente produtos vencidos, o que é um erro gravíssimo. Com isso, a loja também poderá ter prejuízos, já que ao identificar que o produto está para vencer, é possível dar descontos maiores, desde que o cliente seja informado da data de validade próxima.

Com essas habilidades, o operador de loja em supermercado poderá ser muito bem-sucedido e até mesmo iniciar a carreira na empresa. Afinal de contas, ele será um profissional que já conhece muito do funcionamento do supermercado e poderá ter um cargo de chefia caso haja a possibilidade de subir de cargo.

Como deve ser o treinamento do operador de loja de supermercado?

A realização de treinamento com os operadores de loja em supermercado é essencial para garantir que todas as tarefas sejam realizadas da maneira correta. Lembre-se que esse é um profissional que poderá desempenhar diversas atividades dentro do supermercado e, sem o devido treinamento, você poderá ter problemas sérios.

Vale a pena lembrar que o operador de loja no supermercado irá receber produtos, dar entrada no estoque, organizar o armazém, repor produtos nas prateleiras do PDV e ainda controlar a validade dos produtos, tanto no estoque como no PDV.

Por isso, o treinamento é uma etapa importantíssima do processo de contratação de novos funcionários. Além disso, mesmo os funcionários mais antigos deverão passar por um processo de reciclagem, para relembrar alguns detalhes do trabalho. O ideal é que as reciclagens sejam realizadas anualmente ou sempre que algum processo for modificado, ou sistema de automação for instalado.

No caso do treinamento de novos funcionários, é essencial que ele inclua também um período prático, em que o novo operador acompanhará outros funcionários mais experientes. Assim, ele aprenderá na prática como é o dia a dia do supermercado e entenderá quais são as tarefas que precisará desempenhar.

Uma recomendação é que você estabeleça todos os processos do supermercado e desenvolva um manual, que pode ser disponibilizado tanto por escrito como digitalmente para os funcionários. O importante aqui é que todos tenham acesso ao material e possam consultá-lo sempre que houver alguma dúvida. Essa é uma forma de garantir que os procedimentos serão sempre realizados da mesma forma.

Como manter a sua equipe motivada

Não importa se no seu supermercado você terá operadores de loja, profissionais especializados, ou os dois, o mais importante é manter a sua equipe motivada e trabalhando para um bem comum: o sucesso e o crescimento do estabelecimento.

Entretanto, manter a motivação da equipe não é algo fácil para todos os gestores do varejo. Afinal, isso exige planejamento, saber fazer gestão de pessoas e entender o que os seus funcionários precisam para desempenhar bem as suas obrigações. Por isso, reservamos um espaço nesse artigo para falar sobre isso.

Porque ter funcionários motivados

Lembre-se das empresas nas quais você já trabalhou. Provavelmente tiveram algumas em que os funcionários eram pouco valorizados, ou os gestores simplesmente não se importam em oferecer boas condições de trabalho. Por outro lado, você deve ter se sentido bem ao atuar em empresas cujos gestores estavam sempre em busca de entender as necessidades dos funcionários, oferecer treinamentos e boas condições de trabalho.

Sem dúvida alguma, o seu desempenho era diferente nessas empresas. Afinal, você tem mais vontade de fazer as coisas darem certo em um ambiente melhor, do que naquele em que você não é valorizado. Sem falar que a rotatividade de funcionários nesses locais ruins geralmente é grande. Portanto, o gestor investe um tempo grande no treinamento de uma pessoa que ficará pouco tempo na empresa.

Diante disso, é fundamental manter os seus funcionários motivados e procurar sempre melhorar as condições de trabalho. Assim, você terá pessoas que crescem profissionalmente com o estabelecimento e com as quais você saberá que pode contar.

Entenda quem são os seus funcionários

Cada pessoa é única e tem as suas vontades, sonhos e lutas. Portanto, se você quiser ser um bom gestor, é importante entender quem são as pessoas que trabalham no seu supermercado. Por exemplo, um operador de loja pode estar trabalhando para pagar a faculdade de contabilidade.

Assim, se o supermercado for um local que valoriza os funcionários, há grandes chances dele se formar e querer continuar trabalhando com você. Então, por que não dar a chance para essa pessoa em outro setor? Lembre-se que essa pessoa já conhece o funcionamento da loja e necessitará de menos treinamento do que um funcionário novo.

Portanto, tenha o hábito de conversar com os seus colaboradores e entender quem eles são e o que eles almejam.

Promova treinamentos

Quando falamos em treinamento é natural pensar em funcionários recém contratados, entretanto, esse é um erro gravíssimo. Ao longo do tempo alguns hábitos, nem sempre bons, acabam sendo adotados na rotina do supermercado, e isso pode levar a prejuízos.

Portanto, o ideal é que você tenha um programa de treinamentos e cursos de reciclagem para os seus funcionários. Essas são excelentes formas de incentivar as pessoas que trabalham para você a se especializarem e buscarem conhecimento. 

Ainda, veja quais são os treinamentos que são essenciais para o bom funcionamento do supermercado. Por exemplo, de confeiteiro para as pessoas que trabalham na padaria, ou então de como fazer uma boa gestão de estoque para os estoquistas, e assim por diante.

Defina objetivos e recompense as conquistas

Assim como qualquer outra empresa do varejo, o supermercado também precisa ter objetivos claros e específicos para crescer. Entretanto, nem todos os gestores têm o hábito de compartilhar esses objetivos com os funcionários, e isso pode ser um grande erro.

Quando uma empresa cresce, os funcionários que trabalham nela também terão maiores chances de crescerem e ter cargos melhores, com salários mais altos. Por isso, é importante deixar claro que todos estão trabalhando por um objetivo em comum. Ainda, você pode estabelecer objetivos por equipes, setores ou funções. Por exemplo, diminuir as perdas por manipulação de produtos para os estoquistas e repositores.

E, mais importante do que estabelecer objetivos, é recompensar sempre que eles forem atingidos. Assim, a sua equipe saberá que é importante para o sucesso do supermercado e se sentirá parte de algo muito maior.

Ofereça um bom ambiente de trabalho

Outra forma de manter a sua equipe motivada é oferecendo um bom ambiente de trabalho. Isso pode ser feito de diferentes formas, mas uma que é bastante eficiente é ter música ambiente. 

Estudos mostram que quando os funcionários trabalham em um ambiente com música agradável eles são mais produtivos, se relacionam melhor com os seus colegas e ainda conseguem atender melhor os clientes.

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