Preparar o PDV do supermercado é essencial para conseguir proporcionar um ambiente agradável, que facilite a compra e deixe o cliente se sentindo confortável enquanto faz as compras. Apesar dessa não ser a única receita para o sucesso do seu supermercado, ela é importantíssima no processo de fidelização do cliente.
Dito isso, neste artigo vamos te falar sobre o PDV do supermercado, qual a importância dele para o seu negócio e ainda daremos dicas preciosas de como você pode fazer a gestão dele para encantar os seus clientes. Confira!
O que é o PDV do supermercado?
O PDV (ponto de venda) do supermercado é todo e qualquer ponto da loja em que os clientes tenham contato com os produtos que estão sendo vendidos. Ou seja, inclui todas as seções do supermercado, a padaria, a adega, o açougue, a peixaria e a frente de caixa.
E qual a sua importância?
Como falamos, toda a loja faz parte do PDV e da jornada de compras do cliente. Por isso, ela deve ser cuidadosamente gerenciada, caso contrário você correrá o risco de proporcionar uma experiência ruim para os seus clientes.
Para entender a importância do PDV, vamos supor que você precise comprar alguns itens e vá em um supermercado novo, que você ainda não conhecia. Vamos imaginar agora dois supermercados diferentes. No primeiro deles, você entra no supermercado e percebe que dentro da loja a temperatura está agradável, as prateleiras estão organizadas, tem uma música ambiente no volume certo, todas as seções estão bem sinalizadas, as etiquetas de preços estão corretamente indicadas e os corredores estão limpos.
Já no segundo, assim que você entra na loja percebe uma música alta, caixas pelos corredores, os produtos de limpeza estão dispostos com os itens de hortifrúti, o chão do corredor de bebidas está sujo e pegajoso, as etiquetas de preços não correspondem aos itens que estão nas prateleiras.
Em qual desses supermercados você gostaria de voltar? Provavelmente no primeiro, certo? Por isso, fazer uma boa gestão do PDV do supermercado é essencial para garantir uma boa experiência do cliente. Caso contrário, você corre o risco de ter clientes que nunca retornarão à sua loja.
Além disso, quando o PDV está desorganizado você corre o risco de ter perdas por vencimento e devido à má manipulação de produtos. Por isso, se preocupar com o PDV do supermercado também poderá evitar prejuízos.
Quais as bases para uma boa gestão do PDV?
Antes de falarmos sobre como fazer uma boa gestão do PDV do supermercado, é importante que você conheça quais são as bases para isso acontecer. De modo geral, será preciso prestar atenção aos seguintes pontos:
- Estoque: para manter as prateleiras sempre cheias é preciso ter um bom controle de estoque. Isso inclui manter os produtos adequados da forma correta, saber quais itens devem ser expostos primeiro devido à data de vencimento e quando fazer pedido para o fornecedor;
- Exposição: manter os produtos expostos em uma ordem lógica, separados por seções, com as prateleiras organizadas é fundamental para que o cliente consiga encontrar aquilo que ele procura. Além disso, se você possui uma padaria que vende produtos de fabricação própria, é importante disponibilizar pequenas porções, principalmente de produtos novos, para a degustação. Assim, os clientes conseguem provar a qualidade e comprar;
- Preço: mais do que permitir que o cliente saiba exatamente quanto aquele produto custa e se vale a pena comprá-lo ou não, expor o preço faz parte do Código de Defesa do Consumidor. Por isso, não se esqueça de incluir as etiquetas ou disponibilizar um leitor para que o cliente possa conferir o valor do produto. Vale a pena mencionar que é importante seguir um padrão e exibir a etiqueta sempre acima ou abaixo do produto;
- Atendimento: manter uma equipe sempre bem treinada, que seja capaz de atender o cliente de maneira cordial, com respeito e atenção, além de se propor a resolver eventuais problemas é essencial para manter o cliente satisfeito.
Como ter um bom PDV no supermercado
Agora que você já entendeu a importância e quais são as bases para ter um bom PDV no supermercado, vamos falar sobre como fazer uma boa gestão dessa área da sua loja.
Controle de estoque
Por mais que já tenhamos falado sobre o controle de estoque anteriormente, vamos destrinchar o assunto um pouco mais. Lembre-se que sem produtos para expor no PDV do supermercado, a loja ficará completamente vazia. Desta forma, é essencial que você, gestor ou dono de supermercado, dedique parte do seu tempo para se certificar de que tudo está funcionando bem no estoque.
Lembre-se que alguns produtos exigem condições especiais de armazenamento, como é o caso de vinhos e alimentos que precisam ser refrigerados e congelados. Por isso, prepare uma rotina de verificação de temperatura desses equipamentos e tenha unidades extra. Assim, se um deles parar de funcionar, o prejuízo será menor ou até mesmo inexistente.
Outro fator essencial para ter um estoque impecável é o software de gerenciamento utilizado. Ele precisa ter todos os produtos cadastrados corretamente e, de preferência, integrado com o sistema utilizado no caixa. Isso facilitará muito o seu controle de estoque. Vale a pena mencionar que alguns softwares ainda permitem que você determine um limite mínimo do estoque. Quando um determinado produto atingir aquele nível pré-estabelecido, o usuário recebe uma notificação de que é hora de fazer um novo pedido.
Sistemas de automação
Os sistemas de automação são essenciais para que você tenha um bom gerenciamento do PDV. Por isso, ao invés de considerar a aquisição de um sistema desses como uma despesa, veja como um investimento. Quando o sistema é capaz de atender às necessidades do supermercado e funciona bem ele será essencial para aumentar a lucratividade da loja.
Entretanto, antes de colocar a mão no bolso é essencial que diversos testes sejam feitos. Somente desta forma é que você saberá se o sistema realmente será capaz de atender às necessidades do seu supermercado.
Além disso, quando os controles de entrada e saída de mercadorias são feitos automaticamente, você sempre saberá quando precisa comprar mercadorias. Evitando que você fique sem produtos e com prateleiras vazias.
Frente de caixa
A frente de caixa é outra importante parte do PDV no supermercado, já que esse é o momento final da compra do cliente. Neste caso você deverá planejar o PDV de forma que o cliente tenha espaço para aguardar na fila. Ainda, esse também pode ser um momento para influenciar o cliente a comprar alguns itens extras.
Uma dica para deixar essa área do PDV mais atrativa é incluir pequenas gôndolas com itens como chocolates, chicletes, balas, isqueiros, revistas. Se houver espaço, inclua também uma geladeira para expor refrigerantes, água e energético. Assim, o cliente consegue consumir a bebida ainda gelada.
Lembre-se também que oferecer diferentes tipos de caixas pode fazer com que o seu supermercado se destaque frente à concorrência. Além dos caixas convencionais e preferenciais, você pode ter também caixas rápidos e os caixas de autoatendimento. Assim, os clientes poderão escolher qual checkout eles preferem fazer.
Fardamento para supermercado
Se você já teve a experiência de precisar falar com algum funcionário de um supermercado e não conseguiu encontrar ninguém, vai entender o quanto o fardamento dos funcionários é importante. Ele não apenas permite que os clientes consigam identificar operadores de caixa, repositores e atendentes, mas também auxiliam a passar a impressão de profissionalismo, reforçando a imagem do supermercado.
Dito isso, invista em um bom uniforme, com tecido de qualidade e que tenha as cores e o logotipo do supermercado.
Mantenha um ambiente agradável
Por último, mas não menos importante, um dos segredos para ter um bom PDV no supermercado é manter um ambiente agradável. A melhor forma de se fazer isso é através do marketing sensorial, que visa estimular e despertar os sentidos dos consumidores.
Diversas ações podem ser implementadas, muitas delas já realizadas corriqueiramente pelo supermercado, tais como manter a limpeza dos corredores e prateleiras, manter os produtos organizados nas prateleiras, identificar seções, manter sempre o mesmo padrão de cor e tipografia para as etiquetas de preço, dentre outros.
Entretanto, uma das ações que pode fazer uma grande diferença para os seus clientes é a rádio personalizada. Com ela, você consegue reproduzir músicas de uma playlist que foi cuidadosamente selecionada para agradar o seu público-alvo. Estudos mostram que quando o cliente ouve uma música agradável, cerca de 30% deles tendem a passar mais tempo na loja e quase 15% irá comprar mais do que o inicialmente planejado.
Além disso, a rádio possui uma grande vantagem de ser uma excelente ferramenta para a divulgação de promoções, sorteios, convidar o cliente para participar do programa de fidelidade e, até mesmo, para auxiliar no gerenciamento da loja. Ficou curioso para saber mais? Clique aqui e teste gratuitamente por 10 dias.
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