Por Nayara Santos em 13.07.2021

PDV do supermercado: entenda a importância de investir no PDV

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Preparar o PDV do supermercado é essencial para conseguir proporcionar um ambiente agradável, que facilite a compra e deixe o cliente se sentindo confortável enquanto faz as compras. Apesar dessa não ser a única receita para o sucesso do seu supermercado, ela é importantíssima no processo de fidelização do cliente.

Dito isso, neste artigo vamos te falar sobre o PDV do supermercado, qual a importância dele para o seu negócio e ainda daremos dicas preciosas de como você pode fazer a gestão dele para encantar os seus clientes. Confira!

O que é o PDV do supermercado?

O PDV (ponto de venda) do supermercado é todo e qualquer ponto da loja em que os clientes tenham contato com os produtos que estão sendo vendidos. Ou seja, inclui todas as seções do supermercado, a padaria, a adega, o açougue, a peixaria e a frente de caixa.

E qual a sua importância?

Como falamos, toda a loja faz parte do PDV e da jornada de compras do cliente. Por isso, ela deve ser cuidadosamente gerenciada, caso contrário você correrá o risco de proporcionar uma experiência ruim para os seus clientes.

Para entender a importância do PDV, vamos supor que você precise comprar alguns itens e vá em um supermercado novo, que você ainda não conhecia. Vamos imaginar agora dois supermercados diferentes. No primeiro deles, você entra no supermercado e percebe que dentro da loja a temperatura está agradável, as prateleiras estão organizadas, tem uma música ambiente no volume certo, todas as seções estão bem sinalizadas, as etiquetas de preços estão corretamente indicadas e os corredores estão limpos.

Já no segundo, assim que você entra na loja percebe uma música alta, caixas pelos corredores, os produtos de limpeza estão dispostos com os itens de hortifrúti, o chão do corredor de bebidas está sujo e pegajoso, as etiquetas de preços não correspondem aos itens que estão nas prateleiras.

Em qual desses supermercados você gostaria de voltar? Provavelmente no primeiro, certo? Por isso, fazer uma boa gestão do PDV do supermercado é essencial para garantir uma boa experiência do cliente. Caso contrário, você corre o risco de ter clientes que nunca retornarão à sua loja.


Além disso, quando o PDV está desorganizado você corre o risco de ter perdas por vencimento e devido à má manipulação de produtos. Por isso, se preocupar com o PDV do supermercado também poderá evitar prejuízos.

Quais as bases para uma boa gestão do PDV?

Antes de falarmos sobre como fazer uma boa gestão do PDV do supermercado, é importante que você conheça quais são as bases para isso acontecer. De modo geral, será preciso prestar atenção aos seguintes pontos:

  • Estoque: para manter as prateleiras sempre cheias é preciso ter um bom controle de estoque. Isso inclui manter os produtos adequados da forma correta, saber quais itens devem ser expostos primeiro devido à data de vencimento e quando fazer pedido para o fornecedor;
  • Exposição: manter os produtos expostos em uma ordem lógica, separados por seções, com as prateleiras organizadas é fundamental para que o cliente consiga encontrar aquilo que ele procura. Além disso, se você possui uma padaria que vende produtos de fabricação própria, é importante disponibilizar pequenas porções, principalmente de produtos novos, para a degustação. Assim, os clientes conseguem provar a qualidade e comprar;
  • Preço: mais do que permitir que o cliente saiba exatamente quanto aquele produto custa e se vale a pena comprá-lo ou não, expor o preço faz parte do Código de Defesa do Consumidor. Por isso, não se esqueça de incluir as etiquetas ou disponibilizar um leitor para que o cliente possa conferir o valor do produto. Vale a pena mencionar que é importante seguir um padrão e exibir a etiqueta sempre acima ou abaixo do produto;
  • Atendimento: manter uma equipe sempre bem treinada, que seja capaz de atender o cliente de maneira cordial, com respeito e atenção, além de se propor a resolver eventuais problemas é essencial para manter o cliente satisfeito.

Como ter um bom PDV no supermercado

Agora que você já entendeu a importância e quais são as bases para ter um bom PDV no supermercado, vamos falar sobre como fazer uma boa gestão dessa área da sua loja.

Controle de estoque

Por mais que já tenhamos falado sobre o controle de estoque anteriormente, vamos destrinchar o assunto um pouco mais. Lembre-se que sem produtos para expor no PDV do supermercado, a loja ficará completamente vazia. Desta forma, é essencial que você, gestor ou dono de supermercado, dedique parte do seu tempo para se certificar de que tudo está funcionando bem no estoque.

Lembre-se que alguns produtos exigem condições especiais de armazenamento, como é o caso de vinhos e alimentos que precisam ser refrigerados e congelados. Por isso, prepare uma rotina de verificação de temperatura desses equipamentos e tenha unidades extra. Assim, se um deles parar de funcionar, o prejuízo será menor ou até mesmo inexistente.

Outro fator essencial para ter um estoque impecável é o software de gerenciamento utilizado. Ele precisa ter todos os produtos cadastrados corretamente e, de preferência, integrado com o sistema utilizado no caixa. Isso facilitará muito o seu controle de estoque. Vale a pena mencionar que alguns softwares ainda permitem que você determine um limite mínimo do estoque. Quando um determinado produto atingir aquele nível pré-estabelecido, o usuário recebe uma notificação de que é hora de fazer um novo pedido.

Sistemas de automação

Os sistemas de automação são essenciais para que você tenha um bom gerenciamento do PDV. Por isso, ao invés de considerar a aquisição de um sistema desses como uma despesa, veja como um investimento. Quando o sistema é capaz de atender às necessidades do supermercado e funciona bem ele será essencial para aumentar a lucratividade da loja.

Entretanto, antes de colocar a mão no bolso é essencial que diversos testes sejam feitos. Somente desta forma é que você saberá se o sistema realmente será capaz de atender às necessidades do seu supermercado.

Além disso, quando os controles de entrada e saída de mercadorias são feitos automaticamente, você sempre saberá quando precisa comprar mercadorias. Evitando que você fique sem produtos e com prateleiras vazias.

Frente de caixa

A frente de caixa é outra importante parte do PDV no supermercado, já que esse é o momento final da compra do cliente. Neste caso você deverá planejar o PDV de forma que o cliente tenha espaço para aguardar na fila. Ainda, esse também pode ser um momento para influenciar o cliente a comprar alguns itens extras. 

Uma dica para deixar essa área do PDV mais atrativa é incluir pequenas gôndolas com itens como chocolates, chicletes, balas, isqueiros, revistas. Se houver espaço, inclua também uma geladeira para expor refrigerantes, água e energético. Assim, o cliente consegue consumir a bebida ainda gelada.

Lembre-se também que oferecer diferentes tipos de caixas pode fazer com que o seu supermercado se destaque frente à concorrência. Além dos caixas convencionais e preferenciais, você pode ter também caixas rápidos e os caixas de autoatendimento. Assim, os clientes poderão escolher qual checkout eles preferem fazer.

Fardamento para supermercado

Se você já teve a experiência de precisar falar com algum funcionário de um supermercado e não conseguiu encontrar ninguém, vai entender o quanto o fardamento dos funcionários é importante. Ele não apenas permite que os clientes consigam identificar operadores de caixa, repositores e atendentes, mas também auxiliam a passar a impressão de profissionalismo, reforçando a imagem do supermercado. 

Dito isso, invista em um bom uniforme, com tecido de qualidade e que tenha as cores e o logotipo do supermercado.

Mantenha um ambiente agradável

Por último, mas não menos importante, um dos segredos para ter um bom PDV no supermercado é manter um ambiente agradável. A melhor forma de se fazer isso é através do marketing sensorial, que visa estimular e despertar os sentidos dos consumidores. 

Diversas ações podem ser implementadas, muitas delas já realizadas corriqueiramente pelo supermercado, tais como manter a limpeza dos corredores e prateleiras, manter os produtos organizados nas prateleiras, identificar seções, manter sempre o mesmo padrão de cor e tipografia para as etiquetas de preço, dentre outros.

Entretanto, uma das ações que pode fazer uma grande diferença para os seus clientes é a rádio personalizada. Com ela, você consegue reproduzir músicas de uma playlist que foi cuidadosamente selecionada para agradar o seu público-alvo. Estudos mostram que quando o cliente ouve uma música agradável, cerca de 30% deles tendem a passar mais tempo na loja e quase 15% irá comprar mais do que o inicialmente planejado.

Além disso, a rádio possui uma grande vantagem de ser uma excelente ferramenta para a divulgação de promoções, sorteios, convidar o cliente para participar do programa de fidelidade e, até mesmo, para auxiliar no gerenciamento da loja. Ficou curioso para saber mais? Clique aqui e teste gratuitamente por 10 dias.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

25 ideias de nomes para açougue, confira

Se você está abrindo um açougue e não tem ideia de qual nome seria melhor para o empreendimento ou mesmo como fazer para escolhê-lo, então este artigo é para você! Sempre que um novo empreendimento é iniciado, inúmeras decisões devem ser tomadas, incluindo a escolha do nome. É através dele que você poderá tornar o…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Estratégia de vendas para supermercado: 16 ações para vender mais

Os supermercados são essenciais para a sociedade, o que os torna, ao mesmo tempo, capazes de reter um grande público e altamente competitivos. Por isso, é importante que eles sejam tratados com a mesma atenção de qualquer outro segmento varejista, inclusive na busca por estratégias de supermercados para vender mais. Sustentar a saúde financeira da…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Evolução do setor supermercadista no Brasil: saiba tudo sobre o assunto

O setor supermercadista no Brasil é um dos principais pilares da economia. Além disso, ele é capaz de refletir como andam as contas nas famílias brasileiras, ou seja, quando as contas estão apertadas, ele é o primeiro a sentir os efeitos. Por outro lado, assim que o brasileiro consegue ter um pouco mais de dinheiro…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Como usar a inteligência artificial em supermercados para aumentar as vendas

A inteligência artificial veio para ficar e para facilitar inúmeras atividades do nosso dia a dia. Afinal, ela é capaz de fazer análises de forma mais rápida e até mesmo resolver alguns problemas que poderiam demorar um certo tempo para resolvermos sem essa ajuda. Inclusive, muitas das aplicações da inteligência artificial  podem acelerar processos, análises,…

Por Nayara Santos em 09.05.2024

Controle de estoque em supermercados: veja 12 dicas de como fazer

Dos grandes aos pequenos comércios, o bom gerenciamento do estoque é essencial. Ainda, quando falamos de muitos produtos diferentes, isso se torna ainda mais importante e desafiador. Não há como pensar em segurança financeira, ou mesmo na segurança do consumidor, sem pensar no controle de estoque em supermercados. Além dos manter os produtos nas condições…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Músicas de Natal para supermercados: 40 músicas para entrar no clima

As músicas de Natal para supermercados são uma poderosa ferramenta para fazer com que o cliente entre no clima da festa. Além disso, como a música é capaz de influenciar a forma como as pessoas se sentem na sua loja, a trilha sonora certa aumenta as chances do cliente sair satisfeito e lembrar da sua…

Por Nayara Santos em 12.11.2024

Marketing de rede a era do supermercado virtual: saiba tudo sobre o tema

O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, surgiu nos Estados Unidos. A sua principal ideia é aumentar as vendas dos produtos de uma empresa, entretanto, com um modelo de negócio um pouquinho diferente do que o usualmente utilizado. Como o marketing de rede ainda é pouco conhecido no Brasil, entender como ele funciona…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Aumente as suas vendas agora com 5 ações simples e práticas!

É natural que gestores do setor supermercadista estejam em uma busca constante por formas de aumentar as vendas do supermercado. Afinal, nem sempre é fácil encontrar formas de se destacar e fazer com que o cliente prefira a sua loja. Por isso, em um ramo tão competitivo, ficar de olho nas novidades é uma questão…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

14 ideias para hortifrúti: confira as melhores

Quem deseja otimizar constantemente os resultados de marketing de seu supermercado deve investir em conhecer boas ideias para hortifrúti. Isso significa pensar estrategicamente na organização dos produtos, contar com os parceiros certos, garantir que você sempre se destaque dos concorrentes, entre outras medidas. Com tantos pontos a serem analisados, muitas vezes por poucas pessoas, principalmente…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos