Por Nayara Santos em 08.11.2022

Frente de loja de supermercado: 7 dicas para aumentar as vendas

Por Nayara Santos em 08.11.2022

A frente de loja de supermercado é uma das últimas etapas da jornada de compras do cliente, por isso, ela deve receber uma atenção especial para que o cliente deixe a sua loja com uma boa impressão. Apesar disso, poucos gestores e donos de supermercado investem nesta área do ponto de vendas (PDV).

Acredite, se você não prestar atenção à frente da loja do seu supermercado você pode estar comprometendo a lucratividade do negócio. Afinal, esse é um ponto em que os clientes estão expostos aos produtos por mais tempo. Com a estratégia certa é possível aumentar o ticket médio e as vendas.

Por isso, se você quer melhorar esse ponto no seu supermercado, você está no lugar certo. Neste artigo, daremos 7 dicas de como utilizar essa área do PDV de maneira inteligente para conseguir melhores resultados. Boa leitura!

O que é a frente de loja?

Antes de conhecer o que pode ser feito para aumentar as vendas do seu supermercado, é preciso entender o que é a frente de loja e a sua importância. Podemos definir frente de loja como o local onde a jornada do cliente na loja física se encerra, ou seja, onde o cliente realiza o pagamento pelo que comprou. 

Como esse é o momento final em que o cliente terá contato com a sua marca, e muitas com um funcionário do supermercado, é importantíssimo garantir que ele transcorra da melhor forma possível. Afinal de contas, o que você quer é que o cliente saia com uma boa impressão da sua loja.

Por isso, é preciso garantir que os operadores de caixa sejam capazes de oferecer um bom atendimento. Neste caso, incentive e promova treinamentos de atendimento ao cliente, técnicas de vendas, e que mostrem a importância deles na fidelização de clientes.

Além disso, a frente de loja é um local em que você pode conseguir aumentar o ticket médio do cliente e, consequentemente, o seu lucro. Já que os clientes precisam aguardar na fila por algum tempo para serem atendidos. Portanto, é importante planejar como será a frente da loja do supermercado, para conseguir tirar o melhor proveito desse momento. Isso inclui definir o layout do local e quais produtos serão expostos. 

Dicas para utilizar a frente de loja de supermercado de maneira inteligente

Todo gestor do varejo está em busca de melhorar as vendas, fidelizar clientes e fazer com que o estabelecimento prospere. Para fazer isso de maneira eficiente, é fundamental conhecer todas as ferramentas que estão à disposição. Assim é possível escolher quais melhor se adequem à realidade da sua empresa.


A frente de loja é uma dessas ferramentas essenciais para os gestores do setor supermercadista. Confira a seguir as dicas de como otimizar esse momento da jornada de compras do cliente.

1. Mantenha a organização da frente de loja

Se deixar os corredores e prateleiras do supermercado bagunçados não é um bom negócio, com a frente de loja não seria diferente. A experiência de fazer compras em um ambiente assim pode ser caótica. Afinal, você não encontra o que procura, gasta mais tempo na loja contra a sua vontade e deixa o supermercado com uma má impressão.

No caso da frente de loja, o cliente passa mais tempo ali enquanto aguarda atendimento, ou seja, ele tem mais tempo para reparar no que tem ao seu redor e, se tiver bagunça, ele vai perceber, podendo até mesmo ficar bastante incomodado com isso. Por isso, assim como os demais pontos do PDV, a frente de loja do supermercado também precisa ser organizada. 

Outro ponto a ser considerado é que a circulação de pessoas é grande e, se você fizer tudo certinho, as compras dos itens que ficam na frente do caixa também serão. Isso significa que você precisa ficar atento à organização e reposição de itens neste ponto do PDV. O ideal é que haja um repositor responsável por esta parte do supermercado e que ele verifique a frente da loja diversas vezes ao longo do dia.

Lembre-se, quando o local está organizado, o cliente se sente mais atraído para as prateleiras, prestará mais atenção ao que está exposto e as chances de você conseguir efetuar mais uma venda aumentam.

2. Tenha funcionários bem treinados

Outro ponto importante para conseguir aumentar as vendas através da frente de loja de supermercado é ter funcionários bem treinados. Lembre-se que na ida ao supermercado, os operadores de caixa são os únicos funcionários com quem os clientes têm contato e que eles estão representando a sua marca.

Além disso, não importa o quão boa foi a experiência do cliente enquanto ele estava na loja, se houver qualquer problema com o caixa, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado. Diante dessa realidade, é importante estabelecer um programa de treinamento e de reciclagem não apenas dos operadores de caixa.

Isso garantirá que os protocolos estabelecidos serão seguidos, que haverá agilidade na execução das tarefas e também que o atendimento será cordial. Tudo isso contribui para aumentar a satisfação do cliente e as chances de fidelizá-lo. Não sabe por onde começar com o treinamento, então confira o nosso guia Operador de caixa de supermercado: conheça o treinamento ideal.

Vale a pena dizer que apesar dos caixas serem os profissionais que têm maior contato com o cliente, eles não são os únicos. Repositores, operadores de loja, atendente da padaria, peixaria, açougue, seguranças e até mesmo o pessoal da limpeza, todos também podem ter esse contato.

Portanto, o ideal é que você faça treinamento e cursos de reciclagem com todos eles. Talvez a frequência de treinamento não precise ser tão alta, mas é importante que todos saibam como o cliente deve ser tratado e qual é a polícia do supermercado com relação a isso.

3. Invista em check stand

Assim como ocorre com o restante do supermercado, é fundamental que você tenha os equipamentos certos para manter a frente de loja organizada. Uma dica bastante importante é optar por um bom check-stand. Essas são as prateleiras e expositores que ficam localizados na entrada do caixa. Por isso, ao planejar essa área do PDV é importante considerar esse gasto.

Lembre-se que as prateleiras e expositores devem ter o tamanho correto para não atrapalhar a movimentação dos clientes e também para permitir que o cliente consiga ver os produtos expostos. O ideal é que você planeje o layout da frente de loja cuidadosamente, de modo a garantir espaço para o cliente aguardar atendimento e para expor os produtos desejados. 

Se você não tem ideia de como fazer isso, a nossa recomendação é fazer uma pesquisa no Google para ver como outras lojas pelo mundo fazem isso. Ainda, você também pode visitar algumas lojas da concorrência para entender como o layout pode ser e quais check-stand ou prateleiras você pode precisar.

4. Escolha os produtos cuidadosamente

Até agora falamos bastante nos produtos que podem ser expostos na frente de loja do supermercado, mas não falamos quais são esses produtos. Essa é outra daquelas decisões importantes que poderão interferir nos resultados alcançados. O importante nessa etapa é escolher itens pequenos, geralmente de consumo imediato, que o cliente pode querer comprar.

Por isso, os itens que são expostos no check-stand são geralmente chocolates, balas, chicletes, revistas, isqueiros, pilhas e bebidas diversas, como refrigerantes, sucos, água e energéticos. Esses são produtos que os clientes geralmente compram por estarem com fome ou com sede ao final das compras. Ou mesmo porque lembraram que precisam deles. 

Vale a pena mencionar que a escolha dos produtos poderá influenciar diretamente no aumento das vendas. Caso você escolha itens que não sejam tão atrativos para o seu público-alvo, então essa estratégia não irá funcionar. Entretanto, quando a escolha é feita de forma certa, as vendas realizadas na frente de loja podem representar entre 2% e 3% do total do lucro do supermercado.

5. Utilize o self checkout

Grande parte do sucesso de um supermercado vem da experiência de compras que ele consegue oferecer para os clientes. Atualmente, apostar na tecnologia é uma das formas de se fazer isso. Assim, ficar de olho nas tendências do mercado pode te ajudar a conquistar muitos consumidores ávidos por novidades.

Uma delas é o self checkout, já bastante comum no exterior, e que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Com esse tipo de caixa o cliente é o responsável por todo o processo de conclusão da compra. Ou seja, a leitura do código de barras dos produtos, pesagem e pagamento são todos realizados por ele. 

Portanto, se você quiser atrair clientes que estão em busca de modernidade, rapidez e independência, implementar o self checkout na frente de loja do seu supermercado pode ser uma excelente ideia. 

Mas, também é preciso destacar que esse tipo de caixa ocupa menos espaço do que os caixas convencionais, agilizando o checkout e diminuindo o tempo de espera. Além disso, ele também permite o redirecionamento do capital que seria gasto com a contratação de operadores de caixa, para outras áreas do supermercado.

6. Reserve espaço para fila

Por mais que você seja dono de um supermercado, é preciso admitir que uma das coisas que mais desagradam os clientes é ter que ficar esperando na fila do caixa. Mas, pior do que filas demoradas, são filas apertadas, que não deixam espaço suficiente para o cliente se movimentar e para a circulação de pessoas.

Essa espera em filas apertadas pode comprometer a experiência do cliente e todo o trabalho que você vem fazendo neste sentido. Por isso, além de investir em treinamento dos operadores de caixa, para que o atendimento seja executado com maior rapidez, também é importante que você reserve espaço suficiente para a fila. 

O ideal é que, ao planejar o layout do supermercado, você leve isso em consideração. Acredite, é melhor expor menos produtos e deixar espaço suficiente para evitar aglomerações, ainda mais em tempos de pandemia.

7. Tenha um sistema de automação

Pode até parecer uma dica batida e sem importância, mas nunca é demais lembrar que a automação na frente de loja de supermercado é um item que não pode faltar em nenhum estabelecimento desse ramo. Ele não apenas permitirá que o atendimento seja muito mais rápido, como também facilitará o trabalho de controle de estoque, saída de produtos e controle financeiro da loja.

O mais importante neste caso é encontrar um sistema que seja adequado às suas necessidades e que funcione integrado com outros sistemas, caso você tenha eles no seu supermercado. Sempre que um processo é automatizado, você ganha tempo para realizar outras tarefas importantes para a sobrevivência do seu supermercado.Como, por exemplo, planejar as promoções e quais estratégias de marketing serão utilizadas.

Não sabe quais estratégias de marketing implementar no seu supermercado? Então comece conferindo o nosso guia completo Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Decoração de Natal para supermercado: Veja 8 dicas de como fazer

Investir na decoração de Natal no supermercado pode melhorar a experiência de compra do cliente e aumentar as suas vendas ainda mais. Isso acontece porque o consumidor brasileiro é um dos que mais valoriza a experiência de compras, e a decoração ajuda a criar um ambiente imersivo e diferenciado. Inclusive, não é incomum ver pessoas…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Responsabilidade social e ambiental de um supermercado: melhores práticas

Em busca de melhorar a sociedade em que está inserido e o meio ambiente ao seu redor, a nova tendência para supermercados é focar na responsabilidade social e ambiental. Afinal de contas, todos temos um papel importante a desempenhar para tornar o local onde moramos ou trabalhamos um local melhor. Se você, gestor ou dono…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Qual o público-alvo de um supermercado? Entenda em 5 passos!

Você sabe qual é o público-alvo de um supermercado? Ou melhor, você qual é o público-alvo do seu supermercado? Em um ramo do varejo com uma clientela tão diversa, esse pode ser um desafio real, mas que deve ser encarado de frente se você quiser obter melhores resultados. Identificar o perfil dos seus clientes é…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Tecnologias usadas em supermercados: Conheça as 9 tendências

Conhecer as tecnologias usadas em supermercados é necessário para qualquer gestor do varejo interessado em se manter atualizado e que busca conquistar os clientes mais antenados. Mas, mais do que isso, a tecnologia tem poderosas ferramentas que podem te ajudar a proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente, facilitar a gestão de estoque…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Outdoor de supermercado: veja como ser criativo

Para os gestores e donos de supermercado é importantíssimo encontrar diferentes formas de divulgar o seu negócio. Por mais que a divulgação do supermercado em outdoor de supermercado seja explorada, nem sempre ela é capaz de atingir os objetivos desejados. Para funcionar, essa estratégia precisa ser capaz de chamar a atenção dos consumidores e se…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Como fazer um cartaz de oferta de supermercado em 8 passos

Saber como fazer um cartaz de oferta de supermercado é um passo essencial para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as vendas do seu negócio. E isso envolve muito mais do que simplesmente escrever o nome e o preço do produto em um pedaço de papel. Essas ações, quando não planejadas, podem…

Por Nayara Santos em 01.09.2020

Prevenção de perdas em supermercados: 12 passos para evitar perdas

Com certeza você já sofreu alguma perda dentro do seu supermercado, correto? Existem diversas situações que podem ocasionar perdas e prejuízos, podemos citar casos onde ocorrem furtos ocasionados por clientes ou funcionários, o problema recorrente do consumo de alimentos dentro do supermercado onde os clientes violam as embalagens e não pagam pelos itens, a troca…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Decoração de Páscoa em supermercado: veja 8 ideias de como fazer

Você sabia que a decoração de Páscoa no supermercado é importantíssima para aumentar as vendas da sua loja durante esse período. Não apenas porque ela pode auxiliar o cliente a encontrar o que procura, mas também porque ajuda o consumidor a entrar no clima da celebração e se sentir mais disposto a comprar os produtos…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

28 Textos de propaganda de supermercado: se inspire em nossas ideias!

 Ter ideias e conhecer textos de propaganda de supermercado podem te ajudar a se inspirar para criar as suas próprias campanhas e anúncios. Por isso, a seguir vamos trazer diversos textos, que você pode utilizar para as mais diferentes ocasiões.  Além disso, ainda vamos dar algumas dicas de como você pode fazer para criar…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos