O check stand de supermercado é mais uma estratégia para organizar os produtos que ficam na frente de caixa. Esse é o último momento em que o cliente terá contato com os produtos da sua loja, portanto, a última oportunidade de venda. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial a esse ponto do supermercado para conseguir alavancar as suas vendas.
Neste texto nós vamos te contar mais sobre o que é o check stand e como você pode organizá-lo para conseguir vender mais. Boa leitura!
O que é o check stand de supermercado?
O check stand de supermercado são ilhas de produtos que ficam localizadas na frente de caixa, no espaço em que os clientes ficam aguardando na fila para fazer o check out. Ou seja, é o último contato que o cliente terá com os produtos que você vende, portanto, é um momento em que você deve usar estratégias certeiras para atrair a atenção dele e conseguir vender mais.
Algumas pesquisas mostram que cerca de 40% dos consumidores interagem com os produtos que ficam no check stand. E que esses produtos podem representar entre 2% a 3% das vendas de uma loja. Isso ocorre principalmente porque com menos distrações, o cliente tende a prestar mais atenção no que está ao seu redor, e nos produtos que estão sendo expostos.
Alavancando as vendas com o check stand
As escolhas que você faz para montar o check stand de supermercado irão influenciar diretamente nas vendas da sua loja. Por isso, a seguir daremos algumas dicas valiosas que podem ser facilmente aplicadas e, o melhor, sem precisar gastar muito com isso. Confira!
Escolha os produtos
Tudo começa com a escolha dos produtos certos. Lembre-se que eles devem chamar a atenção do cliente e despertar a vontade de comprar. Por isso, escolha itens que podem ser consumidos rapidamente, como é o caso dos chocolates, balas e chicletes. Já que o cliente pode estar com fome ou simplesmente quer beliscar algo antes de chegar em casa. Dependendo do espaço que você tiver disponível, também é possível colocar alguns pacotes de salgadinhos ou de petiscos.
Esse também é o local para você expor algumas bebidas, de preferência geladas. Já que o cliente pode estar com sede ou simplesmente com vontade de tomar algo ao final das compras. O ideal é colocar latinhas e pequenas embalagens de sucos, refrigerantes e água.
Ainda, no check stand você também pode incluir alguns itens que possam despertar o interesse do cliente, como é o caso de revistas. Faça uma seleção com assuntos diversos, como moda, decoração, ciências, fofocas e revistas para crianças. Desta forma, você consegue manter a atenção do cliente presa no check stand e há grandes chances dele optar por comprar mais algum item.
Preste atenção à margem de lucro
Lembre-se que a principal intenção do check stand de supermercado é influenciar o cliente a comprar, muitas vezes por impulso, e aumentar o lucro do supermercado. Por isso, é fundamental ficar de olho na margem de lucro dos produtos que serão expostos.
Geralmente, os produtos escolhidos para esse local são aqueles que possuem uma grande margem de lucro, chegando até mesmo a 50%. Assim, mesmo que o número de itens vendidos não seja muito expressivo, o lucro que você conseguirá obter com eles será.
Para saber quais são esses produtos é preciso recorrer aos seus relatórios gerenciais e verificar o valor que o produto foi adquirido do fornecedor e o valor que ele é vendido na sua loja. Assim, você saberá quais produtos valem a pena ficar expostos no check stand do supermercado.
Mantenha o check stand organizado
Outra dica para alavancar as suas vendas utilizando o check stand é mantê-lo sempre organizado, o que pode ser um grande desafio. Para que o cliente se sinta atraído por essas pequenas prateleiras, elas precisam expor os produtos da melhor forma de modo a facilitar a visualização dos produtos. Afinal de contas, como você poderá se interessar por algo que você não vê.
Assim, deixe um ou dois dos seus repositores como responsáveis pelo check stand de supermercado. Claro que esse número poderá variar, dependendo da quantidade de funcionários e de caixas que você possuir na sua loja. Entretanto, é imprescindível que haja pessoas responsáveis por manter essa área sempre organizada.
Inclua ofertas
Para deixar o check stand do seu supermercado ainda mais atrativo, inclua alguns produtos em oferta. Afinal de contas, você quer convencer o cliente a comprar algo que ele não havia planejado ou mesmo que ele estivesse aguardando uma boa promoção para efetuar a compra.
Com os produtos em promoção, inclua também etiquetas e pequenos cartazes que sejam chamativos. Desta forma, você conseguirá sem dúvida alguma atrair a atenção do cliente para essa área. Só não vale incluir muitos produtos em promoção, caso contrário, a sua margem de lucro com as vendas do check stand poderá ser pequena.
Aplique o marketing sensorial
Por último, mas não menos importante, é preciso lembrar sempre do marketing sensorial. No caso do check stand ele estará mais voltado para a visão e para o tato, já que os clientes verão os produtos, de preferência organizados, e poderão pegar os itens que eles têm interesse, para conferir a embalagem de perto.
Por isso, esse não é o momento de limitar o interesse do cliente, deixando itens fora de seu alcance. Se você possui produtos considerados de alto risco, então é melhor expô-los em outro local, onde o cliente possa acessá-los ou facilmente pedir para alguém para acessá-los. Caso contrário, o cliente poderá ficar frustrado com a impossibilidade de ver o que ele desejava e simplesmente desistir de todas as compras.
Como você deve ter percebido, convencer o cliente a comprar mais e aumentar as vendas do seu supermercado exige uma grande diversidade de estratégias. O check stand que apresentamos aqui é apenas uma delas. Mas, se você quiser mais dicas e conhecer outras formas de encantar o consumidor, é só navegar pelo nosso blog. Lá você encontrará uma grande diversidade de artigos com dicas para arrasar em todas as áreas.
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