Por Nayara Santos em 27.07.2021

Check stand de supermercado: veja como alavancar as vendas

Por Nayara Santos em 27.07.2021

O check stand de supermercado é mais uma estratégia para organizar os produtos que ficam na frente de caixa. Esse é o último momento em que o cliente terá contato com os produtos da sua loja, portanto, a última oportunidade de venda. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial a esse ponto do supermercado para conseguir alavancar as suas vendas.

Neste texto nós vamos te contar mais sobre o que é o check stand e como você pode organizá-lo para conseguir vender mais. Boa leitura!

O que é o check stand de supermercado?

O check stand de supermercado são ilhas de produtos que ficam localizadas na frente de caixa, no espaço em que os clientes ficam aguardando na fila para fazer o check out. Ou seja, é o último contato que o cliente terá com os produtos que você vende, portanto, é um momento em que você deve usar estratégias certeiras para atrair a atenção dele e conseguir vender mais.

Algumas pesquisas mostram que cerca de 40% dos consumidores interagem com os produtos que ficam no check stand. E que esses produtos podem representar entre 2% a 3% das vendas de uma loja. Isso ocorre principalmente porque com menos distrações, o cliente tende a prestar mais atenção no que está ao seu redor, e nos produtos que estão sendo expostos.

Alavancando as vendas com o check stand

As escolhas que você faz para montar o check stand de supermercado irão influenciar diretamente nas vendas da sua loja. Por isso, a seguir daremos algumas dicas valiosas que podem ser facilmente aplicadas e, o melhor, sem precisar gastar muito com isso. Confira!

Escolha os produtos

Tudo começa com a escolha dos produtos certos. Lembre-se que eles devem chamar a atenção do cliente e despertar a vontade de comprar. Por isso, escolha itens que podem ser consumidos rapidamente, como é o caso dos chocolates, balas e chicletes. Já que o cliente pode estar com fome ou simplesmente quer beliscar algo antes de chegar em casa. Dependendo do espaço que você tiver disponível, também é possível colocar alguns pacotes de salgadinhos ou de petiscos. 


Esse também é o local para você expor algumas bebidas, de preferência geladas. Já que o cliente pode estar com sede ou simplesmente com vontade de tomar algo ao final das compras. O ideal é colocar latinhas e pequenas embalagens de sucos, refrigerantes e água.

Ainda, no check stand você também pode incluir alguns itens que possam despertar o interesse do cliente, como é o caso de revistas. Faça uma seleção com assuntos diversos, como moda, decoração, ciências, fofocas e revistas para crianças. Desta forma, você consegue manter a atenção do cliente presa no check stand e há grandes chances dele optar por comprar mais algum item.

Preste atenção à margem de lucro

Lembre-se que a principal intenção do check stand de supermercado é influenciar o cliente a comprar, muitas vezes por impulso, e aumentar o lucro do supermercado. Por isso, é fundamental ficar de olho na margem de lucro dos produtos que serão expostos.

Geralmente, os produtos escolhidos para esse local são aqueles que possuem uma grande margem de lucro, chegando até mesmo a 50%. Assim, mesmo que o número de itens vendidos não seja muito expressivo, o lucro que você conseguirá obter com eles será.

Para saber quais são esses produtos é preciso recorrer aos seus relatórios gerenciais e verificar o valor que o produto foi adquirido do fornecedor e o valor que ele é vendido na sua loja. Assim, você saberá quais produtos valem a pena ficar expostos no check stand do supermercado.

Mantenha o check stand organizado

Outra dica para alavancar as suas vendas utilizando o check stand é mantê-lo sempre organizado, o que pode ser um grande desafio. Para que o cliente se sinta atraído por essas pequenas prateleiras, elas precisam expor os produtos da melhor forma de modo a facilitar a visualização dos produtos. Afinal de contas, como você poderá se interessar por algo que você não vê.

Assim, deixe um ou dois dos seus repositores como responsáveis pelo check stand de supermercado. Claro que esse número poderá variar, dependendo da quantidade de funcionários e de caixas que você possuir na sua loja. Entretanto, é imprescindível que haja pessoas responsáveis por manter essa área sempre organizada.

Inclua ofertas

Para deixar o check stand do seu supermercado ainda mais atrativo, inclua alguns produtos em oferta. Afinal de contas, você quer convencer o cliente a comprar algo que ele não havia planejado ou mesmo que ele estivesse aguardando uma boa promoção para efetuar a compra.

Com os produtos em promoção, inclua também etiquetas e pequenos cartazes que sejam chamativos. Desta forma, você conseguirá sem dúvida alguma atrair a atenção do cliente para essa área. Só não vale incluir muitos produtos em promoção, caso contrário, a sua margem de lucro com as vendas do check stand poderá ser pequena.

Aplique o marketing sensorial

Por último, mas não menos importante, é preciso lembrar sempre do marketing sensorial. No caso do check stand ele estará mais voltado para a visão e para o tato, já que os clientes verão os produtos, de preferência organizados, e poderão pegar os itens que eles têm interesse, para conferir a embalagem de perto.

Por isso, esse não é o momento de limitar o interesse do cliente, deixando itens fora de seu alcance. Se você possui produtos considerados de alto risco, então é melhor expô-los em outro local, onde o cliente possa acessá-los ou facilmente pedir para alguém para acessá-los. Caso contrário, o cliente poderá ficar frustrado com a impossibilidade de ver o que ele desejava e simplesmente desistir de todas as compras.

Como você deve ter percebido, convencer o cliente a comprar mais e aumentar as vendas do seu supermercado exige uma grande diversidade de estratégias. O check stand que apresentamos aqui é apenas uma delas. Mas, se você quiser mais dicas e conhecer outras formas de encantar o consumidor, é só navegar pelo nosso blog. Lá você encontrará uma grande diversidade de artigos com dicas para arrasar em todas as áreas. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Fila de supermercado: 7 dicas para resolver esse problema

Quando um cliente precisa ficar muito tempo na fila de supermercado a experiência de compras dele pode ficar comprometida. Isso porque, quando a demora é grande, o cliente começa a ficar impaciente e descontente com o serviço prestado. Claro que abolir as filas de supermercado é uma tarefa praticamente impossível, entretanto, adotando algumas medidas você…

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

6 Ideias criativas para supermercado: surpreenda os seus clientes

Ter ideias criativas para supermercado pode fazer toda a diferença para que você se destaque da concorrência, atrair clientes e fazer com que eles prefiram comprar na sua loja. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias atuais, em que praticamente tudo é compartilhado online e ter ideias originais pode ser um…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Layout de perfumaria de supermercado: 6 dicas para montar o ideal

Definir um bom layout de perfumaria de supermercado é uma das estratégias que podem fazer com que as suas vendas aumentem. Isso porque, ela torna a seção mais atrativa para os clientes, permitindo que eles encontrem aquilo que procuram sem grandes problemas. Além disso, a organização do local interfere diretamente na experiência de compras do…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Como controlar o vencimento de produtos em supermercados? Descubra aqui

Saber como controlar o vencimento de produtos em um supermercado de forma eficiente é essencial para o bom funcionamento do estabelecimento. E isso não apenas pela segurança alimentar dos seus clientes, mas também para evitar perdas financeiras que possam comprometer o lucro do seu negócio. Afinal de contas, você não vai ter o que fazer…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Precificação no supermercado: 7 dicas de como fazer

A precificação de produtos em um supermercado é uma importante tarefa dos gestores desse setor. Isso porque, é através dela que você será capaz de tornar o seu negócio mais competitivo e lucrativo. Afinal de contas, cada vez mais os consumidores estão recorrendo à pesquisa de preço antes de irem às compras. Mesmo assim, ainda…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Músicas de Natal para supermercados: 40 músicas para entrar no clima

As músicas de Natal para supermercados são uma poderosa ferramenta para fazer com que o cliente entre no clima da festa. Além disso, como a música é capaz de influenciar a forma como as pessoas se sentem na sua loja, a trilha sonora certa aumenta as chances do cliente sair satisfeito e lembrar da sua…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Marketing sensorial para supermercados: entenda mais sobre essa estratégia

A aplicação do marketing sensorial para supermercados tem se tornado cada dia mais comum. Essas técnicas têm como foco principal despertar todos os sentidos dos consumidores durante as compras fazendo com que eles comprem mais. Conhecer e entender quais estratégias fazem parte desta criativa e funcional subdivisão do marketing pode fazer toda a diferença nos…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Decoração de Páscoa em supermercado: veja 8 ideias de como fazer

Você sabia que a decoração de Páscoa no supermercado é importantíssima para aumentar as vendas da sua loja durante esse período. Não apenas porque ela pode auxiliar o cliente a encontrar o que procura, mas também porque ajuda o consumidor a entrar no clima da celebração e se sentir mais disposto a comprar os produtos…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos