Por Nayara Santos em 06.07.2021

Fila de supermercado: 7 dicas para resolver esse problema

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Quando um cliente precisa ficar muito tempo na fila de supermercado a experiência de compras dele pode ficar comprometida. Isso porque, quando a demora é grande, o cliente começa a ficar impaciente e descontente com o serviço prestado. Claro que abolir as filas de supermercado é uma tarefa praticamente impossível, entretanto, adotando algumas medidas você pode diminuí-las.

Por isso, se você está em busca de ideias e formas de resolver esse problema, você veio ao lugar certo. Neste artigo vamos te contar como você pode reduzir as filas e deixar o cliente satisfeito. Confira!

1. Identificando o problema

O tamanho da fila do supermercado está relacionado a diversos problemas, que vão desde formas ineficientes de checkout e que não funcionam para o seu negócio, bem como falta de treinamento de funcionários, até problemas com o sistema de automação utilizado nos caixas ou mesmo falta de funcionários em horários de pico. Ainda, a demora para ser atendido também pode ser um resultado de mais de um problema.

Dito isso, é evidente que o primeiro passo para reduzir as filas do supermercado é identificar qual é o problema e o que pode ser melhorado. Para isso, é preciso que você faça uma análise bastante objetiva de como está o checkout do supermercado. Isso pode ser feito analisando-se quanto tempo em média os clientes demoram nas filas e para efetuar o pagamento.

Desta forma é possível entender melhor o que está acontecendo, e também será possível identificar quais funcionários precisam passar por treinamento ou reciclagem.

2. Escolha o melhor checkout para o seu supermercado

Atualmente existem diferentes tipos de checkout que você pode utilizar no seu supermercado. Na hora de escolher um deles, é preciso entender quais são as necessidades dos seus clientes e qual é a melhor forma de atendê-los. Além disso, também é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um deles. Os diferentes tipos de caixas são:

  • Convencional: são relativamente grandes e ocupam bastante espaço, capazes de atender a todos os clientes, precisa de um operador por caixa;
  • Rápido: são menores que os convencionais, também precisam de um operador por caixa, entretanto há limite de volumes, portanto as filas andam mais rápido. Ainda, o cliente que comprar poucos itens poderá finalizar a compra rapidamente;
  • Preferencial: para atender gestantes, idosos, deficientes físicos e pessoas com criança de colo. São semelhantes aos convencionais e são obrigatórios nas lojas para atender à legislação;
  • Autoatendimento: não há a necessidade de ter um operador por caixa, já que o cliente é o responsável pela leitura do código de barras e pesagens dos produtos, bem como pelo pagamento.

O ideal para evitar as filas de supermercado é que você tenha diferentes tipos de caixas, já que isso permite que o cliente escolha o que ele prefere. Se estiver com pressa e poucos itens, pode ir ao caixa rápido ou de autoatendimento. Caso esteja fazendo uma compra grande pode ser que ele prefira utilizar o convencional.

3. Treinamento para os operadores de caixa

Um dos grandes motivos que levam um supermercado a ter grandes filas é a falta de treinamento dos operadores de caixa. Claro que a prática e agilidade vêm com o tempo, entretanto, é preciso que os operadores sejam capazes de tornar o processo de checkout do cliente eficiente.

Isso significa conseguir entender como o sistema de automação do caixa funciona, saber como consultar o preço dos produtos e como procurar por itens. Adicionalmente, o operador de caixa também precisa conhecer quais as formas de pagamento e como cada uma funciona. Tendo esse conhecimento, o checkout do cliente ficará mais rápido e reduzirá as filas.

4. Invista na comunicação da loja

Um horário do dia que costuma ter filas maiores no caixa é no fechamento da loja. Isso porque, o número de operadores está reduzido e os clientes, muitas vezes, vão para o caixa no último minuto.

Para evitar que isso aconteça é importante ter uma forma de se comunicar com o cliente, informando-o de que os caixas irão fechar em breve e pedindo para que eles se dirijam aos caixas o mais rapidamente possível. Uma ótima ferramenta que pode te ajudar com essa tarefa é a rádio personalizada de supermercado. Através dela, é possível criar anúncios personalizados, que podem ser exibidos conforme a necessidade ao longo da programação.

Com a rádio, todos os clientes que estão na loja conseguem ouvir o anúncio e saber que devem finalizar a compra para evitar filas.

5. Conheça os horários de pico

Além do horário de fechamento do supermercado, é normal que o cliente precise esperar mais tempo na fila durante os horários de pico. Por isso, é fundamental que você conheça quais são esses horários para a sua loja e aumente o número de caixas operando nesses períodos do dia.

Vale a pena mencionar que diferentes lojas podem ter diferentes horários de pico, por isso, identifique quais são esses períodos em cada uma delas individualmente.

6. Escolha o sistema de caixa cuidadosamente

Outro ponto importante na busca por ter filas menores no supermercado é através da escolha do sistema de automação que será utilizado nos caixas. Sistemas lentos, que são difíceis de operar, dificultam o trabalho dos operadores de caixa e aumentam a fila do supermercado.

Por isso, ao escolher um sistema é fundamental que você faça testes para ter certeza de que ele atenderá às necessidades da sua loja.

7. Conferência das etiquetas

Provavelmente você já teve problemas com preços na hora de passar no caixa do supermercado, certo? Essa é uma situação desagradável, já que exige que algum funcionário vá conferir o preço do produto, enquanto o cliente espera. O resultado disso é que a fila daquele caixa vai demorar mais e até mesmo aumentar.

Assim, é importantíssimo que as etiquetas sejam duplamente checadas pelos repositores para evitar que o preço errado seja mostrado ao cliente. Além disso, se o cliente ficar na dúvida do preço e não tiver um terminal  de consulta para fazer a conferência, ele pode pedir para o caixa verificar esse preço. Esse processo também pode resultar em longas filas e um grande número de produtos para serem devolvidos às prateleiras.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Arrumação de gôndolas de supermercado: 12 dicas que podem ser seguidas!

Cada empreendimento conta com desafios e a arrumação de gôndolas de supermercado é uma dificuldade específica desse ramo. Isso porque esse processo trata de um trabalho fundamental para fazer com que os produtos que estão sendo vendidos sejam notados pelos compradores e até mesmo para influenciar as compras. O layout das gôndolas de um supermercado…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Fiscal de prevenção de perdas no supermercado: entenda a importância para o seu negócio

O objetivo de todo empreendedor é aumentar o lucro do seu negócio, e as perdas se tornam um grande obstáculo para atingir esse objetivo quando ações não são tomadas para evitar que elas continuem acontecendo.  O fato é que todo negócio, principalmente do ramo varejista – mais especificamente supermercados – sofrem perdas, sejam elas operacionais…

Por Nayara Santos em 13.11.2020

7 ações gratuitas de marketing para supermercado que são essenciais para o sucesso do seu negócio!

Diferentes etapas da jornada de compras do cliente requerem diferentes ações de marketing para supermercado. Por isso, é essencial mais do que uma ou duas estratégias. Afinal, quanto maior for o seu conhecimento sobre esse assunto, maiores chances você terá de conseguir aumentar as suas vendas. Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas de…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Volta às aulas no supermercado: 6 produtos mais procurados

O período de volta às aulas no supermercado é uma daquelas datas importantíssimas para o varejo. Inclusive, esse é um período que, quando bem aproveitado pelo varejista, poderá render boas vendas e aumento nos lucros. Ou seja, ideal para começar o ano com o pé direito. Entretanto, para garantir o sucesso das vendas, é preciso…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Veja como divulgar o supermercado em 12 passos

Para divulgar o seu supermercado na sua região, o proprietário ou o profissional de marketing precisa investir em uma estratégia ampla de divulgação. O ideal é que essa estratégia seja capaz de explorar tanto canais online, como os canais offline.  Isso porque o consumidor moderno obtém informações de diversas mídias. Por isso, não apenas os…

Por Nayara Santos em 01.12.2020

Aprenda a criar um Cartaz de Ofertas e Aumente suas Vendas!

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda são muito utilizados por muitos gestores. Afinal, essa ainda é uma estratégia relativamente barata e fácil de impactar o cliente e conseguir aumentar as vendas do supermercado. Entretanto, para criar um cartaz de ofertas de supermercado que realmente funcione é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Vem com…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

56 textos de propaganda de Natal para supermercados, se inspire

Encontrar os textos para fazer as propagandas de Natal do seu supermercado pode ser um grande trunfo. Afinal, geralmente você tem poucos segundos para atrair a atenção do cliente e, portanto, escolher o texto certo pode fazer toda a diferença. Ainda, é preciso dizer que todo o varejo estará trabalhando com os mesmos objetivos, atrair…

Por Nayara Santos em 25.09.2025

Como montar uma mercearia: aprenda em 11 passos

Se você chegou até aqui, é porque está em busca de informações de como montar uma mercearia, certo? Então é só seguir com a gente que nós vamos te contar tudo o que você precisa saber para ingressar nesse lucrativo setor do varejo. É comum encontrarmos mercearias em cidades pequenas ou em bairros que são…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos