Por Nayara Santos em 06.07.2021

Fila de supermercado: 7 dicas para resolver esse problema

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Quando um cliente precisa ficar muito tempo na fila de supermercado a experiência de compras dele pode ficar comprometida. Isso porque, quando a demora é grande, o cliente começa a ficar impaciente e descontente com o serviço prestado. Claro que abolir as filas de supermercado é uma tarefa praticamente impossível, entretanto, adotando algumas medidas você pode diminuí-las.

Por isso, se você está em busca de ideias e formas de resolver esse problema, você veio ao lugar certo. Neste artigo vamos te contar como você pode reduzir as filas e deixar o cliente satisfeito. Confira!

1. Identificando o problema

O tamanho da fila do supermercado está relacionado a diversos problemas, que vão desde formas ineficientes de checkout e que não funcionam para o seu negócio, bem como falta de treinamento de funcionários, até problemas com o sistema de automação utilizado nos caixas ou mesmo falta de funcionários em horários de pico. Ainda, a demora para ser atendido também pode ser um resultado de mais de um problema.

Dito isso, é evidente que o primeiro passo para reduzir as filas do supermercado é identificar qual é o problema e o que pode ser melhorado. Para isso, é preciso que você faça uma análise bastante objetiva de como está o checkout do supermercado. Isso pode ser feito analisando-se quanto tempo em média os clientes demoram nas filas e para efetuar o pagamento.

Desta forma é possível entender melhor o que está acontecendo, e também será possível identificar quais funcionários precisam passar por treinamento ou reciclagem.

2. Escolha o melhor checkout para o seu supermercado

Atualmente existem diferentes tipos de checkout que você pode utilizar no seu supermercado. Na hora de escolher um deles, é preciso entender quais são as necessidades dos seus clientes e qual é a melhor forma de atendê-los. Além disso, também é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um deles. Os diferentes tipos de caixas são:

  • Convencional: são relativamente grandes e ocupam bastante espaço, capazes de atender a todos os clientes, precisa de um operador por caixa;
  • Rápido: são menores que os convencionais, também precisam de um operador por caixa, entretanto há limite de volumes, portanto as filas andam mais rápido. Ainda, o cliente que comprar poucos itens poderá finalizar a compra rapidamente;
  • Preferencial: para atender gestantes, idosos, deficientes físicos e pessoas com criança de colo. São semelhantes aos convencionais e são obrigatórios nas lojas para atender à legislação;
  • Autoatendimento: não há a necessidade de ter um operador por caixa, já que o cliente é o responsável pela leitura do código de barras e pesagens dos produtos, bem como pelo pagamento.

O ideal para evitar as filas de supermercado é que você tenha diferentes tipos de caixas, já que isso permite que o cliente escolha o que ele prefere. Se estiver com pressa e poucos itens, pode ir ao caixa rápido ou de autoatendimento. Caso esteja fazendo uma compra grande pode ser que ele prefira utilizar o convencional.

3. Treinamento para os operadores de caixa

Um dos grandes motivos que levam um supermercado a ter grandes filas é a falta de treinamento dos operadores de caixa. Claro que a prática e agilidade vêm com o tempo, entretanto, é preciso que os operadores sejam capazes de tornar o processo de checkout do cliente eficiente.

Isso significa conseguir entender como o sistema de automação do caixa funciona, saber como consultar o preço dos produtos e como procurar por itens. Adicionalmente, o operador de caixa também precisa conhecer quais as formas de pagamento e como cada uma funciona. Tendo esse conhecimento, o checkout do cliente ficará mais rápido e reduzirá as filas.

4. Invista na comunicação da loja

Um horário do dia que costuma ter filas maiores no caixa é no fechamento da loja. Isso porque, o número de operadores está reduzido e os clientes, muitas vezes, vão para o caixa no último minuto.

Para evitar que isso aconteça é importante ter uma forma de se comunicar com o cliente, informando-o de que os caixas irão fechar em breve e pedindo para que eles se dirijam aos caixas o mais rapidamente possível. Uma ótima ferramenta que pode te ajudar com essa tarefa é a rádio personalizada de supermercado. Através dela, é possível criar anúncios personalizados, que podem ser exibidos conforme a necessidade ao longo da programação.

Com a rádio, todos os clientes que estão na loja conseguem ouvir o anúncio e saber que devem finalizar a compra para evitar filas.

5. Conheça os horários de pico

Além do horário de fechamento do supermercado, é normal que o cliente precise esperar mais tempo na fila durante os horários de pico. Por isso, é fundamental que você conheça quais são esses horários para a sua loja e aumente o número de caixas operando nesses períodos do dia.

Vale a pena mencionar que diferentes lojas podem ter diferentes horários de pico, por isso, identifique quais são esses períodos em cada uma delas individualmente.

6. Escolha o sistema de caixa cuidadosamente

Outro ponto importante na busca por ter filas menores no supermercado é através da escolha do sistema de automação que será utilizado nos caixas. Sistemas lentos, que são difíceis de operar, dificultam o trabalho dos operadores de caixa e aumentam a fila do supermercado.

Por isso, ao escolher um sistema é fundamental que você faça testes para ter certeza de que ele atenderá às necessidades da sua loja.

7. Conferência das etiquetas

Provavelmente você já teve problemas com preços na hora de passar no caixa do supermercado, certo? Essa é uma situação desagradável, já que exige que algum funcionário vá conferir o preço do produto, enquanto o cliente espera. O resultado disso é que a fila daquele caixa vai demorar mais e até mesmo aumentar.

Assim, é importantíssimo que as etiquetas sejam duplamente checadas pelos repositores para evitar que o preço errado seja mostrado ao cliente. Além disso, se o cliente ficar na dúvida do preço e não tiver um terminal  de consulta para fazer a conferência, ele pode pedir para o caixa verificar esse preço. Esse processo também pode resultar em longas filas e um grande número de produtos para serem devolvidos às prateleiras.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Veja como funciona o serviço de delivery para supermercado e saiba como montar um

Se antes a preocupação dos varejistas era oferecer comodidade para os seus clientes, depois da pandemia alguns serviços passaram a ser essenciais para a sobrevivência do seu negócio. Um bom exemplo disso é o serviço de delivery para supermercado. Como muitas pessoas estão evitando sair de casa, ou mesmo optando por não se expor a…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Ponta de gôndola de supermercado: veja como ela pode aumentar suas vendas

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar no aumento das vendas do supermercado e a ponta de gôndola é uma delas. Como é um local de destaque e que é facilmente visualizado pelos clientes, ela permite que você dê um maior destaque aos produtos conforme a estratégia que você esteja utilizando. Se você ainda não investe…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Plano de negócio para supermercado: guia completo

Ter um plano de negócios para supermercado é algo que pode mudar completamente o rumo do seu empreendimento, e para melhor. Afinal de contas, ele é o responsável por direcionar o gestor e indicar o caminho que a empresa deverá seguir para aumentar as chances de sucesso.  Isso acontece porque quando o empresário possui informações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Recebimento de mercadorias em supermercado: 5 dicas para otimizar o processo

O recebimento de mercadorias em supermercado deve ser sempre acompanhado de perto e ter um processo bem estabelecido. Assim, você consegue reduzir as perdas e diminuir a possibilidade de algum erro ocorrer durante essa importante atividade do seu supermercado. Essa é uma daquelas tarefas da gestão de supermercados que requerem padronização e comprometimento dos funcionários…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Cadeia agroindustrial integrada ao supermercado: guia completo

A cadeia agroindustrial integrada ao supermercado trata da interação entre todas as fases da cadeia produtiva de um produto, até chegar ao consumidor. Conhecer e entender como essa cadeia funciona é fundamental para procurar formas de melhorar a qualidade do produto final. Pensando nisso, elaboramos um artigo para te explicar o que é a cadeia…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência. Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Diferença entre comunicação interna e externa para supermercado: descubra agora

Entender quais as diferenças entre comunicação interna e externa poderá fazer com que o seu negócio deslanche. Afinal de contas, saber se comunicar com todos os seus colaboradores, fornecedores, clientes e com o seu público-alvo é essencial para a sobrevivência do seu negócio. Entretanto, nem sempre essas diferenças são claras para todos os gestores. O…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

8 ações para fazer no supermercado no Dia dos Namorados

Escolher quais ações fazer no supermercado no Dia dos Namorados fará toda a diferença para aumentar as suas vendas e as chances de fidelização de clientes. Afinal, essa é uma data comemorativa importante do varejo, e o seu supermercado também pode aproveitar esse período para se destacar.  Isso porque, mesmo em tempos de crise, as…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

20 exemplos grátis de anúncios criativos para divulgar suas ofertas

Conseguir preparar anúncios criativos para divulgar as suas ofertas é, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de atrair clientes para a sua loja. Afinal, eles são capazes de captar a atenção do cliente e fazer com que ele preste atenção ao que você tem a dizer. Entretanto, criar esses anúncios nem sempre é fácil,…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos