Quando um cliente precisa ficar muito tempo na fila de supermercado a experiência de compras dele pode ficar comprometida. Isso porque, quando a demora é grande, o cliente começa a ficar impaciente e descontente com o serviço prestado. Claro que abolir as filas de supermercado é uma tarefa praticamente impossível, entretanto, adotando algumas medidas você pode diminuí-las.
Por isso, se você está em busca de ideias e formas de resolver esse problema, você veio ao lugar certo. Neste artigo vamos te contar como você pode reduzir as filas e deixar o cliente satisfeito. Confira!
1. Identificando o problema
O tamanho da fila do supermercado está relacionado a diversos problemas, que vão desde formas ineficientes de checkout e que não funcionam para o seu negócio, bem como falta de treinamento de funcionários, até problemas com o sistema de automação utilizado nos caixas ou mesmo falta de funcionários em horários de pico. Ainda, a demora para ser atendido também pode ser um resultado de mais de um problema.
Dito isso, é evidente que o primeiro passo para reduzir as filas do supermercado é identificar qual é o problema e o que pode ser melhorado. Para isso, é preciso que você faça uma análise bastante objetiva de como está o checkout do supermercado. Isso pode ser feito analisando-se quanto tempo em média os clientes demoram nas filas e para efetuar o pagamento.
Desta forma é possível entender melhor o que está acontecendo, e também será possível identificar quais funcionários precisam passar por treinamento ou reciclagem.
2. Escolha o melhor checkout para o seu supermercado
Atualmente existem diferentes tipos de checkout que você pode utilizar no seu supermercado. Na hora de escolher um deles, é preciso entender quais são as necessidades dos seus clientes e qual é a melhor forma de atendê-los. Além disso, também é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um deles. Os diferentes tipos de caixas são:
- Convencional: são relativamente grandes e ocupam bastante espaço, capazes de atender a todos os clientes, precisa de um operador por caixa;
- Rápido: são menores que os convencionais, também precisam de um operador por caixa, entretanto há limite de volumes, portanto as filas andam mais rápido. Ainda, o cliente que comprar poucos itens poderá finalizar a compra rapidamente;
- Preferencial: para atender gestantes, idosos, deficientes físicos e pessoas com criança de colo. São semelhantes aos convencionais e são obrigatórios nas lojas para atender à legislação;
- Autoatendimento: não há a necessidade de ter um operador por caixa, já que o cliente é o responsável pela leitura do código de barras e pesagens dos produtos, bem como pelo pagamento.
O ideal para evitar as filas de supermercado é que você tenha diferentes tipos de caixas, já que isso permite que o cliente escolha o que ele prefere. Se estiver com pressa e poucos itens, pode ir ao caixa rápido ou de autoatendimento. Caso esteja fazendo uma compra grande pode ser que ele prefira utilizar o convencional.
3. Treinamento para os operadores de caixa
Um dos grandes motivos que levam um supermercado a ter grandes filas é a falta de treinamento dos operadores de caixa. Claro que a prática e agilidade vêm com o tempo, entretanto, é preciso que os operadores sejam capazes de tornar o processo de checkout do cliente eficiente.
Isso significa conseguir entender como o sistema de automação do caixa funciona, saber como consultar o preço dos produtos e como procurar por itens. Adicionalmente, o operador de caixa também precisa conhecer quais as formas de pagamento e como cada uma funciona. Tendo esse conhecimento, o checkout do cliente ficará mais rápido e reduzirá as filas.
4. Invista na comunicação da loja
Um horário do dia que costuma ter filas maiores no caixa é no fechamento da loja. Isso porque, o número de operadores está reduzido e os clientes, muitas vezes, vão para o caixa no último minuto.
Para evitar que isso aconteça é importante ter uma forma de se comunicar com o cliente, informando-o de que os caixas irão fechar em breve e pedindo para que eles se dirijam aos caixas o mais rapidamente possível. Uma ótima ferramenta que pode te ajudar com essa tarefa é a rádio personalizada de supermercado. Através dela, é possível criar anúncios personalizados, que podem ser exibidos conforme a necessidade ao longo da programação.
Com a rádio, todos os clientes que estão na loja conseguem ouvir o anúncio e saber que devem finalizar a compra para evitar filas.
5. Conheça os horários de pico
Além do horário de fechamento do supermercado, é normal que o cliente precise esperar mais tempo na fila durante os horários de pico. Por isso, é fundamental que você conheça quais são esses horários para a sua loja e aumente o número de caixas operando nesses períodos do dia.
Vale a pena mencionar que diferentes lojas podem ter diferentes horários de pico, por isso, identifique quais são esses períodos em cada uma delas individualmente.
6. Escolha o sistema de caixa cuidadosamente
Outro ponto importante na busca por ter filas menores no supermercado é através da escolha do sistema de automação que será utilizado nos caixas. Sistemas lentos, que são difíceis de operar, dificultam o trabalho dos operadores de caixa e aumentam a fila do supermercado.
Por isso, ao escolher um sistema é fundamental que você faça testes para ter certeza de que ele atenderá às necessidades da sua loja.
7. Conferência das etiquetas
Provavelmente você já teve problemas com preços na hora de passar no caixa do supermercado, certo? Essa é uma situação desagradável, já que exige que algum funcionário vá conferir o preço do produto, enquanto o cliente espera. O resultado disso é que a fila daquele caixa vai demorar mais e até mesmo aumentar.
Assim, é importantíssimo que as etiquetas sejam duplamente checadas pelos repositores para evitar que o preço errado seja mostrado ao cliente. Além disso, se o cliente ficar na dúvida do preço e não tiver um terminal de consulta para fazer a conferência, ele pode pedir para o caixa verificar esse preço. Esse processo também pode resultar em longas filas e um grande número de produtos para serem devolvidos às prateleiras.
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