Por Nayara Santos em 02.07.2021

Caixa rápido de supermercado: entenda as vantagens e como implantar

Por Nayara Santos em 02.07.2021

O caixa rápido do supermercado faz parte da área de checkout da sua loja. Essa etapa da jornada de compras do cliente é tão importante quanto todas as outras, pois é justamente o último momento que o cliente terá contato com a sua marca. E, provavelmente, você não vai querer que o seu supermercado fique conhecido por ter longas filas.

Dito isso, é evidente que um bom gestor de supermercado precisa conhecer os diferentes tipos de caixas que ele pode, porque o caixa rápido pode ser uma ação estratégica para fidelizar os seus clientes. Se você ficou interessado, então está no lugar certo. Neste artigo, vamos te contar tudo isso e ainda te explicar como implantar esses caixas rápidos no seu supermercado. Boa leitura!

O que é o caixa rápido de supermercado?

Antes de trazer todas as vantagens e te contar como implantar o caixa rápido de supermercado, é importante entender as diferenças entre os diferentes tipos de caixa que é possível ter na loja. São eles:

  • Caixa convencional: são aqueles caixas que geralmente encontramos nos supermercados. Eles são relativamente grandes, geralmente possuem uma esteira para facilitar tanto o cliente (ao retirar o produto do carrinho e colocar na esteira) quanto o operador de caixa (para fazer a leitura do código de barras dos produtos). Ainda, eles geralmente possuem um espaço maior para exposição de produtos. Neste tipo de caixa, não há limite de volumes;
  • Caixa de autoatendimento: também conhecido como self checkout, neste caso não há operador de caixa e o cliente é o responsável por fazer a leitura do código de barras dos produtos e a pesagem dos produtos de hortifrúti. São caixas menores, que ocupam menos espaço que os convencionais, com menos espaço para a exposição de produtos. Garantem ao cliente total autonomia na hora do checkout. Também não há limite de volumes;

  • Caixa rápido: podem ser do mesmo tamanho dos caixas convencionais ou menores, tudo vai depender de como o layout da loja foi planejado. O grande diferencial do caixa rápido de supermercado é que há um limite de volumes (geralmente em torno de 15). Portanto, clientes que comprar poucos itens podem fazer o checkout mais rapidamente, sem precisar esperar na fila, junto com clientes que façam grandes compras;
  • Caixa preferencial: a lei brasileira garante atendimento prioritário aos deficientes físicos, idosos com idade maior ou igual a 60 anos, gestantes e pessoas com crianças de colo. Por isso, é necessário que o seu supermercado tenha um caixa prioritário para o atendimento dessas pessoas. Geralmente, o caixa preferencial é igual ao caixa convencional, com a diferença do público atendido.

Por que devo ter um caixa rápido na minha loja?

Nem todos os supermercados possuem espaço suficiente para ter todos os tipos de caixa na loja. Por isso, é importante que o gestor e o dono do supermercado determinem quais implantar. A melhor forma de fazer isso, é conhecendo as vantagens de cada um deles. 

Não vamos discutir aqui os caixas convencionais, porque eles são o mínimo necessário que um supermercado deve ter para que o cliente faça o checkout. Já as vantagens dos caixas de autoatendimento, você pode conferir no artigo Autoatendimento em supermercado: entenda como funciona e seus benefícios. Já o caixa preferencial é necessário para você atender a legislação brasileira.

Com relação aos caixas rápidos de supermercado, eles podem ser um grande diferencial da sua loja. Isso porque, permite àqueles clientes que precisem comprar apenas alguns itens possam fazer isso rapidamente. Afinal de contas, o cliente não vai querer ficar esperando longas filas para comprar uma caixa de ovos, algumas laranjas e uma caixa de molho de tomate. Muito pelo contrário, é bem provável que ele desista da compra. Assim, se você quiser atrair esses clientes com pressa para a sua loja, é fundamental implantar um desses caixas.

Como implantar um caixa rápido

Implantar um caixa rápido de supermercado não é nenhum grande desafio e pode ser facilmente feito, desde que planejado. Veja a seguir como fazer isso.

1. Pense no layout do checkout

O primeiro passo para implantar novos caixas é avaliar o layout da sua loja. De nada adianta ter todos os tipos de caixa se os clientes não tiverem espaço para esperarem para serem atendidos. Por isso, pode ser necessário retirar alguns caixas convencionais para colocar os caixas rápidos.

Neste caso, você pode considerar os caixas rápidos que são pequenos, geralmente é possível colocar dois desses caixas no mesmo espaço que um caixa convencional estava ocupando. Ou seja, você poderá atender os clientes mais rápido, sem precisar sacrificar muito espaço.

2. Defina o número de volumes

Conforme mencionamos anteriormente, o caixa rápido possui um limite de volumes. Ou seja, é realmente destinado para aqueles clientes que estejam comprando poucos itens. O mais comum é que esse volume fique em torno de 15, mas é claro que você pode mudar esse número e adequá-lo para a sua realidade.

Vale a pena mencionar que produtos vendidos em packs, como é o caso de cervejas ou leites, devem ser considerados como um volume. Isso significa que, mesmo que o pack tenha 6 unidades, contará como um único item. Entretanto, se o cliente trouxer as 6 unidades soltas, neste caso cada uma delas é um único volume.

3. Treinamento dos operadores de caixa

Ter um programa de treinamento para os operadores de caixa deve ser uma prioridade para todo gestor e dono de supermercado. Isso porque, geralmente esse é o único contato com outra pessoa que o cliente tem durante as compras. E, caso o cliente tenha algum problema, é bem possível que ele deixe o supermercado com uma má impressão. 

Por isso, cordialidade, respeito e atenção ao cliente são essenciais. Além disso, é importante que os operadores que trabalham nesses caixas, sejam rápidos na hora de fazer a leitura do código de barras, agilizando ainda mais o checkout do cliente.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 ideias de promoção para supermercado: aumente suas vendas

Ter boas ideias de promoção para supermercado pode fazer a diferença na hora de aumentar as vendas da sua loja. Afinal, em tempo de crise e preços altos, os consumidores buscam sempre uma forma de conseguir diminuir os custos e sair na vantagem. Se você conseguir fazer as promoções certas poderá, sem dúvida alguma, se…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Markup no supermercado: como precificar de forma estratégica

O markup no supermercado é uma das ferramentas gerenciais para precificar os produtos que são comercializados. Tarefa essa, aliás, bastante desafiadora, já que colocar o preço certo implica em considerar todos os custos da empresa e ainda conseguir obter uma margem de lucro. Em um país onde cerca de 25% das empresas fecham as portas…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar. Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Supermercado virtual: 5 passos para montar o seu

Não importa se você já tem um supermercado físico ou não, montar um supermercado virtual pode ser uma ótima forma de começar um negócio. Com o comércio expandindo cada vez mais depois da pandemia, não dá mais para ficar de fora dessa tendência.  Sem falar que, quando você tem uma loja online as vendas podem…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

9 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

 Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13° salários dos consumidores. Inclusive, o final de ano é um período muito esperado por todos os lojistas para conseguir aumentar as vendas. E, com os supermercados não é diferente, já que são muitas festas e celebrações que exigem sempre a compra…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Decoração de festa junina em supermercado: 8 dicas de como fazer

A decoração de festa junina no supermercado pode te ajudar a aumentar as vendas de muitos produtos no período. Isso ocorre porque você dá um maior destaque a itens que são bastante procurados, chamando a atenção para eles.  Sem falar que o supermercado também fica um charme com uma decoração bem pensada e adequada para…

Por Nayara Santos em 11.04.2024

Produtos vencidos no estoque: quais são as suas alternativas?

Os comerciantes de alimentos têm muito a ganhar evitando produtos vencidos no estoque. Afinal, isso representa menos desperdício, maiores lucros, melhor fluxo de caixa, clientes mais satisfeitos e fiéis, mais espaço no estoque para os produtos que realmente importam. Porém, por mais claros que sejam os benefícios, os caminhos para alcançá-los são igualmente complexos e…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

20 exemplos grátis de anúncios criativos para divulgar suas ofertas

Conseguir preparar anúncios criativos para divulgar as suas ofertas é, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de atrair clientes para a sua loja. Afinal, eles são capazes de captar a atenção do cliente e fazer com que ele preste atenção ao que você tem a dizer. Entretanto, criar esses anúncios nem sempre é fácil,…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Marketing de rede a era do supermercado virtual: saiba tudo sobre o tema

O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, surgiu nos Estados Unidos. A sua principal ideia é aumentar as vendas dos produtos de uma empresa, entretanto, com um modelo de negócio um pouquinho diferente do que o usualmente utilizado. Como o marketing de rede ainda é pouco conhecido no Brasil, entender como ele funciona…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos