O caixa rápido do supermercado faz parte da área de checkout da sua loja. Essa etapa da jornada de compras do cliente é tão importante quanto todas as outras, pois é justamente o último momento que o cliente terá contato com a sua marca. E, provavelmente, você não vai querer que o seu supermercado fique conhecido por ter longas filas.
Dito isso, é evidente que um bom gestor de supermercado precisa conhecer os diferentes tipos de caixas que ele pode, porque o caixa rápido pode ser uma ação estratégica para fidelizar os seus clientes. Se você ficou interessado, então está no lugar certo. Neste artigo, vamos te contar tudo isso e ainda te explicar como implantar esses caixas rápidos no seu supermercado. Boa leitura!
O que é o caixa rápido de supermercado?
Antes de trazer todas as vantagens e te contar como implantar o caixa rápido de supermercado, é importante entender as diferenças entre os diferentes tipos de caixa que é possível ter na loja. São eles:
- Caixa convencional: são aqueles caixas que geralmente encontramos nos supermercados. Eles são relativamente grandes, geralmente possuem uma esteira para facilitar tanto o cliente (ao retirar o produto do carrinho e colocar na esteira) quanto o operador de caixa (para fazer a leitura do código de barras dos produtos). Ainda, eles geralmente possuem um espaço maior para exposição de produtos. Neste tipo de caixa, não há limite de volumes;
- Caixa de autoatendimento: também conhecido como self checkout, neste caso não há operador de caixa e o cliente é o responsável por fazer a leitura do código de barras dos produtos e a pesagem dos produtos de hortifrúti. São caixas menores, que ocupam menos espaço que os convencionais, com menos espaço para a exposição de produtos. Garantem ao cliente total autonomia na hora do checkout. Também não há limite de volumes;
- Caixa rápido: podem ser do mesmo tamanho dos caixas convencionais ou menores, tudo vai depender de como o layout da loja foi planejado. O grande diferencial do caixa rápido de supermercado é que há um limite de volumes (geralmente em torno de 15). Portanto, clientes que comprar poucos itens podem fazer o checkout mais rapidamente, sem precisar esperar na fila, junto com clientes que façam grandes compras;
- Caixa preferencial: a lei brasileira garante atendimento prioritário aos deficientes físicos, idosos com idade maior ou igual a 60 anos, gestantes e pessoas com crianças de colo. Por isso, é necessário que o seu supermercado tenha um caixa prioritário para o atendimento dessas pessoas. Geralmente, o caixa preferencial é igual ao caixa convencional, com a diferença do público atendido.
Por que devo ter um caixa rápido na minha loja?
Nem todos os supermercados possuem espaço suficiente para ter todos os tipos de caixa na loja. Por isso, é importante que o gestor e o dono do supermercado determinem quais implantar. A melhor forma de fazer isso, é conhecendo as vantagens de cada um deles.
Não vamos discutir aqui os caixas convencionais, porque eles são o mínimo necessário que um supermercado deve ter para que o cliente faça o checkout. Já as vantagens dos caixas de autoatendimento, você pode conferir no artigo Autoatendimento em supermercado: entenda como funciona e seus benefícios. Já o caixa preferencial é necessário para você atender a legislação brasileira.
Com relação aos caixas rápidos de supermercado, eles podem ser um grande diferencial da sua loja. Isso porque, permite àqueles clientes que precisem comprar apenas alguns itens possam fazer isso rapidamente. Afinal de contas, o cliente não vai querer ficar esperando longas filas para comprar uma caixa de ovos, algumas laranjas e uma caixa de molho de tomate. Muito pelo contrário, é bem provável que ele desista da compra. Assim, se você quiser atrair esses clientes com pressa para a sua loja, é fundamental implantar um desses caixas.
Como implantar um caixa rápido
Implantar um caixa rápido de supermercado não é nenhum grande desafio e pode ser facilmente feito, desde que planejado. Veja a seguir como fazer isso.
1. Pense no layout do checkout
O primeiro passo para implantar novos caixas é avaliar o layout da sua loja. De nada adianta ter todos os tipos de caixa se os clientes não tiverem espaço para esperarem para serem atendidos. Por isso, pode ser necessário retirar alguns caixas convencionais para colocar os caixas rápidos.
Neste caso, você pode considerar os caixas rápidos que são pequenos, geralmente é possível colocar dois desses caixas no mesmo espaço que um caixa convencional estava ocupando. Ou seja, você poderá atender os clientes mais rápido, sem precisar sacrificar muito espaço.
2. Defina o número de volumes
Conforme mencionamos anteriormente, o caixa rápido possui um limite de volumes. Ou seja, é realmente destinado para aqueles clientes que estejam comprando poucos itens. O mais comum é que esse volume fique em torno de 15, mas é claro que você pode mudar esse número e adequá-lo para a sua realidade.
Vale a pena mencionar que produtos vendidos em packs, como é o caso de cervejas ou leites, devem ser considerados como um volume. Isso significa que, mesmo que o pack tenha 6 unidades, contará como um único item. Entretanto, se o cliente trouxer as 6 unidades soltas, neste caso cada uma delas é um único volume.
3. Treinamento dos operadores de caixa
Ter um programa de treinamento para os operadores de caixa deve ser uma prioridade para todo gestor e dono de supermercado. Isso porque, geralmente esse é o único contato com outra pessoa que o cliente tem durante as compras. E, caso o cliente tenha algum problema, é bem possível que ele deixe o supermercado com uma má impressão.
Por isso, cordialidade, respeito e atenção ao cliente são essenciais. Além disso, é importante que os operadores que trabalham nesses caixas, sejam rápidos na hora de fazer a leitura do código de barras, agilizando ainda mais o checkout do cliente.
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