Por Nayara Santos em 17.08.2021

Markup no supermercado: como precificar de forma estratégica

Por Nayara Santos em 17.08.2021

O markup no supermercado é uma das ferramentas gerenciais para precificar os produtos que são comercializados. Tarefa essa, aliás, bastante desafiadora, já que colocar o preço certo implica em considerar todos os custos da empresa e ainda conseguir obter uma margem de lucro.

Em um país onde cerca de 25% das empresas fecham as portas com apenas dois anos no mercado, saber como precificar corretamente os produtos vendidos pode ser um passo importantíssimo em direção ao sucesso e longevidade do seu negócio.

Por isso, neste artigo vamos te explicar o que é o markup para o supermercado e como você poderá utilizá-lo a seu favor. Boa leitura!

O que é o markup?

Antes de continuarmos com o nosso artigo, é fundamental que você tenha muito claro o que é o markup. Esse é um índice que é muito utilizado na hora de formar o preço de venda de um determinado produto ou de um serviço oferecido pelo estabelecimento. 

Para estabelecer o markup de um produto é preciso considerar o valor pago para o fornecedor, os custos operacionais do supermercado (salários dos funcionários, contas de água e eletricidade, impostos), investimento com marketing, preço praticado pelos concorrentes e margem de lucro.

Dado que você tenha conhecimento desses valores, você conseguirá determinar o valor pelo qual o produto poderá ser vendido. Assim, você consegue ter certeza que terá um retorno e não compromete a saúde financeira do seu negócio. Saberá ainda qual é a margem de lucro e o quanto ela poderá ser reduzida para fazer ofertas.


Vale ressaltar que, apesar do markup ser um importante ponto de partida, ele não é definitivo. Ou seja, essa não é a única forma de precificar uma mercadoria. É fundamental ficar de olho no mercado, afinal de contas, quando a procura por um produto aumenta muito, de forma repentina, é natural que os preços fiquem temporariamente mais elevados. Um bom exemplo disso foi o que aconteceu com as máscaras e álcool em gel no início da pandemia. Hoje em dia o valor desses itens já se estabilizou.

Como calcular o markup no supermercado?

De forma simplificada, o markup no supermercado considera todos os gastos necessários para a comercialização dos produtos. Entretanto, é preciso ficar atento a cada um dos elementos que o compõem para fazer os cálculos corretamente. A seguir, falaremos de cada um deles.

1. Conheça as despesas fixas

Essas despesas são aquelas que você tem todos os meses e cujo valor não se altera de mês para mês ou conforme o consumo. Ou seja, essas despesas possuem um valor fixo, e você já sabe quanto vai pagar. 

Para facilitar o entendimento, podemos citar alguns exemplos de despesas fixas, tais como: o aluguel do galpão em que o supermercado está localizado, assinatura mensal do sistema de automação utilizado, o salário dos funcionários, dentre outros.

2. Fique atento às despesas variáveis

O próximo passo para ter um markup no supermercado é listar e avaliar as despesas variáveis. Como o próprio nome diz, essas despesas são aquelas cujo valor pode mudar de mês para mês, conforme o consumo. Exemplos clássicos de despesas variáveis são as contas de água e de luz. 

Como você não terá um valor fixo para fazer o cálculo, você poderá utilizar a média dos últimos meses. Além disso, algumas datas podem fazer com que o consumo de eletricidade aumente devido à decoração utilizada no supermercado, por exemplo, durante o Natal se você optar por utilizar lâmpadas decorativas.

3. Inclua a margem de lucro

Não se esqueça de que para continuar crescendo, investindo em tecnologia, ações para melhorar a experiência de compras do cliente e outras ações de marketing você precisa fazer com que o seu negócio dê lucro. Por isso, essa é uma parte importantíssima no cálculo do markup no supermercado.

Ou seja, a margem de lucro é o valor que sobra para o supermercado depois que a venda do produto é efetuada e os custos (despesas fixas e variáveis) são descontados. Vale ressaltar que a margem de lucro deverá ser calculada conforme o produto e o estabelecimento. Em alguns produtos é possível ter uma margem de lucro maior do que em outros, e durante períodos promocionais, os produtos terão uma margem de lucro menor.

4. Na prática

Não há nada como um bom exemplo prático para entender como fazer o cálculo do markup para supermercado. Por isso, considerar que o valor de um determinado produto será composto da seguinte forma:

  • 16% do valor será utilizado para cobrir os custos das despesas fixas;
  • 18% para as despesas variáveis;
  • 20% para a margem de lucro.

A fórmula do markup é a seguinte:

  • Markup = 100 / 100 – (despesas fixas + despesas variáveis + margem de lucro)

Aplicando os valores do exemplo acima, o cálculo fica da seguinte forma:

  • Markup = 100 / 100 – (16 + 18 + 20) = 100 / 100 – 54 = 100 / 46 = 2,17

Agora sabemos que no exemplo dado o índice de markup é 2,17. Então vamos fazer o cálculo do valor que o produto em questão será comercializado. Esse valor é calculado da seguinte forma:

  • Valor do produto = custo do produto x markup

Neste caso, o custo do produto é o valor pago para o fornecedor. No nosso exemplo, o valor do produto ficaria:

  • Valor do produto = 5,25 x 2,17 = 11,39

Pronto, agora você já sabe por quanto o produto poderá ser vendido para cobrir os custos operacionais e ainda garantir um lucro para o seu supermercado.

Markup no supermercado: últimas considerações

Como dissemos, o markup é apenas um ponto de partida para fazer a precificação dos produtos. Outros fatores externos devem ser considerados, tais como o valor praticado pela concorrência, e a questão de procura e disponibilidade do item no mercado. 

Por isso, em alguns produtos é possível conseguir uma margem de lucro maior e em outros casos ela é menor. Além disso, para garantir que o seu supermercado terá uma boa saúde financeira, quando você for planejar as ofertas, a porcentagem que sofrerá uma redução é a margem de lucro. Jamais comprometa a quantidade de dinheiro para o pagamento das despesas.

Fazer uma boa gestão de supermercado é muito mais do que saber precificar produtos. Confira o nosso blog e descubra como tornar o seu negócio um sucesso!

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Supermercado pet friendly: 3 vantagens para adaptar o seu negócio

Ter um supermercado que seja pet friendly significa ter um local em que os animais de estimação são bem-vindos e que possuem uma infraestrutura específica para recebê-los. Por isso, se você quiser atrair clientes que gostam de levar os seus animais a todos os lugares, essa pode ser a sua grande oportunidade.  Para te ajudar…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Supermercado drive thru: invista nessa tendência que veio para ficar

Ter um supermercado drive thru pode ser uma excelente forma de trazer modernidade para a sua marca. Essa tendência vêm começando a ganhar mais espaço no país, principalmente depois que o setor de varejo percebeu a fragilidade de muitos negócios. Diante da dificuldade de se manter no mercado, muitos donos e gestores desse setor buscaram…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Músicas de Natal para supermercados: 40 músicas para entrar no clima

As músicas de Natal para supermercados são uma poderosa ferramenta para fazer com que o cliente entre no clima da festa. Além disso, como a música é capaz de influenciar a forma como as pessoas se sentem na sua loja, a trilha sonora certa aumenta as chances do cliente sair satisfeito e lembrar da sua…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Lista de compras de supermercado para o carnaval: produtos que não podem faltar

Que os consumidores preparem uma lista de compras para ir ao supermercado não é nenhuma novidade. Mas, e você, gestor do setor, já preparou a sua lista de compras para abastecer o estoque para as festividades?  Se a resposta é não, então precisamos conversar mais sobre isso. Afinal, você precisa preparar a sua loja e…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Coletor de dados para supermercado: principais funções e sua importância

O coletor de dados para supermercado é uma daquelas ferramentas que facilitam o dia-a-dia dos gestores e funcionários e que se tornam indispensáveis para otimizar a sua rotina. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de supermercado fazem uso dela ou conseguem explorar todo o potencial que ela pode ter, seja por desconhecimento ou…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

Plano de negócio para supermercado: guia completo

Ter um plano de negócios para supermercado é algo que pode mudar completamente o rumo do seu empreendimento, e para melhor. Afinal de contas, ele é o responsável por direcionar o gestor e indicar o caminho que a empresa deverá seguir para aumentar as chances de sucesso.  Isso acontece porque quando o empresário possui informações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Abrir um supermercado da dinheiro? Entenda mais sobre o assunto

Muitos empreendedores têm vontade de abrir um supermercado, pois parece ser uma ótima oportunidade de negócio. Mesmo assim, a insegurança ainda é grande, já que uma dúvida muito comum é se realmente abrir um supermercado dá dinheiro. Inclusive, essa é a dúvida principal para qualquer empreendedor, independentemente da área em que vá atuar. Portanto, se…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Cooperativa de supermercado: entenda como funciona e como montar uma

A busca constante por preços menores sem que a qualidade do produto fosse comprometida, fez com que as cooperativas de supermercado surgissem. Neste modelo de negócio, os cooperados encontram muitas vantagens, já que eles não apenas podem usufruir de preços melhores, mas também participam da tomada de decisões do supermercado. Neste artigo nós vamos explicar…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos