O markup no supermercado é uma das ferramentas gerenciais para precificar os produtos que são comercializados. Tarefa essa, aliás, bastante desafiadora, já que colocar o preço certo implica em considerar todos os custos da empresa e ainda conseguir obter uma margem de lucro.
Em um país onde cerca de 25% das empresas fecham as portas com apenas dois anos no mercado, saber como precificar corretamente os produtos vendidos pode ser um passo importantíssimo em direção ao sucesso e longevidade do seu negócio.
Por isso, neste artigo vamos te explicar o que é o markup para o supermercado e como você poderá utilizá-lo a seu favor. Boa leitura!
O que é o markup?
Antes de continuarmos com o nosso artigo, é fundamental que você tenha muito claro o que é o markup. Esse é um índice que é muito utilizado na hora de formar o preço de venda de um determinado produto ou de um serviço oferecido pelo estabelecimento.
Para estabelecer o markup de um produto é preciso considerar o valor pago para o fornecedor, os custos operacionais do supermercado (salários dos funcionários, contas de água e eletricidade, impostos), investimento com marketing, preço praticado pelos concorrentes e margem de lucro.
Dado que você tenha conhecimento desses valores, você conseguirá determinar o valor pelo qual o produto poderá ser vendido. Assim, você consegue ter certeza que terá um retorno e não compromete a saúde financeira do seu negócio. Saberá ainda qual é a margem de lucro e o quanto ela poderá ser reduzida para fazer ofertas.
Vale ressaltar que, apesar do markup ser um importante ponto de partida, ele não é definitivo. Ou seja, essa não é a única forma de precificar uma mercadoria. É fundamental ficar de olho no mercado, afinal de contas, quando a procura por um produto aumenta muito, de forma repentina, é natural que os preços fiquem temporariamente mais elevados. Um bom exemplo disso foi o que aconteceu com as máscaras e álcool em gel no início da pandemia. Hoje em dia o valor desses itens já se estabilizou.
Como calcular o markup no supermercado?
De forma simplificada, o markup no supermercado considera todos os gastos necessários para a comercialização dos produtos. Entretanto, é preciso ficar atento a cada um dos elementos que o compõem para fazer os cálculos corretamente. A seguir, falaremos de cada um deles.
1. Conheça as despesas fixas
Essas despesas são aquelas que você tem todos os meses e cujo valor não se altera de mês para mês ou conforme o consumo. Ou seja, essas despesas possuem um valor fixo, e você já sabe quanto vai pagar.
Para facilitar o entendimento, podemos citar alguns exemplos de despesas fixas, tais como: o aluguel do galpão em que o supermercado está localizado, assinatura mensal do sistema de automação utilizado, o salário dos funcionários, dentre outros.
2. Fique atento às despesas variáveis
O próximo passo para ter um markup no supermercado é listar e avaliar as despesas variáveis. Como o próprio nome diz, essas despesas são aquelas cujo valor pode mudar de mês para mês, conforme o consumo. Exemplos clássicos de despesas variáveis são as contas de água e de luz.
Como você não terá um valor fixo para fazer o cálculo, você poderá utilizar a média dos últimos meses. Além disso, algumas datas podem fazer com que o consumo de eletricidade aumente devido à decoração utilizada no supermercado, por exemplo, durante o Natal se você optar por utilizar lâmpadas decorativas.
3. Inclua a margem de lucro
Não se esqueça de que para continuar crescendo, investindo em tecnologia, ações para melhorar a experiência de compras do cliente e outras ações de marketing você precisa fazer com que o seu negócio dê lucro. Por isso, essa é uma parte importantíssima no cálculo do markup no supermercado.
Ou seja, a margem de lucro é o valor que sobra para o supermercado depois que a venda do produto é efetuada e os custos (despesas fixas e variáveis) são descontados. Vale ressaltar que a margem de lucro deverá ser calculada conforme o produto e o estabelecimento. Em alguns produtos é possível ter uma margem de lucro maior do que em outros, e durante períodos promocionais, os produtos terão uma margem de lucro menor.
4. Na prática
Não há nada como um bom exemplo prático para entender como fazer o cálculo do markup para supermercado. Por isso, considerar que o valor de um determinado produto será composto da seguinte forma:
- 16% do valor será utilizado para cobrir os custos das despesas fixas;
- 18% para as despesas variáveis;
- 20% para a margem de lucro.
A fórmula do markup é a seguinte:
- Markup = 100 / 100 – (despesas fixas + despesas variáveis + margem de lucro)
Aplicando os valores do exemplo acima, o cálculo fica da seguinte forma:
- Markup = 100 / 100 – (16 + 18 + 20) = 100 / 100 – 54 = 100 / 46 = 2,17
Agora sabemos que no exemplo dado o índice de markup é 2,17. Então vamos fazer o cálculo do valor que o produto em questão será comercializado. Esse valor é calculado da seguinte forma:
- Valor do produto = custo do produto x markup
Neste caso, o custo do produto é o valor pago para o fornecedor. No nosso exemplo, o valor do produto ficaria:
- Valor do produto = 5,25 x 2,17 = 11,39
Pronto, agora você já sabe por quanto o produto poderá ser vendido para cobrir os custos operacionais e ainda garantir um lucro para o seu supermercado.
Markup no supermercado: últimas considerações
Como dissemos, o markup é apenas um ponto de partida para fazer a precificação dos produtos. Outros fatores externos devem ser considerados, tais como o valor praticado pela concorrência, e a questão de procura e disponibilidade do item no mercado.
Por isso, em alguns produtos é possível conseguir uma margem de lucro maior e em outros casos ela é menor. Além disso, para garantir que o seu supermercado terá uma boa saúde financeira, quando você for planejar as ofertas, a porcentagem que sofrerá uma redução é a margem de lucro. Jamais comprometa a quantidade de dinheiro para o pagamento das despesas.
Fazer uma boa gestão de supermercado é muito mais do que saber precificar produtos. Confira o nosso blog e descubra como tornar o seu negócio um sucesso!
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!