Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
Os comerciantes de alimentos têm muito a ganhar evitando produtos vencidos no estoque: menos desperdício, maiores lucros, melhor fluxo de caixa, clientes mais satisfeitos e fiéis. Porém, por mais claros que sejam os benefícios, os caminhos para alcançá-los é igualmente complexo.
As coisas ficam ainda mais complicadas e difíceis de gerenciar quando seus fornecedores são inconsistentes quando se trata do prazo de entrega, e seus próprios clientes têm padrões variados de consumo. A seguir estão algumas práticas que podem ajudar. Confira!
Muitas operações de varejo são criadas com o negócio em mente. Procedimentos são criados para que as lojas funcionem da maneira mais eficiente e econômica. No entanto, quando esses processos são definidos, muitos consideram apenas a realidade interna da empresa.
Essa mentalidade mudou drasticamente em 2020. O foco dos supermercados em todo o país está nos clientes — que esperam sentir uma conexão pessoal com a empresa, porque ela é um componente essencial da comunidade.
Por isso, ao avaliar seus processos e procedimentos atuais, é importante visualizá-los pela perspectiva de seus clientes. A pergunta que deve ser feita é: suas ações criam uma imagem positiva na comunidade?
Uma forma efetiva de ajudar as pessoas (e ainda melhorar seus resultados) é reduzir as perdas com os produtos vencidos. Segundo uma pesquisa, os supermercados brasileiros desperdiçaram, em 2017, o equivalente a R$ 3,9 bilhões em alimentos.
Imagine como esse valor poderia ser reinvestido nos negócios em forma de melhores salários, expansão, contratações, marketing etc. Ou ainda, ao invés de produzir toneladas de lixo, esse alimento poderia ser doado para pessoas carentes.
Tudo isso sem contar a insatisfação do cliente em adquirir um item vencido. Logo, garantir a eficiência máxima na gestão do estoque é uma necessidade para qualquer empresa do setor.
Sempre existe alguma solução para aquele produto que ficou emperrado na prateleira. Veja algumas ideias.
O primeiro passo para evitar o vencimento dos produtos é ter total controle sobre o estoque. Para isso, use programas específicos para sua operação. Todos os produtos devem ser cadastrados no sistema — que exibirá claramente os itens que estão próximos da validade.
Evite ao máximo fazer um controle manual do seu estoque. É muito fácil cometer erros que, além de causar prejuízos, ainda colocam o consumidor em risco.
Todo cliente adora experimentar algo quando passeia pelo supermercado. Separe alguns alimentos que seriam perdidos e ofereça como degustação. Você pode ainda criar alimentos mais sofisticados e presentear o cliente com uma cópia da receita.
Também é possível utilizar os produtos em eventos beneficentes, treinamentos, festas corporativas etc. Cada uma dessas iniciativas oferece uma oportunidade para evitar o desperdício e expor seus produtos para possíveis compradores.
Essa é a forma mais simples de contribuir para sua comunidade — e ainda valorizar sua marca. Crie kits personalizados e distribua para pessoas carentes.
Contudo, essa ação não deve ser considerada uma forma de marketing. O ato deve ser genuíno e sem grandes divulgações, permita que outras pessoas compartilhem a história.
Seus funcionários merecem um incentivo no final do mês. Você pode presentear os melhores colaboradores, ou realizar sorteios dos produtos que foram esquecidos nas prateleiras.
Essa é uma forma inteligente de evitar desperdícios. Utilize os produtos que estão próximos ao vencimento para produzir outros alimentos na padaria, por exemplo. Dessa forma você economiza custos e ainda oferece opções diferenciadas.
Se um produto não pode ser reaproveitado, a forma mais comum para acelerar a venda é realizando promoções. Organize os itens em um local de destaque e anuncie com um preço mais atrativo.
Lembre-se que reduzir o preço do produto deve ser a última opção. Não faça dessa prática um hábito — pois os clientes podem se acostumar com as ofertas e exigir apenas o preço mais baixo.
Caso a promoção seja realmente necessária, descubra o motivo da falta de vendas. Talvez seja a marca do produto, a embalagem, o local de exposição ou talvez o produto não seja adequado para seus clientes. Reúna essas informações para aprimorar suas compras com fornecedores.
Se um item ultrapassou o prazo de validade, houve algum erro ou descuido na gestão do estoque. Desperdiçar produtos nunca deve ser uma opção — identifique imediatamente o motivo e tome ações corretivas.
As seguintes medidas podem amenizar as perdas com produtos inadequados para o consumo.
Alguns fornecedores podem reaproveitar os produtos já vencidos — produzindo adubo ou ração para animais. Verifique se essa devolução ou troca é possível no seu contrato.
Alimentos vencidos podem ser usados para alimentar animais, principalmente porcos. Procure em sua região algum local que possa ter interesse nos produtos.
Existem vários produtos que podem ser reaproveitados com a reciclagem. Essa é uma boa opção pois, além da possibilidade de vender os itens, sua empresa ainda ajuda o meio ambiente.
Se nenhuma outra opção é viável, descubra o local adequado para o descarte junto à sua prefeitura ou fornecedor. Lembre-se que não é correto, do ponto de vista ambiental, descartar alimentos no lixo comum.
Por fim, não esqueça de verificar os motivos de um produto ter ultrapassado a validade. Isso pode indicar problemas sérios na gestão do estoque. Se um item não for retirado a tempo da prateleira, sua empresa está colocando em risco a saúde das pessoas.
Com as dicas desse artigo (usando softwares de gerenciamento, fazendo campanhas, doações e promoções) é possível fazer bom uso de todos os itens que estão próximos do vencimento e, caso ocorra algum erro, os produtos vencidos no estoque ainda podem ser direcionados para o local correto.
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