Por Nayara Santos em 31.05.2022

Produtos vencidos no estoque: quais são as suas alternativas?

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Os comerciantes de alimentos têm muito a ganhar evitando produtos vencidos no estoque. Afinal, isso representa menos desperdício, maiores lucros, melhor fluxo de caixa, clientes mais satisfeitos e fiéis, mais espaço no estoque para os produtos que realmente importam. Porém, por mais claros que sejam os benefícios, os caminhos para alcançá-los são igualmente complexos e requerem um certo planejamento.

As coisas ficam ainda mais complicadas e difíceis de gerenciar quando seus fornecedores são inconsistentes com os prazos de entrega. Sem falar que os seus clientes também possuem os mais variados padrões variados de consumo. 

Por isso, se você está cansado de perder dinheiro com os produtos vencidos no estoque ou se quer melhorar esse gerenciamento no seu supermercado, então esse artigo definitivamente irá te ajudar. A seguir trazemos algumas práticas que podem ajudar, e muito, para ter um controle maior do seu estoque. Confira!

A importância de ter estratégias eficazes para não ter perdas por produtos vencidos

Ao planejar abrir um supermercado é natural que os novos empreendedores foquem em desenvolver estratégias para atrair clientes, que pensem em quais produtos serão oferecidos, qual será o nome da empresa, quantos funcionários, como será feito o controle de entrada e saída de itens e muitos outros aspectos. Entretanto, poucos se preocupam em criar uma estratégia para realizar o controle de vencimento dos produtos.

Primeiramente, é preciso dizer que, se você trabalha com alimentos, sejam eles perecíveis ou não, em algum momento eles vão vencer. Sem falar que, se você tem um produto vencido no estoque ou nas prateleiras do seu supermercado, isso é um sinal de que você está fazendo uma má gestão. 

Oferecer produtos vencidos aos clientes não apenas pode manchar a reputação da sua empresa, pode ser um grande problema sanitário para o seu supermercado, ou ainda, resultar em grandes prejuízos financeiros. Como você provavelmente não quer ter que lidar com nenhuma das duas situações mencionadas, é essencial que você desenvolva uma forma de fazer o controle do vencimento dos produtos.

Se você vem tendo problemas com isso, então chegou o momento de mudar a realidade do seu empreendimento e reverter a situação. Segundo uma pesquisa, os supermercados brasileiros desperdiçaram, em 2017, o equivalente a R$ 3,9 bilhões em alimentos. 


Imagine como esse valor poderia ser reinvestido nos negócios em forma de melhores salários, expansão, contratações, marketing, dentre outros. Sem falar que, ao invés de produzir toneladas de lixo, esse alimento poderia ser doado para pessoas carentes.

Dicas para evitar que um produto ultrapasse o prazo de validade

Como falamos no item anterior, os produtos vencidos no estoque são sinônimo de prejuízos, clientes insatisfeitos e má reputação para o seu supermercado. Por isso, vamos trazer algumas sugestões de como você pode melhorar o controle de estoque dos produtos e não ter prejuízos nunca mais.

Utilize softwares de gestão (ERPs)

O primeiro passo para evitar o vencimento dos produtos é ter total controle sobre o estoque. Para isso, o ideal é que você utilize programas específicos para sua operação. Todos os produtos devem ser cadastrados no sistema, e sempre que algum item estiver com a data de validade próxima, o sistema te avisa.

Por maior que seja a tentação de fazer esse controle manualmente, o ideal é que você evite fazê-lo. Isso porque é muito fácil cometer erros que, além de causar prejuízos, ainda podem colocar o consumidor em risco.

Utilize os itens em campanhas de marketing

Todo cliente adora experimentar algo quando passeia pelo supermercado. Separe alguns alimentos que seriam perdidos e ofereça como degustação. Você pode ainda criar alimentos mais sofisticados e presentear o cliente com uma cópia da receita.

Inclusive, essa é uma estratégia de marketing sensorial que pode te ajudar a aumentar as vendas do supermercado. Isso acontece porque, quando o cliente experimenta algo novo, ele fica mais aberto a experimentar outras marcas.

Também é possível utilizar os produtos em eventos beneficentes, treinamentos, festas corporativas, dentre outros. Cada uma dessas iniciativas oferece uma oportunidade para evitar o desperdício e expor seus produtos para possíveis compradores. Apenas fique atento às características como odor, aparência e sabor para garantir que o produto realmente pode ser consumido sem problemas.

Faça doações

Outra forma de lidar com os produtos vencidos no estoque é fazendo doações para comunidades e populações carentes. Sem dúvida alguma, essa é uma forma simples de contribuir para sua comunidade, sem falar que você ainda valoriza a sua marca. 

Por exemplo, preparar alimentos e distribuir marmitas para os moradores de rua. Ou então, você pode criar kits personalizados e distribuir para pessoas carentes. Neste caso, apenas se certifique que a validade não seja tão curta e as pessoas ainda possam usar o produto dentro de alguns dias ou semanas, caso contrário, você pode fazer mais mal do que bem a elas.

Vale a pena dizer que essa ação não deve ser considerada uma forma de marketing. O ato deve ser genuíno e partir da vontade de ajudar pessoas que realmente precisem. Você pode divulgar a ação para os seus clientes e convidá-los a ajudar, sem dúvida alguma, muitos clientes vão querer compartilhar esse momento com você.

Incentive sua equipe

Que tal utilizar esses produtos com vencimento mais próximo para dar aquele incentivo extra que os seus funcionários merecem? Os melhores colaboradores podem ser presenteados com alguns itens ou uma cesta de produtos.

Outra opção de como evitar produtos vencidos no estoque é realizando sorteios de alguns itens. Isso pode ser feito semanal ou mensalmente, tudo vai depender da forma que você escolher fazer o controle dos itens.

Assim como ocorre com as doações, lembre-se que os itens devem ter uma data de vencimento que não seja tão próxima. Desta forma, você dá um tempo para que a pessoa consuma aquele item sem ele estragar.

Produza outros alimentos

Se você vende produtos de fabricação própria, então evitar produtos vencidos no estoque pode ser ainda mais fácil. Isso porque é possível utilizar os itens que têm o vencimento mais próximo para produzir as suas receitas e vender para os clientes. Desta forma, você não apenas evita desperdícios e prejuízos, como ainda pode aumentar as suas vendas.

Esse pode ser aquele momento de lidar com a sua criatividade e preparar algo diferente para os clientes. Afinal, como você não sabe quais itens estão nessas condições você deverá pensar em alguma receita boa para utilizar com aquele produto.

Realize promoções

Se tem uma coisa que funciona para evitar produtos vencidos no estoque e ainda agrada aos clientes são as promoções. Portanto, se um produto não pode ser reaproveitado, essa é, provavelmente, uma das melhores formas para acelerar a venda. 

Inclusive, essa já é uma prática de muitos supermercados. Neste caso, o mais importante é organizar os itens em um local de destaque e anunciar com um preço mais atrativo, deixando claro que esses produtos vencem logo.

Lembre-se que reduzir o preço do produto deve ser a última opção. Não faça dessa prática um hábito, pois os clientes podem se acostumar com as ofertas e exigir apenas o preço mais baixo.

Mais importante do que evitar prejuízos com os produtos vencidos, é descobrir o motivo pelo qual as vendas não estão acontecendo. Talvez seja a marca do produto, a embalagem, o local de exposição ou até mesmo porque o produto não seja adequado para seus clientes. Reúna essas informações para aprimorar suas compras com fornecedores e reduzir as perdas no futuro.

Quer saber como criar ofertas irresistíveis para os clientes? Então faça o download gratuito do nosso e-book sobre o assunto, lá a gente te conta tudo o que você precisa saber.

Organize o seu estoque adequadamente

Outro motivo pelo qual os produtos vencem no estoque pode ser simplesmente pela falta de organização. Para resolver isso você pode adotar uma estratégia bastante simples chamada de “primeiro que entra, primeiro que sai”. 

Ela consiste em enviar para as prateleiras do supermercado os produtos que chegaram primeiro. Afinal, a data de validade deles está mais próxima do que o último lote entregue. Para deixar ainda mais fácil, você pode colocar esses itens que chegaram primeiro na frente. Assim, sempre que alguém for retirar um produto do estoque ou  das prateleiras, vai pegá-los primeiro.

Fique de olho nas prateleiras

Quando o assunto é produtos vencidos, também precisamos mencionar a necessidade de se ter um controle rígido dos produtos dispostos nas prateleiras. Afinal, pode ser que alguma unidade mais antiga tenha ficado no fundo da prateleira e esteja próximo do vencimento.

Por isso, sempre que o repositor for organizar as prateleiras e repor os produtos, ele deve checar o que já está lá, deixando as unidades que vencem primeiro na frente e removendo aquelas que estão com vencimento mais próximo.

Dicas para reduzir as perdas com produtos já vencidos

Por melhor que seja o seu controle para evitar produtos vencidos no estoque, pode ser que você acabe encontrando algum item que tenha ultrapassado o prazo de validade, e você precisa estar preparado para lidar com isso. Desperdiçar produtos nunca deve ser uma opção, por isso, é essencial que você identifique imediatamente o motivo e tome ações corretivas.

Algumas medidas podem ser tomadas para amenizar as perdas com produtos inadequados para o consumo.

Negocie com fornecedores

Alguns fornecedores podem aproveitar os produtos já vencidos para produzir adubo, por exemplo. Portanto, verifique se essa devolução ou troca é possível. Essa pode, inclusive, ser uma cláusula no seu contrato. 

Assim, além de minimizar as perdas, você garante que, caso haja algum problema, que ele seja resolvido sem grandes contratempos. E não se esqueça de deixar os seus funcionários avisados de como proceder nesses casos.

Venda ou doe para criadores de animais

Alguns alimentos vencidos podem ser usados para alimentar animais, principalmente porcos. Por isso, procure em sua região algum local que possa ter interesse nesses produtos.

Dica importante, faça isso antes de ter que lidar com essa situação. Desta forma, caso você precise descartar esses produtos, você saberá o que fazer e não precisará lidar com um grande problema de última hora.

Venda ou doe para empresas de reciclagem

Existem vários produtos que podem ser reaproveitados com a reciclagem. Essa é uma boa opção, pois além da possibilidade de vender os itens, sua empresa ainda ajuda o meio ambiente. Essa, inclusive, pode ser uma prática para o seu supermercado, já que provavelmente você lida com muitas embalagens diariamente e podem ser descartadas de forma correta.

Faça o descarte de forma adequada

Se nenhuma outra opção é viável, então você terá de descartar os produtos vencidos. Neste caso, é essencial que você descubra o local adequado para o descarte junto à sua prefeitura ou ao seu fornecedor. Lembre-se que não é correto, do ponto de vista ambiental, descartar alimentos no lixo comum.

Últimas dicas para evitar produtos vencidos no estoque

Saber lidar com os produtos vencidos é fundamental para qualquer gestor do setor supermercadista. Entretanto, mais importante do que isso, é entender porque os produtos estão vencendo sem serem vendidos. Afinal, isso pode indicar problemas sérios na gestão do estoque. Se um item não for retirado a tempo da prateleira, sua empresa está colocando em risco a saúde das pessoas.

Isso pode estar acontecendo por diversos motivos:

  • Compra de um volume maior do que o necessário;
  • Desinteresse do consumidor pelo produto;
  • Não se preocupar em fazer giro do estoque;
  • Preço muito acima dos praticados no mercado;
  • Não utilizar um software para controle de estoque;
  • Falta de treinamento de repositores e estoquistas.

Por exemplo, se sempre os produtos da mesma seção estão vencidos, isso pode ser um sinal de que a pessoa responsável pelo setor não esteja prestando a devida atenção. E, sempre que você identificar que há excesso de algum produto, não hesite em fazer promoções. Afinal, é melhor vender um produto mais barato do que não vendê-lo.

Com as nossas dicas para evitar produtos vencidos no estoque, sem dúvida alguma, você vai conseguir lidar melhor com esse importante aspecto da gestão do seu supermercado. E, se quiser conferir outras dicas, confira os outros artigos no nosso blog.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio. Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Ideias para supermercado: confira 13 ideias para se destacar

Conseguir encontrar novas ideias para supermercados que realmente sejam inovadoras e façam o seu negócio se destacar frente a concorrência não é nada fácil. Aliás, haja criatividade para conseguir isso. Mesmo assim, existem diversas estratégias e medidas que você pode adotar no seu negócio para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Tabloide de supermercado: aprenda a fazer em 6 passos

Preparar um tabloide de supermercado pode ser uma ótima forma de atrair a atenção dos clientes para a sua marca. Além disso, essa é uma estratégia bastante versátil, já que ela pode ser utilizada em diferentes momentos, como semanalmente para divulgar as ofertas do supermercado, bem como para divulgar os produtos sazonais que estão em…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Diferença entre comunicação interna e externa para supermercado: descubra agora

Entender quais as diferenças entre comunicação interna e externa poderá fazer com que o seu negócio deslanche. Afinal de contas, saber se comunicar com todos os seus colaboradores, fornecedores, clientes e com o seu público-alvo é essencial para a sobrevivência do seu negócio. Entretanto, nem sempre essas diferenças são claras para todos os gestores. O…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Aumente as suas vendas agora com 5 ações simples e práticas!

É natural que gestores do setor supermercadista estejam em uma busca constante por formas de aumentar as vendas do supermercado. Afinal, nem sempre é fácil encontrar formas de se destacar e fazer com que o cliente prefira a sua loja. Por isso, em um ramo tão competitivo, ficar de olho nas novidades é uma questão…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Layout do supermercado para o setor de limpeza: veja como fazer em 5 passos

Parte do trabalho de convencer o cliente a comprar mais do que ele precisa é ter um bom layout e uma boa organização das prateleiras. Mas isso não se aplica apenas aos produtos alimentícios, é válido também para os produtos do setor de limpeza. Afinal de contas, quem vai ao supermercado está sempre em busca…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer…

Por Nayara Santos em 18.03.2021

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos