Por Nayara Santos em 31.05.2022

Produtos vencidos no estoque: quais são as suas alternativas?

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Os comerciantes de alimentos têm muito a ganhar evitando produtos vencidos no estoque. Afinal, isso representa menos desperdício, maiores lucros, melhor fluxo de caixa, clientes mais satisfeitos e fiéis, mais espaço no estoque para os produtos que realmente importam. Porém, por mais claros que sejam os benefícios, os caminhos para alcançá-los são igualmente complexos e requerem um certo planejamento.

As coisas ficam ainda mais complicadas e difíceis de gerenciar quando seus fornecedores são inconsistentes com os prazos de entrega. Sem falar que os seus clientes também possuem os mais variados padrões variados de consumo. 

Por isso, se você está cansado de perder dinheiro com os produtos vencidos no estoque ou se quer melhorar esse gerenciamento no seu supermercado, então esse artigo definitivamente irá te ajudar. A seguir trazemos algumas práticas que podem ajudar, e muito, para ter um controle maior do seu estoque. Confira!

A importância de ter estratégias eficazes para não ter perdas por produtos vencidos

Ao planejar abrir um supermercado é natural que os novos empreendedores foquem em desenvolver estratégias para atrair clientes, que pensem em quais produtos serão oferecidos, qual será o nome da empresa, quantos funcionários, como será feito o controle de entrada e saída de itens e muitos outros aspectos. Entretanto, poucos se preocupam em criar uma estratégia para realizar o controle de vencimento dos produtos.

Primeiramente, é preciso dizer que, se você trabalha com alimentos, sejam eles perecíveis ou não, em algum momento eles vão vencer. Sem falar que, se você tem um produto vencido no estoque ou nas prateleiras do seu supermercado, isso é um sinal de que você está fazendo uma má gestão. 

Oferecer produtos vencidos aos clientes não apenas pode manchar a reputação da sua empresa, pode ser um grande problema sanitário para o seu supermercado, ou ainda, resultar em grandes prejuízos financeiros. Como você provavelmente não quer ter que lidar com nenhuma das duas situações mencionadas, é essencial que você desenvolva uma forma de fazer o controle do vencimento dos produtos.

Se você vem tendo problemas com isso, então chegou o momento de mudar a realidade do seu empreendimento e reverter a situação. Segundo uma pesquisa, os supermercados brasileiros desperdiçaram, em 2017, o equivalente a R$ 3,9 bilhões em alimentos. 


Imagine como esse valor poderia ser reinvestido nos negócios em forma de melhores salários, expansão, contratações, marketing, dentre outros. Sem falar que, ao invés de produzir toneladas de lixo, esse alimento poderia ser doado para pessoas carentes.

Dicas para evitar que um produto ultrapasse o prazo de validade

Como falamos no item anterior, os produtos vencidos no estoque são sinônimo de prejuízos, clientes insatisfeitos e má reputação para o seu supermercado. Por isso, vamos trazer algumas sugestões de como você pode melhorar o controle de estoque dos produtos e não ter prejuízos nunca mais.

Utilize softwares de gestão (ERPs)

O primeiro passo para evitar o vencimento dos produtos é ter total controle sobre o estoque. Para isso, o ideal é que você utilize programas específicos para sua operação. Todos os produtos devem ser cadastrados no sistema, e sempre que algum item estiver com a data de validade próxima, o sistema te avisa.

Por maior que seja a tentação de fazer esse controle manualmente, o ideal é que você evite fazê-lo. Isso porque é muito fácil cometer erros que, além de causar prejuízos, ainda podem colocar o consumidor em risco.

Utilize os itens em campanhas de marketing

Todo cliente adora experimentar algo quando passeia pelo supermercado. Separe alguns alimentos que seriam perdidos e ofereça como degustação. Você pode ainda criar alimentos mais sofisticados e presentear o cliente com uma cópia da receita.

Inclusive, essa é uma estratégia de marketing sensorial que pode te ajudar a aumentar as vendas do supermercado. Isso acontece porque, quando o cliente experimenta algo novo, ele fica mais aberto a experimentar outras marcas.

Também é possível utilizar os produtos em eventos beneficentes, treinamentos, festas corporativas, dentre outros. Cada uma dessas iniciativas oferece uma oportunidade para evitar o desperdício e expor seus produtos para possíveis compradores. Apenas fique atento às características como odor, aparência e sabor para garantir que o produto realmente pode ser consumido sem problemas.

Faça doações

Outra forma de lidar com os produtos vencidos no estoque é fazendo doações para comunidades e populações carentes. Sem dúvida alguma, essa é uma forma simples de contribuir para sua comunidade, sem falar que você ainda valoriza a sua marca. 

Por exemplo, preparar alimentos e distribuir marmitas para os moradores de rua. Ou então, você pode criar kits personalizados e distribuir para pessoas carentes. Neste caso, apenas se certifique que a validade não seja tão curta e as pessoas ainda possam usar o produto dentro de alguns dias ou semanas, caso contrário, você pode fazer mais mal do que bem a elas.

Vale a pena dizer que essa ação não deve ser considerada uma forma de marketing. O ato deve ser genuíno e partir da vontade de ajudar pessoas que realmente precisem. Você pode divulgar a ação para os seus clientes e convidá-los a ajudar, sem dúvida alguma, muitos clientes vão querer compartilhar esse momento com você.

Incentive sua equipe

Que tal utilizar esses produtos com vencimento mais próximo para dar aquele incentivo extra que os seus funcionários merecem? Os melhores colaboradores podem ser presenteados com alguns itens ou uma cesta de produtos.

Outra opção de como evitar produtos vencidos no estoque é realizando sorteios de alguns itens. Isso pode ser feito semanal ou mensalmente, tudo vai depender da forma que você escolher fazer o controle dos itens.

Assim como ocorre com as doações, lembre-se que os itens devem ter uma data de vencimento que não seja tão próxima. Desta forma, você dá um tempo para que a pessoa consuma aquele item sem ele estragar.

Produza outros alimentos

Se você vende produtos de fabricação própria, então evitar produtos vencidos no estoque pode ser ainda mais fácil. Isso porque é possível utilizar os itens que têm o vencimento mais próximo para produzir as suas receitas e vender para os clientes. Desta forma, você não apenas evita desperdícios e prejuízos, como ainda pode aumentar as suas vendas.

Esse pode ser aquele momento de lidar com a sua criatividade e preparar algo diferente para os clientes. Afinal, como você não sabe quais itens estão nessas condições você deverá pensar em alguma receita boa para utilizar com aquele produto.

Realize promoções

Se tem uma coisa que funciona para evitar produtos vencidos no estoque e ainda agrada aos clientes são as promoções. Portanto, se um produto não pode ser reaproveitado, essa é, provavelmente, uma das melhores formas para acelerar a venda. 

Inclusive, essa já é uma prática de muitos supermercados. Neste caso, o mais importante é organizar os itens em um local de destaque e anunciar com um preço mais atrativo, deixando claro que esses produtos vencem logo.

Lembre-se que reduzir o preço do produto deve ser a última opção. Não faça dessa prática um hábito, pois os clientes podem se acostumar com as ofertas e exigir apenas o preço mais baixo.

Mais importante do que evitar prejuízos com os produtos vencidos, é descobrir o motivo pelo qual as vendas não estão acontecendo. Talvez seja a marca do produto, a embalagem, o local de exposição ou até mesmo porque o produto não seja adequado para seus clientes. Reúna essas informações para aprimorar suas compras com fornecedores e reduzir as perdas no futuro.

Quer saber como criar ofertas irresistíveis para os clientes? Então faça o download gratuito do nosso e-book sobre o assunto, lá a gente te conta tudo o que você precisa saber.

Organize o seu estoque adequadamente

Outro motivo pelo qual os produtos vencem no estoque pode ser simplesmente pela falta de organização. Para resolver isso você pode adotar uma estratégia bastante simples chamada de “primeiro que entra, primeiro que sai”. 

Ela consiste em enviar para as prateleiras do supermercado os produtos que chegaram primeiro. Afinal, a data de validade deles está mais próxima do que o último lote entregue. Para deixar ainda mais fácil, você pode colocar esses itens que chegaram primeiro na frente. Assim, sempre que alguém for retirar um produto do estoque ou  das prateleiras, vai pegá-los primeiro.

Fique de olho nas prateleiras

Quando o assunto é produtos vencidos, também precisamos mencionar a necessidade de se ter um controle rígido dos produtos dispostos nas prateleiras. Afinal, pode ser que alguma unidade mais antiga tenha ficado no fundo da prateleira e esteja próximo do vencimento.

Por isso, sempre que o repositor for organizar as prateleiras e repor os produtos, ele deve checar o que já está lá, deixando as unidades que vencem primeiro na frente e removendo aquelas que estão com vencimento mais próximo.

Dicas para reduzir as perdas com produtos já vencidos

Por melhor que seja o seu controle para evitar produtos vencidos no estoque, pode ser que você acabe encontrando algum item que tenha ultrapassado o prazo de validade, e você precisa estar preparado para lidar com isso. Desperdiçar produtos nunca deve ser uma opção, por isso, é essencial que você identifique imediatamente o motivo e tome ações corretivas.

Algumas medidas podem ser tomadas para amenizar as perdas com produtos inadequados para o consumo.

Negocie com fornecedores

Alguns fornecedores podem aproveitar os produtos já vencidos para produzir adubo, por exemplo. Portanto, verifique se essa devolução ou troca é possível. Essa pode, inclusive, ser uma cláusula no seu contrato. 

Assim, além de minimizar as perdas, você garante que, caso haja algum problema, que ele seja resolvido sem grandes contratempos. E não se esqueça de deixar os seus funcionários avisados de como proceder nesses casos.

Venda ou doe para criadores de animais

Alguns alimentos vencidos podem ser usados para alimentar animais, principalmente porcos. Por isso, procure em sua região algum local que possa ter interesse nesses produtos.

Dica importante, faça isso antes de ter que lidar com essa situação. Desta forma, caso você precise descartar esses produtos, você saberá o que fazer e não precisará lidar com um grande problema de última hora.

Venda ou doe para empresas de reciclagem

Existem vários produtos que podem ser reaproveitados com a reciclagem. Essa é uma boa opção, pois além da possibilidade de vender os itens, sua empresa ainda ajuda o meio ambiente. Essa, inclusive, pode ser uma prática para o seu supermercado, já que provavelmente você lida com muitas embalagens diariamente e podem ser descartadas de forma correta.

Faça o descarte de forma adequada

Se nenhuma outra opção é viável, então você terá de descartar os produtos vencidos. Neste caso, é essencial que você descubra o local adequado para o descarte junto à sua prefeitura ou ao seu fornecedor. Lembre-se que não é correto, do ponto de vista ambiental, descartar alimentos no lixo comum.

Últimas dicas para evitar produtos vencidos no estoque

Saber lidar com os produtos vencidos é fundamental para qualquer gestor do setor supermercadista. Entretanto, mais importante do que isso, é entender porque os produtos estão vencendo sem serem vendidos. Afinal, isso pode indicar problemas sérios na gestão do estoque. Se um item não for retirado a tempo da prateleira, sua empresa está colocando em risco a saúde das pessoas.

Isso pode estar acontecendo por diversos motivos:

  • Compra de um volume maior do que o necessário;
  • Desinteresse do consumidor pelo produto;
  • Não se preocupar em fazer giro do estoque;
  • Preço muito acima dos praticados no mercado;
  • Não utilizar um software para controle de estoque;
  • Falta de treinamento de repositores e estoquistas.

Por exemplo, se sempre os produtos da mesma seção estão vencidos, isso pode ser um sinal de que a pessoa responsável pelo setor não esteja prestando a devida atenção. E, sempre que você identificar que há excesso de algum produto, não hesite em fazer promoções. Afinal, é melhor vender um produto mais barato do que não vendê-lo.

Com as nossas dicas para evitar produtos vencidos no estoque, sem dúvida alguma, você vai conseguir lidar melhor com esse importante aspecto da gestão do seu supermercado. E, se quiser conferir outras dicas, confira os outros artigos no nosso blog.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Sinalização interna do supermercado: 6 dicas para fazer da melhor forma

Você sabe qual é a importância da sinalização interna para os supermercados e como ela pode te ajudar a vender mais? Em uma análise inicial, isso pode até parecer um mero detalhe, porém, trata-se de uma ferramenta de comunicação essencial com o público.  Na prática, a comunicação pode ser utilizada para diversas finalidades, como deixar…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Lista de compras de supermercado para o carnaval: produtos que não podem faltar

Que os consumidores preparem uma lista de compras para ir ao supermercado não é nenhuma novidade. Mas, e você, gestor do setor, já preparou a sua lista de compras para abastecer o estoque para as festividades?  Se a resposta é não, então precisamos conversar mais sobre isso. Afinal, você precisa preparar a sua loja e…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Treinamento para operador de caixa de supermercado: veja como fazer em 8 passos

 Qual o tipo de treinamento para operador de caixa você tem oferecido no seu supermercado? Ou melhor, os seus operadores possuem um treinamento específico para atendimento ao cliente? Ou esse treinamento é focado apenas em conhecer os produtos e saber operar o sistema utilizado? Se você não possui um programa de treinamento para os…

Por Nayara Santos em 22.11.2022

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar. Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Degustação em supermercados: 7 dicas para aumentar as vendas

A degustação em supermercados é uma excelente estratégia para conseguir aumentar as suas vendas e melhorar a saída de determinados produtos. Por mais que essa pareça ser apenas uma distribuição de pequenas porções de produtos para os clientes, ela é muito mais do que isso.  Isso porque, a degustação não apenas pode levar o cliente…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Dica de Campanha para Supermercados – Black Friday

Quando Novembro se aproxima, todo mundo sabe que vem Black Friday por aí, não é mesmo?! O dia é conhecido pelas promoções agressivas, descontos e oportunidades imperdíveis de compra.  O Black Friday é uma das principais datas para o varejo no Brasil e você não pode deixar de aproveitar essa data aí no seu supermercado. …

Por Nayara Santos em 08.10.2020

Cashback no supermercado: 5 vantagens de oferecer no seu negócio

O cashback no supermercado é uma forma de atrair a atenção dos clientes para o seu negócio. Ainda, é uma forma de incentivar a compra de produtos e aumentar as vendas, já que os clientes terão parte do dinheiro de volta. Essas são apenas algumas das muitas vantagens que esse tipo de programa de recompensa…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Como participar de uma rede de supermercados? Entenda tudo sobre o assunto

Participar de uma rede de supermercados pode fazer a diferença entre aumentar as suas vendas, melhorar o seu lucro e ainda firmar a sua marca no mercado. Essa é uma estratégia adotada por diversas empresas, já que ela auxilia tanto pequenos, quanto grandes negócios a ganharem mais força e mais fôlego para melhorarem o seu…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

O que observar ao contratar caixa de supermercado? Veja aqui!

Ao contratar caixa de supermercado, assim como outras funções relevantes para o sucesso do estabelecimento, é importante fazer um bom processo seletivo. Dessa forma, você poderá atrair profissionais qualificados para a vaga, que se identifiquem com o negócio e estejam alinhados com a cultura organizacional. Como oferecer serviços com excelência, criar um atendimento de referência…

Por Nayara Santos em 17.07.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos