Por Nayara Santos em 18.08.2022

Gerente de supermercado: 7 dicas para ser o melhor

Por Nayara Santos em 18.08.2022

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como ser um bom gerente de supermercado, certo? Essa dúvida pode surgir em muitas situações, tais como para quem já é gerente de loja em busca de aperfeiçoamento profissional, para aqueles funcionários que almejam um cargo de gerência, para um empreendedor ou dono de supermercado que busca contratar uma pessoa para esse cargo, ou mesmo para quem está abrindo um supermercado e quer desempenhar essa função da melhor forma.

Independentemente de qual seja o seu caso, entrar formas de como ser o melhor gerente de supermercado, sem dúvida alguma, trará diferenciais para a sua carreira nesse ramo. Por isso, se você ainda não sabe quais as características, conhecimentos que você deve ter e como agir em determinadas situações, criamos este artigo. 

Aqui você terá dicas valiosas para você aplicar no seu dia a dia e fazer uma boa gestão de supermercado, inspirando funcionários e fazendo o seu negócio ter sucesso. Boa leitura!

Como ser um bom gerente de supermercado

Ser um bom gerente é muito mais do que simplesmente garantir o funcionamento da loja. É preciso conhecer o ramo supermercadista, entender quais são as tendências, ficar de olho no que a concorrência está fazendo e encontrar formas de atrair mais clientes para a sua loja. Confira a seguir como fazer isso.

1. Organização e disciplina

Um gerente de supermercado terá de lidar, na maioria dos casos, com um grande número de funcionários e fornecedores. Por isso, uma das primeiras coisas que você deve ter em mente é que é preciso conhecer a fundo como é o funcionamento e desempenho da loja pela qual é responsável. Assim, ficará mais fácil resolver quaisquer problemas que surjam no caminho, sem prejudicar o funcionamento do supermercado.

Ou seja, ser organizado e disciplinado é essencial. E, a melhor forma de fazer isso é ter uma rotina bem estabelecida de atividades, determinando horários para:

  • Verificar, responder e enviar e-mails;
  • Verificar pendências com fornecedores que precisam ser resolvidas;
  • Conferir o andamento da loja e se algum ajuste é necessário;
  • Resolver pendências administrativas do supermercado;
  • Fazer cursos de aperfeiçoamento profissional;
  • Checar relatórios gerenciais;
  • Fazer pesquisas do que a concorrência está fazendo, dentre outros.

Claro que os imprevistos vão aparecer e você terá que remanejar algumas tarefas. Apesar disso, essa é uma forma de organização que garantirá que você fique por dentro de tudo que está acontecendo no supermercado. A disciplina será essencial para você conseguir voltar à sua rotina, mesmo com esses imprevistos.


Antes de continuar, confira o nosso Guia sobre os 4 pilares da rotina administrativa no varejo. Aproveite que o download é gratuito e já comece adquirindo mais conhecimento agora mesmo!

2. Um gerente de supermercado deve ser um líder

Comandar uma equipe pode ser muito mais difícil do que parece e exige muito mais do que apenas ficar cobrando os funcionários para eles terem um bom desempenho. Aliás, se você pensar por algum tempo, os melhores supervisores que você já teve provavelmente eram pessoas com atitudes assertivas e não necessariamente com um grande conhecimento técnico na área em que atuavam.

Um bom líder deve ser capaz de inspirar os seus subordinados, deixando-os confiantes de que eles são essenciais para o bom funcionamento da empresa. Além disso, esse líder caminha com os seus subordinados, fazendo com que todos cresçam conforme a empresa cresça. Ainda, esse líder estará presente sempre que houver algum problema, ajudando a solucioná-lo.

Portanto, para ser um bom líder é fundamental ter empatia e lembrar que uma empresa depende de pessoas para funcionar. De nada adianta querer fazer com que o seu negócio cresça a qualquer custo, sem se preocupar com o bem-estar dos funcionários. Lembre-se que funcionários satisfeitos e felizes são extremamente fiéis às empresas em que trabalham, e produzem muito mais.

Sem falar que, no ramo supermercadista, em que o atendimento ao público pode ser determinante para o sucesso da empresa, ter funcionários satisfeitos e produtivos é essencial. Afinal de contas, o atendimento pode ficar comprometido quando o funcionário não gosta de trabalhar na empresa e pouco se importa com ela. Assim, fazer com que ele se sinta parte essencial do supermercado, também melhora o atendimento e, consequentemente, a experiência de compras do cliente.

3. Adquira conhecimento

Para ser um bom gerente de supermercado é importante manter-se atualizado e ter conhecimento de técnicas de gestão. Por isso, é fundamental que de tempos em tempos você faça algum curso de aperfeiçoamento em técnicas de gestão, de vendas, de marketing, ou qualquer outro curso que vá complementar as habilidades que você já possui.

Além disso, com o avanço da tecnologia novas soluções podem estar disponíveis para que a rotina no supermercado seja mais fácil. E se manter atualizado faz parte do seu trabalho como gerente e pode trazer um grande diferencial competitivo para a sua empresa.

Lembre-se que a internet é um ambiente riquíssimo em conteúdo e muita coisa pode ser estudada sem precisar desembolsar um valor alto, ou até mesmo gratuitamente. Basta ter disciplina e organização, conforme mencionamos anteriormente, para você conseguir estudar e aprender cada vez mais. Além disso, quando o gerente se especializa e está em constante desenvolvimento, isso é também um exemplo para os seus funcionários fazerem o mesmo.

4. Atender rapidamente às demandas que surgirem

Não importa qual a demanda ou se ela surgiu de um subordinado, fornecedor, prestador de serviço ou do dono do supermercado, o importante é que o gerente consiga atendê-la rapidamente. Ou seja, nada de ficar deixando as coisas para depois e as pessoas que precisam se respostas sem elas.

Como muitas coisas podem atrapalhar o bom funcionamento do supermercado e comprometer a experiência do cliente, o gerente deve lidar com as demandas assim que elas surgirem. Desta forma, você resolve qualquer contratempo de forma rápida, evitando que ele se torne algo maior do que deveria.

Além disso, um bom gerente de supermercado também deve ser capaz de se antecipar a alguns problemas. Isso pode ser feito reconhecendo quais são os pontos fracos de um negócio e saber que esta é uma área que poderá ser problemática no futuro.

Por exemplo, se o supermercado oferece o serviço de delivery, mas há apenas um veículo para isso, e ele é antigo e não passa por uma revisão mecânica há tempos, é bem provável que ele vá quebrar em algum momento, comprometendo todas as entregas. É papel do gerente identificar essas fraquezas e tentar solucioná-las de alguma forma.

Ou ainda, pode ser que algo seja alvo de críticas de clientes e funcionários. Por exemplo, o piso escorregadio na entrada do supermercado, que quando chove pode provocar acidentes. Isso atrapalha a experiência do cliente e traz insatisfação. Portanto, planeje quando e como efetuar a troca para evitar problemas maiores.

5. Comunicação é essencial

Uma habilidade importantíssima que um gerente de supermercado deve ter é saber se comunicar clara e objetivamente com a sua equipe. Ter transparência nas suas ideias e saber transferir essas ideias para os subordinados é fundamental. 

Desta forma, os funcionários se sentem mais acolhidos, entendem a sua importância na empresa e estão cientes dos acontecimentos importantes. Ainda, esta é uma forma de evitar que fofocas se espalhem e comprometam o bom andamento do trabalho.

Vale a pena destacar que a comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, você também precisa saber ouvir o que os funcionários têm a dizer. Portanto, reserve algum tempo para conversar com todos, não apenas com as chefias de setores. Lembre-se que essas pessoas estão próximas aos clientes e garantem o funcionamento do supermercado. Ou seja, elas podem ter uma visão diferente de você.

6. Conheça os seus funcionários

Como falamos anteriormente, parte importante do trabalho de um gerente de supermercado é lidar com um grande número de funcionários. Isso não significa que você deva ser o melhor amigo deles, mas sim que precisa saber escutar cada um deles.

Por isso, dedique algum tempo da sua rotina para conversar com os funcionários, entenda quais são as qualificações de cada um, trace planos de crescimento na empresa para eles, fique atento às ideias e sugestões que eles podem trazer. E, acima de tudo, tenha humildade para reconhecer que algumas ideias podem ser melhores que as suas.

Ainda, é preciso que você tenha a sensibilidade de perceber que por mais que a pessoa tenha sido contratada para desempenhar uma determinada função, pode ser que ela seja mais produtiva em outra atividade. Portanto, aprenda a fazer essa análise se você quiser ter uma loja que cresce cada vez mais e que valoriza os funcionários.

7. Fique por dentro das novidades

Por último, mas não menos importante, um gerente de supermercado deve ficar atento às novidades do setor supermercadista. Isso não significa que você precise montar um supermercado do futuro, mas que precisa entender o que poderá ser mais atrativo para os clientes nos próximos meses.

Por exemplo, quais ferramentas você poderá utilizar para melhorar a experiência do cliente na loja, como fidelizar o cliente, formas para aumentar as vendas, meio de comunicação para divulgar o supermercado, e assim por diante. 

Lembre-se que um gerente de supermercado faz mais do que simplesmente garantir o bom andamento do trabalho, ele também faz com que o negócio cresça e prospere. Quer mais dicas para atingir esses objetivos? Confira o artigo Gestão para supermercado: como fazer de forma eficiente? Veja 14 dicas.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Padaria em supermercado: veja as vantagens e aprenda a montar uma

Quem consegue resistir ao cheiro de pão quentinho saindo do forno? Só de pensar a gente já começa a salivar, certo? É justamente por isso que montar uma padaria em supermercado pode ser um excelente negócio e uma forma de aumentar os seus lucros. Isso porque, nas padarias os clientes poderão encontrar diversos itens que…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

10 dicas para inauguração de supermercado: comece com o pé direito!

 Já parou para pensar no que a inauguração do supermercado pode representar para o seu negócio e para o estabelecimento da sua marca no mercado? Esse é o primeiro contato que os consumidores e os seus concorrentes terão com a sua marca, e isso pode ditar o ritmo de como as coisas seguirão no…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como fazer um cartaz de oferta de supermercado em 8 passos

Saber como fazer um cartaz de oferta de supermercado é um passo essencial para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as vendas do seu negócio. E isso envolve muito mais do que simplesmente escrever o nome e o preço do produto em um pedaço de papel. Essas ações, quando não planejadas, podem…

Por Nayara Santos em 01.09.2020

Ponta de gôndola de supermercado: veja como ela pode aumentar suas vendas

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar no aumento das vendas do supermercado e a ponta de gôndola é uma delas. Como é um local de destaque e que é facilmente visualizado pelos clientes, ela permite que você dê um maior destaque aos produtos conforme a estratégia que você esteja utilizando. Se você ainda não investe…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

14 ideias inovadoras para açougue: saia na frente da concorrência

Qual foi a última novidade que você implementou no seu açougue? Está sem ideias inovadoras e não sabe como aumentar o fluxo de clientes e melhorar as vendas? Não sabia que trazer novidades para o açougue era algo importante para manter os consumidores interessados? Então este artigo é para você. O açougue é um dos…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Sorteio de supermercado: veja 6 dicas de como fazer

O sorteio de supermercado é uma das formas mais tradicionais de atrair clientes e de aumentar as vendas. Apesar disso, é preciso se preparar para conseguir realizar um sorteio de sucesso e que realmente seja atrativo para o consumidor e faça com que ele escolha o seu supermercado e não a concorrência. Por isso, a…

Por Nayara Santos em 19.04.2021

O que é frente de caixa? Entenda a importância para o seu supermercado

Entender o que é a frente de caixa e o quanto esse é um ponto estratégico para o seu negócio pode fazer toda a diferença na lucratividade do seu supermercado. É importante perceber que esse espaço é muito mais importante do que apenas um local para que o cliente pague as compras.  Muito pelo contrário,…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Supermercado no Dia das Crianças: 11 dicas para vender mais

O Dia das Crianças no supermercado pode não parecer uma data muito importante, mas isso pode mudar completamente se você utilizar as estratégias certas. Isso porque, o supermercado possui um público-alvo bastante variado e o que conta mesmo são as ações de marketing que você fará para cada uma das datas importantes do varejo. Assim…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos