Por Nayara Santos em 26.07.2023

Supermercado no Dia das Crianças: 11 dicas para vender mais

Por Nayara Santos em 26.07.2023

O Dia das Crianças no supermercado pode não parecer uma data muito importante, mas isso pode mudar completamente se você utilizar as estratégias certas. Isso porque, o supermercado possui um público-alvo bastante variado e o que conta mesmo são as ações de marketing que você fará para cada uma das datas importantes do varejo.

Assim como acontece com qualquer outra data comemorativa, a palavra-chave para aproveitar o Dia das Crianças é planejamento. Ou seja, quanto antes você começar, maiores as chances de conseguir melhores preços com os fornecedores, planejar melhor as promoções e as ações que serão realizadas durante o período.

Mas, se você não tem a menor ideia de como conseguir aumentar as vendas no Dia das Crianças no supermercado, ou como atrair a clientela certa para a sua loja, então você veio ao lugar certo. Para te ajudar a ter bons resultados nesse período, nós preparamos esse artigo com 11 dicas do que você poderá fazer. Você não quer perder essa oportunidade, não é mesmo? Então confira o nosso texto.

Arrasando nas vendas do supermercado no Dia das Crianças

O público-alvo do setor supermercadista é bastante diverso, afinal, você consegue vender produtos para bebês, crianças, adultos e pessoas com os mais variados estilos de vida e preferência. Entretanto, para alguns produtos você tem mais de um público-alvo, como é o caso dos produtos destinados para bebês e crianças.

Claro que com os bebês o foco das ações publicitárias devem ser os pais, entretanto, com as crianças isso pode ser um pouco diferente. Já que você até pode criar ações para despertar o interesse das crianças em um determinado produto, mas precisa também convencer os adultos, os tomadores de decisão, a comprar aquele produto.

Com as dicas a seguir você conseguirá fazer e vender mais no Dia das Crianças.

1. Analise o histórico de vendas do Dia das Crianças no seu supermercado

Uma coisa é certa, o primeiro passo para ter um Dia das Crianças de boas vendas no seu supermercado é olhar para as vendas nos anos anteriores. Essa é uma forma de entender quais foram os produtos ou grupo de produtos mais vendidos e, provavelmente, mais importantes no período.

Em seguida, veja se há a possibilidade de vender alguns desses itens ou produtos similares neste ano. Há grandes chances dos clientes comprarem presentes e itens alimentícios semelhantes para celebrar a data. 

Lembre-se apenas de que podem haver alterações nos tipos de produtos comprados de um ano para o outro, afinal de contas, sempre há novos produtos no mercado que podem interessar aos seus clientes. Se esses produtos forem uma forte tendência e as pessoas estiverem procurando por eles, você precisará conseguir atender essa demanda.

Isso ficará ainda mais evidente se você vender brinquedos no seu supermercado. Afinal, esse é um período em que muitos produtos são lançados e geralmente as crianças se interessam por esses itens recém-lançados. Apenas tome cuidado para não exagerar e acabar com produtos parados no estoque. Falaremos mais sobre isso a seguir.


Além disso, você também saberá qual foi o ticket médio e os lucros obtidos no período e poderá estipular metas de vendas para esse ano. Essa é uma prática muito importante do mundo corporativo, pois ela mostra qual caminho você quer seguir com o seu negócio. Caso contrário, você corre o risco de não fazer todas as ações que precisava e comprometer a longevidade do seu supermercado.

2. Escolha quais ações de marketing serão realizadas

Agora que você já sabe quais produtos serão destacados durante o Dia das Crianças no supermercado, chegou o momento de decidir quais serão as ações de marketing realizadas. Isso implica determinar:

  • Quais promoções serão realizadas;
  • Com quanta antecedência essas ofertas serão divulgadas;
  • Se serão praticados descontos mais agressivos na semana que anteceder o Dia das Crianças;
  • Se haverão atividades voltadas para as crianças na semana antes ou no Dia das Crianças;
  • Se o supermercado irá patrocinar algum evento para celebrar a data com os pequenos;
  • Se o supermercado promoverá alguma ação social com doação de presentes para crianças carentes;
  • Se haverá sorteio com premiação de atividades para crianças;
  • Há a possibilidade de ter parcerias com parques, dando ingressos para compras acima de um determinado valor.

Essas são apenas algumas das possíveis ações que você poderá fazer no seu supermercado. O importante é escolher qual delas mais combina com a identidade da sua marca, que será mais atrativa para os clientes e que pode ser realizada com o capital disponível que você tem. Assim que a decisão for tomada, então você precisará andar com todos os preparativos para que essas ações ocorram.

Lembre-se também que mais importante do que planejar as ações certas, você precisa saber como divulgá-las corretamente. Continue acompanhando o artigo para entender como fazer isso. E não deixe de conferir o nosso e-book Marketing para Supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.

3. Prepare o estoque cuidadosamente

O próximo passo para conseguir vender mais no Dia das Crianças está relacionado com o seu controle de estoque. A melhor forma de fazer isso é com a realização de inventários periodicamente e tendo um bom software para gestão do estoque. 

Assim, você saberá quais são os produtos encalhados no estoque e precisam ser vendidos, abrindo espaço para os produtos que sejam realmente importantes para o Dia das Crianças no supermercado. Da mesma forma, saberá com uma certa antecedência quais os produtos que precisam ser adquiridos para suprir a demanda que a data cria.

Se você deixar para fazer isso há poucos dias do período promocional, você correrá o risco de não conseguir desencalhar as mercadorias e não ter espaço para armazenar os produtos que terão maior procura. Além disso, terá a possibilidade de negociar com os fornecedores antes que os concorrentes. 

Assim, as chances de você conseguir bons preços e repassá-los para os clientes ou conseguir colocar preços mais atrativos nos produtos será bem maior. E, apenas com isso, você já vai conseguir sair na frente da concorrência.

4. Capriche na divulgação das ações e ofertas

De nada vai adiantar todo esse planejamento se os seus clientes não ficarem sabendo o que estará acontecendo no seu supermercado no Dia das Crianças. Dito isso, o planejamento de como a divulgação será feita é tão importante quanto a escolha dos produtos em promoção e das ações realizadas.

Neste caso, o importante é escolher em qual mídia a divulgação será realizada e essa escolha deverá ser feita conforme o público-alvo que você quer atingir. A nossa recomendação é escolher mais de uma mídia. Assim, você atinge um maior número de pessoas.

Por isso, invista em publicações no perfil do supermercado nas redes sociais, prepare encartes para serem distribuídos no bairro ou na cidade em que o supermercado está, envie mensagens através do aplicativo, disponibilize promoções no seu site de e-commerce.

Outra forma bastante interessante de divulgar as ações e promoções para o Dia das Crianças é através da rádio indoor do supermercado. Nela você poderá reproduzir anúncios ao longo da programação, permitindo que os clientes tomem ciência do que acontecerá nos próximos dias e como eles poderão celebrar a data com os seus familiares.

Vale a pena reforçar que a divulgação deve ser planejada para atingir crianças e adultos. Afinal, quem vai decidir se realmente vai comprar algo ou não são os adultos. Por isso, encontre formas de conversar com esses dois públicos.

5. Decore o supermercado para receber os clientes

Por último, mas não menos importante, vamos falar sobre a importância da decoração da loja para aumentar as vendas do supermercado no Dia das Crianças. Com uma decoração bem feita você poderá atrair a atenção dos pequenos consumidores e também dos pais. 

Invista em diferentes decorações para agradar meninos e meninas, seja criativo e se possível faça algum tipo de decoração que possa ser interativa. Assim as crianças vão ficar ainda mais interessadas. Lembre-se apenas que crianças de diferentes idades poderão frequentar o local e que o supermercado deverá garantir a segurança de todos. Um exemplo seria colocar alguns adesivos pelo chão e fazer uma espécie de caça ao tesouro, levando as crianças até a seção de brinquedos.

O mesmo é válido para as ações realizadas, se você for promover a arrecadação de brinquedos do lado de fora da loja, deixe o local de arrecadação bem identificado e decoração. Assim, os clientes encontrarão o local mais facilmente e provavelmente terão mais vontade de participar da ação.

6. Festa tem que ter música, então capriche na trilha sonora

Ter a decoração certa para o Dia das Crianças no supermercado é algo importantíssimo, mas para deixar o ambiente ainda mais agradável você deve apostar em uma boa trilha sonora. Mas, antes de falar mais sobre como escolher as músicas certas, queremos que você entenda porque a música é tão importante.

Um estudo realizado pela The HeartBeats International mostrou que 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência na loja quando a música é agradável, e 14% compram mais do que o inicialmente planejado. Além disso, quando o cliente gosta da música, há mais chances dele se lembrar da sua marca depois.

Isso acontece porque o cliente vê aquele ambiente como agradável, ou seja, ele terá bons momentos associados ao seu supermercado. Desta forma, ele vai querer voltar para novas compras, e também vai indicar o seu estabelecimento para amigos e familiares.

Agora voltando à escolha das músicas para o Dia das Crianças. Como já mencionamos diversas vezes ao longo desse artigo, é importante que a escolha das músicas seja voltada não apenas para as crianças, mas também para os adultos. Neste caso, a nossa dica é que você escolha músicas que agradam tanto aos pequenos, quanto aos adultos. 

Para isso, é preciso saber qual é a faixa etária dos clientes que possuem filhos e escolher as músicas que fizeram mais sucesso na época. Claro que isso não impede que você faça uma trilha sonora com músicas da infância de todas as idades. Afinal, isso poderá remeter as pessoas a boas lembranças e levar até mesmo os adultos a aproveitar essa data para celebração.

Para saber mais como ter uma rádio personalizada e escolher a trilha sonora certa para o seu supermercado, confira o nosso material exclusivo Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

7. Prepare o layout da loja para o Dia das Crianças

A nossa última dica para celebrar o Dia das Crianças no supermercado é preparando o layout da loja. Neste caso, a primeira coisa a ser feita é certificar-se que os produtos destinados para as crianças estão corretamente expostos nas prateleiras.

Isso significa deixar os itens com maior margem de lucro na altura dos olhos das crianças. Assim, você conseguirá chamar a atenção deles, e aumentar as chances deles convencerem os adultos a levar os produtos para casa.

Além disso, é importante deixar os itens para as crianças em pontos estratégicos, sejam eles visíveis nas pontas de gôndola ou em ilhas de produtos espalhadas pelos corredores do supermercado. Ou então em pontos específicos com diversos produtos para a data.

Outra opção é deixar os itens para as crianças na parte dos fundos da loja. Assim, o cliente precisará andar mais pelo supermercado para chegar até os produtos de interesse. Isso significa que ele estará exposto a outros itens e pode ser influenciado a comprar mais.

Quer mais dicas sobre como organizar o supermercado para conseguir aumentar as suas vendas? Então confira o nosso e-book exclusivo com todas as dicas para acertar Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

8. Planeje algum evento para o Dia das Crianças

Por mais que haja alguma crise, o supermercado é um local que os consumidores nunca deixarão de frequentar. Afinal, é onde eles compram alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza.

Mas, quem foi que disse que uma visita ao supermercado precisa ser algo chato? No Dia das Crianças você pode preparar eventos ou atividades temáticas no próprio estabelecimento. Desta forma, você conseguirá atrair a atenção dos consumidores e fazer com que eles façam uma visita ao supermercado.

Por exemplo, você pode fazer gincanas para pais e filhos participarem. Os vencedores ganham benefícios que pode ser:

  • Cupons de descontos para serem utilizados nas próximas compras;
  • Vale-brinde que pode ser retirado no caixa mediante qualquer valor de compra;
  • Brindes;
  • Kits de produtos;
  • Inscrição no clube de vantagens;
  • Pontos no clube de vantagens, dentre outros.

O mais importante é identificar quais atividades seriam capazes de atrair a atenção dos consumidores e fazer com que eles queiram fazer uma visita ao supermercado. Para isso, você pode fazer uma pesquisa com os consumidores, sejam aqueles que estão na loja, no perfil das suas redes, ou no seu site.

E, claro, não se esqueça de preparar um local seguro para a realização do evento, de modo que as crianças fiquem seguras e os pais tranquilos. Desta forma, você conseguirá associar o seu supermercado a uma boa lembrança.

9. Sorteio passeios para a família

Outra forma de conseguir vender mais no supermercado durante o Dia das Crianças é apostando em sorteios. Mas, lembre-se de que a premiação deve ser algo que agrade aos pequenos e que deixe os pais felizes. Portanto, não adianta querer sortear uma bateria.

Mas, uma excelente forma de presentear os consumidores é com passeios para a família toda. Por exemplo, no zoológico, no aquário da cidade, em um parque de diversões, dentre outros. Pesquisa quais seriam os locais mais interessantes e oferecem atividades que possam agradar a toda a família.

Lembre-se de que essa nada mais é do que uma parceria que poderá te ajudar nos negócios. Afinal, ao divulgar o sorteio, você também estará divulgando o local e fazendo com que os clientes verifiquem se vale a pena ou não participar do sorteio.

Portanto, essa é uma forma de troca de favores, ou mesmo algo que você poderá negociar com o proprietário. E, não deixe de mencionar que, provavelmente, muitos consumidores irão até o local caso eles não ganhem o sorteio.

Para garantir um aumento nas vendas, você pode atrelar o cupom que dá direito a concorrer ao sorteio com um determinado valor de compra. Ou então, com determinados produtos, caso a parceria seja com fabricantes ou distribuidores. O mais importante mesmo é deixar o cliente ciente das regras para participar do sorteio. Assim, você evita problemas de insatisfação e desconfiança em torno da sua marca.

10. Mantenha uma boa sinalização e comunicação no supermercado

Uma coisa que todo varejista do setor supermercadista deve ter em mente é que, quando o cliente não sabe o que a loja tem a oferecer, ele não terá como aproveitar. Por isso, a nossa próxima dica é justamente sobre a sinalização e comunicação na loja.

O primeiro ponto ao qual você deve ficar atento é com relação às etiquetas de preços. Nenhum cliente quer ficar procurando o valor do produto para decidir se vai levar para casa ou não. Inclusive, o fato dele ter que procurar pode fazer com que ele desista da compra. Por isso, garanta que as prateleiras estão organizadas e os preços corretamente indicados.

Outro detalhe que pode fazer uma grande diferença é a sinalização das diferentes seções. No Dia das Crianças, você pode inclusive criar uma decoração diferenciada para o setor de produtos infantis, por exemplo. Assim, você estará se comunicando com o cliente e chamando a atenção dele ao mesmo tempo.

A boa comunicação com o cliente também é fundamental, sendo essencial ter uma equipe bem treinada para conseguir entender os clientes e ajudá-los sempre que eles precisarem. O ideal é que os seus funcionários que têm contato com o público saibam pelo menos o básico sobre o funcionamento do estabelecimento, ou quem eles podem procurar para auxiliar o cliente.

Isso só pode ser obtido com um bom planejamento de treinamentos e cursos de reciclagem. Além disso, todas as atualizações de sistemas e mudanças estruturais devem ser comunicadas a todos, de modo que eles fiquem cientes do que acontece no supermercado e possam direcionar o cliente para a solução desejada.

11. Escolha a sua estratégia de reposição de mercadorias

A reposição eficiente dos produtos nas prateleiras de um supermercado desempenha um papel crucial no sucesso das vendas, principalmente em datas comemorativas como o Dia das Crianças. Isso porque, a procura por produtos voltados ao público infantil aumenta significativamente, e é fundamental que a loja esteja preparada para atender a essa demanda. 

Como você não quer que o seu supermercado fique conhecido como aquele que nunca tem produtos, é preciso ter uma estratégia bem planejada de reposição dos produtos nas prateleiras. Já que o importante é deixar os produtos facilmente acessíveis e visíveis para os consumidores.

Vale a pena dizer que planejar a reposição do supermercado não significa que todas as prateleiras precisam estar repletas de itens o tempo todo. Entretanto, é fundamental ficar de olho para saber qual será a frequência dessa reposição. Alguns setores podem exigir uma reposição frequente, enquanto outros podem precisar de reposição uma vez ao dia.

Para garantir que não falta nada e o cliente não vá para casa insatisfeito por causa disso, o ideal é dividir a sua equipe de repositores e deixá-los responsáveis por diferentes seções do supermercado. Assim, fica mais fácil garantir a organização no estabelecimento.

Essas foram as nossas dicas para vender mais no Dia das Crianças no supermercado. Aproveite e acesse o nosso blog para conferir os nossos artigos. Boa leitura!

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Decoração de Natal para supermercado: Veja 8 dicas de como fazer

Investir na decoração de Natal no supermercado pode melhorar a experiência de compra do cliente e aumentar as suas vendas ainda mais. Isso acontece porque o consumidor brasileiro é um dos que mais valoriza a experiência de compras, e a decoração ajuda a criar um ambiente imersivo e diferenciado. Inclusive, não é incomum ver pessoas…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Prevenção de perdas em supermercados: 12 passos para evitar perdas

Com certeza você já sofreu alguma perda dentro do seu supermercado, correto? Existem diversas situações que podem ocasionar perdas e prejuízos, podemos citar casos onde ocorrem furtos ocasionados por clientes ou funcionários, o problema recorrente do consumo de alimentos dentro do supermercado onde os clientes violam as embalagens e não pagam pelos itens, a troca…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

18 Textos prontos para açougue de supermercado, confira

Para conseguir aumentar as vendas do açougue do supermercado é importante criar textos criativos e atrativos para as propagandas. Muitos gestores acreditam que esses textos precisam ser algo totalmente inovador e diferentes, entretanto, é aí que eles se enganam.  Afinal, nem sempre o que é criativo ou inovador irá chamar a atenção do seu público-alvo.…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Plano de negócio para supermercado: guia completo

Ter um plano de negócios para supermercado é algo que pode mudar completamente o rumo do seu empreendimento, e para melhor. Afinal de contas, ele é o responsável por direcionar o gestor e indicar o caminho que a empresa deverá seguir para aumentar as chances de sucesso.  Isso acontece porque quando o empresário possui informações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Markup no supermercado: como precificar de forma estratégica

O markup no supermercado é uma das ferramentas gerenciais para precificar os produtos que são comercializados. Tarefa essa, aliás, bastante desafiadora, já que colocar o preço certo implica em considerar todos os custos da empresa e ainda conseguir obter uma margem de lucro. Em um país onde cerca de 25% das empresas fecham as portas…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

18 Textos prontos para padaria de supermercado, confira

Caprichar nos textos para divulgar a padaria do seu supermercado poderá fazer toda a diferença para que você aumente as vendas da sua loja. Afinal, os clientes gostam de novidades e de produtos de qualidade, mas eles precisam saber o que está acontecendo na sua loja para poder aproveitar. Neste artigo traremos algumas ideias de…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Repositor de supermercado: entenda o que é, o que faz e sua importância

Um dos cargos essenciais para manter o seu supermercado funcionando é o de repositor. Isso porque, esse é o profissional responsável por manter as prateleiras sempre cheias e organizadas. Por isso, a contratação dos funcionários para essa função deve ser criteriosa, bem como o treinamento deles. Dito isso, é natural que o gestor de supermercado…

Por Nayara Santos em 20.01.2023

Controle de estoque em supermercados: veja 12 dicas de como fazer

Dos grandes aos pequenos comércios, o bom gerenciamento do estoque é essencial. Ainda, quando falamos de muitos produtos diferentes, isso se torna ainda mais importante e desafiador. Não há como pensar em segurança financeira, ou mesmo na segurança do consumidor, sem pensar no controle de estoque em supermercados. Além dos manter os produtos nas condições…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Veja como divulgar o supermercado em 12 passos

Para divulgar o seu supermercado na sua região, o proprietário ou o profissional de marketing precisa investir em uma estratégia ampla de divulgação. O ideal é que essa estratégia seja capaz de explorar tanto canais online, como os canais offline.  Isso porque o consumidor moderno obtém informações de diversas mídias. Por isso, não apenas os…

Por Nayara Santos em 01.12.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos