A decoração de festa junina no supermercado pode te ajudar a aumentar as vendas de muitos produtos no período. Isso ocorre porque você dá um maior destaque a itens que são bastante procurados, chamando a atenção para eles.
Sem falar que o supermercado também fica um charme com uma decoração bem pensada e adequada para a celebração da festa junina. Assim, o cliente não apenas compra aquilo que ele estava procurando, mas ainda pode ser influenciado a levar algum produto que não estava na lista.
Vale a pena dizer também que a decoração é uma poderosa arma na hora de padronizar a atmosfera na sua loja e oferecer um ambiente de compras mais agradável aos clientes. Mas, para conseguir fazer uma boa decoração, quanto antes você começar a pensar (e planejar), melhor.
Então não perca mais tempo, confira a seguir as nossas dicas e sugestões para arrasar na decoração da festa junina no seu supermercado. Boa leitura!
Festa junina: arrase na decoração do supermercado
Fazer uma ação especial para a festa junina exige planejamento, não apenas para a decoração, como também para a aquisição de produtos que sejam realmente interessantes para o cliente. Neste artigo vamos falar sobre a decoração especificamente, mas se quiser conferir como organizar o supermercado e se preparar melhor para períodos promocionais, confira o nosso e-book Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.
1. Escolha os itens que merecem destaque
O primeiro passo para ter uma decoração de festa junina em supermercado que realmente seja capaz de aumentar as suas vendas é definir quais os produtos que merecem destaque. Os primeiros da lista devem ser aqueles produtos mais procurados no período, tais como:
- Pipoca, seja milho, pipoca de micro-ondas ou pipoca pronta;
- Paçoca;
- Arroz, para preparar arroz-doce;
- Leite condensado;
- Creme de leite;
- Milho, pode ser em lata ou espiga;
- Mandioca;
- Fubá;
- Coco e cocada;
- Pé-de-moleque;
- Maria mole;
- Pinhão;
- Canjica;
- Frutas para o preparo de vinho quente;
- Canela;
- Cachaça para o preparo de quentão;
- Vinho seco e suave, dentre outros.
Esse mix de produtos deverá receber uma atenção especial na decoração do supermercado durante este período. Além disso, para turbinar as suas vendas, você também pode fazer promoções e divulgá-las no jornal de ofertas. Isso irá atrair mais clientes para a loja e te auxiliar a aumentar as vendas.
Para acertar ainda mais na escolha dos itens, faça uma análise deste período nos anos anteriores e verifique quais foram os campeões de vendas. Além disso, provavelmente existem outros itens que também podem merecer algum destaque, como cervejas e refrigerantes.
2. Faça diversas ilhas de produtos
Agora que você já sabe quais produtos não podem faltar no supermercado, é hora de incluí-los na decoração. O mais comumente utilizado por diversos supermercados é dispor os produtos em ilhas na entrada do supermercado e entre alguns corredores.
Isso faz com que o cliente precise percorrer uma área maior dentro do estabelecimento, fique exposto a outros produtos e possa ser influenciado a comprar mais. Por isso, evite deixar todos os produtos importantes para o período logo na entrada do supermercado.
Fazer a exposição inteligente dos produtos evita que o cliente pegue aquilo que precisa e se dirija rapidamente ao caixa. Ao longo deste artigo vamos te dar mais dicas de como estimular o cliente a andar mais pelo supermercado e aumentar as suas vendas.
A nossa recomendação para a entrada do supermercado é expor pelo menos alguns produtos que chamem a atenção de quem passa pela entrada da loja. Assim você estará deixando o cliente curioso para ver quais outros produtos você tem a oferecer.
Outra opção seria preparar uma seção no supermercado exclusiva para os produtos relacionados com festa junina. Neste caso, aposte em fazer decoração com barraquinhas de uma festa junina, desta forma, você já vai deixando o cliente em ritmo de celebração.
3. Não se esqueça das bandeirinhas e de outros elementos importantes na decoração da festa junina
Se tem uma coisa que não pode faltar na decoração da festa junina do supermercado são as bandeirinhas. Elas podem ser utilizadas em diferentes pontos da loja, tais como, onde as ilhas de produtos juninos estão localizados, na frente de caixa, na entrada e na fachada da loja.
Lembre-se que investir na decoração da fachada do supermercado faz com que o cliente seja capaz de identificar que o seu supermercado possui os produtos certos para a celebração da festa. Assim, o cliente entra no clima da festa antes mesmo de iniciar as compras, contribuindo para tornar a experiência de compra do cliente melhor.
Se você quiser, pode incluir outros itens decorativos que sejam característicos da data, como é o caso de balões, fogueiras e chapéus de palha. Aposte em cores chamativas para atrair a atenção do cliente e, se preferir, você ainda pode utilizar as cores da sua marca. Desta forma, você estará reforçando a sua marca para o cliente.
4. Envolva os colaboradores no preparo da decoração
Um jeito bastante criativo de atrair a atenção dos clientes é envolver os colaboradores na decoração e deixar o espírito da festa por todo o supermercado. Afinal de contas, a festa sempre fica mais legal quando tem muitos convidados.
Isso pode ser feito de diversas formas, por exemplo, trocando o uniforme dos seus operadores de caixa por uma camisa xadrez com as cores e o logo do supermercado ou usando chapéu de palha.
Essa mudança no uniforme pode até parecer pouco importante, entretanto, essa é uma das estratégias do marketing sensorial. Com a decoração você estará estimulando a visão dos clientes e fazendo com que eles se sintam em uma verdadeira festa junina de verdade.
Esses detalhes podem fazer a diferença na hora de fazer com que o cliente se sinta bem no supermercado. Afinal, cria uma experiência imersiva, em um ambiente totalmente diferente do supermercado convencional, ou pelo menos daquele que o cliente faz compras normalmente.
Vale a pena mencionar que utilizar essa estratégia também ajuda a fortalecer a sensação de equipe e a construir uma relação melhor com os funcionários. Afinal, eles se sentirão mais motivados com a possibilidade de dar sugestões e influenciar a decoração e as decisões do supermercado.
Lembre-se, eles estão em constante contato com os consumidores e, portanto, escutam comentários sobre o que agradou e o que desagradou. Ou seja, eles podem ser uma contribuição bastante valiosa para a decoração de festa junina do seu supermercado.
5. Toda festa tem que ter música
Um jeito de tornar a decoração de festa junina em supermercado ainda mais especial é incluindo a trilha sonora adequada para a ocasião. Mas, não basta reproduzir qualquer música, muito pelo contrário, você precisa escolher trilhas sonoras que combinem com a sua marca, mensagem e com o perfil dos clientes.
Em outras palavras, é essencial que você esteja no controle da programação musical da loja, o que pode ser feito com uma rádio indoor personalizada. Para você ter uma ideia, estudos comprovam que quando o cliente ouve uma trilha sonora agradável durante as compras que eles tendem a passar mais tempo dentro da loja.
Com isso, eles terão mais tempo para olhar os itens expostos nas prateleiras, resultando em um aumento nas vendas. Além disso, essa também é uma das ações do marketing sensorial, que promove uma boa experiência do cliente.
No e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio, a gente conta todos os detalhes sobre essa estratégia e como ela pode te ajudar a alcançar resultados incríveis, seja na festa junina ou em qualquer outra época do ano.
Ainda, a rádio personalizada também pode ser utilizada para fazer anúncios das promoções do período, convidar o cliente para participar do programa de fidelidade do supermercado, divulgar o perfil do supermercado nas redes sociais, informar aos clientes sobre o fechamento de caixa no final do expediente e evitar filas, dentre outros.
6. Use a criatividade e inove na decoração
A nossa próxima dica para fazer uma boa decoração de festa junina no seu supermercado é ser criativo. Vale a pena organizar os produtos como se fosse uma verdadeira festa e as suas diferentes barracas de itens.
Ainda, se o seu supermercado vende lenha, é possível simular uma fogueira no meio dessas barracas. Alie a música a isso e pronto, você terá um verdadeiro arraiá dentro do seu supermercado.
Outra dica importante, tem uma padaria no supermercado vendendo produtos de fabricação própria? Aproveite para divulgar os seus produtos e para criar itens típicos, tais como bolo de milho, pamonha, pé-de-moleque. Essas delícias poderão ser oferecidas aos clientes como degustação. Lembre-se de caprichar na decoração desse cantinho também e na roupa da pessoa responsável por oferecer os produtos aos clientes.
7. Não se esqueça do ambiente virtual
Tudo bem que ter uma loja física bem decorada ajuda a atrair clientes e aumentar as vendas, mas você não pode se esquecer que o ambiente virtual é uma extensão do que você faz na loja. Por isso, prepare banners para serem expostos no site, pop-ups para mostrar as ofertas do período e ajudar os clientes a encontrarem o que eles procuram.
Outro ponto importante são as redes sociais, a sua campanha também deve incluir a divulgação do supermercado e das promoções. Além disso, elas podem ser grandes aliadas para atrair mais clientes para a loja. Por exemplo, divulgando vídeos curtos dos funcionários preparando a decoração. Aproveite para dizer que ofertas incríveis estarão esperando o cliente.
Essa estratégia cria curiosidade no cliente que vai continuar acompanhando as publicações e provavelmente irá para o supermercado assim que você anunciar que já está tudo pronto. E, claro, não se esqueça de interagir com os seguidores, incentivando-os a dar a opinião, a conferir a decoração da loja e a experimentar os produtos da sua padaria.
8. Decoração, uma poderosa ferramenta na padronização das suas lojas
Você, gestor do setor supermercadista que possui diversas lojas deve estar pensando como fazer em decoração em cada unidade, certo? Por mais que isso seja um desafio, essa também é uma oportunidade de padronizar o ambiente de compras do cliente.
Afinal, os consumidores que já estão acostumados a comprar em uma das lojas, esperam encontrar o mesmo ambiente em outra unidade. Ou seja, eles já “sabem como tudo funciona”, e entrarão no estabelecimento já com essa expectativa.
O ideal é que os elementos e a proposta de decoração sejam as mesmas. Por exemplo, se optar pelas ilhas de produtos distribuídas pelo supermercado, então todas as unidades devem seguir esse padrão. Caso opte por fazer uma seção especial para os produtos no supermercado, então todas as lojas devem seguir esse mesmo padrão.
A música também é uma poderosa ferramenta para quem busca a padronização de diferentes lojas. Afinal, assim como a decoração, ela também irá ditar o ambiente de compras que o cliente encontrará quando entrar no supermercado para fazer as compras para a festa junina.
Gostou das nossas dicas para fazer a decoração de festa junina em supermercado? Não perca a oportunidade de conhecer outras técnicas para fidelizar clientes.
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