Por Nayara Santos em 30.08.2022

Decoração de festa junina em supermercado: 7 dicas de como fazer

Por Nayara Santos em 30.08.2022

A decoração de festa junina no supermercado pode te ajudar a aumentar as vendas de muitos produtos no período. Isso ocorre porque você dá um maior destaque a itens que são bastante procurados, chamando a atenção para eles. 

Sem falar que o supermercado também fica um charme com uma decoração bem pensada e adequada para a celebração da festa junina. Assim, o cliente não apenas compra aquilo que ele estava procurando, mas ainda pode ser influenciado a levar algum produto que não estava na lista.

Mas, para conseguir fazer uma boa decoração, quanto antes você começar a pensar (e planejar) como será a decoração de festa junina, melhor. Já que desta forma você terá mais tempo para preparar tudo e surpreender o seu cliente. Para te auxiliar nessa tarefa, este artigo traz 6 dicas de como trazer o arraiá até o seu cliente. Confira!

Festa junina: arrase na decoração do supermercado

Dar uma boa festa exige planejamento, não apenas para a decoração, como também para a aquisição de produtos que sejam realmente interessantes para o cliente. Neste artigo vamos falar sobre a decoração especificamente, mas se quiser conferir como organizar o supermercado e se preparar melhor para períodos promocionais, confira o nosso e-book Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

1. Escolha os itens que merecem destaque

O primeiro passo para ter uma decoração de festa junina em supermercado que realmente seja capaz de aumentar as suas vendas é definir quais os produtos que merecem destaque. Os primeiros da lista devem ser aqueles produtos mais procurados no período, tais como:

  • Pipoca, seja milho, pipoca de micro-ondas ou pipoca pronta;
  • Paçoca;
  • Arroz, para preparar arroz-doce;
  • Leite condensado;
  • Creme de leite;
  • Milho, pode ser em lata ou espiga;
  • Mandioca;
  • Fubá;
  • Coco e cocada;
  • Pé-de-moleque;
  • Maria mole;
  • Pinhão;
  • Canjica;
  • Frutas para o preparo de vinho quente;
  • Canela;
  • Cachaça para o preparo de quentão;
  • Vinho seco e suave, dentre outros.

Esse mix de produtos deverá receber uma atenção especial na decoração do supermercado para a festa junina, bem como ser alvo de promoções e aparecer no jornal de ofertas. Isso irá atrair mais clientes para a loja e te auxiliar a aumentar as vendas.

Para acertar ainda mais na escolha dos itens, faça uma análise deste período nos anos anteriores e verifique quais foram os campeões de vendas. Além disso, provavelmente existem outros itens que também podem merecer algum destaque, como cervejas e refrigerantes.

2. Faça diversas ilhas de produtos

Agora que você já sabe quais produtos não podem faltar no supermercado, é hora de incluí-los na decoração. O mais comumente utilizado por diversos supermercados é dispor os produtos em ilhas em uma determinada seção do supermercado. Como se fossem as barraquinhas de uma festa junina.

Geralmente essas ilhas de produtos têm uma localização centralizada dentro do supermercado. Isso faz com que o cliente precise percorrer uma área maior dentro do estabelecimento, fique exposto a outros produtos e possa ser influenciado a comprar mais. 

Por isso, evite deixar todos os produtos importantes para a festa junina logo na entrada do supermercado, já que isso poderia fazer com que o cliente pegue o que precisa e se dirija ao caixa. Entretanto, esse é sim um local interessante para expor pelo menos alguns produtos, já que isso pode chamar a atenção de quem passa pela entrada da loja, deixando o cliente curioso para ver quais outros produtos você tem a oferecer.

3. Não se esqueça das bandeirinhas na decoração da festa junina

Se tem uma coisa que não pode faltar na decoração da festa junina do supermercado são as bandeirinhas. Elas podem ser utilizadas em diferentes pontos da loja, tais como, onde as ilhas de produtos juninos estão localizados, na frente de caixa, na entrada e na fachada da loja. 

Lembre-se que investir na decoração da fachada do supermercado faz com que o cliente seja capaz de identificar que o seu supermercado possui os produtos certos para a celebração da festa. Assim, o cliente entra no clima da festa antes mesmo de iniciar as compras, contribuindo para tornar a experiência de compra do cliente melhor.

Se você quiser, pode incluir outros itens decorativos que sejam característicos da data, como é o caso de balões, fogueiras e chapéus de palha. Aposte em cores chamativas para atrair a atenção do cliente e, se preferir, você ainda pode utilizar as cores da sua marca. Desta forma, você estará reforçando a sua marca para o cliente.

4. Envolva os colaboradores

Um jeito bastante criativo de atrair a atenção dos clientes é envolver os colaboradores na decoração e deixar o espírito da festa por todo o supermercado. Afinal de contas, a festa sempre fica mais legal quando tem muitos convidados. 


Isso pode ser feito de diversas formas, por exemplo, trocando o uniforme dos seus operadores de caixa por uma camisa xadrez com as cores e o logo do supermercado ou usando chapéu de palha.

Essa mudança no uniforme pode até parecer pouco importante, entretanto, essa é uma das estratégias do marketing sensorial. Com a decoração você estará estimulando a visão dos clientes e fazendo com que eles se sintam em uma verdadeira festa junina de verdade. 

Esses detalhes podem fazer a diferença na hora de fazer com que o cliente se sinta bem no supermercado. Afinal, cria uma experiência imersiva, em um ambiente totalmente diferente do supermercado convencional, ou pelo menos daquele que o cliente faz compras normalmente.

5. Toda festa tem que ter música

Um jeito de tornar a decoração de festa junina em supermercado ainda mais especial é incluindo a trilha sonora adequada para a ocasião. Isso pode ser facilmente feito através de uma rádio indoor personalizada. Sem falar que contribui para deixar o ambiente de festa ainda mais atrativo.

Estudos comprovam que quando o cliente ouve uma trilha sonora agradável durante as compras que eles tendem a passar mais tempo dentro da loja. Com isso, eles terão mais tempo para olhar os itens expostos nas prateleiras, resultando em um aumento nas vendas. Além disso, essa também é uma das ações do marketing sensorial, promovendo uma boa experiência do cliente.

No e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio, a gente conta todos os detalhes sobre essa estratégia e como ela pode te ajudar a alcançar resultados incríveis, seja na festa junina ou em qualquer outra época do ano.

Ainda, a rádio personalizada também pode ser utilizada para fazer anúncios das promoções do período, convidar o cliente para participar do programa de fidelidade do supermercado, divulgar o perfil do supermercado nas redes sociais, informar aos clientes sobre o fechamento de caixa no final do expediente e evitar filas, dentre outros.

6. Use a criatividade

A nossa próxima dica para fazer uma boa decoração de festa junina no seu supermercado é ser criativo. Vale a pena organizar os produtos como se fosse uma verdadeira festa e as suas diferentes barracas de itens. Ainda, se o seu supermercado vende lenha, é possível simular uma fogueira no meio dessas barracas. Alie a música a isso e pronto, você terá um verdadeiro arraiá dentro do seu supermercado.

Outra dica importante, tem uma padaria no supermercado vendendo produtos de fabricação própria? Aproveite para divulgar os seus produtos e para criar itens típicos, tais como bolo de milho, pamonha, pé-de-moleque. Essas delícias poderão ser oferecidas aos clientes como degustação. Lembre-se de caprichar na decoração desse cantinho também e na roupa da pessoa responsável por oferecer os produtos aos clientes.

7. Não se esqueça do ambiente virtual

Tudo bem que ter uma loja física bem decorada ajuda a atrair clientes e aumentar as vendas, mas você não pode se esquecer que o ambiente virtual é uma extensão do que você faz na loja. Por isso, prepare banners para serem expostos no site, pop-ups para mostrar as ofertas do período e ajudar os clientes a encontrar o que eles procuram.

Outro ponto importante são as redes sociais, a sua campanha também deve incluir a divulgação do supermercado e das promoções. Além disso, elas podem ser grandes aliadas para atrair mais clientes para a loja. Por exemplo, divulgando vídeos curtos dos funcionários preparando a decoração. Aproveite para dizer que ofertas incríveis estarão esperando o cliente.

Essa estratégia cria curiosidade no cliente que vai continuar acompanhando as publicações e provavelmente irá para o supermercado assim que você anunciar que já está tudo pronto. E, claro, não se esqueça de interagir com os seguidores, incentivando-os a dar a opinião, a conferir a decoração da loja e a experimentar os produtos da sua padaria.

Gostou das nossas dicas para fazer a decoração de festa junina em supermercado? Não perca a oportunidade de conhecer outras técnicas para fidelizar clientes

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como abrir um supermercado com pouco dinheiro? 7 dicas incríveis

 Você sempre quis empreender e ter o seu próprio negócio do ramo alimentício, mas não sabe como abrir um supermercado com pouco dinheiro? Nós preparamos esse conteúdo com várias dicas para te ajudar a acabar com essa dúvida e a tirar os seus planos do papel! Para iniciar um negócio com pouco dinheiro você…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

WhatsApp para supermercados: 5 motivos para adotar essa estratégia

O WhatsApp para supermercados pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Contando ainda com uma grande vantagem, ele é gratuito. Por isso, cada vez mais, empresas de diferentes ramos do varejo vêm aderindo a esse aplicativo para ter mais sucesso.  Se você ainda não entende como essa estratégia pode funcionar,…

Por Nayara Santos em 05.04.2021

8 ações para fazer no supermercado no Dia dos Namorados

Escolher quais ações fazer no supermercado no Dia dos Namorados fará toda a diferença para aumentar as suas vendas e as chances de fidelização de clientes. Afinal, essa é uma das datas comemorativas mais importantes do varejo, e o seu supermercado também pode aproveitar esse período para se destacar.  Isso porque, mesmo em tempos de…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

Como fazer encarte de supermercado: aprenda em 9 passos

Saber como fazer um encarte de supermercado que atraia a atenção dos clientes é extremamente importante. Isso porque, essa ainda é uma das principais formas que os supermercados possuem de se comunicar com o cliente, seja através do encarte impresso ou digital. Por isso, nesse artigo daremos todos os passos para que você consiga preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Abrir um supermercado da dinheiro? Entenda mais sobre o assunto

Muitos empreendedores têm vontade de abrir um supermercado, pois parece ser uma ótima oportunidade de negócio. Mesmo assim, a insegurança ainda é grande, já que uma dúvida muito comum é se realmente abrir um supermercado dá dinheiro. Inclusive, essa é a dúvida principal para qualquer empreendedor, independentemente da área em que vá atuar. Portanto, se…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Como participar de uma rede de supermercados? Entenda tudo sobre o assunto

Participar de uma rede de supermercados pode fazer a diferença entre aumentar as suas vendas, melhorar o seu lucro e ainda firmar a sua marca no mercado. Essa é uma estratégia adotada por diversas empresas, já que ela auxilia tanto pequenos, quanto grandes negócios a ganharem mais força e mais fôlego para melhorarem o seu…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Guia do mercadinho de bairro (mercearia): tudo o que você precisa saber

Ter um mercadinho de bairro, ou mercearia, pode ser um ótimo negócio. Entretanto, antes de iniciar um empreendimento, independentemente do ramo, existe a necessidade de conhecer as principais características que ele tem. Além disso, também é essencial buscar e avaliar quais estratégias adotar para obter os melhores resultados. Outro ponto bastante importante no setor supermercadista…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Cartazista de supermercado: veja como fazer letra de cartaz de supermercado

Apesar do número de profissionais existentes no mercado ser relativamente baixo, o cartazista de supermercado ainda é um cargo extremamente importante no varejo. Afinal, essa ainda é uma estratégia ainda muito empregada no varejo porque ela é capaz de atrair clientes e aumentar as vendas.  Quando a loja tem os seus profissionais cartazistas, os preços…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Exposição de cerveja em supermercado: 6 ideias para vender mais

Conhecer a forma certa de fazer a exposição de cerveja em supermercado pode fazer toda a diferença para o sucesso das vendas dos produtos desta seção. O ideal é que você organize as prateleiras de tal forma que o cliente consiga encontrar aquilo que ele procura, sem precisar perder muito tempo. Se você está sem…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos