Por Nayara Santos em 22.06.2021

Layout de supermercado moderno: veja como implementar no seu negócio

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Planejar um layout de supermercado moderno é mais fácil do que você pode imaginar. Entretanto, para que ele funcione é preciso combinar diferentes ações em diferentes pontos do seu supermercado.

Se você não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos te explicar a importância de ter um bom layout para o seu supermercado e algumas dicas de como deixá-lo moderno. Confira!

Por que se preocupar com o layout do supermercado?

O layout de um supermercado deve ser pensado como a disposição dos móveis em uma casa. Isso quer dizer que você não vai deixar nenhuma poltrona atrapalhando a passagem para o corredor, o sofá será disposto de tal forma que permita ver televisão, e a mesa de jantar vai ficar em um lugar que tenha espaço suficiente para receber visitas.

Além disso, dependendo do estilo de móveis que você escolher, das cores que eles terão, quais itens de decoração você irá utilizar, você poderá dar um clima totalmente diferente para a sua casa, deixando-a mais com um ar moderno, clássico, aconchegante, criativo, dentre outros.

Com o supermercado acontece a mesma coisa. Se a sua intenção for criar um ambiente único, no qual o cliente se sinta bem e tenha vontade não apenas de passar mais tempo na loja, como também tenha vontade de voltar é importante planejar o layout, definir como a decoração e a comunicação interna serão feitas. Ser capaz de proporcionar isso aos seus clientes será sinônimo de fidelização e aumento das vendas.

Vale a pena ressaltar que o planejamento do layout de supermercado é uma forma de guiar o cliente pelos corredores do supermercado. É algo como se fosse um roteiro pelo qual o cliente seguirá enquanto faz as compras. Por isso, não subestime o poder que o layout de supermercado tem no seu negócio.

Dicas para ter um layout de supermercado moderno

Para conseguir deixar o supermercado com um aspecto moderno, provavelmente será preciso que você faça diversas modificações na sua loja. Mas, não precisa desanimar, elas não precisam ser todas feitas ao mesmo tempo. Entretanto, elas precisam ser bem planejadas para que no final, o resultado seja visualmente agradável e bonito para os clientes.

Escolha o estilo de decoração e as cores cuidadosamente

Provavelmente um dos principais pontos para deixar o layout do supermercado moderno seja o estilo de decoração da loja que será utilizado. Neste caso, quando falamos em decoração estamos nos referindo ao tipo de prateleiras e geladeiras expositoras que serão utilizadas e a forma como a comunicação interna com o cliente será realizada.

Por exemplo, é muito comum que a padaria do supermercado seja indicada utilizando uma placa “padaria” e ao fundo alguns desenhos de pães. Aliás, algo muito parecido é feito também no açougue e na peixaria. Uma alternativa seria deixar apenas a placa, indicando de qual seção se trata, mas alterando o fundo, que pode ser uma cor única. 

Inclusive, cores como o preto, o cinza e o rosa são as que transmitem essa sensação de modernidade. Por isso, tente utilizar essas cores na decoração incluindo apenas alguns detalhes com as cores do supermercado. Além disso, você também pode utilizar materiais diferentes que transmitam essa mesma sensação. Alguns exemplos são espelhos, que podem ser utilizados na área da padaria para facilitar a visualização de produtos; e metais, que podem ser utilizados sem nenhum tipo de pintura nas prateleiras da loja.

Inove na apresentação das seções do supermercado

Ter um layout de supermercado moderno implica na forma como os produtos são apresentados. Essa ação de destacar determinadas seções já é aplicada na adega do supermercado, por exemplo, mas ainda passa longe das outras seções.

Podemos citar o caso da seção de hortifrúti. O mais comum é encontrar os produtos dispostos em ilhas, que ficam separadas por frutas e legumes. Mas, se ao invés de ter essas ilhas convencionais, você investisse na decoração e apresentasse os produtos como se estivessem dentro de caixotes de madeira? Apenas essa pequena mudança já daria ao ambiente um ar diferente. 

Por isso, pense e seja criativo em como você pode fazer essas apresentações, muitas vezes, pequenas mudanças e um baixo custo investido são suficientes para inovar e ser mais atrativo para os clientes.

Modernize o check out do supermercado

Ter um layout de supermercado moderno não fica apenas nos corredores e prateleiras da loja, mas deve ser pensado como um todo. Por isso, o check out não deve ficar de fora do seu planejamento.

Provavelmente você já viu que a tendência é que os supermercados do futuro nem sequer terão uma área de check out. Entretanto, enquanto a gente ainda não atingiu esse nível, você pode trazer inovação e modernidade para os seus clientes de outra forma. Isso significa investir em caixas de autoatendimento, ou self check out.

Esses caixas trazem diversas vantagens para o gestor, que poderá economizar espaço, já que onde antes havia um caixa convencional, agora é possível acomodar até quatro caixas de autoatendimento. Também é possível economizar com a contratação de operadores de caixas, destinando esse dinheiro para a contratação de profissionais para outros cargos do supermercado ou mesmo para a expansão do negócio.

Invista na iluminação

Por último, mas não menos importante, temos a iluminação da loja. A iluminação é um dos elementos mais importantes na hora de transmitir algum tipo de mensagem ou mesmo criar uma sensação específica em algum ambiente e, para ter um layout de supermercado moderno, você vai precisar investir nisso.

Com a combinação de luz direta em alguns pontos do supermercado e luzes embutidas em outros pontos você, com certeza, conseguirá encantar os seus clientes. Vale a pena lembrar que o ambiente não pode ficar escuro, os clientes precisam conseguir ver os produtos adequadamente, e alguns produtos não podem ter luz direta sobre eles ou mesmo uma luz que seja quente. Por isso, na hora de planejar a iluminação, aproveite para trocar as lâmpadas amarelas pelas brancas, contribuindo até mesmo para o projeto de sustentabilidade do supermercado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Terminal de supermercado: confira as vantagens para o seu negócio

O terminal de supermercado, aquele que permite que o cliente faça a consulta de preço, já foi muito comum no varejo. Entretanto, com o passar dos anos, eles foram diminuindo de quantidade nas lojas e nem sempre é fácil encontrá-los quando há alguma dúvida com relação ao valor do produto. Muitos supermercadistas ainda possuem dúvida…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Produtos mais vendidos no Natal em supermercados: veja quais são

Se você é um gestor de supermercados, então conhecer quais são os produtos mais vendidos no Natal é fundamental para conseguir se preparar para uma das datas mais importantes do varejo. Já que isso te ajudará a saber quais são os produtos que mais fazem sucesso entre os consumidores e a planejar as campanhas de…

Por Nayara Santos em 01.11.2024

Estacionamento de supermercado: 6 dicas para manter organizado

O estacionamento do supermercado é um local importantíssimo na jornada de compras do cliente. Isso porque, é ali onde a compra termina e o último contato que o cliente terá com a sua marca. Se ele tiver qualquer tipo de problema, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado, o que poderá fazer com que…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar. Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

28 Textos de propaganda de supermercado: se inspire em nossas ideias!

 Ter ideias e conhecer textos de propaganda de supermercado podem te ajudar a se inspirar para criar as suas próprias campanhas e anúncios. Por isso, a seguir vamos trazer diversos textos, que você pode utilizar para as mais diferentes ocasiões.  Além disso, ainda vamos dar algumas dicas de como você pode fazer para criar…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

E-commerce no supermercado: veja os principais desafios

O e-commerce no supermercado pode ser uma forma de melhorar as suas vendas. Isso ficou evidente nos últimos anos devido à pandemia pelo novo coronavírus. Com as restrições de movimentação e lojas físicas fechadas, as pessoas passaram a fazer compras online. Inclusive, esse foi o momento em que muitos brasileiros compraram em uma loja virtual.…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

21 Textos prontos para hortifrúti de supermercado, confira

O hortifrúti do seu supermercado pode ser um grande aliado para atrair clientes para a sua loja, mesmo em momentos de crise. Afinal, os consumidores estão sempre buscando produtos de hortifrúti que sejam frescos e com bom preço.  Mas, não basta apenas ter esses produtos, é preciso que você acerte na hora de se comunicar…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Dia dos Pais no supermercado: 10 dicas para vender mais

Os supermercados podem utilizar algumas datas comemorativas, como o Dia dos Pais, para aumentar as suas vendas. Afinal, as pessoas estão mais dispostas a gastar com presentes, itens para preparar uma refeição especial e ter momentos agradáveis ao lado de quem é importante. Mas, para isso acontecer, os varejistas precisam planejar e aplicar as estratégias…

Por Nayara Santos em 06.06.2024

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência. Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães…

Por Nayara Santos em 20.03.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos