Por Nayara Santos em 22.06.2021

Layout de supermercado moderno: veja como implementar no seu negócio

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Planejar um layout de supermercado moderno é mais fácil do que você pode imaginar. Entretanto, para que ele funcione é preciso combinar diferentes ações em diferentes pontos do seu supermercado.

Se você não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos te explicar a importância de ter um bom layout para o seu supermercado e algumas dicas de como deixá-lo moderno. Confira!

Por que se preocupar com o layout do supermercado?

O layout de um supermercado deve ser pensado como a disposição dos móveis em uma casa. Isso quer dizer que você não vai deixar nenhuma poltrona atrapalhando a passagem para o corredor, o sofá será disposto de tal forma que permita ver televisão, e a mesa de jantar vai ficar em um lugar que tenha espaço suficiente para receber visitas.

Além disso, dependendo do estilo de móveis que você escolher, das cores que eles terão, quais itens de decoração você irá utilizar, você poderá dar um clima totalmente diferente para a sua casa, deixando-a mais com um ar moderno, clássico, aconchegante, criativo, dentre outros.

Com o supermercado acontece a mesma coisa. Se a sua intenção for criar um ambiente único, no qual o cliente se sinta bem e tenha vontade não apenas de passar mais tempo na loja, como também tenha vontade de voltar é importante planejar o layout, definir como a decoração e a comunicação interna serão feitas. Ser capaz de proporcionar isso aos seus clientes será sinônimo de fidelização e aumento das vendas.

Vale a pena ressaltar que o planejamento do layout de supermercado é uma forma de guiar o cliente pelos corredores do supermercado. É algo como se fosse um roteiro pelo qual o cliente seguirá enquanto faz as compras. Por isso, não subestime o poder que o layout de supermercado tem no seu negócio.

Dicas para ter um layout de supermercado moderno

Para conseguir deixar o supermercado com um aspecto moderno, provavelmente será preciso que você faça diversas modificações na sua loja. Mas, não precisa desanimar, elas não precisam ser todas feitas ao mesmo tempo. Entretanto, elas precisam ser bem planejadas para que no final, o resultado seja visualmente agradável e bonito para os clientes.

Escolha o estilo de decoração e as cores cuidadosamente

Provavelmente um dos principais pontos para deixar o layout do supermercado moderno seja o estilo de decoração da loja que será utilizado. Neste caso, quando falamos em decoração estamos nos referindo ao tipo de prateleiras e geladeiras expositoras que serão utilizadas e a forma como a comunicação interna com o cliente será realizada.

Por exemplo, é muito comum que a padaria do supermercado seja indicada utilizando uma placa “padaria” e ao fundo alguns desenhos de pães. Aliás, algo muito parecido é feito também no açougue e na peixaria. Uma alternativa seria deixar apenas a placa, indicando de qual seção se trata, mas alterando o fundo, que pode ser uma cor única. 

Inclusive, cores como o preto, o cinza e o rosa são as que transmitem essa sensação de modernidade. Por isso, tente utilizar essas cores na decoração incluindo apenas alguns detalhes com as cores do supermercado. Além disso, você também pode utilizar materiais diferentes que transmitam essa mesma sensação. Alguns exemplos são espelhos, que podem ser utilizados na área da padaria para facilitar a visualização de produtos; e metais, que podem ser utilizados sem nenhum tipo de pintura nas prateleiras da loja.

Inove na apresentação das seções do supermercado

Ter um layout de supermercado moderno implica na forma como os produtos são apresentados. Essa ação de destacar determinadas seções já é aplicada na adega do supermercado, por exemplo, mas ainda passa longe das outras seções.

Podemos citar o caso da seção de hortifrúti. O mais comum é encontrar os produtos dispostos em ilhas, que ficam separadas por frutas e legumes. Mas, se ao invés de ter essas ilhas convencionais, você investisse na decoração e apresentasse os produtos como se estivessem dentro de caixotes de madeira? Apenas essa pequena mudança já daria ao ambiente um ar diferente. 

Por isso, pense e seja criativo em como você pode fazer essas apresentações, muitas vezes, pequenas mudanças e um baixo custo investido são suficientes para inovar e ser mais atrativo para os clientes.

Modernize o check out do supermercado

Ter um layout de supermercado moderno não fica apenas nos corredores e prateleiras da loja, mas deve ser pensado como um todo. Por isso, o check out não deve ficar de fora do seu planejamento.

Provavelmente você já viu que a tendência é que os supermercados do futuro nem sequer terão uma área de check out. Entretanto, enquanto a gente ainda não atingiu esse nível, você pode trazer inovação e modernidade para os seus clientes de outra forma. Isso significa investir em caixas de autoatendimento, ou self check out.

Esses caixas trazem diversas vantagens para o gestor, que poderá economizar espaço, já que onde antes havia um caixa convencional, agora é possível acomodar até quatro caixas de autoatendimento. Também é possível economizar com a contratação de operadores de caixas, destinando esse dinheiro para a contratação de profissionais para outros cargos do supermercado ou mesmo para a expansão do negócio.

Invista na iluminação

Por último, mas não menos importante, temos a iluminação da loja. A iluminação é um dos elementos mais importantes na hora de transmitir algum tipo de mensagem ou mesmo criar uma sensação específica em algum ambiente e, para ter um layout de supermercado moderno, você vai precisar investir nisso.

Com a combinação de luz direta em alguns pontos do supermercado e luzes embutidas em outros pontos você, com certeza, conseguirá encantar os seus clientes. Vale a pena lembrar que o ambiente não pode ficar escuro, os clientes precisam conseguir ver os produtos adequadamente, e alguns produtos não podem ter luz direta sobre eles ou mesmo uma luz que seja quente. Por isso, na hora de planejar a iluminação, aproveite para trocar as lâmpadas amarelas pelas brancas, contribuindo até mesmo para o projeto de sustentabilidade do supermercado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Pet shop no supermercado: 5 produtos essenciais

O Brasil possui um mercado pet gigante, sendo o segundo maior do mundo. Por isso, ter um pet shop no supermercado pode ser, no mínimo, uma ideia bastante interessante para atrair a atenção dos seus clientes. Entretanto, para que essa estratégia funcione é fundamental ficar atento ao mix de produtos. Isso mesmo, a escolha dos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Devolução de mercadoria em supermercado: entenda como proceder

Qual é a política de devolução de mercadorias no seu supermercado? Não tem uma política estabelecida? Analisa cada caso separadamente? Então chegou o momento de mudar isso e estabelecer uma política que os seus clientes e os seus funcionários entendam e possam seguir. Não há dúvidas de que os gestores de supermercados gostariam de não…

Por Nayara Santos em 07.03.2023

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Repositor de supermercado: entenda o que é, o que faz e sua importância

Um dos cargos essenciais para manter o seu supermercado funcionando é o de repositor. Isso porque, esse é o profissional responsável por manter as prateleiras sempre cheias e organizadas. Por isso, a contratação dos funcionários para essa função deve ser criteriosa, bem como o treinamento deles. Dito isso, é natural que o gestor de supermercado…

Por Nayara Santos em 20.01.2023

Layout do supermercado para o setor de limpeza: veja como fazer em 5 passos

Parte do trabalho de convencer o cliente a comprar mais do que ele precisa é ter um bom layout e uma boa organização das prateleiras. Mas isso não se aplica apenas aos produtos alimentícios, é válido também para os produtos do setor de limpeza. Afinal de contas, quem vai ao supermercado está sempre em busca…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Fiscal de prevenção de perdas no supermercado: entenda a importância para o seu negócio

O objetivo de todo empreendedor é aumentar o lucro do seu negócio, e as perdas se tornam um grande obstáculo para atingir esse objetivo quando ações não são tomadas para evitar que elas continuem acontecendo.  O fato é que todo negócio, principalmente do ramo varejista – mais especificamente supermercados – sofrem perdas, sejam elas operacionais…

Por Nayara Santos em 13.11.2020

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

7 dicas de como escolher um nome para mini mercado com ideais para você se inspirar

 O nome de um comércio é crucial para o negócio, podendo influenciar diretamente nos resultados. Afinal, é através do nome que o estabelecimento é identificado pelos clientes. Sem falar que o nome também pode influenciar nas estratégias de marketing e até mesmo no fortalecimento da marca. Com um mercado altamente competitivo, é fundamental para…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Como montar seções de supermercado: confira um guia completo

Você, gestor do setor supermercadista, já parou para pensar sobre a importância de montar seções de supermercado? Ou mesmo em como fazer isso? Será que existe uma forma ideal para isso? Bom, provavelmente se chegou até aqui é porque está interessado em saber mais sobre o assunto e é justamente isso que faremos. Manter o…

Por Nayara Santos em 06.04.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos