Por Nayara Santos em 13.11.2020

Fiscal de prevenção de perdas no supermercado: entenda a importância para o seu negócio

Por Nayara Santos em 13.11.2020

O objetivo de todo empreendedor é aumentar o lucro do seu negócio, e as perdas se tornam um grande obstáculo para atingir esse objetivo quando ações não são tomadas para evitar que elas continuem acontecendo. 

O fato é que todo negócio, principalmente do ramo varejista – mais especificamente supermercados – sofrem perdas, sejam elas operacionais ou até mesmo ocasionadas por furtos internos ou externos. Toda empresa precisa ter um departamento responsável pela prevenção de perdas para garantir que atitudes serão tomadas para reduzir e até mesmo acabar com esses prejuízos. 

Nesse artigo vamos entender melhor o que faz um fiscal de prevenção de perdas no supermercado, qual é a sua importância para o negócio e quais são suas principais funções e atividades. Continue a leitura e confira. 

O que faz um fiscal de prevenção de perdas no supermercado?

O fiscal de prevenção de perdas no supermercado é uma peça chave para colocar em prática todas as ações estabelecidas pelo departamento de prevenção de perdas com o objetivo de reduzir, evitar e acabar com as perdas em todos os setores do supermercado

Ele é o responsável pela fiscalização da entrada e saída de clientes, funcionários, mercadorias e até mesmo atua no estoque, conferindo se as mercadorias recebidas estão de acordo com a quantidade descrita na nota fiscal. 

O fiscal identifica pessoas ou ações suspeitas e toma as medidas cabíveis para evitar perdas dentro da loja. 

Qual é a importância de ter um fiscal de prevenção de perdas?

O fiscal te prevenção de perdas no supermercado vai te ajudar a alcançar o objetivo de aumentar o lucro do seu negócio, ou seja, ele trabalha para garantir que o lucro do seu estabelecimento não estará sendo perdido por conta das perdas, uma vez que sua principal responsabilidade é impedir que elas continuem acontecendo, evitando assim prejuízos ao seu supermercado. 

Contar com a ajuda de um fiscal de prevenção de perdas com certeza irá trazer inúmeros benefícios para o seu negócio, principalmente para os seus rendimentos. 

Quais são as principais funções de um fiscal de prevenção de perdas no supermercado?

Nós já entendemos o que faz e qual é a importância do fiscal de prevenção de perdas, agora vamos ver quais são suas principais funções e atividades dentro do supermercado.

  • O fiscal deve acompanhar o andamento da loja, desde a sua abertura até o momento de fechamento;
  • Ficar atento aos períodos de maior fluxo de pessoas para evitar que furtos passem despercebidos;
  • Ser sempre educado, tanto com os colaboradores do supermercado quanto com os clientes e saber como lidar em casos de atitudes suspeitas, sem acusar e constranger ninguém.
  • Não perder pessoas suspeitas de vista, acompanhá-las até o momento de passar pelo caixa para se certificar que houve a ocultação de alguma mercadoria;
  • Ter cautela no momento de fazer uma abordagem, só realizar se tiver plena certeza do furto;
  • Se certificar de que todos os produtos colocados nos carrinhos ou nas cestas, foram pagos pelos clientes. É comum alguns itens serem deixados na parte inferior dos carrinhos de supermercado e passarem pelo operador de caixa sem serem percebidos e pagos;
  • Quando houver entregas a serem feitas por funcionários do supermercado, conferir se não está saindo da loja algum produto que não foi registrado na nota fiscal;
  • Conferência do lixo que é destinado a coleta, para garantir que nenhuma mercadoria foi ocultada.

Quais outros artifícios podem ajudar o fiscal de prevenção de perdas no supermercado?

Você deve estar se perguntando, “Quantos fiscais de prevenção de perdas eu vou precisar ter no meu supermercado para realizar todas essas atividades?”, Ou então deve estar se questionando em relação ao tamanho do seu supermercado, “Quantos fiscais eu preciso ter para garantir que toda a área do meu supermercado está sendo monitorada?”.

A resposta é simples, você não precisa contratar mais do que 2 fiscais, porém deve contar sim com alguns recursos para expandir o combate às perdas no seu supermercado e para garantir que nenhum setor será alvo dos furtos. Vamos ver a seguir o que pode ser feito.

1. Conte com a ajuda da tecnologia

Atualmente existem diversos recursos tecnológicos no mercado que podem te ajudar a prevenir as perdas no seu supermercado. Ter um circuito de câmeras com monitoramento, é uma delas, dessa forma você garante que cada centímetro da sua loja está sendo monitorado. Além disso, a presença das câmeras já costuma inibir os furtos. 

Além do circuito de tv, você tem pode utilizar etiquetas eletrônicas nos itens que são mais visados e que costumam ter um maior índice de furtos. 

2. Ofereça um treinamento antifurto para todos os funcionários

Mesmo que a sua loja conte com um time de fiscais de prevenção de perdas em supermercados, é importante que todos os colaboradores estejam cientes de qual é o procedimento que deve ser realizado em casos de atitudes suspeitas. Essa orientação é importante para garantir que nenhuma pessoa será abordada de forma inadequada gerando constrangimentos e até mesmo processos judiciais para o supermercado. 

3. Organize a loja de forma estratégica

Caso você perceba que existem pontos cegos no seu estabelecimento, use e abuse do uso de espelhos. Dessa forma, você garante que os pontos cegos serão eliminados e ainda deixará o ambiente do seu supermercado com um aspecto de sotisticação e modernidade.

Fora essa opção, caso você tenha budget disponível, invista em mais câmeras para a central de monitoramento. 

4. Monitore 24h por dia todos os departamentos do supermercado 

Garanta que sempre terá um funcionário acompanhando todas as câmeras do supermercado, se for necessário, faça turnos e organize a equipe nos horários de almoço e pausas para descanso. 

É muito importante que o estoque do supermercado também seja monitorado, pois como citamos nesse artigo, é muito comum ocorrerem furtos internos, e falhas no recebimento de mercadorias. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Propagandas criativas para supermercados: confira 5 ideias para se inspirar

Você já conseguiu fazer uma propaganda criativa para o seu supermercado? Não conseguiu e não sabe bem por onde começar? Então não tem problema, esse artigo foi feito pensando em você, é só vir com a gente e conferir as ideias que a gente tem para você se inspirar. Provavelmente você já ouviu dizer que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Decoração de supermercado: 5 erros que você não deve cometer

A decoração de supermercado é parte essencial no processo de fidelização do cliente e para proporcionar uma boa experiência de compras. Portanto, ela deve ser encarada como um item importante a ser planejado, assim como qualquer outra área do seu supermercado. Dito isso, neste artigo vamos falar por que você deve se preocupar com a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Locutor virtual em supermercados: aumente as vendas do seu negócio

Os gestores do setor supermercadista bem sabem que o desafio de atrair consumidores e aumentar as vendas é constante. Por isso, é preciso encontrar estratégias eficientes de comunicação, como a utilização de locutores virtuais. Essa ação tem se mostrado bastante eficaz e vem se destacando em meio a tantas outras ferramentas. Por meio de anúncios…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

10 Tendências para supermercados em 2024

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista. Portanto, se você quiser manter a saúde financeira…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

10 dicas para inauguração de supermercado: comece com o pé direito!

 Já parou para pensar no que a inauguração do supermercado pode representar para o seu negócio e para o estabelecimento da sua marca no mercado? Esse é o primeiro contato que os consumidores e os seus concorrentes terão com a sua marca, e isso pode ditar o ritmo de como as coisas seguirão no…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Checklist de supermercado: conheça os principais

O checklist de supermercado pode ser uma estratégia interessante para você manter tudo em ordem e funcionando bem na sua loja. Principalmente porque o setor supermercadista possui um grande número de processos na sua rotina diária que, sem o devido controle, podem comprometer a saúde financeira e a experiência do cliente. Assim, se você ainda…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Dia do cliente no supermercado: veja como aproveitar a data e vender mais

O Dia do Cliente no supermercado deve ser tão celebrado quanto em qualquer outro ramo do varejo. Afinal, essa é mais uma das diversas datas importantes que os varejistas têm à disposição e que podem ser utilizadas para alcançar melhores resultados. Celebrado no dia 15 de setembro, um mês com movimento mais fraco e baixas…

Por Nayara Santos em 18.07.2024

Cartazista de supermercado: veja como fazer letra de cartaz de supermercado

Apesar do número de profissionais existentes no mercado ser relativamente baixo, o cartazista de supermercado ainda é um cargo extremamente importante no varejo. Afinal, essa ainda é uma estratégia ainda muito empregada no varejo porque ela é capaz de atrair clientes e aumentar as vendas.  Quando a loja tem os seus profissionais cartazistas, os preços…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos