Por Nayara Santos em 10.01.2022

Projeto sustentável para supermercado: entenda a importância para o seu negócio

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Promover ações de sustentabilidade no supermercado pode ser um grande desafio para os gestores. Isso porque eles estão muito mais voltados para a gestão administrativa do negócio e acabam deixando um pouco de lado os impactos ambientais da atividade.

Se esse for o seu caso ou mesmo se você quiser trazer inovações, é importante preparar um projeto sustentável para o supermercado. Assim, você conseguirá entender quais são as áreas e atividades da rotina que precisam de maior atenção.

Confira a seguir a importância de ter um projeto que promova ações sustentáveis para o seu negócio e como fazer isso. Boa leitura!

Por que ter um projeto sustentável para supermercado?

Os recursos naturais, tais como a água, os minérios e o petróleo, para citar apenas alguns, são finitos. Entretanto, o mundo em que vivemos é altamente dependente de muitos desses recursos. Por isso, é importante pensar em como as atividades comerciais vêm interferindo na utilização desses recursos e como conseguir minimizar esses impactos ambientais.

De modo geral, os supermercados que optam por fazer um projeto sustentável se deparam com inúmeras vantagens como, por exemplo:

  • Economia: diversas ações sustentáveis resultam em economia para o supermercado e, com a redução dos custos operacionais, é possível aumentar a lucratividade do seu negócio;
  • Maior competitividade: a economia gerada pode tornar o supermercado mais competitivo frente a concorrência, já que poderá oferecer descontos melhores;
  • Conexão com o cliente: muitos clientes possuem uma grande preocupação com o meio ambiente, inclusive realizando algumas ações sustentáveis em casa, como separando o lixo reciclável e descartando-o corretamente, trocando as lâmpadas amarelas pelas brancas, economizando água, dentre outros.

Como elaborar um projeto sustentável para supermercado

Elaborar um projeto sustentável para supermercado não é muito diferente de começar a praticar ações sustentáveis em casa. O que irá mudar, essencialmente, é o tamanho do local em que essas ações serão implementadas. Além disso, como em um supermercado há uma grande diversidade de processos, cada um deles deve ser analisado de forma a permitir que os impactos ambientais sejam identificados. 

A seguir daremos um guia de como você pode implementar um projeto sustentável no seu supermercado, confira.

Reúna uma comissão interna

Você precisará de outras pessoas para elaborar e implementar ações sustentáveis no supermercado. O ideal é que uma comissão interna seja montada. Ela deve ser formada por profissionais de diferentes áreas da empresa. Isso permitirá que diferentes visões sejam incorporadas nas análises que serão realizadas.

Não há um número exato de pessoas que devam compor essa comissão e nem há obrigatoriedade de que cada setor tenha um representante. O importante é escolher funcionários dedicados, que queiram realmente colaborar com o projeto e que sejam pró-ativos. Não há necessidade de ter um conhecimento técnico prévio, já que isso pode ser adquirido através de treinamentos.

Identifique os processos de cada área do supermercado

Assim que a comissão estiver formada, o próximo passo para ter um projeto sustentável é identificar os processos do supermercado realizados em cada área. Por processo entende-se uma atividade que seja realizada por um determinado setor. Para ficar mais fácil de entender, vamos dar um exemplo que será utilizado nos próximos tópicos ao longo deste artigo. 


O processo do qual vamos tratar é a aquisição de produtos. Ele se inicia quando o estoquista identifica que um determinado produto possui poucas unidades no estoque ou já atingiu o estoque mínimo. Em seguida, ele precisa informar o setor de compras sobre a necessidade do supermercado.

O próximo passo então será entrar em contato com fornecedores solicitando propostas com preços e prazos de entrega. Essas propostas serão avaliadas até que uma decisão final seja tomada. Assim que o pedido for confirmado será preciso efetuar o pagamento pelo produto e aguardar a entrega.

Identifique os impactos ambientais de cada atividade

Depois que todos os processos forem identificados, será preciso avaliar quais impactos ambientais que ele poderá gerar. No exemplo que mencionamos anteriormente é muito comum que tudo seja feito através da impressão de documentos e o recolhimento de assinaturas. Portanto, o principal impacto gerado é justamente a utilização de papel para impressão. 

Essa etapa de identificação dos impactos ambientais de cada processo deverá ser feita pela comissão em comunicação direta com os funcionários de cada setor. Afinal de contas, eles são as pessoas que melhor entendem e sabem o que está acontecendo em cada local.

Implemente ações para minimizar os impactos ambientais

Uma vez que o impacto ambiental for identificado, ações para minimizá-lo devem ser propostas, cabendo ao gestor ou dono do supermercado identificar quais podem ser implementadas. 

No exemplo que citamos anteriormente, existem diferentes formas de mitigar esses impactos, tais como:

  • Reciclagem dos papéis utilizados;
  • Impressão frente e verso dos documentos;
  • Utilização de um sistema automatizado de controle de estoque e solicitação de compra de produtos;
  • Manter os documentos e fazer o acompanhamento dos pedidos eletronicamente.

Cada uma dessas ações podem ser implementadas separadas ou simultaneamente. O importante é identificar o que pode ser feito para cada um dos processos.

Faça treinamento com os funcionários

Lembre-se que quem está realizando as atividades de cada um dos processos mencionados acima são os funcionários do supermercado. Por isso, ao decidir implementar um projeto sustentável na sua empresa é importante que todos os funcionários estejam treinados para isso.

Portanto, depois que tudo estiver definido, serão realizados treinamentos coletivos e setorizados para explicar a todos os funcionários o que eles deverão fazer. A realização de reciclagens também é necessária.

Faça auditorias periódicas

Parte importante do planejamento do projeto sustentável para supermercado é o acompanhamento das medidas que foram implementadas. Por isso, é importante realizar auditorias internas periódicas para identificar se todos estão seguindo o que foi proposto, se houve mudanças nos processos e mesmo se há a necessidade de alterações das ações.

Por último, mas não menos importante, não foque em elaborar um projeto sustentável para supermercado que seja perfeito. As melhorias contínuas fazem parte do processo já que novos funcionários podem entrar para a equipe, processos podem mudar e novas tecnologias podem ser implementadas.

Certificação ISO 14001, um passo à frente no projeto sustentável

Com todas as dicas que nós demos neste artigo, você conseguirá, sem dúvida alguma, implementar um projeto sustentável para supermercado. Entretanto, se você quiser realmente dar um passo adiante e sair na frente da concorrência, você também pode considerar a possibilidade de conseguir uma certificação ISO 14001.

O que é a certificação ISO 14001?

A ISO 14001 é uma norma internacional que tráz todos os requisitos necessários para que a sua empresa tenha um Sistema de Gestão Ambiental. Para obter essa certificação, todos esses requisitos devem ser atendidos.

Quando uma empresa conquista essa certificação, mostra para os seus fornecedores e concorrentes que ela segue padrões internacionais e consegue gerenciar os impactos ambientais da sua atividades, sejam eles imediatos, médios ou de longo prazo.

Ter essa certificação internacional poderá ser um grande diferencial para o seu supermercado. Inclusive, ela pode ser utilizada para atrair os clientes que possuem uma preocupação ambiental, sendo até mesmo um fator decisivo para que o consumidor escolha o seu supermercado e não a concorrência.

Sem falar, que caso você queira ter um diferencial e trabalhar com produtos importados, por exemplo, os seus fornecedores também podem ver a sua empresa como mais confiável. Vale a pena mencionar que é comum que empresas que possuem essa certificação comprem produtos apenas de fornecedores que também a possuem. Ou seja, você pode conseguir bons fornecedores apenas por carregar o selo da Gestão Ambiental.

Quer oferecer mais alguns diferenciais para o seu cliente? Confira todas as dicas no nosso e-book Inovação para supermercado: como sair na frente de seus concorrentes?

Como eu faço para conquistar a minha certificação?

Antes de mais nada, precisamos dizer que ter a certificação ISO 14001 leva tempo, por isso, você pode planejar esse processo no projeto sustentável para supermercado. Muitos dos requisitos que você precisará para isso já foram mencionados anteriormente no texto e você conseguirá implementar facilmente na sua rotina. 

Por exemplo, ter uma comissão interna responsável pela verificação dos processos, ter processos descritos, fazer auditorias periódicas para garantir que as regras estabelecidas estão sendo seguidas e se há a necessidade de atualização dos procedimentos quando novos processos forem incluídos.

Entretanto, durante o processo de certificação você deverá contratar uma empresa especializada nessas certificações. Essa empresa fará uma auditoria do plano sustentável para conferir se todos os procedimentos sugeridos estão sendo realmente seguidos. Durante essas auditorias, os funcionários, a alta direção e a equipe de auditores internos serão entrevistados.

Os auditores externos farão apontamentos de possíveis quebras no sistema. Esses apontamentos podem ser respondidos e corrigidos, e uma nova auditoria será realizada. Uma vez que todos os requisitos tenham sido atendidos, o supermercado poderá ter a certificação ISO 14001.

É importante mencionar que a certificação tem uma validade e precisa ser renovada de tempos em tempos. Portanto, se a sua intenção for investir em ter um supermercado sustentável, você deverá incutir essa mentalidade nos seus funcionários, engajando todos a se envolverem no processo. Sem a participação deles, será impossível conseguir manter a certificação.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Confira as 8 tendências para supermercados em 2024!

Se você chegou até este artigo em busca das tendências para supermercado em 2024, então você veio ao lugar certo. Conhecer quais serão as tendências para o ano que se inicia é essencial para que você consiga sair na frente da concorrência e atender às demandas dos clientes.  Sem falar que, o simples fato de…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Produtos que mais vendem no supermercado: veja quais são

 Você conhece quais são os produtos que mais vendem no seu supermercado? Sabe como usar essa informação a seu favor para conseguir atrair mais clientes, fidelizar quem já conhece a sua loja, ou mesmo aumentar as vendas? Então chegou o momento de mudar isso e começar a ter sucesso! Uma coisa é certa: todo…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Padaria em supermercado: veja as vantagens e aprenda a montar uma

Quem consegue resistir ao cheiro de pão quentinho saindo do forno? Só de pensar a gente já começa a salivar, certo? É justamente por isso que montar uma padaria em supermercado pode ser um excelente negócio e uma forma de aumentar os seus lucros. Isso porque, nas padarias os clientes poderão encontrar diversos itens que…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Logo de supermercado: veja como montar o seu

O logo de supermercado é uma parte extremamente importante da identidade visual da sua empresa. Afinal de contas, é dele que as pessoas irão lembrar quando pensarem e falarem na sua marca. Além disso, ele é capaz de criar um certo tipo de conexão com os seus clientes. Neste texto vamos trazer mais informações a…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Cyber Monday no supermercado: 8 motivos para apostar nessa data

A cada ano que passa, a Cyber Monday vem ganhando mais força no varejo, inclusive no supermercado. Isso porque, assim como a Black Friday, esse é o momento de aproveitar promoções e comprar produtos com preços bem abaixo do que no resto do ano e até mesmo antecipar as compras de Natal.  Por isso, muitos…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Supermercado virtual: 5 passos para montar o seu

Não importa se você já tem um supermercado físico ou não, montar um supermercado virtual pode ser uma ótima forma de começar um negócio. Com o comércio expandindo cada vez mais depois da pandemia, não dá mais para ficar de fora dessa tendência.  Sem falar que, quando você tem uma loja online as vendas podem…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Programa de fidelidade para supermercado: veja como fazer em 10 passos

Os programas de fidelidade para supermercado são uma excelente estratégia para conseguir fidelizar os clientes. Afinal de contas, a principal intenção com essa abordagem é fazer com que as pessoas retornem ao supermercado com mais frequência, comprem mais produtos e optem por realizar suas compras sempre no mesmo supermercado.  Para que um programa de fidelidade…

Por Nayara Santos em 15.03.2021

Fidelização de clientes em supermercados: entenda como atrair, reter e fidelizar os clientes

O desenvolvimento de estratégias para a fidelização de clientes em supermercados é importantíssimo para manter a sua empresa competitiva. Isso porque, quando o supermercado possui clientes fiéis, eles sempre vão voltar para fazer as compras, ajudando no lucro e na sobrevivência da empresa.  Mesmo assim, nem todos os varejistas do setor supermercadista conseguem implementar ações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos