Promover ações de sustentabilidade no supermercado pode ser um grande desafio para os gestores. Isso porque eles estão muito mais voltados para a gestão administrativa do negócio e acabam deixando um pouco de lado os impactos ambientais da atividade.
Se esse for o seu caso ou mesmo se você quiser trazer inovações, é importante preparar um projeto sustentável para o supermercado. Assim, você conseguirá entender quais são as áreas e atividades da rotina que precisam de maior atenção.
Confira a seguir a importância de ter um projeto que promova ações sustentáveis para o seu negócio e como fazer isso. Boa leitura!
Por que ter um projeto sustentável para supermercado?
Os recursos naturais, tais como a água, os minérios e o petróleo, para citar apenas alguns, são finitos. Entretanto, o mundo em que vivemos é altamente dependente de muitos desses recursos. Por isso, é importante pensar em como as atividades comerciais vêm interferindo na utilização desses recursos e como conseguir minimizar esses impactos ambientais.
De modo geral, os supermercados que optam por fazer um projeto sustentável se deparam com inúmeras vantagens como, por exemplo:
- Economia: diversas ações sustentáveis resultam em economia para o supermercado e, com a redução dos custos operacionais, é possível aumentar a lucratividade do seu negócio;
- Maior competitividade: a economia gerada pode tornar o supermercado mais competitivo frente a concorrência, já que poderá oferecer descontos melhores;
- Conexão com o cliente: muitos clientes possuem uma grande preocupação com o meio ambiente, inclusive realizando algumas ações sustentáveis em casa, como separando o lixo reciclável e descartando-o corretamente, trocando as lâmpadas amarelas pelas brancas, economizando água, dentre outros.
Como elaborar um projeto sustentável para supermercado
Elaborar um projeto sustentável para supermercado não é muito diferente de começar a praticar ações sustentáveis em casa. O que irá mudar, essencialmente, é o tamanho do local em que essas ações serão implementadas. Além disso, como em um supermercado há uma grande diversidade de processos, cada um deles deve ser analisado de forma a permitir que os impactos ambientais sejam identificados.
A seguir daremos um guia de como você pode implementar um projeto sustentável no seu supermercado, confira.
Reúna uma comissão interna
Você precisará de outras pessoas para elaborar e implementar ações sustentáveis no supermercado. O ideal é que uma comissão interna seja montada. Ela deve ser formada por profissionais de diferentes áreas da empresa. Isso permitirá que diferentes visões sejam incorporadas nas análises que serão realizadas.
Não há um número exato de pessoas que devam compor essa comissão e nem há obrigatoriedade de que cada setor tenha um representante. O importante é escolher funcionários dedicados, que queiram realmente colaborar com o projeto e que sejam pró-ativos. Não há necessidade de ter um conhecimento técnico prévio, já que isso pode ser adquirido através de treinamentos.
Identifique os processos de cada área do supermercado
Assim que a comissão estiver formada, o próximo passo para ter um projeto sustentável é identificar os processos do supermercado realizados em cada área. Por processo entende-se uma atividade que seja realizada por um determinado setor. Para ficar mais fácil de entender, vamos dar um exemplo que será utilizado nos próximos tópicos ao longo deste artigo.
O processo do qual vamos tratar é a aquisição de produtos. Ele se inicia quando o estoquista identifica que um determinado produto possui poucas unidades no estoque ou já atingiu o estoque mínimo. Em seguida, ele precisa informar o setor de compras sobre a necessidade do supermercado.
O próximo passo então será entrar em contato com fornecedores solicitando propostas com preços e prazos de entrega. Essas propostas serão avaliadas até que uma decisão final seja tomada. Assim que o pedido for confirmado será preciso efetuar o pagamento pelo produto e aguardar a entrega.
Identifique os impactos ambientais de cada atividade
Depois que todos os processos forem identificados, será preciso avaliar quais impactos ambientais que ele poderá gerar. No exemplo que mencionamos anteriormente é muito comum que tudo seja feito através da impressão de documentos e o recolhimento de assinaturas. Portanto, o principal impacto gerado é justamente a utilização de papel para impressão.
Essa etapa de identificação dos impactos ambientais de cada processo deverá ser feita pela comissão em comunicação direta com os funcionários de cada setor. Afinal de contas, eles são as pessoas que melhor entendem e sabem o que está acontecendo em cada local.
Implemente ações para minimizar os impactos ambientais
Uma vez que o impacto ambiental for identificado, ações para minimizá-lo devem ser propostas, cabendo ao gestor ou dono do supermercado identificar quais podem ser implementadas.
No exemplo que citamos anteriormente, existem diferentes formas de mitigar esses impactos, tais como:
- Reciclagem dos papéis utilizados;
- Impressão frente e verso dos documentos;
- Utilização de um sistema automatizado de controle de estoque e solicitação de compra de produtos;
- Manter os documentos e fazer o acompanhamento dos pedidos eletronicamente.
Cada uma dessas ações podem ser implementadas separadas ou simultaneamente. O importante é identificar o que pode ser feito para cada um dos processos.
Faça treinamento com os funcionários
Lembre-se que quem está realizando as atividades de cada um dos processos mencionados acima são os funcionários do supermercado. Por isso, ao decidir implementar um projeto sustentável na sua empresa é importante que todos os funcionários estejam treinados para isso.
Portanto, depois que tudo estiver definido, serão realizados treinamentos coletivos e setorizados para explicar a todos os funcionários o que eles deverão fazer. A realização de reciclagens também é necessária.
Faça auditorias periódicas
Parte importante do planejamento do projeto sustentável para supermercado é o acompanhamento das medidas que foram implementadas. Por isso, é importante realizar auditorias internas periódicas para identificar se todos estão seguindo o que foi proposto, se houve mudanças nos processos e mesmo se há a necessidade de alterações das ações.
Por último, mas não menos importante, não foque em elaborar um projeto sustentável para supermercado que seja perfeito. As melhorias contínuas fazem parte do processo já que novos funcionários podem entrar para a equipe, processos podem mudar e novas tecnologias podem ser implementadas.
Certificação ISO 14001, um passo à frente no projeto sustentável
Com todas as dicas que nós demos neste artigo, você conseguirá, sem dúvida alguma, implementar um projeto sustentável para supermercado. Entretanto, se você quiser realmente dar um passo adiante e sair na frente da concorrência, você também pode considerar a possibilidade de conseguir uma certificação ISO 14001.
O que é a certificação ISO 14001?
A ISO 14001 é uma norma internacional que tráz todos os requisitos necessários para que a sua empresa tenha um Sistema de Gestão Ambiental. Para obter essa certificação, todos esses requisitos devem ser atendidos.
Quando uma empresa conquista essa certificação, mostra para os seus fornecedores e concorrentes que ela segue padrões internacionais e consegue gerenciar os impactos ambientais da sua atividades, sejam eles imediatos, médios ou de longo prazo.
Ter essa certificação internacional poderá ser um grande diferencial para o seu supermercado. Inclusive, ela pode ser utilizada para atrair os clientes que possuem uma preocupação ambiental, sendo até mesmo um fator decisivo para que o consumidor escolha o seu supermercado e não a concorrência.
Sem falar, que caso você queira ter um diferencial e trabalhar com produtos importados, por exemplo, os seus fornecedores também podem ver a sua empresa como mais confiável. Vale a pena mencionar que é comum que empresas que possuem essa certificação comprem produtos apenas de fornecedores que também a possuem. Ou seja, você pode conseguir bons fornecedores apenas por carregar o selo da Gestão Ambiental.
Quer oferecer mais alguns diferenciais para o seu cliente? Confira todas as dicas no nosso e-book Inovação para supermercado: como sair na frente de seus concorrentes?
Como eu faço para conquistar a minha certificação?
Antes de mais nada, precisamos dizer que ter a certificação ISO 14001 leva tempo, por isso, você pode planejar esse processo no projeto sustentável para supermercado. Muitos dos requisitos que você precisará para isso já foram mencionados anteriormente no texto e você conseguirá implementar facilmente na sua rotina.
Por exemplo, ter uma comissão interna responsável pela verificação dos processos, ter processos descritos, fazer auditorias periódicas para garantir que as regras estabelecidas estão sendo seguidas e se há a necessidade de atualização dos procedimentos quando novos processos forem incluídos.
Entretanto, durante o processo de certificação você deverá contratar uma empresa especializada nessas certificações. Essa empresa fará uma auditoria do plano sustentável para conferir se todos os procedimentos sugeridos estão sendo realmente seguidos. Durante essas auditorias, os funcionários, a alta direção e a equipe de auditores internos serão entrevistados.
Os auditores externos farão apontamentos de possíveis quebras no sistema. Esses apontamentos podem ser respondidos e corrigidos, e uma nova auditoria será realizada. Uma vez que todos os requisitos tenham sido atendidos, o supermercado poderá ter a certificação ISO 14001.
É importante mencionar que a certificação tem uma validade e precisa ser renovada de tempos em tempos. Portanto, se a sua intenção for investir em ter um supermercado sustentável, você deverá incutir essa mentalidade nos seus funcionários, engajando todos a se envolverem no processo. Sem a participação deles, será impossível conseguir manter a certificação.
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!