Por Nayara Santos em 08.08.2022

Autoatendimento em supermercado: entenda como funciona e seus benefícios

Por Nayara Santos em 08.08.2022

O autoatendimento em supermercado promete fazer parte do futuro dos consumidores brasileiros. Essa tendência tecnológica já é muito comum no exterior e no Brasil ela já vem ganhando espaço a cada dia e caindo no gosto dos clientes do varejo. Afinal de contas, quem não gosta de se sentir independente e antenado às novas tecnologias?

O autoatendimento também é conhecido como self-checkout, e no supermercado permite que o consumidor realize todo o processo de compra sozinho, sem depender da ajuda de um funcionário. Portanto, é o cliente que vai, através do autoatendimento, escanear o código de barra do produto, fazer a pesagem das frutas e legumes utilizando uma balança integrada ao sistema e realizar o pagamento através do cartão ou em dinheiro.

O autoatendimento em supermercado promete revolucionar a experiência de compra dos consumidores, além de oferecer diversos benefícios para as empresas que oferecem essa facilidade. Agora que você já entendeu como funciona esse modelo de atendimento que é super moderno e está em alta, chegou a hora de conhecer os benefícios que ele oferece. Confira!

Vantagens de ter autoatendimento no seu supermercado

Ficar de olho nas novas tecnologias para o setor supermercadista pode trazer uma vantagem estratégica e tornar o seu negócio mais competitivo. Afinal, os clientes mais antenados estarão em busca de novidades e vão visitar o seu supermercado quando perceber que você oferece o que tem de mais novo no mercado.

Entretanto, antes de utilizar o seu dinheiro para investir em qualquer novidade é importante saber como ela funciona e as suas vantagens. Portanto, confira a seguir quais benefícios você irá colher.

1. Reduz as filas do caixa e o tempo de espera 

Ninguém gosta de ir ao supermercado fazer as compras e na hora de realizar o pagamento se deparar com filas longas e demoradas, não é mesmo? Inclusive, se o seu supermercado sempre tem filas longas, você pode estar perdendo vendas, já que muita gente não gosta, ou não tem tempo para esperar.

O autoatendimento em supermercados soluciona esse problema e garante que a experiência de compra do consumidor não será prejudicada. Já que conseguir realizar o pagamento das compras de forma rápida e sem transtornos é uma prioridade para muitos consumidores. 

Isso é ainda mais importante para os clientes que vão ao supermercado apenas para comprar poucos itens. Esses consumidores podem até mesmo desistir da compra caso tenham que esperar por longos períodos na fila do caixa. Ou seja, além de perder vendas e prejudicar a experiência do cliente, ainda pode deixar uma impressão muito ruim nos clientes.

O autoatendimento em supermercado permite que você reverta isso facilmente, não correndo o risco de perder clientes, oferecendo-lhes uma experiência diferenciada, maior comodidade, diminuindo o tempo de espera nas filas dos caixas tradicionais e ainda oferecendo autonomia e uma solução tecnológica para o seu cliente. 

Sem falar que, um caixa convencional ocupa o lugar de três ou quatro caixas de autoatendimento. Portanto, você consegue atender mais pessoas ao mesmo tempo. Falaremos mais sobre isso nos tópicos a seguir.

2. Acaba com as estações de pesagem

As estações de pesagem ainda são muito comuns nos supermercados na seção de hortifrúti. Elas são utilizadas para realizar a pesagem de frutas, verduras e legumes antes do cliente chegar ao caixa. Essa ação foi adotada para agilizar o atendimento no caixa, que precisará apenas fazer a leitura do código de barras.


Entretanto, muitos clientes, distraídos ou com pressa, acabam esquecendo de realizar a pesagem dos itens antes de irem para os caixas. Esse esquecimento acaba gerando transtornos e ainda mais demora para finalizar as compras, provocando longas filas, principalmente nos momentos de maior movimento.

Isso acaba prejudicando a experiência de compra do cliente que esqueceu de fazer a pesagem e também dos demais consumidores que estão nas filas aguardando para serem atendidos. O autoatendimento em supermercado minimiza esse tipo de problema, pois possui uma balança integrada, permitindo que a pesagem dos produtos seja realizada no momento do checkout pelo próprio cliente.

Basta o cliente escolher o que tem a ser pesado e colocar o produto na balança. Neste caso, é importante que o nome desses produtos seja o mesmo que está no setor de hortifrúti. Caso contrário, você poderá ter problemas com o seu controle de estoque. 

Além disso, também é recomendado ter um funcionário que conheça os itens e possa auxiliar os clientes que tenham dúvidas.

3. Diminui os custos da empresa

Reduzir os custos operacionais é sempre importante para todos os tipos de negócios, mas isso não significa que seja uma tarefa simples e, muito menos, fácil. No caso dos supermercados, o autoatendimento, ao contrário do que muitos pensam, pode sim diminuir os custos da empresa.

Se você fizer os cálculos, adotar o self-checkout, é mais barato do que contratar novos colaboradores para o seu supermercado. Isso porque você não vai precisar cumprir tantos processos burocráticos e nem se preocupar com custos tributários. Além disso, as máquinas de autoatendimento em supermercados são muito precisas, não possuem limitações, não necessitam de treinamento e não precisam de operadores de caixa para operá-las. 

Entretanto, como falamos anteriormente, é fundamental ter um ou mais colaboradores (dependendo da quantidade de caixas de autoatendimento disponíveis) para monitorar as vendas e auxiliar os clientes caso haja dúvidas. Dessa forma você reduz os custos com mão de obra, além de permitir que você faça a expansão das suas operações no ponto de venda. 

E, claro, esse dinheiro economizado pode ser utilizado para contratar funcionários para cargos críticos e estratégicos do supermercado, bem como para investir em melhorias na sua loja.

4. Melhorar o aproveitamento do espaço

Conseguir melhorar o layout da sua loja e usar melhor o espaço disponível para expor a maior quantidade de produtos possível é o desejo da maioria dos empresários. Por isso, toda oportunidade de conseguir melhorar o aproveitamento do espaço deve ser considerada. E isso é justamente o que o autoatendimento pode oferecer para o seu negócio.

O self-checkout ocupa bem menos espaço do que os caixas tradicionais. Portanto, ao fazer a substituição é possível conseguir otimizar a área do seu supermercado, implantar mais máquinas de self-checkout, atender mais clientes ao mesmo tempo, reduzir as filas e o tempo de espera, evitar problemas com a pesagem dos alimentos e, consequentemente, diminuir o número de colaboradores operando os caixas e direcioná-los a outras funções. 

Além disso, para os mini mercados ou mercearias de bairro, que contam com um espaço menor e são geralmente limitados a 2 ou 3 caixas tradicionais, é uma excelente oportunidade para conseguir implantar mais caixas de checkout sem prejudicar o fluxo de pessoas, já que eles se adaptam perfeitamente a qualquer espaço.

Apenas para você ter uma ideia mais real do que estamos falando, quatro caixas de autoatendimento ocupam o espaço de apenas um caixa de atendimento tradicional. Impressionante não é mesmo? 

5. Oferece uma experiência incrível 

Todo mundo gosta de estar por dentro das novas soluções tecnológicas oferecidas pelo mercado, e com os clientes do supermercado isso não é diferente. Você sabia que depois que o sistema de autoatendimento em supermercado foi implantado em alguns estabelecimentos aqui do Brasil, muitas pessoas quiseram realizar suas compras nesses locais apenas para vivenciar essa nova experiência de compra

Por isso, é muito importante que o seu negócio esteja sempre antenado às novas tecnologias e preparado para oferecer a melhor experiência de compra para os seus clientes. Isso, com certeza, será um grande diferencial perante a concorrência e de muito valor para quando os clientes forem decidir onde irão realizar suas compras.

E, uma coisa você pode ter certeza, se o cliente gostar desse sistema, as chances dele não querer mais fazer compras no concorrente, que ainda não tem o autoatendimento no supermercado, são enormes. Portanto, você vai conseguir se destacar e sair na frente da concorrência.

6. Aumento da produtividade

Você já sabe que com a implantação do autoatendimento você conseguirá aumentar o número de caixas disponíveis para os seus clientes. Dito isso, você deve estar preocupado com a manutenção desses caixas, já que eles precisam estar sempre limpos e organizados. Entretanto, esse não é exatamente um problema para o self-checkout.

Como eles são menores, não possuem esteira e nem muitas prateleiras com produtos ao redor, a manutenção é facilitada. Por isso, os colaboradores não vão precisar de muito tempo para realizar essa tarefa e em seguida estarão disponíveis para realizar outras tarefas que são fundamentais para o bom funcionamento da loja, como reposição de itens, manutenção em outras áreas, dentre outros.

Para facilitar ainda mais o processo de organização, o ideal é que o funcionário faça a limpeza assim que verificar a necessidade. Por exemplo, após a pesagem de batatas, ou de embalagens molhadas que venha da peixaria, açougue ou itens refrigerados.

Já para a reposição, como é um processo que exige mais atenção e cuidado (para não ter problemas com o controle de estoque), deve ser cuidadosamente planejado conforme a necessidade do supermercado. A recomendação é ter uma ou duas pessoas responsáveis por essa reposição, assim como ocorre com os demais setores do supermercado.

Falando em produtividade, nós temos um guia completo com 5 hacks para aumentar a produtividade no seu negócio, confira!

7. Redução nas perdas

A importante parcela das perdas em supermercados ocorre devido ao roubo de produtos ou por erros humanos. Ainda, parte dessas perdas está relacionada a erros de cálculo para dar o troco de clientes, fraude de funcionários ou mesmo roubo do caixa. 

Com os caixas de autoatendimento em supermercados, os pagamentos são feitos geralmente utilizando os cartões de crédito e débito. Com algumas exceções que aceitam dinheiro e já conferem o troco automaticamente. Por isso, as perdas relacionadas a esse fator podem ser reduzidas, fazendo com que os seus lucros aumentem. 

A troca de etiquetas também pode acontecer, principalmente em produtos já pesados. Por exemplo, o cliente pode trocar a etiqueta de uma bandeja com um pedaço de filé mignon, pela etiqueta do contrafilé. No caixa convencional essa prática poderia passar despercebida para os operadores mais desatentos, mas nos caixas de autoatendimento do supermercado não. 

Isso porque, as plataformas onde o cliente coloca o produto depois da leitura do código de barras, é capaz de detectar a diferença de peso entre as informações contidas no código de barras e o peso que foi colocado na balança. Caso isso aconteça, o equipamento emite um alerta para o funcionário que estiver responsável pela fiscalização das atividades, para que ele possa verificar o ocorrido. 

Por isso, é fundamental ter colaboradores treinados para ficarem atentos a essas ocorrências. Além disso, esses colaboradores também devem ficar atentos se os clientes estão cadastrando os itens corretamente, e se os pagamentos estão sendo efetuados.

8. Caixas sempre disponíveis

Os gestores de supermercados que operam com os caixas tradicionais têm conhecimento do quanto o fator humano pode influenciar o andamento da rotina. Isso ocorre porque as pessoas podem ficar doentes e faltar ao trabalho, os períodos de treinamento de novos funcionários também podem ser bastante críticos, ainda mais para os operadores de caixa.

Como esses fatores podem influenciar diretamente na experiência de compras e na impressão dos clientes no seu supermercado, se integrar e oferecer novas tecnologias aos clientes poderá fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Dito isso, é evidente que a implantação do autoatendimento é uma das formas mais fáceis de minimizar esses problemas. 

9. Melhor alocação de recursos

Os benefícios do autoatendimento em supermercados vão além das filas menores, da possibilidade do cliente concluir a compra mais rapidamente e aumentar a capacidade da loja. Ele permite também que você possa alocar melhor os recursos destinados à contratação de novos funcionários.

Como você não vai mais precisar contratar tantas pessoas para a operação de caixa, é possível contratar funcionários para atuar em outras áreas importantes do seu negócio. Por exemplo, se a sua empresa ainda não possui um setor de marketing ou você terceiriza o planejamento das estratégias de marketing, então esse poderá ser o momento de investir nisso. 

Também poderá ser possível investir na implantação de outras tecnologias para o seu supermercado, como os sistemas de automação, ampliar ou reformar alguma área. Se você não sabe por onde começar e onde alocar esses recursos, você pode fazer uma análise SWOT para identificar os pontos que precisam de melhorias.

10. Marketing espontâneo

Como dissemos anteriormente, muitos clientes gostam de novidades, principalmente as ligadas à tecnologia. Por isso, o autoatendimento poderá fazer o maior sucesso e gerar um marketing espontâneo para a sua loja.

Não apenas os clientes que já conhecem o seu supermercado terão a curiosidade de testar a novidade, como outros clientes podem ser atraídos para saber como o self-checkout funciona. Aproveite esse momento para investir na divulgação do seu negócio, tanto através de panfletos de propaganda, quanto nas suas redes sociais e através do marketing digital.

Sem dúvida alguma você conseguirá aumentar as suas vendas e atrair novos clientes. Ainda mais se o seu supermercado for o primeiro a oferecer o autoatendimento para os clientes no seu bairro.

Autoatendimento em supermercados: os desafios e desvantagens

Falamos de muitos benefícios que o autoatendimento em supermercados pode trazer para o seu negócio, entretanto, é preciso estar ciente dos desafios que ele poderá oferecer. Afinal de contas, somente conhecendo eles é que você poderá elaborar estratégias para minimizá-los.

O primeiro deles é que, por mais que uma boa parcela dos seus clientes gostem e estejam interessados em utilizar o autoatendimento, outra parte não vai querer usá-lo. Por isso, substituir todos os caixas tradicionais pelo self-checkout poderá fazer com que você perca clientes. Se você for dono de uma mercearia, e for fazer a substituição completa, então é importante estar preparado para auxiliar os clientes que não gostam deste sistema.

Outro importante fator que deve ser levado em consideração é o fato de que os pequenos furtos ainda poderão acontecer. Por isso, é importante ter um bom sistema de segurança para monitorar a atividade nos caixas de autoatendimento, bem como funcionários treinados para realizar essa função.

Além disso, por mais que a tecnologia esteja evoluindo para facilitar as nossas atividades diárias, nem sempre ela funciona da forma que deveria. Por isso, é fundamental ter um plano B caso você tenha dificuldades operacionais. Certifique-se que a empresa de manutenção consiga atendê-lo rapidamente e que você não precise fechar o seu mercado por causa desse contratempo.

Outra desvantagem do uso cada vez maior da tecnologia é que pode ocorrer uma desumanização dos serviços. Ou seja, sem a possibilidade de poder trocar algumas palavras amigáveis com o funcionário do caixa, o cliente pode ter dificuldade de criar algum tipo de laço afetivo com a sua marca. Portanto, esteja preparado para tentar trazer isso de volta de outras formas.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Supermercado virtual: 5 passos para montar o seu

Não importa se você já tem um supermercado físico ou não, montar um supermercado virtual pode ser uma ótima forma de começar um negócio. Com o comércio expandindo cada vez mais depois da pandemia, não dá mais para ficar de fora dessa tendência.  Sem falar que, quando você tem uma loja online as vendas podem…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

28 Textos de propaganda de supermercado: se inspire em nossas ideias!

 Ter ideias e conhecer textos de propaganda de supermercado podem te ajudar a se inspirar para criar as suas próprias campanhas e anúncios. Por isso, a seguir vamos trazer diversos textos, que você pode utilizar para as mais diferentes ocasiões.  Além disso, ainda vamos dar algumas dicas de como você pode fazer para criar…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência. Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

10 Tendências para supermercados em 2024

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista. Portanto, se você quiser manter a saúde financeira…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar. Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Flores de supermercado: 5 dicas para durarem mais

Muitos clientes gostam de comprar flores de supermercado para deixar a casa mais bonitas. Inclusive, esse é um hábito que muitas pessoas já cultivavam, entretanto, com as limitações impostas pela pandemia, muitas pessoas acabaram percebendo a importância de tornar a casa um local mais agradável. Com isso, o hábito de comprar flores aumentou bastante nos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Administrar um supermercado: 7 dicas essenciais

Administrar um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Por exemplo, é preciso saber administrar os funcionários, controlar estoque de produtos, desenvolver estratégias de marketing para o supermercado e ainda conseguir bons preços com os fornecedores. Tudo isso sem falar nos pequenos e grandes problemas que surgem no dia-a-dia. Por isso, ficar de olho nas…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Marcas próprias nos supermercados: veja por que investir

As marcas próprias nos supermercados passam longe de ser uma novidade tanto no setor supermercadista como em outras áreas do varejo. Apesar disso, muitos clientes ainda não confiam nessas marcas e sequer experimentaram produtos desse gênero. Isso porque, devido ao baixo preço, muitas pessoas acreditavam que esses produtos eram de baixa qualidade. Mas, eles não…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Coletor de dados para supermercado: principais funções e sua importância

O coletor de dados para supermercado é uma daquelas ferramentas que facilitam o dia-a-dia dos gestores e funcionários e que se tornam indispensáveis para otimizar a sua rotina. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de supermercado fazem uso dela ou conseguem explorar todo o potencial que ela pode ter, seja por desconhecimento ou…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos