Por Nayara Santos em 16.11.2022

6 dicas para operador de caixa de supermercado: veja como torná-lo mais eficiente

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Procurar dicas para melhorar o desempenho dos operadores de caixa do supermercado é algo que todo gestor deve fazer. Afinal, esses profissionais têm papel essencial para a qualidade do atendimento ao cliente e para a sua fidelização. Sem falar que essa também é uma função muito importante já que lida com o dinheiro que entra no seu empreendimento.

Diante do exposto, fica claro que a capacitação desses colaboradores é imprescindível para ter produtividade e proporcionar aos clientes uma experiência de compra completa e agradável. Ainda mais no mercado varejista brasileiro, em que um dos requisitos indispensáveis para o sucesso de um negócio e para se destacar no mercado é oferecer ao cliente uma experiência inesquecível.

Quer saber como tornar o seu operador de caixa de supermercado mais eficiente? Então vem com a gente e confira este artigo. Nele traremos dicas importantíssimas para esse importante cargo, focando em como melhorar o atendimento e garantir a satisfação dos consumidores. Boa leitura!

Capacitar os operadores de caixa é fundamental

As responsabilidades dos operadores de caixa são grandes, primeiramente porque eles é que lidam com praticamente todo o dinheiro que entra no supermercado. Portanto, eles precisam ser bem treinados para operar o sistema de caixa e para lidar com valores altos. 

Segundo, porque em um supermercado os consumidores, na maioria das vezes, têm contato apenas com os operadores de caixa. Ou seja, eles é que terão o rosto da sua marca e precisam ser capazes de representá-las. Portanto, esses operadores precisam saber como oferecer um bom atendimento, já que isso influencia diretamente a experiência de compra do cliente e a sua satisfação.

Devido a essas responsabilidades, os operadores de caixa devem estar preparados para prestar um serviço de qualidade, pois desempenham um papel crucial no sucesso do supermercado. Sem falar que, em um mercado cada vez mais competitivo, ter operadores qualificados e motivados pode ser um grande diferencial para impulsionar as vendas, atendendo as necessidades do negócio e levando a um caminho de sucesso.

6 dicas para tornar o caixa mais eficiente

Aprimorar um processo de atendimento é uma tarefa que exige, treinamento, práticas constantes e, algumas vezes, mudança de hábitos. Um colaborador bem instruído e motivado é mais produtivo, veste a camisa da empresa e pode render excelentes resultados na hora de conquistar os clientes. Veja dicas importantes para alcançar esse objetivo!

1. Capacite a equipe de atendimento ao cliente

Ter uma equipe capacitada começa na contratação, entretanto, você pode até conseguir recrutar profissionais experientes e competentes, mas é natural que adaptações precisam ser feitas para que esse profissional saiba representar a sua marca. E, essas adaptações devem ser realizadas com treinamentos.

Claro que o treinamento começa com o sistema de caixa, já que ele precisará operá-lo com maestria para que você não tenha diferenças no final do dia. Mas, os treinamentos também podem ser focados em técnicas de atendimento ao cliente. Ou seja, ensinando o profissional a ser simpático, cordial e até mesmo algumas técnicas de vendas.

Desta forma, o operador de caixa estará pronto para oferecer o melhor atendimento aos consumidores e representar o seu supermercado. O ideal é que os treinamentos sejam realizados periodicamente, para lembrar conceitos e técnicas.

Lembre-se, essa é também uma forma de valorizar o profissional, que se sentirá motivado e cientes da importância da sua colaboração para proporcionar um atendimento de qualidade, levando a resultados expressivos para o profissional e para a empresa.

Realize treinamentos constantes e acompanhe o trabalho dos operadores de caixa. É importante certificar que todas as dúvidas estão esclarecidas, se necessário, deixe os procedimentos escritos e bem sinalizados para otimizar o tempo. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Quer saber mais sobre como treinar o operador de caixa da forma correta? Então acesse o nosso material exclusivo Operador de caixa de supermercado: conheça o treinamento ideal.

2. Tenha processos bem estabelecidos

A produtividade está relacionada com o conhecimento do funcionário sobre os procedimentos que ele precisa realizar e sobre os demais processos internos da empresa. Dito isso, o operador de caixa deve saber exatamente o que fazer, por isso, é indispensável que tudo esteja bem estabelecido.

E, vale lembrar que o trabalho do operador de caixa vai muito além de simplesmente fazer o check out dos produtos. Já que ele também representa a sua marca, pode atuar na fidelização do cliente e até mesmo aumentar o número de cadastros no programa de fidelidade do supermercado.

Como falamos anteriormente, o ideal é que os procedimentos sejam descritos e que fiquem em um local de fácil acesso para consulta. Assim, os operadores de caixa do supermercado terão um guia, com o passo a passo da rotina. Além disso, ao descrever o procedimento, você também fornece informações sobre o que deve ser feito em caso de problemas.

3. Trace metas individuais e para a equipe

Um barco sem rumo vai seguir navegando conforme a maré, e o destino alcançado pode não ser aquele almejado. Por isso, a nossa próxima dica para o operador de caixa de supermercado, e para fazer uma boa gestão da sua equipe, é traçar metas.

Metas bem definidas e de acordo com o que é realmente possível são grandes motivadores pessoais. Atingir os objetivos estimula a melhoria contínua e contagia toda a equipe em busca de aperfeiçoar os serviços. 


Por isso, o ideal é que você crie metas tanto para cada um dos indivíduos como para toda a sua equipe como um todo. Essas metas devem ser relacionadas com o cargo que o funcionário exerce. Por exemplo, o operador de caixa pode ter metas de fechamento do caixa, para que os valores batam, já um repositor pode ter meta de conferência de produtos vencidos, ou de rapidez na organização do setor pelo qual ele é responsável.

Mas, mais importante do que criar metas para a sua equipe, é premiar os envolvidos sempre que elas foram alcançadas. Isso, sem dúvida alguma, deixará todos mais motivados. Dê destaque aos que conseguiram o objetivo, incentive e oriente os demais a melhorar e também chegarem aos resultados esperados.

Vale a pena reforçar que, uma meta deve ser criada de modo que seja alcançável, mas que, ao mesmo tempo, incentive o funcionário a se esforçar um pouco. Também é fundamental estipular um prazo para que isso aconteça.

4. Reconheça os profissionais de destaque

A nossa próxima dica para operador de caixa do supermercado está relacionada à forma como você retribui o bom desempenho dos funcionários. Apesar de estar em parte relacionada ao item anterior, essa retribuição não precisa estar diretamente ligada a metas. Pelo contrário, todo gestor sabe que alguns funcionários simplesmente se destacam, porque conseguem ter um desempenho acima da média.

E, verdade seja dita, todo profissional deseja ser reconhecido pelo esforço e dedicação. Esse fator é determinante para motivá-lo e fazer com que sempre esteja preparado para melhorar ainda mais, tanto no atendimento ao cliente quanto nos procedimentos da sua função.

Proporcione aos profissionais que se destacaram o devido reconhecimento e incentive a sempre melhorar a performance, até mesmo para servir de exemplo para a equipe. Essa etapa é fundamental para ter produtividade e profissionais engajados.

Saber onde está acertando é sempre algo bom, mas se o operador de caixa estiver fazendo algo errado, esses erros também precisam ser apontados. Por isso, o ideal é que você tenha uma política de avaliação de desempenho individual para todos os funcionários. Essa avaliação pode ser realizada anualmente. 

O mais importante neste caso é informar ao funcionário o que pode ser melhorado com relação ao seu comportamento. Assim, ele ficará ciente do que precisa fazer para melhorar e poder desempenhar a sua função da melhor maneira possível.

5. Ofereça um ambiente de trabalho agradável e espaços funcionais

Assim como é importante oferecer um ambiente de compras agradável para os seus clientes, esse também é um fator importante para os seus funcionários. Estar em um ambiente de trabalho confortável e agradável para que a equipe trabalhe de forma produtiva e eficiente. 

Além disso, também é fundamental que você seja capaz de garantir que os equipamentos estejam em boas condições, ofereça ambientes limpos, organizados e arejados. Por exemplo, os operadores de caixas devem ter a possibilidade de escolher se querem ficar sentados ou em pé.

Mas, geralmente eles passam grande parte do expediente sentados, portanto, forneça cadeiras confortáveis e computadores com sistemas eficientes e com as devidas manutenções realizadas.

Outra forma de garantir um ambiente de trabalho mais agradável é com música ambiente. No supermercado é comum ter uma rádio indoor, para agradar ao cliente enquanto ele faz as compras. Mas, a música pode influenciar todas as pessoas que estão no ambiente, portanto, leve também em consideração o gosto musical dos seus colaboradores.

Temos um material exclusivo com todas as formas que a música pode influenciar na sua loja, confira aqui.

6. Utilize sistemas especializados para operadores de caixa

A última dica para ter operadores de caixa motivados no seu supermercado é investir em tecnologia. Isso porque, com os softwares adequados, você trará muitos benefícios e facilidades para a execução das atividades profissionais. 

Exemplo disso são os softwares especializados para os serviços dos operadores de caixas. Utilizar um sistema adequado vai contribuir consideravelmente para otimizar o trabalho e evitar erros que comprometem a motivação do profissional e o atendimento ao cliente, portanto, contar com o apoio da tecnologia é essencial.

Afinal de contas, imagine ter que ficar somando a compra com uma calculadora, ou mesmo utilizar sistemas antigos que não permitem a geração de relatórios na hora do fechamento de caixa. Lembre-se que essa é uma atividade complexa e que está sujeita a erros humanos. Por isso, a utilização de softwares será uma das formas de diminuir as chances de erros.

Sugestões de processo para bater o caixa do supermercado

A segurança é um dos aspectos mais importantes em um estabelecimento que movimenta muito dinheiro ao longo do dia. Por isso, algumas medidas importantes devem ser adotadas para bater o caixa e evitar qualquer tipo de transtorno.

Além de não deixar à vista um volume muito alto de dinheiro no caixa, o profissional terá mais controle das entradas, o que facilitará o fechamento no final do expediente de trabalho.

Veja algumas dicas simples para um fechamento de caixa correto e seguro!

Faça diversas sangrias ao longo do dia

A sangria é a retirada e guarda, na tesouraria, de pequenas quantias durante o período de trabalho do operador, com anotações para compor o fechamento total. Com isso, a conferência no final do dia será mais rápida e fácil, bastando somar o montante já guardado com o que ainda resta no caixa.

Instale o TEF – Transferência Eletrônica de Fundos

Com o TEF, todas as vezes que uma venda for efetivada nas modalidades de crédito ou débito, o operador realizará a transação que ficará registrada no sistema do PDV — Ponto de Venda, para conferência no fechamento.

Essa é uma alternativa que minimiza as divergências a praticamente zero ocorrências, pois o TEF já cai direto no sistema, com a leitura do chip do cartão na maquininha específica, vinculada ao software.

Compre uma niqueleira para cada operador de caixa

A separação do dinheiro na gaveta do caixa possibilita melhor visualização e controle das notas e moedas recebidas, por isso, é fundamental ter uma niqueleira em cada caixa. Além da organização, o fechamento será mais rápido e prático. As notas, moedas e recibos de cartão de débito e crédito estarão devidamente separados, tornando o processo transparente e seguro para quem opera.

Agora que você já conheceu as dicas para operador de caixa de supermercado é hora de colocar em prática e otimizar as operações e processos financeiros do seu negócio para assegurar uma gestão eficiente e aumentar as chances de vantagem competitiva no mercado varejista.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Músicas de Natal para supermercados: 40 músicas para entrar no clima

As músicas de Natal para supermercados são uma poderosa ferramenta para fazer com que o cliente entre no clima da festa. Além disso, como a música é capaz de influenciar a forma como as pessoas se sentem na sua loja, a trilha sonora certa aumenta as chances do cliente sair satisfeito e lembrar da sua…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Decoração de Páscoa em supermercado: veja 8 ideias de como fazer

Você sabia que a decoração de Páscoa no supermercado é importantíssima para aumentar as vendas da sua loja durante esse período. Não apenas porque ela pode auxiliar o cliente a encontrar o que procura, mas também porque ajuda o consumidor a entrar no clima da celebração e se sentir mais disposto a comprar os produtos…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Layout de perfumaria de supermercado: 6 dicas para montar o ideal

Definir um bom layout de perfumaria de supermercado é uma das estratégias que podem fazer com que as suas vendas aumentem. Isso porque, ela torna a seção mais atrativa para os clientes, permitindo que eles encontrem aquilo que procuram sem grandes problemas. Além disso, a organização do local interfere diretamente na experiência de compras do…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Melhor sistema para supermercado: veja qual sistema não pode faltar no seu negócio

A gestão de um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Muitas delas podem até não ser complexas, entretanto, elas requerem muita atenção e podem acabar ocupando o seu tempo. Os sistemas de automação são essenciais para quem quer usar melhor o tempo para se aprimorar, criar estratégias de marketing, ou mesmo trazer novidades para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Cadeia agroindustrial integrada ao supermercado: guia completo

A cadeia agroindustrial integrada ao supermercado trata da interação entre todas as fases da cadeia produtiva de um produto, até chegar ao consumidor. Conhecer e entender como essa cadeia funciona é fundamental para procurar formas de melhorar a qualidade do produto final. Pensando nisso, elaboramos um artigo para te explicar o que é a cadeia…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência. Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Layout de armazém de supermercado: entenda como fazer

Muito se discute a respeito da importância do layout de supermercado para que o cliente tenha uma boa experiência de compras. Entretanto, pouco se fala de como manter um bom layout de armazém no supermercado, facilitando o manuseio de produtos e as perdas por vencimento. Se você tem esse problema, então está no lugar certo.…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Pesquisa de satisfação para clientes de supermercado: veja 6 ideias de como fazer

Você já fez alguma pesquisa de satisfação do cliente no seu supermercado? Ou tem medo do que os consumidores podem dizer a respeito da sua empresa que prefere continuar no escuro? As pesquisas de satisfação são, provavelmente, uma das melhores formas de entender o que o cliente pensa a respeito do seu negócio e até…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Decoração de Natal para supermercado: Veja 8 dicas de como fazer

Investir na decoração de Natal no supermercado pode melhorar a experiência de compra do cliente e aumentar as suas vendas ainda mais. Isso acontece porque o consumidor brasileiro é um dos que mais valoriza a experiência de compras, e a decoração ajuda a criar um ambiente imersivo e diferenciado. Inclusive, não é incomum ver pessoas…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos