Por Nayara Santos em 11.03.2024

Decoração de Páscoa em supermercado: veja 8 ideias de como fazer

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Você sabia que a decoração de Páscoa no supermercado é importantíssima para aumentar as vendas da sua loja durante esse período. Não apenas porque ela pode auxiliar o cliente a encontrar o que procura, mas também porque ajuda o consumidor a entrar no clima da celebração e se sentir mais disposto a comprar os produtos anunciados.

Mas, para conseguir obter bons resultados, o supermercadista precisa exercitar a sua criatividade na hora de decorar a loja. Isso porque, é importante trazer tanto as novidades do mercado, como manter expostos aqueles itens clássicos, que todos os consumidores procuram. E, ainda, ao brincar com a decoração de Páscoa do supermercado, você possibilita a compra por impulso e o aumento nos lucros.

Por isso, nesse artigo vamos falar da decoração de Páscoa para supermercado, uma data muito esperada e comemorada pelos brasileiros. Se você ainda não começou a se planejar, não tem problema, ainda dá tempo. Confira agora as nossas dicas e obtenha ótimos resultados. Boa leitura!

Dicas de decoração de Páscoa em supermercado

Antes de falarmos das dicas de decoração de Páscoa para supermercado vamos falar um pouco dos produtos mais consumidos nesse período, por mais que muitas pessoas associam a Páscoa apenas com os ovos de chocolate, ela está longe disso.

Esse é um feriado religioso, no qual muitas pessoas seguem tradições e orientações da igreja. Por exemplo, na sexta-feira Santa os cristãos não comem carne. Uma substituição bastante comum para a proteína na mesa do brasileiro é o bacalhau, mas outros peixes também podem entrar no carrinho de compras para celebrar esse momento. Outras ainda preferem não comer nenhum tipo de carne nesse dia.

Também não podemos esquecer que o domingo é um dia de celebração, em que muitas pessoas fazem um grande almoço de Páscoa, incluindo carnes do menu. Portanto, você também pode planejar a decoração e as promoções para esse dia em especial. Por exemplo, algumas pessoas optam por peixes, outras preferem carnes assadas, risotos, ou até mesmo a tradicional macarronada.

Ou seja, o ideal é conhecer a sua clientela, saber o que os consumidores que frequentam o seu supermercado preferem, e caprichar na hora de planejar as campanhas publicitárias para esse feriado. Confira as nossas dicas para deixar a decoração de Páscoa do supermercado impecável e aumentar as suas vendas.

1. Comece pela fachada da loja

Lembre-se que você pode utilizar a decoração para guiar o cliente durante toda a jornada de compra. Assim, você consegue ter um melhor controle de como ela ocorre, aumentando as chances de oferecer uma boa experiência, que o cliente compre tudo o que procura e saia satisfeito do seu supermercado. 

Dito isso, fica evidente que é importante começar a planejar a decoração pela fachada da loja. Um exemplo, você pode colocar um coelho de pelúcia enorme segurando um ovo de Páscoa logo na entrada. Outra opção é colocar patinhas de coelho pela fachada da loja, para ficar ainda mais interessante, crie um caminho que leva até a entrada do supermercado.


Seja criativo e, o mais importante, certifique-se de que a decoração planejada é resistente à água. Caso contrário, você corre o risco de ter a decoração de Páscoa danificada na primeira chuva. Em locais em que a exposição ao Sol for grande, também é preciso ter cuidado, já que a radiação solar também pode danificar alguns materiais, desbotar cores e fazer com que adesivos caiam.

Começando a decoração do supermercado pela fachada você já deixa o consumidor ciente de que no seu estabelecimento ele encontrará os produtos necessários para comemorar a Páscoa. Por isso é tão importante não deixar essa parte de fora do seu planejamento.

2. Não esqueça do interior do supermercado

De nada adianta caprichar na fachada e esquecer do interior da loja. Claro que na sua decoração você pode incluir os tradicionais corredores de ovos de Páscoa e sim, eles podem ser considerados como decoração. Entretanto, a nossa recomendação é que você saia um pouco do lugar comum e vá além disso, caprichando também em outros setores do supermercado. 

Lembre-se que nem todas as pessoas vão comprar ovos de Páscoa, algumas optam por comprar outros produtos que também sejam de chocolate, como caixas de bombom, por exemplo. Por isso, você pode criar desenhos de coelhos empilhando as caixas. 

Essa decoração pode ser feita em ilhas pelo supermercado, assim o seu cliente irá se deparar com o chocolate durante vários momentos da compra. Sem falar que, nesta opção, você pode dar uma certa personalidade aos coelhinhos de Páscoa, criando desenhos mais atrativos com diferentes produtos da mesma marca.

Ainda, pode-se fazer um mural para as pessoas tirarem foto logo na entrada da loja. Desta forma, além de conseguir comprar o que precisam, os consumidores ainda se divertem e podem até mesmo postar a foto nas redes sociais, ajudando a divulgar o seu estabelecimento.

Como falamos anteriormente, os chocolates não são os únicos produtos consumidores neste período do ano. Portanto, você também deve utilizar a decoração de Páscoa para chamar atenção dos clientes para outras opções de alimentos que são consumidos durante o feriado. Isso pode ser feito com a decoração próxima ao local onde há a venda de bacalhau.

Ainda, você pode investir mais na decoração e deixar coelhos espalhados pelo supermercado, ou colocar patinhas de coelhos pelo chão, guiando o consumidor até os corredores em que os produtos promocionais estão expostos. Tudo vai depender do capital disponível para realizar essas ações. Por isso o planejamento é essencial nesse momento.

3. Organize os produtos

Setorizar os produtos sazonais facilita na hora de fazer e planejar a decoração. Além disso, essa estratégia também permite que o cliente encontre os itens que ele procura mais facilmente. Não deixe de conferir o nosso Guia completo de como preparar o supermercado para aumentar as vendas nas datas sazonais.

E com a decoração de Páscoa não é diferente. Como falamos acima, os tradicionais corredores de ovos de chocolate acabam sendo muito procurados neste período, podendo até mesmo ficar muito cheios. Por isso, você pode organizar esses corredores em diferentes partes do supermercado. 

Assim você evita aglomerações de pessoas e ainda facilita a visualização dos produtos. Afinal de contas, é bem provável que você já tenha desistido de comprar algo porque tinha muita gente e era difícil escolher o produto. Portanto, não faça isso com o seu cliente.

Também é importante dar uma atenção especial para a reposição de produtos nas prateleiras. Esse tópico pode até não parecer algo relacionado com a decoração em si, mas é essencial para receber o cliente e facilitar a jornada de compras dele. Sem falar que pode interferir diretamente na experiência de compras do consumidor e no quão satisfeito o cliente deixará a loja.

Mas, manter a organização dos produtos é importante não apenas nas datas promocionais. Por isso, conhecer as estratégias e técnicas para fazer isso da forma certa pode fazer toda a diferença nas suas vendas. Para não errar, confira o nosso guia Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

4. Capriche na iluminação do supermercado na Páscoa

Outro item importantíssimo na decoração de Páscoa em supermercado é a iluminação. Ela pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso nas suas vendas. Isso porque as pessoas vão comprar aquilo que elas conseguem ver direito, não é mesmo? 

Produtos que ficam em cantos escuros ou mal iluminados passarão despercebidos. Inclusive, a seção toda pode ter um desempenho ruim se a iluminação deixar a desejar. Por isso, invista em uma iluminação de qualidade para permitir que o cliente veja os produtos expostos e para destacar aqueles produtos que você quer vender e que sejam interessantes para o período. 

Por exemplo, os corredores de ovos de Páscoa geralmente são escuros, por isso, vale a pena incluir algum tipo de iluminação extra neles. Aqui vale a pena dar uma dica extra que nem todo varejista pode se lembrar, que é para ter cuidado com as lâmpadas que esquentam. 

Afinal, isso fará com que os produtos de chocolate que estão próximos delas derretam e você deixe de vender. Por isso, opte por lâmpadas frias. Assim, você também ajuda a manter a temperatura mais agradável para os consumidores.

A iluminação também é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Afinal, ela pode ser utilizada para conferir um clima diferente ao seu estabelecimento. Por exemplo, as luzes brancas e diretas podem deixar um ar de fábrica para o supermercado. 

Por outro lado, as lâmpadas amarelas e indiretas, podem criar uma atmosfera mais agradável e aconchegante. Portanto, escolha a iluminação cuidadosamente para oferecer ao cliente o melhor ambiente possível.

5. Prepare o layout da loja

Se você já está no ramo supermercadista há algum tempo já sabe que as decorações sazonais geralmente exigem algumas adaptações no layout da loja. Já que você precisará abrir espaço para colocar novas ilhas, itens de decoração, prateleiras e dispor uma maior variedade dos itens mais procurados

Neste caso, o ideal é que você consiga deixar alguns produtos logo na entrada da loja, assim o cliente vai cair na tentação de entrar para conferir mais itens. E então você deverá oferecer um ambiente agradável para que o cliente permaneça mais tempo na loja e finalmente opte por comprar algo.

O mais importante é não ter medo de fazer alterações no layout. Inclusive, essa é uma estratégia que pode até mesmo facilitar a venda de outros produtos e que deve ser feita periodicamente nos supermercados. É bem provável que você já tenha se deparado com mudanças no layout em outras lojas.

Ao fazer isso, o varejista força o consumidor a andar mais pelo estabelecimento, passando por outros corredores que ele geralmente não passaria. Desta forma, ele terá contato com produtos e promoções que normalmente ele não teria e isso aumenta as chances de compra.

Ao planejar o layout da loja, lembre-se de que é preciso deixar espaço suficiente para a circulação de pessoas e, preferencialmente, evitar aglomerações. Afinal, isso torna a experiência de compras bastante desagradável e pode fazer com que o cliente não queira retornar ao estabelecimento.

6. Invista na trilha sonora

Quando falamos em trilha sonora pode até parecer que não está relacionada com a decoração de Páscoa do supermercado, mas é aí que você se engana. Ao investir em música ambiente, você modifica completamente a atmosfera do local. 

Outra grande vantagem dessa ação é a possibilidade de criar uma identidade sonora para a sua marca. E, uma coisa podemos falar com propriedade, é mais do que comprovado que, com a música certa, o cliente passa mais tempo no supermercado e que ele acaba comprando mais do que o inicialmente planejado. Confira outras vantagens clicando aqui.

Ainda, ao se utilizar uma playlist exclusiva, que combine com a sua marca e converse com o seu cliente, as chances deles se lembrarem da sua loja depois é muito grande. Estudos mostram que 96% dos clientes que conseguem se identificar com a música vão lembrar da loja depois. Isso também aumenta as chances deles recomendarem o seu estabelecimento para parentes e amigos.

E, nas datas especiais, como é o caso da Páscoa, você pode ter playlists temáticas, para deixar o ambiente ainda mais convidativo e agradável. Para escolher a playlist que melhor se adeque à sua marca e ao seu público-alvo você pode contar a ajuda de empresas especializadas nesta área do marketing sensorial, como é o caso da Listenx

Está na dúvida se vale a pena ter uma rádio só sua? No nosso e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio te contamos tudo o que você precisa saber sobre essa importante estratégia de marketing. Confira!

7. Utilize um fardamento especial

Já pensou o cliente entrar na loja e se deparar não apenas com uma decoração incrível, mas também com funcionários utilizando uniformes especiais para a Páscoa? Sem dúvida alguma essa ação vai ficar na mente dos seus clientes que se lembrarão da sua marca depois de sair da loja.

Por isso, investir em um fardamento exclusivo de Páscoa, poderá ser um item único na decoração do seu supermercado. Lembre-se apenas de que os funcionários devem ter recebido os uniformes com antecedência e devem utilizá-lo durante todo o período promocional estipulado.

É importante dizer que a padronização do uniforme é importante para causar uma boa impressão no cliente e demonstrar profissionalismo. Se cada funcionário utilizar um uniforme diferente, isso poderá passar a impressão de que o seu supermercado é bagunçado.

Outro ponto importante nessa estratégia é que o uniforme pode apenas remeter à Páscoa, isso não significa fazer os operadores de caixa usarem uma fantasia de coelho. Mesmo porque, eles também precisam estar confortáveis para desempenhar a sua função e atender bem aos consumidores, não é mesmo? Portanto, cuidado na hora de escolher o fardamento temático.

8. Decore os cartazes do supermercado

Você já deve saber que cada detalhe importa, certo? Basta pensar em tudo o que falamos até agora sobre a decoração. Por mais que algumas estratégias se destacam, como os corredores de ovos, vimos que a iluminação certa é aquele detalhe que faltava e que faz toda a diferença.

Então, que tal caprichar na hora de preparar os cartazes de promoção do supermercado e incluir alguns desenhos temáticos? Isso mesmo, inclua ovos de páscoa, carinhas de coelhos, pegadas ou qualquer outro item que você considere importante para os seus clientes e para a sua marca celebrarem esse momento.

Apenas tome cuidado com o posicionamento dos cartazes, já que eles precisam ficar visíveis e ao mesmo tempo não atrapalhar a circulação de pessoas ou a visualização dos produtos. Também é preciso ter cuidado com erros gramaticais e de ortografia, já que isso pode passar uma imagem de pouco profissionalismo e descuido.

Aposte na comunicação e aumente as vendas nesta Páscoa

Claro que ter uma boa decoração é fundamental para conseguir melhorar as vendas do supermercado na Páscoa. Entretanto, você também pode lançar mão de outras ferramentas que podem ser determinantes para alcançar bons resultados.

Uma dessas ferramentas é a rádio indoor personalizada, em que você é o responsável pela escolha das músicas e dos anúncios que serão reproduzidos. Assim, você pode tanto utilizar playlists sazonais que reforcem a identidade do supermercado e melhoram o ambiente de compras, bem como criar os anúncios e vinculá-los ao longo da programação musical.

Mas, melhor do que isso é poder contar com a ajuda de profissionais especializados em música e comunicação para negócios, como a Listenx. Você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em músicas para negócios.

Aproveite também a possibilidade de criar os seus próprios anúncios com rapidez e autonomia, usando nossos locutores virtuais ou profissionais. Basta abrir a nossa plataforma, digitar o texto, escolher o locutor e pronto. Em poucos minutos o anúncio já começará a tocar dentro do seu supermercado. 

Chega de burocracia e demora, ganhe rapidez e autonomia na hora de fazer promoções na sua loja. Solicite um teste gratuito da nossa rádio indoor a seguir e se surpreenda com os resultados.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Administrar um supermercado: 7 dicas essenciais

Administrar um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Por exemplo, é preciso saber administrar os funcionários, controlar estoque de produtos, desenvolver estratégias de marketing para o supermercado e ainda conseguir bons preços com os fornecedores. Tudo isso sem falar nos pequenos e grandes problemas que surgem no dia-a-dia. Por isso, ficar de olho nas…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Ofertas de Páscoa no supermercado: veja como aumentar as vendas

Se preparar para fazer boas ofertas de Páscoa no supermercado faz parte da busca constante por formas de aumentar as vendas em datas comemorativas. E, por mais que algumas estratégias pareçam ultrapassadas, elas são utilizadas até os dias atuais pelo simples motivo de que ainda funcionam. Descontos, sorteios e brindes provavelmente estão entre as opções…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Exposição de cerveja em supermercado: 6 ideias para vender mais

Conhecer a forma certa de fazer a exposição de cerveja em supermercado pode fazer toda a diferença para o sucesso das vendas dos produtos desta seção. O ideal é que você organize as prateleiras de tal forma que o cliente consiga encontrar aquilo que ele procura, sem precisar perder muito tempo. Se você está sem…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

7 dicas de como escolher um nome para mini mercado com ideais para você se inspirar

 O nome de um comércio é crucial para o negócio, podendo influenciar diretamente nos resultados. Afinal, é através do nome que o estabelecimento é identificado pelos clientes. Sem falar que o nome também pode influenciar nas estratégias de marketing e até mesmo no fortalecimento da marca. Com um mercado altamente competitivo, é fundamental para…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Ilha de produtos para supermercado: aprenda a montar em 7 passos

Sem dúvida alguma você possui muitas ilhas de produtos no seu supermercado. Elas são excelentes para expor produtos e marcam presença em alguns setores, como no caso do hortifrúti, composto praticamente por esse tipo de expositor, sem prateleiras. Saber qual é a melhor forma de expor produtos pode fazer toda a diferença na hora de…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Produtos mais vendidos no Natal em supermercados: veja quais são

Se você é um gestor de supermercados, então conhecer quais são os produtos mais vendidos no Natal é fundamental para conseguir se preparar para uma das datas mais importantes do varejo. Já que isso te ajudará a saber quais são os produtos que mais fazem sucesso entre os consumidores e a planejar as campanhas de…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Estratégias para aumentar as vendas do supermercado no início do ano

O ano começou e junto com eles diversas despesas que, por mais que esperadas, podem acabar prejudicando os resultados do seu supermercado. Afinal, assim como a sua empresa tem obrigações tributárias, as pessoas também, isso sem falar nas despesas das férias e celebrações do final do ano. Se por um lado você precisa aumentar a…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

18 Textos prontos para divulgar as ofertas de supermercado, confira

Fazer ofertas no supermercado é importante porque você consegue atrair novos clientes para a sua loja, aumentar o movimento e as vendas. Além disso, quando o cliente sabe que você faz boas ofertas, ele estará sempre de olho para conferir as novidades. Entretanto, ter bons preços pode não ser suficiente para conseguir ter resultados melhores.…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Padaria em supermercado: veja as vantagens e aprenda a montar uma

Quem consegue resistir ao cheiro de pão quentinho saindo do forno? Só de pensar a gente já começa a salivar, certo? É justamente por isso que montar uma padaria em supermercado pode ser um excelente negócio e uma forma de aumentar os seus lucros. Isso porque, nas padarias os clientes poderão encontrar diversos itens que…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos