Por Nayara Santos em 06.10.2021

Acessibilidade em supermercados: 5 ações para adaptar o seu negócio

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Ser capaz de oferecer acessibilidade no supermercado é entender que todos os consumidores merecem respeito. Uma consequência disso é conseguir conquistar um novo público para o seu negócio. Afinal de contas, se você prestar atenção, são poucos os locais adaptados para receber clientes que possuem necessidades específicas.

Mas, antes de sair fazendo adaptações na infraestrutura do seu supermercado como, por exemplo, no estacionamento e no ponto de venda (PDV), é necessário entender o que você vai precisar mudar. Por isso, preparamos esse artigo, onde explicamos quais adaptações você precisa fazer para oferecer acessibilidade no seu supermercado. Confira!

Adaptações para ter acessibilidade no supermercado

Conseguir proporcionar um ambiente acessível no supermercado é mais que simplesmente fazer mudanças físicas na loja. Antes de prosseguirmos, vale a pena mencionar que a acessibilidade visa facilitar o acesso não apenas das pessoas com necessidades especiais, como também de idosos.

A média de idade da população brasileira está aumentando, e por mais que a maioria da população seja composta por jovens, o número de idosos aumentou consideravelmente nos últimos anos. Portanto, ao planejar a acessibilidade do supermercado, elas devem também ser feitas com base nesse público. A seguir, falaremos em quais pontos você deverá prestar atenção.

1. Mude a mentalidade da empresa

Vamos supor que você tenha feito uma reforma no supermercado e instalado uma rampa de acesso. Agora os cadeirantes podem acessar a sua loja sem problemas, certo? Isso poderia até ser verdade, mas nem sempre é o que acontece, já que alguém pode resolver deixar uma caixa ou qualquer outro objeto que atrapalhe a passagem. 

Por isso, não apenas donos e gestores de supermercados devem estar preparados para receber clientes com necessidades especiais, mas os funcionários também. Em alguns casos pode até mesmo ser necessário promover algum curso para ensinar os funcionários como atender esses consumidores.

Claro que cordialidade e atenção devem ser priorizados durante o atendimento ao cliente. Entretanto, em alguns casos isso poderá envolver oferecer ajuda para algum cliente para levar as compras até o carro e ajudá-lo a carregar o veículo. Portanto, os seus funcionários precisam estar preparados não apenas para identificar algumas necessidades dos clientes, mas também para atendê-las

2. Estacionamento

As compras do cliente começam muito antes dele entrar na sua loja, portanto, você também deverá ficar atento se o estacionamento do supermercado oferece acessibilidade. Por isso, o primeiro item na nossa lista é a adaptação do estacionamento para oferecer acessibilidade aos consumidores.

Elas devem ser mais espaçosas, permitindo que cadeirantes possam sair do carro sem problemas. Além disso, elas também devem ser estrategicamente posicionadas. Isso significa reservar as vagas próximas à entrada da loja.

Outro detalhe importante é a identificação dessas vagas. Assim, os demais clientes saberão que aquelas são vagas reservadas para clientes com necessidades especiais e não irão utilizá-las.

3. Acesso à loja

Agora que você já preparou o estacionamento do supermercado, chegou o momento de verificar o acesso à loja. Para garantir a acessibilidade aos seus clientes com necessidades especiais é preciso fazer uma análise do percurso que o cliente terá de percorrer, do estacionamento até a entrada da loja. 

Durante esse percurso, verifique a necessidade de instalação de rampas, trocar escadas rolantes por esteiras rolantes, necessidade de  instalação de elevadores. Não se esqueça de que portas deverão ter a passagem larga de modo a permitir que uma pessoa com cadeira de rodas possa passar por elas.


Além disso, lembre-se que a população brasileira vem envelhecendo, ou seja, a idade média da população vem crescendo nos últimos anos. Portanto, essas adaptações devem ser pensadas também para esse público, que podem incluir diversas das medidas que mencionamos anteriormente, e a instalação de corrimãos.

4. Prateleiras e corredores

Chegou o momento de avaliarmos o PDV do supermercado para sabermos se ele será capaz de oferecer acessibilidade aos seus clientes. Prateleiras muito altas e corredores estreitos não apenas comprometem a circulação dos clientes com necessidades especiais, como também podem impedir que o cliente compre algum produto que esteja fora de alcance.

Calma que você não precisa trocar todas as prateleiras do supermercado, entretanto, algumas pequenas adaptações podem ser feitas. Por exemplo, a organização dos produtos nas prateleiras poderá ser feita de modo vertical. Assim, o cliente poderá pegar os produtos que ele quiser das prateleiras, sem problema algum. Ainda, você também poderá proporcionar aos deficientes visuais etiquetas de preços em braile. Permitindo que eles encontrem o que eles querem sem grandes dificuldades.

Outra alternativa seria disponibilizar um funcionário para auxiliar os clientes nesses casos. O funcionário poderá abordar o cliente quando ele entrar no supermercado, ou mesmo um dos seguranças poderá informar a esse funcionário sobre a presença desse cliente na loja. Se você possui um supermercado grande e muitos clientes com necessidade especiais frequentam a sua loja, talvez essa não seja uma solução prática para você.

5. No checkout do supermercado

Por último, mas não menos importante, chegou o momento de analisar o checkout do supermercado. Lembre-se que, por lei, você precisa ter um caixa preferencial para o atendimento de clientes com necessidades especiais. Entretanto, ter um caixa identificado desta forma não significa que ele realmente confere acessibilidade ao supermercado.

Lembre-se que é preciso ter espaço suficiente para garantir que uma pessoa com cadeira de rodas consiga não apenas passar pelo caixa, como também acessá-lo. Além disso, a máquina de cartões deverá ter uma certa mobilidade, permitindo que o cliente efetue o pagamento sem problemas.

Outro ponto importante são os operadores de caixa que trabalham no caixa preferencial. Lembre-se que muitos idosos podem ter dificuldades com cartões ou trocos, portanto, a nossa recomendação é que você escolha cuidadosamente esse funcionário. Assim, você poderá aumentar a satisfação desses clientes que, quando bem tratados, com certeza voltarão a comprar no seu supermercado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Frente de loja de supermercado: 7 dicas para aumentar as vendas

A frente de loja de supermercado é uma das últimas etapas da jornada de compras do cliente, por isso, ela deve receber uma atenção especial para que o cliente deixe a sua loja com uma boa impressão. Apesar disso, poucos gestores e donos de supermercado investem nesta área do ponto de vendas (PDV). Acredite, se…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Decoração para o Dia dos Namorados em supermercado: 8 ideias para se inspirar

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Treinamento Completo e Gratuito para operador de caixa de supermercado!

Preparar um bom treinamento para operadores de caixa de supermercado é uma tarefa essencial do gestor. Afinal, os operadores são, na grande maioria das vezes, as únicas pessoas com quem o cliente tem contato.  Ou seja, são poucos minutos para oferecer um bom atendimento e fazer com que o cliente deixe a loja com uma…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

4 ações para o seu supermercado vender mais no inverno

A mudança de estações traz consigo novos desafios e oportunidades para os varejistas. Mas, para isso, é preciso estar preparado e saber exatamente quais ações você pode fazer para se destacar. Isso é particularmente importante no setor supermercadista, uma vez que a competição é grande e qualquer detalhe pode fazer toda a diferença.  Para os…

Por Nayara Santos em 11.04.2024

Treinamento para repositores de supermercado: conheça o ideal

Realizar um bom treinamento para repositores de supermercado é uma das formas mais eficazes de ter a sua loja sempre organizada. Apesar disso, pode ser um pouco desafiador conseguir elaborar um bom plano de treinamento e saber o que deve ser incluído nele. Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo com todas as informações da importância…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

14 ideias para hortifrúti: confira as melhores

Quem deseja otimizar constantemente os resultados de marketing de seu supermercado deve investir em conhecer boas ideias para hortifrúti. Isso significa pensar estrategicamente na organização dos produtos, contar com os parceiros certos, garantir que você sempre se destaque dos concorrentes, entre outras medidas. Com tantos pontos a serem analisados, muitas vezes por poucas pessoas, principalmente…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer…

Por Nayara Santos em 18.03.2021

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Propagandas criativas para supermercados: confira 5 ideias para se inspirar

Você já conseguiu fazer uma propaganda criativa para o seu supermercado? Não conseguiu e não sabe bem por onde começar? Então não tem problema, esse artigo foi feito pensando em você, é só vir com a gente e conferir as ideias que a gente tem para você se inspirar. Provavelmente você já ouviu dizer que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos