Muito se discute a respeito da importância do layout de supermercado para que o cliente tenha uma boa experiência de compras. Entretanto, pouco se fala de como manter um bom layout de armazém no supermercado, facilitando o manuseio de produtos e as perdas por vencimento.
Se você tem esse problema, então está no lugar certo. Neste artigo vamos te contar qual é a melhor forma de planejar um bom layout de armazém. Confira!
1. Entenda as necessidades de armazenagem de cada produto
Não adianta nada querer pensar no melhor layout de armazém de supermercado sem levar em conta as necessidades de armazenamento de cada produto. Por exemplo, alguns itens devem ficar em um local mais fresco ou ainda outros possuem um limite de empilhamento, exigindo mais pilhas no armazém. E isso sem falar naqueles que precisam ficar em geladeiras e freezers.
Por isso, antes de mais nada, faça uma lista de todos os produtos que você comercializa no supermercado e veja quais são as exigências para cada um deles. Lembre-se que isso também vai garantir a qualidade dos produtos, melhorando os índices de satisfação do cliente.
2. Separe o armazém do supermercado por setores
O próximo passo no planejamento do layout do armazém é separar os produtos por setores, de modo bastante semelhante ao que acontece no ponto de venda (PDV). Essa é também uma forma de otimizar o trabalho do repositor, que não vai precisar percorrer o armazém inteiro para encontrar os produtos que ele precisa repor nas prateleiras.
Além disso, geralmente os produtos que são encontrados no mesmo setor possuem necessidades de armazenamento semelhantes. Com isso, também ficará mais fácil proporcionar as condições necessárias, caso seja preciso utilizar salas com ar-condicionado, por exemplo.
3. Otimize o espaço
Quando o espaço do armazém do supermercado é otimizado, você consegue colocar mais produtos em um mesmo local, o que garante um estoque mais preparado para atender períodos promocionais.
Uma das formas para conseguir otimizar o espaço, é conhecendo o volume dos produtos que precisam ser armazenados. Por exemplo, se você destinar uma sala muito grande para diversos itens pequenos poderá ser um desperdício. Seria melhor concentrar esses itens pequenos em uma sala menor ou em prateleiras no armazém, deixando o espaço maior para grandes caixas.
Apenas tome cuidado para não empilhar mais caixas do que seria seguro. Geralmente o fabricante indica qual é o empilhamento máximo, e ele deve ser seguido. Caso contrário, você corre o risco de ter embalagens danificadas, o que poderia impossibilitar as vendas.
4. Organize os produtos por vencimento
Um dos maiores riscos de ter um armazém mal organizado e com um layout ruim é a perda de produtos por vencimento. Pode parecer incrível, mas esse é um dos principais motivos de perdas em supermercado. E você provavelmente não vai querer ter prejuízo com produtos que não foram sequer expostos no PDV, certo?
Dito isso, o ideal é estabelecer um protocolo para guardar os produtos. O mais utilizado é o “Primeiro que entra, primeiro que sai”. Como os produtos que foram comprados anteriormente provavelmente terão uma data de vencimento anterior aos que foram comprados depois. Organizando assim, você dificilmente terá algum tipo de problema.
5. Facilite o acesso aos produtos de alto giro
Produtos de alto giro são aqueles que são muito procurados pelos clientes, portanto, eles também precisam ser repostos constantemente. O ideal é que no armazém do supermercado esses produtos fiquem em local de fácil acesso, de preferência próximos à porta.
É importante mencionar que esses produtos podem variar ao longo do ano, já os produtos mais procurados mudam de acordo com a estação, com a data comemorativa ou mesmo com as promoções feitas. O importante neste caso é deixar um espaço reservado para esses produtos. Assim, por mais que o produto mude, eles poderão ser facilmente acessados.
6. Posicionamento das portas
Outro ponto importantíssimo para ter um bom layout de armazém de supermercado é definir o local em que as portas serão instaladas ou posicionadas. O ideal é que elas fiquem em um local de fácil acesso e que permita a livre circulação de caixas e paletes.
Se possível, o ideal é que o armazém de supermercado tenha pelo menos duas portas, uma para o recebimento de mercadorias e outra para que os repositores de supermercado possam retirar o que precisam. Desta forma, caso você esteja recebendo um grande carregamento, a reposição de itens não será prejudicada, e vice-versa.
7. Geladeiras e freezers
Muitos produtos vendidos no supermercado precisam ser armazenados em geladeiras e freezers. O ideal para armazená-los é ter câmaras frias que mantenham as temperaturas semelhantes às geladeiras e aos freezers. Desta forma você conseguirá armazenar um volume maior de itens.
Entretanto, se isso não for possível ou mesmo se você for dono de um mercadinho de bairro, então uma solução é utilizar equipamentos industriais, que ofereçam uma capacidade maior de armazenamento e um melhor controle de temperatura do que os equipamentos de uso doméstico.
Lembre-se que provavelmente será necessário ter vários desses equipamentos em um mesmo local, o que poderá deixar a sala ou os arredores quentes. Portanto, evite deixar próximos a eles produtos que possam ter as suas características alteradas com isso, como é o caso dos chocolates.
8. Escritório para o controle administrativo do armazém
O armazém do supermercado é onde estará o estoque da sua loja. Para se ter uma boa gestão do seu negócio, o controle de estoque deve ser rígido. Por isso, o ideal é que a pessoa que for responsável pelo estoque tenha um escritório próximo ao estoque. Desta forma, o controle de entrada e saída de produtos poderá ser feito imediatamente após, ou antes da transação, evitando esquecimento e problemas futuros.
9. Espaço para circulação de empilhadeiras
Por último, mas não menos importante, planeje o layout do armazém do supermercado de modo que haja espaço suficiente para que as empilhadeiras possam circular livremente. Assim, você evita manobras arriscadas que poderiam derrubar caixas e danificar produtos, causando grandes perdas.
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!