Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado? Descubra agora

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Saber como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado é necessário para que você mantenha a qualidade do que é vendido, bem como a durabilidade dos equipamentos utilizados. Apesar disso, nem todo gestor dá a devida atenção a esse importante processo do supermercado.

Para te mostrar a importância dessa etapa e ainda te explicar como ela pode ser feita, elaboramos esse artigo. Vem com a gente e boa leitura!

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado

O armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado deve ser encarado como um processo essencial do seu negócio. Por isso, a nossa sugestão é que você elabore um passo a passo para ele e mantenha-o no seu manual de processos. Desta forma, todos os funcionários responsáveis por essa etapa poderão consultá-lo sempre que preciso. Veja a seguir quais etapas esse processo deverá ter.

1. Recebimento dos produtos

O primeiro passo é padronizar o recebimento dos produtos. O ideal é que você tenha uma área reservada para isso. Ou seja, não importa se você possui um supermercado ou um mercadinho de bairro, os produtos devem ser sempre recebidos obedecendo-se algumas regras. 

Assim, você cria uma rotina que com o tempo será conhecida por outros funcionários e pelos fornecedores. Lembre-se que sempre que os processos são padronizados, as perdas são reduzidas e a produtividade aumenta. Ou seja, o seu lucro e disponibilidade para se preocupar com outras atividades essenciais para o supermercado podem ser priorizadas.

2. Conferência

Logo após receber os produtos, é preciso fazer a conferência deles e se tanto a quantidade quanto a variedade está de acordo com o que foi pedido. Assim, você evita erros ou dores de cabeça maiores caso o fornecedor não entregue o que foi pedido.


É importantíssimo que o funcionário responsável por fazer a conferência seja atento a detalhes e capaz de identificar possíveis erros. Além disso, ele precisará ter uma cópia do pedido, somente assim é possível fazer a conferência com maior eficiência e precisão.

3. Entrada no estoque e cadastro de produtos

Agora que os produtos já foram recebidos, é o momento de dar entrada no estoque. Esse é um momento que deve ser feito com muita atenção e sem interrupções. Para maior precisão, essa etapa do processo pode ser dividida em duas etapas, uma de entrada no estoque e outra de conferência, de preferência realizada por dois funcionários diferentes. 

Assim, é possível garantir maior segurança de que as quantidades incluídas no sistema de controle de estoque estão corretas. Além disso, é nesse momento que o estoquista pode identificar a necessidade de cadastro de produtos no sistema. Se este for o caso, o cuidado deverá ser ainda maior, pois é necessário certificar-se que não há outro item igual. A duplicidade no sistema pode resultar em dor de cabeça e perda do controle de estoque do seu supermercado.

4. Armazenamento

Agora que os produtos já chegaram ao supermercado, é hora de focar no armazenamento deles no estoque. Lembre-se que cada produto possui uma condição diferente de armazenamento e, para manter o produto com qualidade para ser vendido, é preciso que essas necessidades sejam atendidas. 

Por exemplo, os itens que precisam de geladeira devem ser mantidos refrigerados em geladeiras apropriadas ou em câmaras frias. O mesmo deve ser feito para os itens que devem ser mantidos congelados. Ainda, se você possuir uma adega no supermercado, então os vinhos também deverão ser mantidos em condições de luminosidade e temperatura adequadas.

Outro ponto importante no armazenamento dos produtos no supermercado é a validade dos produtos. O ideal é que os itens sejam organizados de modo que o primeiro produto que entre, seja o primeiro a sair. Desta forma, você reduz as chances de ter prejuízos devido ao vencimento do produto ainda no estoque.

5. Pedidos internos

Os produtos já foram armazenados e agora chegou o momento de fazer o controle dos itens de estoque no supermercado. Para isso, é fundamental criar um processo para que isso aconteça. Os pedidos internos podem vir a partir dos repositores ou mesmo da equipe da limpeza, ou da padaria. O mais importante aqui é seguir sempre um processo de solicitação, separação e saída do estoque para o PDV. Assim, você evita quebras de estoque. 

Vale ressaltar que em mercadinhos de bairro esse processo pode ser um pouco diferente e que os operadores de loja acabam desempenhando várias funções, inclusive de estoquistas. Entretanto, é essencial que haja um ou dois funcionários que sejam responsáveis pelo controle de estoque. Caso contrário, você correrá o risco de ter não apenas prejuízos, mas também inúmeras perdas pela falta de controle de uma das áreas mais importantes do seu supermercado.

6. Embalagem

É preciso mencionar que alguns produtos vendidos no supermercado precisam ser separados em porções antes da venda. Nesses casos, é importantíssimo seguir todas as normas e cuidados de higiene para manter a qualidade dos produtos. Além disso, é preciso decidir quem faz esse separamento e quais serão as embalagens utilizadas para isso.

7. Cuidados com o armazenamento de equipamentos

Para manter os equipamentos do supermercado sempre em bom estado e funcionando adequadamente é fundamental ter alguns cuidados básicos de armazenamento e limpeza. Por exemplo, as máquinas de cortar frios devem ser limpas sempre ao final do turno de trabalho, evitando que gordura e restos de alimentos fiquem presos a ela. 

Ainda, é essencial ter uma agenda de manutenção e verificação preventiva dos equipamentos. Por exemplo, as geladeiras e freezers devem ter as suas borrachas verificadas periodicamente.

Por último, é normal que ao longo do tempo alguns equipamentos deixem de ser utilizados ou mesmo que eles sejam trocados por versões mais adequadas ao trabalho no supermercado. Esses equipamentos fora de uso devem ser armazenados limpos, de preferência embalados para evitar o acúmulo de sujidades ou que sejam danificados. Adicionalmente, ele também deve ser identificado como equipamento fora de uso para evitar que seja utilizado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

7 ações gratuitas de marketing para supermercado que são essenciais para o sucesso do seu negócio!

Diferentes etapas da jornada de compras do cliente requerem diferentes ações de marketing para supermercado. Por isso, é essencial mais do que uma ou duas estratégias. Afinal, quanto maior for o seu conhecimento sobre esse assunto, maiores chances você terá de conseguir aumentar as suas vendas. Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas de…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Fardamento para supermercado: entenda por que é importante ter o seu

O uso de uniformes, ou fardamento para supermercado, é uma forma de demonstrar profissionalismo e excelência para os consumidores. Entretanto, os benefícios para a empresa vão muito além disso. Se você, gestor ou dono de supermercado, ainda não preparou o fardamento para os seus funcionários, não perca tempo. Neste artigo vamos te contar mais sobre…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Marketing sensorial para supermercados: entenda mais sobre essa estratégia

A aplicação do marketing sensorial para supermercados tem se tornado cada dia mais comum. Essas técnicas têm como foco principal despertar todos os sentidos dos consumidores durante as compras fazendo com que eles comprem mais. Conhecer e entender quais estratégias fazem parte desta criativa e funcional subdivisão do marketing pode fazer toda a diferença nos…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Tecnologias usadas em supermercados: Conheça as 9 tendências

Conhecer as tecnologias usadas em supermercados é necessário para qualquer gestor do varejo interessado em se manter atualizado e que busca conquistar os clientes mais antenados. Mas, mais do que isso, a tecnologia tem poderosas ferramentas que podem te ajudar a proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente, facilitar a gestão de estoque…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Exposição de produtos no supermercado: Veja 9 dicas para não errar

Você sabe como trabalhar a exposição de produtos no supermercado para conseguir aumentar as suas vendas? Ou mesmo o quanto isso pode influenciar na experiência de compras do cliente? Ainda, é possível influenciar a decisão de compra do cliente apenas colocando o produto na altura certa da prateleira. Esse conhecimento pode fazer toda a diferença…

Por Nayara Santos em 13.12.2022

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Aumente as vendas do seu supermercado com 8 ações inovadoras

Acompanhar as inovações do setor supermercadista é fundamental em um ramo tão competitivo. Afinal, se você não fizer, a concorrência fará primeiro que você. Entretanto, acompanhar todas as inovações não é uma tarefa muito fácil. Pensando em te ajudar com essa tarefa, criamos uma lista com as principais ações inovadoras para supermercado. Confira, escolha aquelas…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Fachada de supermercado: veja como criar a ideal

O impacto visual no cliente é sempre fundamental para chamar sua atenção, principalmente quando ele não está esperando. O melhor momento para fazer isso é com a fachada de supermercado. Esse é o primeiro passo para fazer com que alguém entre na loja. Você com certeza pensou muito bem no local de instalação do seu…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Layout de supermercado moderno: veja como implementar no seu negócio

Planejar um layout de supermercado moderno é mais fácil do que você pode imaginar. Entretanto, para que ele funcione é preciso combinar diferentes ações em diferentes pontos do seu supermercado. Se você não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos te explicar a importância de ter um bom layout para…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos