Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado? Descubra agora

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Saber como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado é necessário para que você mantenha a qualidade do que é vendido, bem como a durabilidade dos equipamentos utilizados. Apesar disso, nem todo gestor dá a devida atenção a esse importante processo do supermercado.

Para te mostrar a importância dessa etapa e ainda te explicar como ela pode ser feita, elaboramos esse artigo. Vem com a gente e boa leitura!

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado

O armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado deve ser encarado como um processo essencial do seu negócio. Por isso, a nossa sugestão é que você elabore um passo a passo para ele e mantenha-o no seu manual de processos. Desta forma, todos os funcionários responsáveis por essa etapa poderão consultá-lo sempre que preciso. Veja a seguir quais etapas esse processo deverá ter.

1. Recebimento dos produtos

O primeiro passo é padronizar o recebimento dos produtos. O ideal é que você tenha uma área reservada para isso. Ou seja, não importa se você possui um supermercado ou um mercadinho de bairro, os produtos devem ser sempre recebidos obedecendo-se algumas regras. 

Assim, você cria uma rotina que com o tempo será conhecida por outros funcionários e pelos fornecedores. Lembre-se que sempre que os processos são padronizados, as perdas são reduzidas e a produtividade aumenta. Ou seja, o seu lucro e disponibilidade para se preocupar com outras atividades essenciais para o supermercado podem ser priorizadas.

2. Conferência

Logo após receber os produtos, é preciso fazer a conferência deles e se tanto a quantidade quanto a variedade está de acordo com o que foi pedido. Assim, você evita erros ou dores de cabeça maiores caso o fornecedor não entregue o que foi pedido.


É importantíssimo que o funcionário responsável por fazer a conferência seja atento a detalhes e capaz de identificar possíveis erros. Além disso, ele precisará ter uma cópia do pedido, somente assim é possível fazer a conferência com maior eficiência e precisão.

3. Entrada no estoque e cadastro de produtos

Agora que os produtos já foram recebidos, é o momento de dar entrada no estoque. Esse é um momento que deve ser feito com muita atenção e sem interrupções. Para maior precisão, essa etapa do processo pode ser dividida em duas etapas, uma de entrada no estoque e outra de conferência, de preferência realizada por dois funcionários diferentes. 

Assim, é possível garantir maior segurança de que as quantidades incluídas no sistema de controle de estoque estão corretas. Além disso, é nesse momento que o estoquista pode identificar a necessidade de cadastro de produtos no sistema. Se este for o caso, o cuidado deverá ser ainda maior, pois é necessário certificar-se que não há outro item igual. A duplicidade no sistema pode resultar em dor de cabeça e perda do controle de estoque do seu supermercado.

4. Armazenamento

Agora que os produtos já chegaram ao supermercado, é hora de focar no armazenamento deles no estoque. Lembre-se que cada produto possui uma condição diferente de armazenamento e, para manter o produto com qualidade para ser vendido, é preciso que essas necessidades sejam atendidas. 

Por exemplo, os itens que precisam de geladeira devem ser mantidos refrigerados em geladeiras apropriadas ou em câmaras frias. O mesmo deve ser feito para os itens que devem ser mantidos congelados. Ainda, se você possuir uma adega no supermercado, então os vinhos também deverão ser mantidos em condições de luminosidade e temperatura adequadas.

Outro ponto importante no armazenamento dos produtos no supermercado é a validade dos produtos. O ideal é que os itens sejam organizados de modo que o primeiro produto que entre, seja o primeiro a sair. Desta forma, você reduz as chances de ter prejuízos devido ao vencimento do produto ainda no estoque.

5. Pedidos internos

Os produtos já foram armazenados e agora chegou o momento de fazer o controle dos itens de estoque no supermercado. Para isso, é fundamental criar um processo para que isso aconteça. Os pedidos internos podem vir a partir dos repositores ou mesmo da equipe da limpeza, ou da padaria. O mais importante aqui é seguir sempre um processo de solicitação, separação e saída do estoque para o PDV. Assim, você evita quebras de estoque. 

Vale ressaltar que em mercadinhos de bairro esse processo pode ser um pouco diferente e que os operadores de loja acabam desempenhando várias funções, inclusive de estoquistas. Entretanto, é essencial que haja um ou dois funcionários que sejam responsáveis pelo controle de estoque. Caso contrário, você correrá o risco de ter não apenas prejuízos, mas também inúmeras perdas pela falta de controle de uma das áreas mais importantes do seu supermercado.

6. Embalagem

É preciso mencionar que alguns produtos vendidos no supermercado precisam ser separados em porções antes da venda. Nesses casos, é importantíssimo seguir todas as normas e cuidados de higiene para manter a qualidade dos produtos. Além disso, é preciso decidir quem faz esse separamento e quais serão as embalagens utilizadas para isso.

7. Cuidados com o armazenamento de equipamentos

Para manter os equipamentos do supermercado sempre em bom estado e funcionando adequadamente é fundamental ter alguns cuidados básicos de armazenamento e limpeza. Por exemplo, as máquinas de cortar frios devem ser limpas sempre ao final do turno de trabalho, evitando que gordura e restos de alimentos fiquem presos a ela. 

Ainda, é essencial ter uma agenda de manutenção e verificação preventiva dos equipamentos. Por exemplo, as geladeiras e freezers devem ter as suas borrachas verificadas periodicamente.

Por último, é normal que ao longo do tempo alguns equipamentos deixem de ser utilizados ou mesmo que eles sejam trocados por versões mais adequadas ao trabalho no supermercado. Esses equipamentos fora de uso devem ser armazenados limpos, de preferência embalados para evitar o acúmulo de sujidades ou que sejam danificados. Adicionalmente, ele também deve ser identificado como equipamento fora de uso para evitar que seja utilizado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Atacarejo supermercado: descubra o que é e como funciona

O supermercado atacarejo é uma excelente alternativa de negócio neste ramo do varejo. Isso porque, ele consegue atender não apenas o consumidor que adquire pequenas quantidades de produtos. Como também os pequenos e médios comerciantes, que compram uma quantidade maior de produtos no supermercado. Ficou interessado por esse modelo de negócio? Então você está no…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Decoração de Páscoa em supermercado: veja 10 ideias de como fazer

Você sabia que a decoração de Páscoa no supermercado é importantíssima para aumentar as vendas da sua loja durante esse período. Não apenas porque ela pode auxiliar o cliente a encontrar o que procura, mas também porque ajuda o consumidor a entrar no clima da celebração e se sentir mais disposto a comprar os produtos…

Por Nayara Santos em 11.03.2025

Qual o público-alvo de um supermercado? Entenda em 5 passos!

Você sabe qual é o público-alvo de um supermercado? Ou melhor, você qual é o público-alvo do seu supermercado? Em um ramo do varejo com uma clientela tão diversa, esse pode ser um desafio real, mas que deve ser encarado de frente se você quiser obter melhores resultados. Identificar o perfil dos seus clientes é…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Propaganda em carrinho de supermercado: conheça 4 passos para fazer uma

Você já pensou em fazer propaganda no carrinho de supermercado? Se não pensou ainda, deveria considerar essa ideia. Isso porque, você pode não apenas ter uma fonte de renda para o seu negócio, como também divulgar o seu estabelecimento. Para te auxiliar com essa tarefa, nós preparamos este artigo com os passos para você começar…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

10 novidades e tendências para supermercados em 2024

 É fundamental para o gestor do setor supermercadista conhecer as novidades e tendências para o supermercado em 2024. Afinal, o sucesso da sua empresa depende disso e você não quer ser pego desprevenido, não é mesmo? Além disso, com as mudanças rápidas no comportamento do consumidor, é imperativo que todos os negócios se mantenham…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Responsabilidade social e ambiental de um supermercado: melhores práticas

Em busca de melhorar a sociedade em que está inserido e o meio ambiente ao seu redor, a nova tendência para supermercados é focar na responsabilidade social e ambiental. Afinal de contas, todos temos um papel importante a desempenhar para tornar o local onde moramos ou trabalhamos um local melhor. Se você, gestor ou dono…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Plano de marketing de um supermercado: 7 passos para montar o seu

Ter um plano de marketing é fundamental para conseguir divulgar o seu negócio, tornar a sua marca conhecida, atrair mais clientes e fidelizá-los. Todos os tipos de negócio devem ter um plano de marketing bem estabelecido para conseguir bons resultados. E isso é válido inclusive para estabelecimentos que são essenciais para as pessoas, como é…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Setor administrativo de um supermercado: Quais são as responsabilidades?

Conhecer bem o funcionamento do setor administrativo de um supermercado é fundamental para uma boa gestão do seu negócio. Isso porque, é ele que cuidará de diversos setores e aspectos essenciais para o bom funcionamento da sua empresa, tais como: setor financeiro, setor de compras, recursos humanos, dentre outros. Apesar da sua importância, poucos gestores…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

O que observar ao contratar caixa de supermercado? Veja aqui!

Ao contratar caixa de supermercado, assim como outras funções relevantes para o sucesso do estabelecimento, é importante fazer um bom processo seletivo. Dessa forma, você poderá atrair profissionais qualificados para a vaga, que se identifiquem com o negócio e estejam alinhados com a cultura organizacional. Como oferecer serviços com excelência, criar um atendimento de referência…

Por Nayara Santos em 17.07.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos