Por Nayara Santos em 03.11.2021

Fachada de supermercado: veja como criar a ideal

Por Nayara Santos em 03.11.2021

O impacto visual no cliente é sempre fundamental para chamar sua atenção, principalmente quando ele não está esperando. O melhor momento para fazer isso é com a fachada de supermercado. Esse é o primeiro passo para fazer com que alguém entre na loja.

Você com certeza pensou muito bem no local de instalação do seu negócio. Agora, é preciso aproveitar a circulação nos arredores para atrair consumidores, convidá-los a conhecer os produtos e criar familiaridade — algo especialmente importante quando se trata de supermercados.

Esse tipo de comércio estabelece uma relação firme com o ambiente. É um lugar que a maioria das pessoas visita mais de uma vez, caso gostem da experiência. Por outro lado, essa também é a razão pela qual é difícil conquistar clientes novos, que possivelmente já são fidelizados com outras lojas.

A concorrência é grande, então não dá para subestimar o uso correto do marketing. Felizmente, há algumas técnicas simples que resolvem a situação e dão à fachada de supermercado o potencial de atrair inúmeras pessoas. Continue lendo para conhecer as principais estratégias e as vantagens de aplicá-las! Mas antes, confira 5 dicas para criar a fachada de supermercado ideal!

Começar a trabalhar no visual merchandising da sua loja significa dar um passo para trás e avaliar alguns alicerces. Mesmo o que parece básico deve ser analisado novamente, pensando de forma particular. Neste caso, veja como os tópicos a seguir se direcionam para a fachada do supermercado e tornam cada orientação mais específica.

1. Observe os concorrentes

O estudo da concorrência é essencial em qualquer estratégia de marketing, seja para entender o que funciona ou descobrir como se diferenciar dos outros. O nome desse processo é benchmarking e você pode usá-lo como inspiração para seu planejamento. Nunca será uma cópia, é claro!

Observe concorrentes de todos os tamanhos, mas foque naqueles que estão mais próximos da sua própria atuação. Circule pela vizinhança e perceba o que outros supermercados estão fazendo, quais parecem atrair mais consumidores e quais não se esforçaram e estão perdendo oportunidades.

Você pode experimentar uma visão de consumidor e ver o que agrada ou não no exterior de diferentes lojas. Anote o que causou interesse, o que capturou sua atenção de primeira e o que você nem teria visto se não estivesse analisando atentamente. Toda informação pode ser útil!

2. Conheça a legislação

Durante o planejamento, não se esqueça de verificar o que é permitido ou não na fachada. Cada prefeitura pode ter diferentes regras para garantir a segurança do público, ou mesmo a padronização dos elementos visuais da cidade.

Procure saber mais sobre o assunto antes de definir materiais, tamanhos, uso de espaço e outros aspectos técnicos. Vale, também, checar as leis sobre propaganda, para a divulgação de ofertas e afins. Previna-se contra multas e evite toda uma reformulação de estratégia no futuro.

3. Use as cores certas

Você conhece a Psicologia das Cores? Essa área de estudo percebe a influência das cores no comportamento humano. Não é difícil entender porquê esse é um assunto de grande relevância para o marketing. Cada tonalidade usada em estratégias visuais tem um poder.


Empresas de todos os setores usam as cores para despertar sensações que vão de acordo com o que elas propõem. Na fachada de supermercado, o que faz mais sentido é criar impulsos de compra, ou seja, um senso de urgência. Sim, é possível fazer isso com as cores certas!

Os tons quentes, principalmente o vermelho, é muito utilizado no ramo alimentício por essa razão. Ele aumenta a impulsividade e a fome, dois fatores que, combinados, resultam no consumo rápido de comida. Não é à toa que vermelho é tão popular em redes de fast food.

Ao construir sua fachada, procure focar em cores similares. Você pode derivar para o laranja e para o amarelo, por exemplo, que além de combinarem com o vermelho, também causam desejo e acolhimento. Explore essas combinações na pintura ou no conjunto de produtos expostos, quando for o caso.

4. Explore elementos visuais

Você precisa de mais do que uma pintura e sua marca para chamar a atenção. Mesmo que tudo esteja organizado e nas cores apropriadas, ofereça outros elementos para captar o olhar de quem passa na calçada. Pense no equivalente de uma pessoa balançando os braços para chamar a atenção.

Cartazes e placas são ótimas ideias para fazer esse papel e ainda transmitir uma mensagem. Explore diferentes formatos e use a criatividade para se diferenciar dos concorrentes e do cenário comum de rua, que costuma ser mais cinzento e neutro. Só tome cuidado para não poluir muito o visual!

5. Invista em promoções

Aumentar as vendas é resultado de um esforço conjunto. As promoções já são conhecidamente eficazes por estimular a compra de diversos itens, mas, neste caso, elas também servirão para atrair novos clientes, além de agradar os que já consomem na loja normalmente.

Cartazes de promoção são fáceis e baratos de fazer, bem como de trocar, para mantê-los sempre atualizados. Se quiser inovar, você pode usar placas de materiais diferenciados, como madeira ou metal, se combinar com a identidade visual do mercado. Só tenha certeza de focar no conteúdo: pesquise e aplique as melhores promoções para agradar o público e não causar problemas financeiros.

As vantagens de uma boa fachada de supermercado

Se você ainda está se perguntando se deve usar essas dicas ou se vale o esforço, conheça algumas das principais vantagens de investir na fachada do seu mercado:

  • o número de clientes aumenta;
  • as vendas crescem;
  • sua loja cria um diferencial competitivo;
  • sua marca é fortalecida com o público.

A partir desses benefícios você consegue conquistar mais consumidores, familiarizá-los com a empresa e melhorar a receita. Se todas as orientações acima forem seguidas corretamente, o resultado mais provável é que seu negócio saia na frente dos concorrentes. Daí para frente, será mais fácil trabalhar a fidelização do público.

Erros comuns na hora de criar uma fachada de supermercado

Além de saber como criar a faixa de supermercado ideal, é importante também ficar atento ao que não deve ser feito. Por isso, a seguir vamos trazer os principais erros que podem ser cometidos e o que você pode fazer para evitá-los.

1. Não atender à legislação

O primeiro erro que pode ser cometido é não atender à legislação vigente. Isso mesmo, você precisa verificar o que a legislação diz a respeito do tamanho das placas permitidas, se é preciso conseguir algum tipo de autorização para a instalação de placas na fachada e até se há algum tipo de taxa para isso.

Em algumas cidades a legislação pode ser bastante rígida e o seu não cumprimento pode resultar em multas e mudanças na fachada do supermercado. E tudo o que você quer são  gastos extras com isso, não é mesmo?

O ideal é entrar em contato com os comerciantes próximos e com a prefeitura para saber exatamente o que pode ou não ser feito e quais os trâmites burocráticos necessários.

2. Poluição visual

A principal função da fachada do supermercado é chamar a atenção do cliente e permitir que ele identifique facilmente onde fica a sua loja. Por isso, inclua apenas um letreiro com o nome do supermercado e com o logo. Não há necessidade de incluir muitas outras informações além disso.

O número de contato pode ser incluído, mas ele não é obrigatório, bem como o site ou as redes sociais do supermercado. Se você incluir muitas informações, visualmente a fachada do supermercado ficará poluída e confusa. O resultado é o efeito contrário ao desejado, chamando a atenção do cliente pelos motivos errados.

Vale a pena ressaltar que em algumas cidades, como é o caso de São Paulo, há uma legislação para diminuir a poluição visual, neste caso, é a Lei Cidade Limpa (Lei nº 14.223, de 26 de setembro de 2006; Decreto nº 47.950, de 5 de dezembro de 2006). Portanto, a poluição visual deixa de ser apenas uma questão de marketing e passa a ser também um problema de legislação.

3. Falta de cuidados

A fachada do supermercado é o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca quando ele chega na loja. Por isso, ela precisa ser bem cuidada para passar a impressão de profissionalismo. Fachadas com a pintura desbotada ou descascando, letreiro luminoso com lâmpadas queimadas ou qualquer outra avaria pode passar uma péssima impressão aos clientes.

Como o desgaste da fachada é algo natural de se acontecer, afinal de contas ela está exposta à luz solar e chuva, você precisa se programar para fazer uma renovação de tempos em tempos. Assim, você consegue ir se programando financeiramente para isso e não terá surpresas.

Vale a pena mencionar que imprevistos podem acontecer, como uma lâmpada queimada ou pichações, e elas devem ser resolvidas o mais rapidamente possível. Por isso, também tenha uma reserva de emergência que possa ser utilizada nesses casos e evitar maiores prejuízos.

4. Não atualizar a fachada

Outro erro bastante comum na fachada do supermercado é a falta de atualização. Vamos supor que o seu supermercado passou por um processo de rebranding. Durante esse processo você quis deixar a sua marca mais moderna e atraente para os clientes. O resultado foi que o logo do supermercado foi atualizado.

Entretanto, se você não fizer essa atualização na fachada, o rebranding terá pouco resultado. Afinal de contas, quando o cliente chegar ao supermercado ele ainda terá o seu primeiro contato com a marca antiga. Aliás, a falta de atualização da fachada pode deixar o cliente confuso. 

Por isso, se você estiver pensando em mudar alguma coisa na identidade visual da sua marca, inclua a atualização da fachada no planejamento. Assim, você não terá nenhuma surpresa durante o processo e nem 

5. Fachada sem personalização

Outro erro comum nas fachadas de supermercado é a falta de personalização. Muitas vezes pela falta de caixa ou mesmo pela inexperiência de gestores e administradores, não há um planejamento estratégico, do ponto de vista de marketing, de como a fachada será feita.

O resultado é uma fachada pouco chamativa e pouco representativa da sua marca. Com tipografias genéricas, sem logo, e cores comuns que são pouco chamativas ou que pouco tem a ver com a mensagem que você quer passar. Tudo isso faz com que o cliente tenha mais dificuldade para se identificar com a marca e, por isso, não considere o seu supermercado como primeira opção de compras.

Dito isso, é fundamental que você dê uma atenção especial à forma como a fachada do supermercado será feita. O ideal é que você contrate um profissional experiente para te ajudar na criação de um logo e de uma identidade visual adequada para a sua empresa. Esses detalhes podem fazer toda a diferença para que o cliente se identifique com a sua marca e no aumento das vendas.

6. Falta de inovação

Para conseguir atrair a atenção do cliente através de uma fachada diferenciada e fazer com que o cliente escolha o seu supermercado e não a concorrência não é uma tarefa fácil. Por isso, é preciso ficar sempre atento tanto ao que o concorrente está fazendo, como às tendências e inovações do mercado. Quer mais dicas de como conseguir inovar e sair na frente da concorrência? Acesse o nosso e-book gratuito Inovação para supermercado: como sair na frente de seus concorrentes?

Na hora de inovar utilize uma iluminação diferenciada, letreiros em materiais diferentes, materiais mais nobres, recursos tecnológicos e, claro, a sua criatividade. É ela que fará com que você consiga se diferenciar e se tornar uma marca única. Por exemplo, você pode fazer uma fachada vertical, ao invés da fachada convencional na horizontal. Ainda, se o seu supermercado possui uma filosofia de venda de produtos orgânicos, você pode optar por materiais como madeira e até mesmo incluir algumas plantas na decoração.

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