Por Nayara Santos em 03.11.2021

Fachada de supermercado: veja como criar a ideal

Por Nayara Santos em 03.11.2021

O impacto visual no cliente é sempre fundamental para chamar sua atenção, principalmente quando ele não está esperando. O melhor momento para fazer isso é com a fachada de supermercado. Esse é o primeiro passo para fazer com que alguém entre na loja.

Você com certeza pensou muito bem no local de instalação do seu negócio. Agora, é preciso aproveitar a circulação nos arredores para atrair consumidores, convidá-los a conhecer os produtos e criar familiaridade — algo especialmente importante quando se trata de supermercados.

Esse tipo de comércio estabelece uma relação firme com o ambiente. É um lugar que a maioria das pessoas visita mais de uma vez, caso gostem da experiência. Por outro lado, essa também é a razão pela qual é difícil conquistar clientes novos, que possivelmente já são fidelizados com outras lojas.

A concorrência é grande, então não dá para subestimar o uso correto do marketing. Felizmente, há algumas técnicas simples que resolvem a situação e dão à fachada de supermercado o potencial de atrair inúmeras pessoas. Continue lendo para conhecer as principais estratégias e as vantagens de aplicá-las! Mas antes, confira 5 dicas para criar a fachada de supermercado ideal!

Começar a trabalhar no visual merchandising da sua loja significa dar um passo para trás e avaliar alguns alicerces. Mesmo o que parece básico deve ser analisado novamente, pensando de forma particular. Neste caso, veja como os tópicos a seguir se direcionam para a fachada do supermercado e tornam cada orientação mais específica.

1. Observe os concorrentes

O estudo da concorrência é essencial em qualquer estratégia de marketing, seja para entender o que funciona ou descobrir como se diferenciar dos outros. O nome desse processo é benchmarking e você pode usá-lo como inspiração para seu planejamento. Nunca será uma cópia, é claro!

Observe concorrentes de todos os tamanhos, mas foque naqueles que estão mais próximos da sua própria atuação. Circule pela vizinhança e perceba o que outros supermercados estão fazendo, quais parecem atrair mais consumidores e quais não se esforçaram e estão perdendo oportunidades.

Você pode experimentar uma visão de consumidor e ver o que agrada ou não no exterior de diferentes lojas. Anote o que causou interesse, o que capturou sua atenção de primeira e o que você nem teria visto se não estivesse analisando atentamente. Toda informação pode ser útil!

2. Conheça a legislação

Durante o planejamento, não se esqueça de verificar o que é permitido ou não na fachada. Cada prefeitura pode ter diferentes regras para garantir a segurança do público, ou mesmo a padronização dos elementos visuais da cidade.

Procure saber mais sobre o assunto antes de definir materiais, tamanhos, uso de espaço e outros aspectos técnicos. Vale, também, checar as leis sobre propaganda, para a divulgação de ofertas e afins. Previna-se contra multas e evite toda uma reformulação de estratégia no futuro.

3. Use as cores certas

Você conhece a Psicologia das Cores? Essa área de estudo percebe a influência das cores no comportamento humano. Não é difícil entender porquê esse é um assunto de grande relevância para o marketing. Cada tonalidade usada em estratégias visuais tem um poder.


Empresas de todos os setores usam as cores para despertar sensações que vão de acordo com o que elas propõem. Na fachada de supermercado, o que faz mais sentido é criar impulsos de compra, ou seja, um senso de urgência. Sim, é possível fazer isso com as cores certas!

Os tons quentes, principalmente o vermelho, é muito utilizado no ramo alimentício por essa razão. Ele aumenta a impulsividade e a fome, dois fatores que, combinados, resultam no consumo rápido de comida. Não é à toa que vermelho é tão popular em redes de fast food.

Ao construir sua fachada, procure focar em cores similares. Você pode derivar para o laranja e para o amarelo, por exemplo, que além de combinarem com o vermelho, também causam desejo e acolhimento. Explore essas combinações na pintura ou no conjunto de produtos expostos, quando for o caso.

4. Explore elementos visuais

Você precisa de mais do que uma pintura e sua marca para chamar a atenção. Mesmo que tudo esteja organizado e nas cores apropriadas, ofereça outros elementos para captar o olhar de quem passa na calçada. Pense no equivalente de uma pessoa balançando os braços para chamar a atenção.

Cartazes e placas são ótimas ideias para fazer esse papel e ainda transmitir uma mensagem. Explore diferentes formatos e use a criatividade para se diferenciar dos concorrentes e do cenário comum de rua, que costuma ser mais cinzento e neutro. Só tome cuidado para não poluir muito o visual!

5. Invista em promoções

Aumentar as vendas é resultado de um esforço conjunto. As promoções já são conhecidamente eficazes por estimular a compra de diversos itens, mas, neste caso, elas também servirão para atrair novos clientes, além de agradar os que já consomem na loja normalmente.

Cartazes de promoção são fáceis e baratos de fazer, bem como de trocar, para mantê-los sempre atualizados. Se quiser inovar, você pode usar placas de materiais diferenciados, como madeira ou metal, se combinar com a identidade visual do mercado. Só tenha certeza de focar no conteúdo: pesquise e aplique as melhores promoções para agradar o público e não causar problemas financeiros.

As vantagens de uma boa fachada de supermercado

Se você ainda está se perguntando se deve usar essas dicas ou se vale o esforço, conheça algumas das principais vantagens de investir na fachada do seu mercado:

  • o número de clientes aumenta;
  • as vendas crescem;
  • sua loja cria um diferencial competitivo;
  • sua marca é fortalecida com o público.

A partir desses benefícios você consegue conquistar mais consumidores, familiarizá-los com a empresa e melhorar a receita. Se todas as orientações acima forem seguidas corretamente, o resultado mais provável é que seu negócio saia na frente dos concorrentes. Daí para frente, será mais fácil trabalhar a fidelização do público.

Erros comuns na hora de criar uma fachada de supermercado

Além de saber como criar a faixa de supermercado ideal, é importante também ficar atento ao que não deve ser feito. Por isso, a seguir vamos trazer os principais erros que podem ser cometidos e o que você pode fazer para evitá-los.

1. Não atender à legislação

O primeiro erro que pode ser cometido é não atender à legislação vigente. Isso mesmo, você precisa verificar o que a legislação diz a respeito do tamanho das placas permitidas, se é preciso conseguir algum tipo de autorização para a instalação de placas na fachada e até se há algum tipo de taxa para isso.

Em algumas cidades a legislação pode ser bastante rígida e o seu não cumprimento pode resultar em multas e mudanças na fachada do supermercado. E tudo o que você quer são  gastos extras com isso, não é mesmo?

O ideal é entrar em contato com os comerciantes próximos e com a prefeitura para saber exatamente o que pode ou não ser feito e quais os trâmites burocráticos necessários.

2. Poluição visual

A principal função da fachada do supermercado é chamar a atenção do cliente e permitir que ele identifique facilmente onde fica a sua loja. Por isso, inclua apenas um letreiro com o nome do supermercado e com o logo. Não há necessidade de incluir muitas outras informações além disso.

O número de contato pode ser incluído, mas ele não é obrigatório, bem como o site ou as redes sociais do supermercado. Se você incluir muitas informações, visualmente a fachada do supermercado ficará poluída e confusa. O resultado é o efeito contrário ao desejado, chamando a atenção do cliente pelos motivos errados.

Vale a pena ressaltar que em algumas cidades, como é o caso de São Paulo, há uma legislação para diminuir a poluição visual, neste caso, é a Lei Cidade Limpa (Lei nº 14.223, de 26 de setembro de 2006; Decreto nº 47.950, de 5 de dezembro de 2006). Portanto, a poluição visual deixa de ser apenas uma questão de marketing e passa a ser também um problema de legislação.

3. Falta de cuidados

A fachada do supermercado é o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca quando ele chega na loja. Por isso, ela precisa ser bem cuidada para passar a impressão de profissionalismo. Fachadas com a pintura desbotada ou descascando, letreiro luminoso com lâmpadas queimadas ou qualquer outra avaria pode passar uma péssima impressão aos clientes.

Como o desgaste da fachada é algo natural de se acontecer, afinal de contas ela está exposta à luz solar e chuva, você precisa se programar para fazer uma renovação de tempos em tempos. Assim, você consegue ir se programando financeiramente para isso e não terá surpresas.

Vale a pena mencionar que imprevistos podem acontecer, como uma lâmpada queimada ou pichações, e elas devem ser resolvidas o mais rapidamente possível. Por isso, também tenha uma reserva de emergência que possa ser utilizada nesses casos e evitar maiores prejuízos.

4. Não atualizar a fachada

Outro erro bastante comum na fachada do supermercado é a falta de atualização. Vamos supor que o seu supermercado passou por um processo de rebranding. Durante esse processo você quis deixar a sua marca mais moderna e atraente para os clientes. O resultado foi que o logo do supermercado foi atualizado.

Entretanto, se você não fizer essa atualização na fachada, o rebranding terá pouco resultado. Afinal de contas, quando o cliente chegar ao supermercado ele ainda terá o seu primeiro contato com a marca antiga. Aliás, a falta de atualização da fachada pode deixar o cliente confuso. 

Por isso, se você estiver pensando em mudar alguma coisa na identidade visual da sua marca, inclua a atualização da fachada no planejamento. Assim, você não terá nenhuma surpresa durante o processo e nem 

5. Fachada sem personalização

Outro erro comum nas fachadas de supermercado é a falta de personalização. Muitas vezes pela falta de caixa ou mesmo pela inexperiência de gestores e administradores, não há um planejamento estratégico, do ponto de vista de marketing, de como a fachada será feita.

O resultado é uma fachada pouco chamativa e pouco representativa da sua marca. Com tipografias genéricas, sem logo, e cores comuns que são pouco chamativas ou que pouco tem a ver com a mensagem que você quer passar. Tudo isso faz com que o cliente tenha mais dificuldade para se identificar com a marca e, por isso, não considere o seu supermercado como primeira opção de compras.

Dito isso, é fundamental que você dê uma atenção especial à forma como a fachada do supermercado será feita. O ideal é que você contrate um profissional experiente para te ajudar na criação de um logo e de uma identidade visual adequada para a sua empresa. Esses detalhes podem fazer toda a diferença para que o cliente se identifique com a sua marca e no aumento das vendas.

6. Falta de inovação

Para conseguir atrair a atenção do cliente através de uma fachada diferenciada e fazer com que o cliente escolha o seu supermercado e não a concorrência não é uma tarefa fácil. Por isso, é preciso ficar sempre atento tanto ao que o concorrente está fazendo, como às tendências e inovações do mercado. Quer mais dicas de como conseguir inovar e sair na frente da concorrência? Acesse o nosso e-book gratuito Inovação para supermercado: como sair na frente de seus concorrentes?

Na hora de inovar utilize uma iluminação diferenciada, letreiros em materiais diferentes, materiais mais nobres, recursos tecnológicos e, claro, a sua criatividade. É ela que fará com que você consiga se diferenciar e se tornar uma marca única. Por exemplo, você pode fazer uma fachada vertical, ao invés da fachada convencional na horizontal. Ainda, se o seu supermercado possui uma filosofia de venda de produtos orgânicos, você pode optar por materiais como madeira e até mesmo incluir algumas plantas na decoração.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como gerenciar um supermercado? Conheça 10 pontos importantes

Se você chegou até aqui provavelmente já deve ter se perguntado como gerenciar um supermercado. Fazer uma boa gestão é um dos grandes desafios para os donos e gestores de qualquer negócio, afinal de contas, você quer ter um empreendimento de sucesso, certo? Assim como em outras áreas, para conseguir fazer uma boa gestão existem…

Por Nayara Santos em 16.11.2020

Dia do Consumidor no supermercado: 12 dicas para se preparar e vender mais

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma daquelas grandes datas do varejo que o gestor supermercadista pode aproveitar para vender mais. Entretanto, para conseguir realmente ter sucesso neste período, será necessário fazer mais do que simplesmente anunciar ofertas.  Lembre-se que o cliente será bombardeado por ofertas de diferentes lojas do varejo…

Por Nayara Santos em 20.02.2025

Sistema de som para supermercado: veja como montar o ideal

Diversas pesquisas já comprovaram o poder da música em ambientes comerciais. A música consegue influenciar o comportamento das pessoas, provocar sentimentos e emoções, criar estímulos sensoriais, aliviar tensões e até mesmo criar uma identidade sonora para o estabelecimento que a utiliza da forma correta. Dentro de um supermercado a música cria um ambiente agradável e…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

E-commerce no supermercado: veja os principais desafios

O e-commerce no supermercado pode ser uma forma de melhorar as suas vendas. Isso ficou evidente nos últimos anos devido à pandemia pelo novo coronavírus. Com as restrições de movimentação e lojas físicas fechadas, as pessoas passaram a fazer compras online. Inclusive, esse foi o momento em que muitos brasileiros compraram em uma loja virtual.…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Banner de supermercado: aprenda a criar o mais chamativo

O banner de supermercado é muito utilizado para divulgar campanhas promocionais e divulgar preços atrativos para os clientes. Além disso, ele também pode ser uma boa ferramenta para informar aos clientes sobre novos serviços e novas seções no supermercado.  Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso tomar alguns cuidados, afinal de contas, nem sempre…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

10 Tendências para supermercados em 2024

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista. Portanto, se você quiser manter a saúde financeira…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Setores de um supermercado: veja como organizar da maneira correta

 Quais setores você tem no seu supermercado? Eles estão te ajudando a vender mais ou apenas atrapalhando as compras dos clientes? Já parou para analisar com detalhes como está a organização da sua loja? Responder a essas perguntas deveria ser algo comum para todo gestor do setor supermercadista, entretanto, nem sempre é assim. Muito…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Panfleto de propaganda de supermercado: 8 passos para montar o seu

Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais…

Por Nayara Santos em 04.09.2020

Como controlar o vencimento de produtos em supermercados? Descubra aqui

Saber como controlar o vencimento de produtos em um supermercado de forma eficiente é essencial para o bom funcionamento do estabelecimento. E isso não apenas pela segurança alimentar dos seus clientes, mas também para evitar perdas financeiras que possam comprometer o lucro do seu negócio. Afinal de contas, você não vai ter o que fazer…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos