Por Nayara Santos em 12.04.2022

Treinamento Completo e Gratuito para operador de caixa de supermercado!

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Preparar um bom treinamento para operadores de caixa de supermercado é uma tarefa essencial do gestor. Afinal, os operadores são, na grande maioria das vezes, as únicas pessoas com quem o cliente tem contato. 

Ou seja, são poucos minutos para oferecer um bom atendimento e fazer com que o cliente deixe a loja com uma boa impressão. A seguir falaremos brevemente sobre a importância do treinamento para esses profissionais e como você pode deixá-los mais preparados para representar a sua marca. Boa leitura!

Porque ter colaboradores bem treinados?

O bom atendimento no supermercado pode ser um grande diferencial que faz com que o seu cliente continue retornando para realizar outras compras. Por isso, é preciso utilizar cada oportunidade em que o cliente tem contato com os funcionários e torná-los agradáveis.

E isso é justamente o que o operador de caixa de supermercado deve fazer. Afinal, ele é uma das únicas pessoas com a qual o cliente poderá ter contato. Além disso, esse funcionário é que dará uma cara para a sua empresa, portanto, ele precisa ser capaz de representá-la bem.

Como preparar o treinamento dos operadores de caixa do supermercado?

Para ser bem-sucedido, o treinamento do operador de caixa do supermercado deve ser planejado pelo gestor. Isso envolve definir os seguintes pontos:

  • Saber o que é importante: ou seja, definir tudo o que o operador deve aprender, para realizar um bom atendimento e desempenhar bem a sua função;
  • Quem irá ministrar o treinamento: serão supervisores mais experientes ou profissionais terceirizados especializados no assunto que será tratado;
  • Onde o treinamento será realizado: pode ser no próprio supermercado ou em outras instituições;
  • Avaliação do treinamento: pode por provas ou pela participação do funcionário ao longo do treinamento;
  • Feedback dos operadores: após o treinamento dos operadores de caixa é importante ouvir a opinião deles sobre a experiência e saber se ela realmente foi efetiva e útil para eles aprenderem algo. Assim, você pode melhorar os próximos treinamentos.

Treinamento do operador de caixa

Vale a pena ressaltar alguns pontos que devem ser abordados durante o treinamento dos novos operadores de caixa, ou seja, aqueles profissionais que estão chegando agora no supermercado:

  • Familiarização com o funcionamento da empresa;
  • Conhecer o sistema do caixa;
  • Conhecer os produtos vendidos;
  • Orientações de cuidados com a própria saúde;
  • Procedimentos de segurança;
  • Técnicas de bom atendimento;
  • Como proceder em cada tipo de pagamento;

Reciclagem para operadores de caixa

Manter os operadores de caixa mais antigos atualizados e lembrar alguns conceitos aprendidos é importantíssimo para que você tenha uma alta produtividade e garanta que os seus clientes sejam bem atendidos.

Por isso, assim como o treinamento, o planejamento da reciclagem para operadores de caixa do supermercado também é essencial. Essa reciclagem deve ser feita regularmente e abordar os temas mais importantes ou novas demandas que surgirem.

Quer conhecer em detalhes como planejar um treinamento completo para os seus operadores de caixa? Então clique aqui e faça o download gratuito do nosso e-book. Lá a gente te conta tudo o que você precisa saber!

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Frente de loja de supermercado: 7 dicas para aumentar as vendas

A frente de loja de supermercado é uma das últimas etapas da jornada de compras do cliente, por isso, ela deve receber uma atenção especial para que o cliente deixe a sua loja com uma boa impressão. Apesar disso, poucos gestores e donos de supermercado investem nesta área do ponto de vendas (PDV). Acredite, se…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Categoria de produtos de supermercado: veja como gerenciar

A organização por categoria de produtos no supermercado auxilia tanto os gestores quanto os funcionários a tornarem a experiência de compra do cliente melhor. Desta forma, é possível monitorar de perto quais são os produtos mais procurados pelos consumidores que frequentam o seu supermercado. Com essa informação em mãos é possível tomar melhores decisões gerenciais…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Repositor de supermercado: entenda o que é, o que faz e sua importância

Um dos cargos essenciais para manter o seu supermercado funcionando é o de repositor. Isso porque, esse é o profissional responsável por manter as prateleiras sempre cheias e organizadas. Por isso, a contratação dos funcionários para essa função deve ser criteriosa, bem como o treinamento deles. Dito isso, é natural que o gestor de supermercado…

Por Nayara Santos em 20.01.2023

Treinamento para operador de caixa de supermercado: veja como fazer em 8 passos

 Qual o tipo de treinamento para operador de caixa você tem oferecido no seu supermercado? Ou melhor, os seus operadores possuem um treinamento específico para atendimento ao cliente? Ou esse treinamento é focado apenas em conhecer os produtos e saber operar o sistema utilizado? Se você não possui um programa de treinamento para os…

Por Nayara Santos em 22.11.2022

Como montar seções de supermercado: confira um guia completo

Você, gestor do setor supermercadista, já parou para pensar sobre a importância de montar seções de supermercado? Ou mesmo em como fazer isso? Será que existe uma forma ideal para isso? Bom, provavelmente se chegou até aqui é porque está interessado em saber mais sobre o assunto e é justamente isso que faremos. Manter o…

Por Nayara Santos em 06.04.2023

Autoatendimento em supermercado: entenda como funciona e seus benefícios

O autoatendimento em supermercado promete fazer parte do futuro dos consumidores brasileiros. Essa tendência tecnológica já é muito comum no exterior e no Brasil ela já vem ganhando espaço a cada dia e caindo no gosto dos clientes do varejo. Afinal de contas, quem não gosta de se sentir independente e antenado às novas tecnologias?…

Por Nayara Santos em 08.08.2022

Supermercado no final de ano: 12 dicas para se preparar para as festas

Conseguir aproveitar o final de ano no supermercado é questão de planejamento para preparar as campanhas certas. Já que esse é um período em que os consumidores possuem mais dinheiro, muitas confraternizações acontecem e você pode conseguir influenciar o comportamento do consumidor e aumentar as suas vendas. Sem falar que, o Natal e o ano…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Atacarejo supermercado: descubra o que é e como funciona

O supermercado atacarejo é uma excelente alternativa de negócio neste ramo do varejo. Isso porque, ele consegue atender não apenas o consumidor que adquire pequenas quantidades de produtos. Como também os pequenos e médios comerciantes, que compram uma quantidade maior de produtos no supermercado. Ficou interessado por esse modelo de negócio? Então você está no…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Vinheta de Supermercado: aprenda como fazer em 5 passos

Ter uma vinheta de supermercado te ajuda a passar a imagem de profissionalismo e a reforçar a imagem da sua marca. Uma vinheta bem elaborada te ajuda a trazer o cliente para mais perto da sua marca e o auxilia a lembrar dela. Provavelmente você já entendeu a importância da vinheta para o seu supermercado,…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos