Por Nayara Santos em 09.10.2023

Confira as 8 tendências para supermercados em 2024!

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Se você chegou até este artigo em busca das tendências para supermercado em 2024, então você veio ao lugar certo. Conhecer quais serão as tendências para o ano que se inicia é essencial para que você consiga sair na frente da concorrência e atender às demandas dos clientes. 

Sem falar que, o simples fato de conseguir acompanhar todas as novidades do setor, pode deixar o seu supermercado mais atrativo para os consumidores, principalmente no que diz respeito a tecnologia. As novidades e tendências nessa área são muitas e conseguir oferecê-las logo no início do ano, mostra o quanto antenado o seu supermercado está.

Ainda, é preciso levar em consideração a imagem que o seu supermercado construiu perante os outros players do setor, que passarão a ver a sua empresa com outros olhos. Por isso, a seguir apresentaremos uma lista com as principais tendências para supermercados que vieram para revolucionar o mercado em 2024. Confira!

Tendências para supermercados em 2024

Veja a seguir quais as tendências para 2024 que podem fazer a diferença para o seu supermercado e torná-lo o preferido dos clientes:

1. Marketing sensorial

Conseguir oferecer uma boa experiência de compras para o cliente é uma tendência que nunca sai de moda. Isso acontece porque as pessoas gostam de estar em um ambiente agradável e receber um bom atendimento, não importa em qual loja do varejo elas estejam.

Em termos de atendimento, claro que você precisa ter uma equipe competente e bem treinada. O que pode ser facilmente alcançado com treinamento e com uma boa triagem durante a contratação. 

Já, para melhorar o ambiente, o marketing sensorial é a ferramenta ideal. Com ele você consegue implementar elementos que estimulem sutilmente os sentidos dos consumidores, tornando a loja mais acolhedora e agradável. Isso pode ser feito com:

  • Rádio personalizada: com a playlist certa você consegue deixar os clientes mais à vontade, permitindo que ele se identifique com a sua marca. Além disso, ainda permite que você faça anúncios personalizados entre as músicas, aumentando as vendas e melhorando a comunicação com o cliente;
  • Degustação: perfeita para oferecer ao consumidor produtos preparados na sua loja, além disso, a degustação deixa o consumidor mais aberto a experimentar novos produtos e marcas, aumentando as suas vendas;
  • Organização e limpeza da loja: ficar em um ambiente bagunçado e sujo é algo que faz com que as pessoas queiram ir embora rapidamente. Por isso, fique atento à organização das prateleiras e limpeza dos corredores.

Ficou interessado em começar 2024 com o pé direito e oferecer um ambiente único para os seus clientes? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

2. Tecnologia para facilitar a jornada de compras do cliente

O uso da tecnologia está crescendo no varejo e atualmente não dá mais para ficar de fora, principalmente se você for dono de um supermercado. Com tantos produtos diferentes, controlar o estoque e garantir um bom controle de caixa é praticamente impossível sem o uso da tecnologia.


Entretanto, ela pode ser aplicada em muitos outros pontos processos do supermercado. Por exemplo, você pode utilizar a inteligência artificial para analisar os dados da sua loja, já que eles conseguem identificar padrões de comportamento mais facilmente do que análises convencionais.

Assim, fica mais fácil de entender quais os produtos os clientes mais procuram, com qual frequência as compras são realizadas, quais os itens mais produtos em diferentes períodos. Desta forma, você consegue preparar um programa de fidelidades que sejam realmente interesse para os consumidores. Já que será possível fazer ofertas personalizadas e sob medida para cada cliente.

Outra possibilidade que a tecnologia traz é mostrar para o cliente qual é o saldo do produto enquanto ele está fazendo as compras online. Assim, o cliente saberá se precisa escolher um produto similar, ou se prefere esperar para que o item esteja disponível. Desta forma, você evita surpresas na hora da entrega das compras.

Não poderíamos deixar de falar sobre o uso da inteligência artificial (IA) no supermercado. Essa ferramenta pode te ajudar a personalizar a experiência de compra e a facilitar a gestão do estabelecimento como um todo. 

Isso porque com a IA, é possível analisar o comportamento dos clientes, identificando padrões e preferências que podem resultar na criação de ofertas exclusivas e personalizadas. Ou seja, você estará aumentando a fidelização do cliente e incentivando-o a aproveitar promoções direcionadas.

Além disso, a IA também desempenha um papel essencial no planejamento do estoque do supermercado. A análise de dados pode ajudar na previsão de demanda, garantindo que os produtos certos estejam disponíveis quando necessário. Dessa forma, a IA se torna uma ferramenta valiosa para aprimorar a experiência do cliente e otimizar a gestão de estoque no varejo de supermercados.

3. Experiência de compras híbrida

Você já sabe que as vendas online aumentaram bastante nos últimos dois anos, mas com a reabertura do comércio, ficou evidente que a experiência nas lojas físicas ainda era relevante para os consumidores. Soma-se a isso a tendência para o varejo em 2024 em oferecer aos clientes uma experiência híbrida e você precisará prestar atenção nesses dois canais de vendas.

Primeiramente, se você ainda não tem um e-commerce, chegou o momento de mudar isso e abrir uma loja virtual do seu supermercado. Segundo, porque é importante oferecer para o consumidor uma experiência de compras tão boa quanto a que ele teria na loja. Por exemplo, com facilidade para encontrar o que busca, separação de produtos por setores, produtos em promoção em destaque e assim por diante.

Ainda, você pode apostar na experiência omnichannel, em que o cliente faz as compras online e retira na loja, e vice-versa. Neste caso, o consumidor tem a possibilidade de escolher como ele quer se relacionar com o supermercado em cada uma das etapas da jornada de compras.

4. Especialização em micro nichos

No setor supermercadista a concorrência é grande e qualquer ação diferente que você faça pode te ajudar a se destacar. Por isso, se você escolher um nicho para se especializar, poderá atrair a atenção dos consumidores. 

Por exemplo, você pode escolher o nicho de alimentação saudável e oferecer uma boa diversidade de produtos orgânicos, menos processados, sem glúten, sem lactose, vegetarianos, veganos e assim por diante. Inclusive, essa tem sido uma tendência no setor alimentício, não apenas para 2024, e oferecer produtos para atender esse público poderá trazer um bom potencial competitivo para o seu supermercado.

5. Venda de refeições prontas

Outra tendência para supermercado em 2024 é oferecer refeições prontas. Isso não significa que você precisa ter um restaurante ou vender pratos feitos, mas pode sim oferecer os itens separadamente. Por exemplo, pequenos potes com arroz, feijão, salada, diferentes preparos de carne, e assim por diante.

Muitos consumidores preferem comprar a comprar refeições prontas do que prepará-las, e você poderá apostar nessa tendência para conseguir aumentar o movimento da sua loja e vender mais. Sem falar que, se o supermercado estiver localizado próximo a empresas, então uma boa clientela já estará garantida.

6. Responsabilidade ambiental

A última tendência que vamos tratar neste artigo é a responsabilidade ambiental. Se antes de 2024 ela já era importante, no próximo ano ela virá com força total. Entretanto, é preciso ter cuidado para não ficar apenas na propaganda, já que os consumidores estão cada vez mais antenados e perceberão se você estiver apenas falando, sem fazer nada.

Neste caso, incentive o uso de sacolas retornáveis, ofereça local para coleta de materiais recicláveis, faça parcerias com ONGs para recolher esse material, distribua o seu jornal de ofertas na forma digital. Outra ação que geralmente agradam muito aos clientes que possuem essa preocupação são as sacolas reutilizáveis para o hortifrúti.

Desta forma, você estará eliminando o excesso de plástico gerado pelo supermercado. Lembre-se, os consumidores que acreditam que a responsabilidade ambiental é algo importante, serão atraídos pelas suas iniciativas e passarão a comprar na sua loja. Afinal, você poderá ter um diferencial que ninguém na concorrência tem.

7. Comunicação com os clientes

Conseguir se comunicar com os clientes de forma eficaz é essencial para ter sucesso em qualquer ramo do varejo. Entretanto, nem sempre essa área recebe a devida atenção, afinal, cada detalhe importante para conseguir conversar com o seu cliente de forma eficaz.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é a necessidade de conhecer o público com quem você deseja se comunicar. Isso permitirá que você use o tom de voz e as referências certas. Ou seja, você aumentará as chances do consumidor prestar atenção na sua mensagem e ir até uma loja.

Redes sociais

Uma excelente ferramenta para isso são as redes sociais, já que elas proporcionam uma proximidade com os usuários que não é possível com outras plataformas de comunicação. Afinal, você pode interagir com eles, respondendo a comentários, repostando stories e publicações, fazendo pesquisas, dentre outros.

Inclusive, essa é uma excelente forma de entender como os clientes reagem às ações do supermercado e até mesmo aumentar o engajamento com promoções. Mas, se o seu objetivo for aumentar as vendas do supermercado, as redes podem não ser a melhor ferramenta, já que é preciso conseguir direcionar o cliente para o site ou convencê-lo a ir até a sua loja.

Rádio indoor

Neste caso, a melhor opção para se comunicar de forma efetiva com o cliente é com os anúncios na rádio indoor. Falamos brevemente sobre isso anteriormente, entretanto precisamos dar mais detalhes sobre essa estratégia.

Os anúncios são veiculados entre as músicas da rádio e eles podem trazer informações de ofertas, novidades do supermercado, vantagens que apenas os clientes do clube de vantagens têm, dentre outros. Mas, como esse é um dos momentos de compras mais decisivos, é onde o cliente escolhe o que vai levar para casa e o que fica.

Os anúncios são uma forma de influenciá-lo a comprar determinados itens. Por exemplo, ele havia esquecido de colocar açúcar na lista de compras. Ao escutar o anúncio, ele se lembrará que também precisa comprar esse item e irá até o setor. Ou então, ele pode escutar que alguns itens do hortifrúti estão em promoção e, mesmo não estando na lista de compras, ele pode decidir apenas aproveitar o bom preço.

Quer uma boa notícia com relação a essa estratégia? É com a Listenx, uma ferramenta de marketing completa, que vai ajudar o seu supermercado a vender mais. Com ela, você poderá gravar os anúncios com o auxílio de um locutor virtual e veiculá-lo imediatamente na loja.

Portanto, não vai precisar esperar pelos anúncios, podendo criar promoções relâmpago facilmente e conforme o movimento da loja e resposta dos clientes. Achou interessante? Então vá ao final deste anúncio e confira como solicitar o seu teste gratuito.

8. Investir em marketing digital

Marcar presença no ambiente virtual tem sido uma tendência nos últimos anos, mas nunca é demais falarmos sobre isso. Afinal, por maior que seja a importância disso, os conteúdos disponíveis em muitos sites ainda deixa a desejar,

Com o número de pessoas realizando pesquisas online crescendo, é essencial garantir que o seu site fique bem posicionado nos mecanismos de busca. Mas, mais do que isso, ele precisa conseguir um bom ranqueamento para as palavras-chave certas.

Assim, não há mais espaço para desculpas quanto à ausência em redes sociais, a falta de um site ou até mesmo de um aplicativo. Ter uma estratégia de marketing digital é essencial para qualquer estabelecimento no varejo.

Além disso, existem maneiras de fazer isso sem grandes despesas. Por exemplo, cadastre seu estabelecimento no Google Meu Negócio, para que ele seja exibido no mapa quando alguém procurar por supermercados. Incentive os clientes a deixarem avaliações e fotos, fornecendo informações úteis antes de sua visita.

Manter uma presença nas redes sociais é igualmente importante e já falamos sobre isso anteriormente. Os blogs também são uma ferramenta valiosa, permitindo a publicação de textos, vídeos e imagens detalhadas. 

Ao otimizar o conteúdo para mecanismos de busca (SEO), você aumenta a visibilidade de seu site e fortalece sua autoridade no assunto. Isso faz com que os clientes lembrem de seu supermercado quando precisarem de produtos, construindo uma relação de confiança e fidelidade.

E então, qual dessas tendências você vai colocar em prática no seu supermercado? Ainda não sabe qual escolher? Quer mais dicas de como fazer o seu supermercado se destacar? Então confira o nosso guia completo Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.

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A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

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