Por Nayara Santos em 11.08.2023

Produtos mais vendidos no Natal em supermercados: veja quais são

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Se você é um gestor de supermercados, então conhecer quais são os produtos mais vendidos no Natal é fundamental para conseguir se preparar para uma das datas mais importantes do varejo. Já que isso te ajudará a saber quais são os produtos que mais fazem sucesso entre os consumidores e a planejar as campanhas de Natal.

Afinal de contas, além de se preocupar com a decoração e com o treinamento de funcionários, é imprescindível que você seja capaz de atender a demanda dos seus clientes. Mas, para isso, é preciso fazer uma análise detalhada do histórico de vendas da sua loja e entender qual é o comportamento dos clientes que frequentam o seu supermercado.

Apesar de haver algumas mudanças de loja para loja, alguns itens são realmente muito populares durante o Natal. E para te ajudar a se preparar, elaboramos esse artigo, com os produtos que são mais procurados nesta época do ano. Além disso, como cada estabelecimento pode ter as suas particularidades, também vamos te ensinar a analisar o seu histórico de vendas e a entender quais produtos são mais importantes para o seu supermercado. Continue a leitura e alcance o sucesso neste final de ano!

Produtos mais vendidos no Natal em supermercados

O planejamento e a gestão de estoque nesse período são fundamentais, por isso, daremos algumas dicas a respeito disso ao longo deste artigo. Entretanto, primeiro é importante que você conheça quais são os produtos que os clientes mais compram para a celebração natalina.

Vale lembrar que, geralmente, os produtos mais vendidos no Natal em supermercados estão ligados ao preparo da ceia, incluindo tanto alimentos quanto bebidas. Mas, podemos também incluir artigos de decoração tanto para as mesas como para as casas.

Entretanto, esse é um período com muitas confraternizações, seja no ambiente de trabalho, entre familiares ou entre amigos. Por isso, outros produtos, que não apenas aqueles voltados para o preparo da ceia, também são populares. Nesta lista podemos mencionar bebidas, chocolates, petiscos, frios, dentre outros.

É preciso dizer que esses são apenas alguns dados nos quais você pode se basear para se planejar para o Natal no supermercado. E, isso pode ser feito, sem que você precise incluir itens novos na sua lista de produtos já comercializados. 

Itens alimentícios

Dentre os produtos alimentícios, os mais procurados são os panetones, carne bovina, frango congelado e carne suína. Além disso, é importante mencionar que os itens utilizados para o preparo de pratos também devem fazer parte do seu planejamento.


Muitas pessoas preparam farofa com bacon e azeitonas, ou então fazem sobremesas com banana, ou ainda servem o pernil com abacaxi. Outras famílias gostam muito de fazer salada de maionese, que leva batata, vagem e cenoura. O arroz com uva-passa, apesar de levantar muita controvérsia, ainda faz parte do menu em muitas casas. Portanto, ter esses itens em estoque é fundamental.

Além disso, não podemos esquecer das sobremesas. Dentre os itens mais comuns para o preparo delas estão: ovos, leite, farinha, fermento, açúcar, leite condensado, creme de leite, chocolate e polpa de frutas. Outro ponto forte da ceia de Natal são as frutas, dentre as mais procuradas estão: abacaxi, romã, pêssego e uvas.

Bebidas

Como essa é uma data de festa e celebração para as famílias, as bebidas não podem faltar. Por isso, ofereça uma boa diversidade desses produtos, e não importa se são alcoólicas ou não. Por isso, é preciso que você tenha uma certa diversidade de vinhos, espumantes, refrigerantes e cervejas. Ainda, o ideal é que você tenha pelo menos uma ou duas opções de bebidas não alcoólicas, como cerveja sem álcool. 

Ainda, é preciso dizer que muitas pessoas preferem os sucos, por isso eles também fazem parte da nossa lista de produtos mais procurados no Natal no supermercado. E, para ajudar a aumentar as vendas neste período, você pode promover degustações de sucos de diferentes marcas e sabores, assim você conseguirá incentivar e tentar convencer os seus clientes a comprarem os itens ofertados.

Itens para decoração

Os supermercados menores provavelmente não vendem produtos como árvores-de-natal, pisca-pisca, guirlandas, dentre outros. Entretanto, se no seu estabelecimento você tiver a oportunidade de comercializar esses produtos, você não perderá vendas. Afinal, muitas pessoas procuram por esses itens também nos supermercados.

Se você vender esses produtos no seu supermercado, então eles merecem um certo destaque na hora de preparar a decoração da loja. Além disso, você também pode ser criativo, e oferecer guardanapos temáticos ou toalhas de mesa, por exemplo. Assim, mesmo que não ofereça outros itens, você estará dando ao cliente opções para decoração de Natal.

Brinquedos

Nem todos os supermercados vendem brinquedos, mas, aqueles que vendem, devem aproveitar o Natal para aumentar as vendas. Isso significa colocar alguns produtos em destaque, fazer promoções e atrair o cliente para os corredores onde eles estão expostos.

Dentre os brinquedos que mais fazem sucesso podemos citar: carrinhos do Hot Wheels, brinquedos educativos (com letras, formas e numerais), brinquedos de montagem (como é o caso do Lego), jogos de tabuleiros, bonecas, kits de pintura e massas de modelar. Mas, é preciso ficar atento aos brinquedos do momento, afinal, muitas crianças vão pedi-los para o Papai Noel e, se você conseguir atender essa demanda, as vendas serão garantidas.

Perfumes e cosméticos

Os cuidados com saúde, beleza e bem-estar são parte essencial na rotina de muitos consumidores brasileiros. E, se antes essa rotina era exclusividade de mulheres entre os 20 e os 40 anos, hoje em dia ela é praticamente universal. Ou seja, homens, mulheres de todas as idades e idosos têm uma preocupação maior com isso.

Não é à toa que o mercado de perfumes e cosméticos tenha começado a oferecer produtos para atender aos mais variados públicos. E, como estamos falando de Natal, esse é o momento perfeito para dar algo desse setor de presente. Por isso, dentre os produtos mais procurados podemos citar: hidratantes, sabonete,s loções pós-barba e perfumes

Aqui vale uma dica importante, se você quiser atender a esse público o ideal é oferecer algo que vai além do comum. Afinal, os produtos mais comuns que os consumidores podem comprar e consumidor no dia-a-dia. Por isso, invista em alguns itens diferentes, de outras marcas e até mesmo importado (se você tiver público para isso.)

Produtos pet

Hoje em dia é possível encontrar produtos pet em praticamente qualquer supermercado, mesmo nos mercadinhos de bairro. Isso se deve não apenas ao aumento no número de pessoas que possuem um animalzinho de estimação em casa, mas porque os donos se preocupam em cuidar deles da melhor forma.

Sem falar que, o mercado pet brasileiro é um dos maiores do mundo. Por isso, aproveite essas características do mercado brasileiro e ofereça alguns produtos pet temáticos. Sem dúvida alguma petiscos, bifinhos e ossos farão um grande sucesso entre os seus clientes.

Embalagens para presente

Quando falamos em produtos mais vendidos no supermercado durante o Natal, é comum pensar em diversos alimentos e bebidas. Entretanto, muitos desses itens podem ser adquiridos para presentear pessoas. Sem falar que, nos supermercado também são vendidos brinquedos e itens para casa que também podem ser dados de presente.

Então, porque não facilitar as compras dos seus clientes e oferecer também embalagens e papéis de presente? Desta forma, mesmo que o cliente não compre um presente na sua loja, caso você tenha uma boa diversidade de embalagens, ele poderá comprá-las com você.

Sem falar que, ao oferecer embalagens para presentes, você mostra que o supermercado está atento às necessidades dos consumidores e se preocupa em proporcionar uma experiência completa. Além disso, a possibilidade de adquirir as embalagens na própria loja poupa tempo e esforço dos clientes, tornando a jornada de compras mais conveniente.

Como falamos, é importante ter embalagens para diferentes tipos de presentes, como caixas, sacolas, papel de presente, fitas e cartões, para atender às diversas preferências dos clientes. Embalagens criativas e personalizadas também podem agregar valor aos presentes, tornando-os ainda mais especiais para quem recebe.

Conheça os produtos mais importantes para o seu negócio

Nem todos os supermercados são iguais, podendo haver particularidades e diferenças de quais são os produtos mais vendidos no seu estabelecimento e no mercado do bairro próximo ao seu.

Para conhecer quais são os produtos mais importantes para o seu negócio você pode utilizar diferentes relatórios gerenciais. Através deles será possível fazer um levantamento dos produtos mais vendidos durante o período em anos anteriores. Se você tiver um software de gerenciamento, essa  tarefa vai ficar muito mais fácil.

Outro relatório gerencial que poderá te ajudar a entender quais os produtos mais importantes para o seu supermercado é a curva abc. Segundo a teoria por trás desta curva, cerca de 80% dos seus lucros são provenientes de 20% dos produtos que você vende. Você pode então utilizar os dados das vendas do período de Natal dos anos anteriores para conhecer quais são os produtos mais vendidos.

Essa informação é importantíssima, já que ela permitirá que você crie estratégias e ações de marketing que sejam voltadas para esses produtos. Além de atrair mais clientes para o seu supermercado, você ainda terá grandes chances de conseguir aumentar as suas vendas e o ticket médio da loja.

Estoque: a atenção deve ser redobrada

Não adianta nada ter conhecimento de quais são os produtos mais vendidos no Natal em supermercado se você não tiver uma boa gestão de estoque implantada. E, se esse é um dos pontos mais críticos de qualquer supermercado, no Natal a atenção dada a esse processo deve ser redobrada.

É importante lembrar que o período de Natal é quando as vendas aumentam consideravelmente em poucos dias. Muitas pessoas saem de férias, vão viajar para passar Natal e a virada de ano em algum lugar e aproveitam para fazer as compras para as duas datas. Ou mesmo fazem as compras maiores para não precisar se preocupar com idas ao supermercado durante o feriado.

Dito isso, é evidente que você precisa ter uma quantidade de produtos que seja suficiente para atender essa demanda, mais alta que o normal. Vale a pena dizer também que, nesse período, você pode ter problemas com prazos de entrega ou disponibilidade de produtos nos fornecedores.

Por isso, é fundamental ter ciência de quais são os produtos mais vendidos no Natal. Já que isso permitirá que você faça um bom planejamento de estoque, até mesmo comprando itens que não sejam perecíveis com maior antecedência. Isso, por si só, já fará uma grande diferença e te deixará mais tranquilo para pensar em outras estratégias de marketing para fazer o seu negócio deslanchar.

Melhore a experiência do cliente e aumente as suas vendas no Natal

Ter os produtos certos para conseguir vender mais no Natal no seu supermercado é essencial. Entretanto, o sucesso nas vendas vai muito além disso, já que os clientes querem não apenas produtos baratos, mas também ter uma experiência de compras diferenciada

Diferentes ações de marketing sensorial e de marketing de experiência podem fazer toda a diferença no momento das compras. Confira a seguir quais são e como se destacar com elas.

Decoração

O segredo para conseguir fidelizar os consumidores e aumentar as vendas está nos detalhes. Muitas vezes pequenos gestos ou ações podem fazer toda a diferença e te ajudar a alcançar os objetivos que você tem para o seu negócio.

Uma forma de conseguir fazer isso é despertando algum tipo de emoção nos consumidores. Afinal, se você conseguir associar os momentos do dia a dia com alguma emoção, as chances de conseguir fazer o cliente se lembrar de você posteriormente serão muito maiores.

Uma das formas de fazer isso é oferecer uma experiência de compras imersiva. No Natal, isso fica um pouco mais fácil, porque essa pode ser uma data que traz muitas memórias e bons momentos para as pessoas. Por exemplo, ofereça a possibilidade dos clientes deixarem uma mensagem na árvore de Natal. Esse pode não ser o principal motivo da pessoa ir fazer compras, mas sem dúvida alguma será lembrado por quem esteve no seu supermercado, deixou a sua mensagem ou apenas parou para conferir o que os outros estavam escrevendo.

Portanto, se quiser agradar aos clientes, a primeira coisa que você deverá fazer é planejar como será a decoração de Natal do supermercado. Lembrando que ela deve começar na fachada da loja, indicando que ali o consumidor encontrará os produtos certos para a sua ceia de Natal.

Em seguida, o espaço interno deverá ser preparado para receber o cliente. Por exemplo, poderá colocar guirlandas nos corredores e caixas, os operadores de caixa e repositores podem usar gorros de Papai Noel, os cartazes da loja podem ser em formato de bola da árvore de Natal, dentre outros.

Não sabe como preparar os cartazes de supermercado ideias para a sua loja? Então confira o nosso e-book Cartaz de supermercado: pare de divulgar suas ofertas assim e entenda o porquê! Lá você encontra todas as dicas necessárias!

Playlist natalina personalizada

O próximo passo para melhorar a experiência de compras do consumidor é a trilha sonora que será reproduzida no supermercado durante o período de compras natalinas. A audição é um dos primeiros sentidos que são desenvolvidos quando a criança ainda está em formação, por isso, ele é tão importante para os seres humanos.

Basta lembrar de alguns momentos que estão gravados na sua memória e que podem ser facilmente resgatados com apenas uma música. Seja uma festa com os amigos, a música do casamento, ou daquela viagem inesquecível que você fez. 

A boa notícia é que essa memória também pode ser ativada durante as compras. Ou seja, você, varejista, pode utilizar a música a seu favor e despertar emoções e sentimentos nos clientes, aumentando as chances dele se lembrar do seu estabelecimento. E, o Natal é uma das melhores épocas para isso.

Estudos mostram que quando o cliente gosta de música reproduzida na loja, 35% aumentam o tempo de permanência no estabelecimento. Além disso, 96% dos clientes afirmam que se lembram da marca quando a música combina com ele. Ou ainda,  14% dos consumidores irá comprar mais. Impressionante não é mesmo? Mas isso não é tudo, aqui nós te contamos tudo sobre como a música pode influenciar a sua loja.

Aproveite toda a emoção que o Natal pode trazer e invista em uma trilha sonora diferenciada para o supermercado. Você pode criar uma playlist natalina, com músicas conhecidas e relacionadas com a data. Isso proporcionará ao cliente um ambiente imersivo, cheio de referências à data bastante aguardada por muitas pessoas. Quer saber mais sobre como ter uma playlist natalina no seu supermercado? Então clique aqui e confira a nossa seleção.

Degustação de produtos

A degustação de produtos no supermercado durante o Natal também é uma estratégia interessante que ajuda a incentivar o consumidor no momento das compras. Primeiramente, isso acontece porque 70% das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está na loja. Portanto, qualquer coisa que possa incentivá-lo positivamente neste momento, poderá te trazer vantagens. 

Segundo, porque ao oferecer a oportunidade de experimentar um produto antes de comprá-lo, o cliente tem a chance de saber se aquele produto atende às suas necessidades ou não. Desta forma, você permite ao cliente vivenciar uma experiência sensorial, que pode despertar o desejo de adquirir o item em questão.

Essa estratégia é especialmente eficaz para produtos sazonais ou gourmet, pois permite que o cliente conheça novidades e sabores diferentes. Ao provar algo novo e saboroso, o consumidor se sente mais seguro em investir na compra daquele item, pois já teve uma prévia do que está adquirindo.

Terceiro, porque a degustação pode abrir portas para que o cliente experimente produtos que normalmente não compraria, ampliando o leque de opções e aumentando o ticket médio da compra. Sem falar que, quando o cliente fica aberto a experimentar novos produtos, ele poderá se surpreender positivamente e se tornar um cliente fiel, retornando ao supermercado para adquirir os itens que experimentou.

Ofereça experiências interativas para os clientes

Essa é mais uma maneira de oferecer experiências de compras diferenciadas para os consumidores. Já que ao preparar experiências interativas você estará tornar as suas visitas ao supermercado mais interessantes, agradáveis e até mesmo memoráveis. 

Existem diferentes formas de se fazer isso, e uma delas nós acabamos de mencionar, que é a degustação de produtos. Mas, ela não é a única, por isso trazer aqui algumas opções de experiências que você poderá se planejar para oferecer aos seus clientes:

  • Workshops temáticos: que tal preparar um workshop temático para o Natal? Por exemplo, aulas de culinária com receitas de Natal ou demonstrações de como fazer arranjos florais para as festas. Essas experiências educativas podem atrair a atenção dos clientes e criar um vínculo com a marca. Para aumentar as vendas, o ideal é que a participação nessas experiências esteja associada com as compras no supermercado;
  • Conselhos do chef: o preparo de receitas sempre tem algum detalhe que pode fazer com que o sabor do prato seja completamente diferente. Então ofereça aos seus clientes a possibilidade de ouvir conselhos e dicas de chefs locais ou especialistas em gastronomia. Eles também podem dar dicas de como fazer a harmonização de vinhos, dentre outros;
  • Áreas de entretenimento para crianças: criar espaços dedicados para as crianças se divertirem enquanto os pais fazem as compras pode ser bastante interessante. Essa área pode ter brinquedos, jogos ou atividades temáticas de Natal. Isso permite que os pais tenham mais tranquilidade para fazer as compras e cria um ambiente acolhedor para as famílias. Apenas se certifique de que o local é seguro e que as crianças sejam supervisionadas o tempo todo;
  • Realidade aumentada e QR codes: que tal investir em tecnologia e tornar as compras mais interessantes? Para isso, você poderá utilizar a realidade aumentada e QR codes para oferecer aos clientes informações adicionais sobre os produtos, receitas, dicas de uso e promoções especiais.

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