Por Nayara Santos em 28.11.2022

Placas de Supermercado: 7 cuidados ao criar uma

Por Nayara Santos em 28.11.2022

As placas de supermercado são uma das primeiras e últimas coisas que os clientes veem quando visitam um estabelecimento. Podendo ser utilizada não apenas para direcionar o fluxo de pessoas em sua loja, mas também para divulgar as promoções e novidades do supermercado.

E, por mais que essa pareça ser uma estratégia ultrapassada, nada poderia estar mais errado. Isso porque, muitos supermercados e outras lojas do varejo ainda utilizam as placas e os cartazes nas suas estratégias de marketing. Ou seja, essa é uma técnica que funciona e que, portanto, você não pode deixar de aplicar na sua loja.

Justamente pensando nisso, preparamos esse artigo com as informações que você precisa para preparar as placas de supermercado para atrair clientes e direcioná-los pela sua loja de maneira eficiente e lucrativa. Continue a leitura e descubra como fazer isso de forma efetiva. Conheça a seguir as melhores dicas!

A importância de contar com placas de supermercado visualmente chamativas

Um dos maiores erros nos supermercados são a falta de sinalização, personalidade e a mensagem confusa que costumam transmitir aos clientes. Assim como um título de e-mail ou uma manchete de revista, uma boa sinalização de supermercado deve provocar uma reação rápida no cliente. O que pode ser decidir entrar na loja, ser convencido a levar um determinado produto ou conferir uma oferta. Tudo isso é importante para o sucesso de do supermercado.

As placas de supermercado são a ferramenta perfeita para isso e ainda oferecem aos varejistas uma oportunidade de informar os clientes sobre itens novos, sazonais ou em destaque. O uso de sinalização persuasiva permite que as marcas se comuniquem mais efetivamente. De fato, esses anúncios podem transformar um produto comum em uma “joia escondida” popular.

A criação e o uso de boas mensagens também pode criar um valor percebido mais alto para os produtos, resultando no aumento do reconhecimento da marca e na melhora das vendas do supermercado. Sem falar que, com uma boa sinalização, até a experiência de compras do cliente melhora, podendo ainda aumentar a lealdade do cliente com a sua marca

7 Dicas para criar placas de supermercado

Agora que você já sabe o porquê de investir em placas no supermercado, chegou o momento de entender como elas devem ser criadas. Abaixo você confere algumas dicas que irão guiá-lo neste processo.

1. Escolha as informações que devem estar na placa do supermercado

Obviamente, os clientes precisam ler seu anúncio para que ele seja eficaz. Um estudo descobriu que placas menores recebem 75% menos interações em comparação com placas maiores. Mas, é preciso ficar atento, afinal, não é porque a placa é maior que ela deve estar poluída com muito texto.

O ideal é escolher as informações essenciais que precisam estar na placa e resistir à tentação de incluir muitos elementos gráficos. Veja quais o que mais essa pesquisa apontou:

  • Mensagens mais curtas são 90% mais eficazes;
  • Um design simples e fácil de ler aumenta em 40% as interações;
  • Não usar bordas na placa aumenta em 11% os resultados;
  • Cores em alto contraste (por exemplo, preto no branco) são 23% melhores.

Diante dessas informações é importante que você mantenha uma mensagem curta, direta e que transmita a informação que você quer. Por exemplo, você não precisa fazer uma placa com todos os produtos da padaria, basta dizer “Confira os produtos fresquinhos na nossa padaria”.


Ficou na dúvida do que deve ir na placa? Então basta se colocar no lugar do seu cliente e escolher com cautela as palavras do seu anúncio.

2. Considere a localização

Antes de colocar qualquer placa de supermercado, pense seriamente no local em que ela ficará exposta. Lembre-se que ela deve ser visível e fácil para o cliente interpretar e agir. As placas externas devem ser colocadas onde todos, andando ou dirigindo, possam vê-las claramente.

A sinalização deve ser colocada de maneira a permanecer visível o tempo todo. Considere possíveis reflexos das luzes ou luz solar, nível dos olhos e possíveis obstruções ao fixar uma placa.

Uma campanha será mais eficiente se a ação puder ser realizada imediatamente — sem dificuldades. Por exemplo, um cartaz promocional no ponto de venda pode gerar mais resultados do que um cartaz externo, pois é muito mais fácil para o cliente apenas colocar o produto no carrinho do que parar o que está fazendo e entrar no supermercado.

Outro ponto importante é a quantidade de placas. De nada adianta criar um anúncio claro e persuasivo, se sua loja está lotada de placas em todos os cantos. O excesso de informação deixa o leitor, no caso o cliente, cego aos anúncios. Sem falar que acaba deixando um layout sujo e confuso em sua loja. Faça um cronograma de campanhas e destaque algumas ofertas por período.

3. Atenção à legibilidade 

É comum ter placas escritas à mão em supermercados, inclusive, essa é regra já que os cartazistas desenvolvem um papel fundamental nesse processo. Mas elas precisam ter um tamanho adequado e uma escrita legível. Caso a placa seja impressa, escolha fontes comuns (com pouca estilização).

Outro ponto importante ao qual você deve ficar atento é com relação à distância que a placa ficará do cliente. Se ficar muito longe e a letra for pequena e/ou pouco legível, o cliente não verá o que está escrito e a sua placa passará despercebida.

Por isso, antes de preparar diversas placas, planeje onde elas serão exibidas, faça uma, pendure no local e veja se o tamanho da letra está bom ou se precisa ser maior. Sem dúvida alguma isso poderá fazer uma grande diferença.

4. Escolha as cores certas

Existem muitos fatores subconscientes que você deve levar em conta na hora de preparar as placas de supermercado, e as cores provavelmente são as principais. A teoria das cores indica quais emoções estão associadas a determinadas cores. Aqui estão alguns dos princípios básicos dessa teoria.

Cores frias (como verde e azul) transmitem uma vibração tranquila. Elas são ótimas para marcas ecológicas ou de autocuidado. O azul também evoca um senso de confiança, por isso é muito usado por instituições financeiras.

Cores quentes como vermelho, laranja e amarelo criam um senso de urgência e remetem à fome — sendo bastante usadas em marcas de alimentos. O amarelo também é uma cor alegre e otimista, ótima para atrair jovens consumidores.

O roxo é uma cor introspectiva e relaxante, use para linhas e produtos espirituais e/ou cosméticos. O preto está associado à força, poder e luxo. É perfeito para itens caros, como jóias, perfumes ou calçados. Já o branco transmite calma e higiene, ele é usado em itens de saúde e limpeza.

5. Saia do convencional

Considere que muitas lojas também exibem suas ofertas em diversos anúncios. Por isso, uma boa opção para atrair a atenção do cliente é sair do convencional.

Dependendo do seu público-alvo, frases criativas, engraçadas ou desafiadoras têm maiores chances de sucesso. Vale a pena realizar alguns testes e conferir os resultados. Muitos clientes vão reconhecer seu esforço e tomar a ação desejada.

Para ilustrar, vamos comparar duas situações. Imagine você caminhando pelo supermercado, de um lado está uma placa dizendo: “Oferta! Leite R$ 2,99”. Do outro lado, está uma pessoa vestida de galinha com uma placa dizendo: “Eu não morri em vão!”

Qual anúncio deixaria um sorriso no seu rosto? É bem provável que o nuggets de frango seja um sucesso de vendas.

6. Guie o cliente pelos corredores

Estamos falando muito de colocar promoções nas placas do supermercado, mas elas também podem te ajudar a guiar o cliente pelos corredores da loja. Isso pode ser feito desde o momento que o cliente entra na loja.

Por exemplo, logo na entrada ele fica sabendo que essa é a “semana da saúde” no seu supermercado e que alguns produtos estão em promoção. No próximo corredor ele encontra uma placa indicando a promoção de arroz e feijão. Depois ele passa por uma placa indicando que o setor de hortifrúti tem produtos fresquinhos, e assim por diante.

Isso melhora muito a experiência do cliente, mas se você quiser arrasar nesse quesito, confira o nosso guia completo Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

7. Supere expectativas

A nossa última dica para as placas no supermercado é que você saiba do lugar comum e criar anúncios chamativos que influenciam uma compra rápida, e essa é apenas uma etapa do processo. Lembre-se que o sucesso de qualquer campanha está na satisfação final do cliente. Para isso, anuncie somente ofertas realmente vantajosas — que vão fidelizar o cliente e garantir um marketing boca a boca.

Se exibidas da forma correta, as placas de supermercado são uma excelente forma de anunciar sua loja, produtos e serviços, além de destacar boas ofertas aos clientes. Não deixe de usar esse recurso valioso em suas ações de marketing. Atraia mais pessoas e provoque vendas com anúncios simples, memoráveis ​​e divertidos!

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Exposição de cerveja em supermercado: 6 ideias para vender mais

Conhecer a forma certa de fazer a exposição de cerveja em supermercado pode fazer toda a diferença para o sucesso das vendas dos produtos desta seção. O ideal é que você organize as prateleiras de tal forma que o cliente consiga encontrar aquilo que ele procura, sem precisar perder muito tempo. Se você está sem…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Como organizar as prateleiras de supermercado: veja 12 dicas

 Saber como organizar as prateleiras de supermercado é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença para o sucesso do seu estabelecimento. Isso porque, quando bem planejada, a organização ajuda a melhorar as vendas e até mesmo a fidelizar os clientes. Afinal, as pessoas podem ser influenciadas a comprar, de acordo com a forma…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Seção de supermercado: conheça as principais e como organizar

Uma seção de supermercado serve para indicar ao cliente o que ele vai encontrar naqueles corredores. Além disso, ainda ajuda a manter uma certa organização que facilite a rotina dos repositores e garantir o correto armazenamento de produtos. Um supermercado bagunçado, sem identificação adequada, com produtos faltando nas prateleiras e preços e ofertas não indicados…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Marketing de rede a era do supermercado virtual: saiba tudo sobre o tema

O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, surgiu nos Estados Unidos. A sua principal ideia é aumentar as vendas dos produtos de uma empresa, entretanto, com um modelo de negócio um pouquinho diferente do que o usualmente utilizado. Como o marketing de rede ainda é pouco conhecido no Brasil, entender como ele funciona…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

34 textos de propaganda de Natal para supermercados, se inspire

Encontrar os textos para fazer as propagandas de Natal do seu supermercado pode ser um grande trunfo. Afinal, geralmente você tem poucos segundos para atrair a atenção do cliente e, portanto, escolher o texto certo pode fazer toda a diferença. Ainda, é preciso dizer que todo o varejo estará trabalhando com os mesmo objetivos, atrair…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Como abrir um supermercado? Aprenda em 14 passos

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas e a área da alimentação torna-se uma grande oportunidade para quem deseja empreender. Isso ocorre porque essa é uma das poucas áreas que são pouco ou nem sequer afetadas pelas crises econômicas. Afinal de contas, as pessoas precisam continuar se alimentando e essa é uma…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Natal em supermercados: como se preparar para a data

O Natal é provavelmente uma das datas mais importantes não apenas para supermercados, como para todo o setor varejista. Afinal de contas, esse é um período em que as pessoas participam de celebrações, presenteiam as pessoas e, geralmente, têm mais dinheiro para gastar.  Portanto, estar preparado para atender a demanda que surgirá será essencial para…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Checklist de supermercado: conheça os principais

O checklist de supermercado pode ser uma estratégia interessante para você manter tudo em ordem e funcionando bem na sua loja. Principalmente porque o setor supermercadista possui um grande número de processos na sua rotina diária que, sem o devido controle, podem comprometer a saúde financeira e a experiência do cliente. Assim, se você ainda…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Slogan para supermercado: veja 14 exemplos e como criar o ideal

 Veja aqui alguns exemplos de slogan para supermercado: Economia de verdade é no Mercantil Quero Mais! Hortifruti Opa, mais sabor na sua vida. Supermercado Verdí Bairro, nosso compromisso é com a sua satisfação! Mercado Itamaraty, o ponto certo da economia! Conveniência Ponto Certo, o lugar certo para você economizar! Supermercado Menegussi, comprar bem é…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos