As placas de supermercado são uma das primeiras e últimas coisas que os clientes veem quando visitam um estabelecimento. A sinalização direciona o fluxo de pessoas em sua loja e, se não for feita da maneira correta, pode causar muita confusão.
Para que sua empresa atraia clientes e direcione-os através da sua loja de maneira eficiente e lucrativa, primeiro você precisa se tornar proficiente na arte das sinalizações. Conheça a seguir as melhores dicas!
Um dos maiores erros nos supermercados são a falta de sinalização, personalidade e a mensagem confusa que costumam transmitir aos clientes. Assim como um título de e-mail ou uma manchete de revista, uma boa sinalização de supermercado deve provocar uma reação rápida no cliente. Isso é importante para o sucesso de várias campanhas.
As placas de supermercado oferecem aos varejistas uma oportunidade de informar os clientes sobre itens novos, sazonais ou em destaque. O uso de sinalização persuasiva permite que as marcas se comuniquem mais efetivamente. De fato, esses anúncios podem transformar um produto comum em uma “joia escondida” popular.
A criação e o uso de boas mensagens também pode criar um valor percebido mais alto para os produtos, aumentar o reconhecimento da marca e melhorar as vendas do supermercado. Também pode melhorar a experiência do cliente e até aumentar a lealdade.
Abaixo estão algumas dicas para guiá-lo no seu processo de publicidade de sinalização.
Obviamente, os clientes precisam ler seu anúncio para que ele seja eficaz. Um estudo descobriu que placas menores recebem 75% menos interações em comparação com placas maiores.
Porém, isso não significa que devemos poluir a placa com muito texto, cores chamativas ou elementos gráficos. Conheça outros dados importantes revelados pela pesquisa:
Coloque-se no lugar do seu cliente e escolha com cautela as palavras do seu anúncio.
Antes de colocar qualquer anúncio, pense seriamente no local — que deve ser visível e fácil para o cliente interpretar e agir. As placas externas devem ser colocadas onde todos, andando ou dirigindo, possam vê-la claramente.
A sinalização deve ser colocada de maneira a permanecer visível o tempo todo. Considere possíveis reflexos das luzes ou luz solar, nível dos olhos e possíveis obstruções ao fixar uma placa.
Uma campanha será mais eficiente se a ação puder ser realizada imediatamente — sem dificuldades. Por exemplo, um cartaz promocional no ponto de venda pode gerar mais resultados do que um cartaz externo, pois é muito mais fácil para o cliente apenas colocar o produto no carrinho.
Outro ponto importante é a quantidade de placas. De nada adianta criar um anúncio claro e persuasivo, se sua loja está lotada de placas em todos os cantos. O excesso de informação deixa o leitor cego aos anúncios, além criar um layout sujo e confuso em sua loja. Faça um cronograma de campanhas e destaque poucas ofertas por período.
É comum ter placas escritas a mão em supermercados, mas elas precisam ter um tamanho adequado e uma escrita legível. Caso o cartaz seja impresso, escolha fontes comuns (com pouca estilização).
Também é uma boa ideia utilizar as cores da sua marca no cartaz, porém, evite logos ou imagens que podem atrapalhar a leitura.
Existem muitos fatores subconscientes em ação quando os clientes olham para um cartaz. A teoria das cores indica quais emoções estão associadas a determinadas cores. Aqui estão alguns dos princípios básicos dessa teoria.
Cores frias (como verde e azul) transmitem uma vibração tranquila. Elas são ótimas para marcas ecológicas ou de autocuidado. O azul também evoca um senso de confiança, por isso é muito usado por instituições financeiras.
Cores quentes como vermelho, laranja e amarelo criam um senso de urgência e remetem à fome — sendo bastante usadas em marcas de alimentos. O amarelo também é uma cor alegre e otimista, ótima para atrair jovens consumidores.
O roxo é uma cor introspectiva e relaxante, use para linhas e produtos espirituais e/ou cosméticos. O preto está associado à força, poder e luxo. É perfeito para itens caros, como jóias, perfumes ou calçados. Já o branco transmite calma e higiene, ele é usado em itens de saúde e limpeza.
Considere que muitas lojas também exibem suas ofertas em diversos anúncios. Por isso, uma boa opção para atrair a atenção do cliente é sair do convencional.
Dependendo do seu público-alvo, frases criativas, engraçadas ou desafiadoras têm maiores chances de sucesso. Vale a pena realizar alguns testes e conferir os resultados. Muitos clientes vão reconhecer seu esforço e tomar a ação desejada.
Para ilustrar, vamos comparar duas situações. Imagine você caminhando pelo supermercado, de um lado está uma placa dizendo: “Oferta! Leite R$ 2,99”. Do outro lado, está uma pessoa vestida de galinha com uma placa dizendo: “Eu não morri em vão!”
Qual anúncio deixaria um sorriso no seu rosto? É bem provável que o nuggets de frango seja um sucesso de vendas.
Criar anúncios chamativos e provocar uma compra rápida é apenas uma etapa do processo. Lembre-se que o sucesso de qualquer campanha está na satisfação final do cliente. Para isso, anuncie somente ofertas realmente vantajosas — que vão fidelizar o cliente e garantir um marketing boca a boca.
Se exibidas da forma correta, as placas de supermercado são uma excelente forma de anunciar sua loja, produtos e serviços, além de destacar boas ofertas aos clientes. Não deixe de usar esse recurso valioso em suas ações de marketing. Atraia mais pessoas e provoque vendas com anúncios simples, memoráveis e divertidos!
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