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Placas de Supermercado: 5 cuidados ao criar uma

Publicado por Listenx LX em 06/08/2020
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placas de supermercado

As placas de supermercado são uma das primeiras e últimas coisas que os clientes veem quando visitam um estabelecimento. A sinalização direciona o fluxo de pessoas em sua loja e, se não for feita da maneira correta, pode causar muita confusão.

Para que sua empresa atraia clientes e direcione-os através da sua loja de maneira eficiente e lucrativa, primeiro você precisa se tornar proficiente na arte das sinalizações. Conheça a seguir as melhores dicas!

A importância de contar com placas de supermercado visualmente chamativas

Um dos maiores erros nos supermercados são a falta de sinalização, personalidade e a mensagem confusa que costumam transmitir aos clientes. Assim como um título de e-mail ou uma manchete de revista, uma boa sinalização de supermercado deve provocar uma reação rápida no cliente. Isso é importante para o sucesso de várias campanhas.

As placas de supermercado oferecem aos varejistas uma oportunidade de informar os clientes sobre itens novos, sazonais ou em destaque. O uso de sinalização persuasiva permite que as marcas se comuniquem mais efetivamente. De fato, esses anúncios podem transformar um produto comum em uma “joia escondida” popular.

A criação e o uso de boas mensagens também pode criar um valor percebido mais alto para os produtos, aumentar o reconhecimento da marca e melhorar as vendas do supermercado. Também pode melhorar a experiência do cliente e até aumentar a lealdade.

5 Dicas para criar placas de supermercado

Abaixo estão algumas dicas para guiá-lo no seu processo de publicidade de sinalização.

1. Escolha as informações que devem ser priorizadas

Obviamente, os clientes precisam ler seu anúncio para que ele seja eficaz. Um estudo descobriu que placas menores recebem 75% menos interações em comparação com placas maiores.

Porém, isso não significa que devemos poluir a placa com muito texto, cores chamativas ou elementos gráficos. Conheça outros dados importantes revelados pela pesquisa:

  • mensagens mais curtas são 90% mais eficazes;
  • um design simples e fácil de ler aumenta em 40% as interações;
  • não usar bordas na placa aumenta em 11% os resultados;
  • cores em alto contraste (preto no branco) são 23% melhores.

Coloque-se no lugar do seu cliente e escolha com cautela as palavras do seu anúncio.

2. Considere a localização

Antes de colocar qualquer anúncio, pense seriamente no local — que deve ser visível e fácil para o cliente interpretar e agir. As placas externas devem ser colocadas onde todos, andando ou dirigindo, possam vê-la claramente.

A sinalização deve ser colocada de maneira a permanecer visível o tempo todo. Considere possíveis reflexos das luzes ou luz solar, nível dos olhos e possíveis obstruções ao fixar uma placa.

Uma campanha será mais eficiente se a ação puder ser realizada imediatamente — sem dificuldades. Por exemplo, um cartaz promocional no ponto de venda pode gerar mais resultados do que um cartaz externo, pois é muito mais fácil para o cliente apenas colocar o produto no carrinho.

Outro ponto importante é a quantidade de placas. De nada adianta criar um anúncio claro e persuasivo, se sua loja está lotada de placas em todos os cantos. O excesso de informação deixa o leitor cego aos anúncios, além criar um layout sujo e confuso em sua loja. Faça um cronograma de campanhas e destaque poucas ofertas por período.

3. Atenção à legibilidade e as cores

É comum ter placas escritas a mão em supermercados, mas elas precisam ter um tamanho adequado e uma escrita legível. Caso o cartaz seja impresso, escolha fontes comuns (com pouca estilização).

Também é uma boa ideia utilizar as cores da sua marca no cartaz, porém, evite logos ou imagens que podem atrapalhar a leitura.

Existem muitos fatores subconscientes em ação quando os clientes olham para um cartaz. A teoria das cores indica quais emoções estão associadas a determinadas cores. Aqui estão alguns dos princípios básicos dessa teoria.

Cores frias (como verde e azul) transmitem uma vibração tranquila. Elas são ótimas para marcas ecológicas ou de autocuidado. O azul também evoca um senso de confiança, por isso é muito usado por instituições financeiras.

Cores quentes como vermelho, laranja e amarelo criam um senso de urgência e remetem à fome — sendo bastante usadas em marcas de alimentos. O amarelo também é uma cor alegre e otimista, ótima para atrair jovens consumidores.

O roxo é uma cor introspectiva e relaxante, use para linhas e produtos espirituais e/ou cosméticos. O preto está associado à força, poder e luxo. É perfeito para itens caros, como jóias, perfumes ou calçados. Já o branco transmite calma e higiene, ele é usado em itens de saúde e limpeza.

4. Saia do convencional

Considere que muitas lojas também exibem suas ofertas em diversos anúncios. Por isso, uma boa opção para atrair a atenção do cliente é sair do convencional.

Dependendo do seu público-alvo, frases criativas, engraçadas ou desafiadoras têm maiores chances de sucesso. Vale a pena realizar alguns testes e conferir os resultados. Muitos clientes vão reconhecer seu esforço e tomar a ação desejada.

Para ilustrar, vamos comparar duas situações. Imagine você caminhando pelo supermercado, de um lado está uma placa dizendo: “Oferta! Leite R$ 2,99”. Do outro lado, está uma pessoa vestida de galinha com uma placa dizendo: “Eu não morri em vão!”

Qual anúncio deixaria um sorriso no seu rosto? É bem provável que o nuggets de frango seja um sucesso de vendas.

5. Supere expectativas

Criar anúncios chamativos e provocar uma compra rápida é apenas uma etapa do processo. Lembre-se que o sucesso de qualquer campanha está na satisfação final do cliente. Para isso, anuncie somente ofertas realmente vantajosas — que vão fidelizar o cliente e garantir um marketing boca a boca.

Se exibidas da forma correta, as placas de supermercado são uma excelente forma de anunciar sua loja, produtos e serviços, além de destacar boas ofertas aos clientes. Não deixe de usar esse recurso valioso em suas ações de marketing. Atraia mais pessoas e provoque vendas com anúncios simples, memoráveis ​​e divertidos!

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Autor
Autora: Listenx LX
Publicação: 06/08/2020

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