Por Nayara Santos em 11.08.2023

Dica de Campanha para Lojas – Natal

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Ah, o Natal! Quem não gosta do clima natalino, as lojas enfeitadas, as guloseimas que só encontramos nessa época, a troca de presentes, a família reunida. Realmente é uma data especial que deixa todo mundo mais generoso, mais feliz. 

11Mas cá entre nós, é nessa data que também bate aquela vontade de comprar algo novo, presentear quem gostamos, investir o décimo terceiro em algo que precisamos, não é mesmo? Essa combinação entre emoção e dinheiro extra faz com que as pessoas gastem mais e é por isso que o Natal é a data mais importante do ano para o varejo.

Isso significa que, para os varejistas que se prepararem, essa é uma oportunidade perfeita para atrair novos clientes para a sua loja e fidelizar aqueles que já conhecem o seu estabelecimento. Mas, se você não sabe como fazer isso, não tem problema! Esse texto foi feito pensando em você. Confira!

Campanhas de Natal para fazer a sua loja ser um sucesso

1. Inicie a campanha de Natal abrindo espaço no estoque

Uma das primeiras coisas que precisam ser feitas em datas com uma grande movimentação de mercadorias é abrir espaço no estoque. Provavelmente você tem produtos que saíram de linha, ou de coleções passadas, apenas ocupando o espaço que poderia ser utilizado para produtos que teriam realmente saída.

Por isso, você pode iniciar a campanha de Natal selecionando esses itens e preparando diversos descontos. Você pode fazer uma liquidação, daquelas com descontos arrasadores para limpar o estoque e não ter prejuízo com os produtos não vendidos.

Feito isso, você já poderá começar as compras de Natal para a sua loja. E, quanto antes você fizer isso, melhor. Afinal, muitas empresas fazem compras nos mesmos fornecedores e você não vai querer pagar mais caro em algo, ou correr o risco de ficar sem, não é mesmo?

2. Faça ofertas atrativas

Lembre-se, nessa época as pessoas estão mais dispostas a gastar, então um descontinho pode ser um grande empurrão para o seu cliente. Claro que essa não é a única forma de turbinar as suas vendas, mas sem dúvida alguma ela é importante.

Algumas das promoções que você pode fazer, dependendo do ramo do varejo em que você atua e do perfil dos seus clientes, são:

  • Criar combos de produtos com preços especiais; 
  • Cupons de descontos nas redes sociais;
  • Compre 1 leve 2;
  • Descontos progressivos;
  • Promoções em dias específicos;
  • Crie ações ou descontos solidários (receba roupas para doação e dê descontos em peças novas).

Desta forma, você conseguirá atrair a atenção dos clientes que ficarão curiosos para conferir os produtos que você anunciou. Isso pode resultar em uma visita à sua loja para ver de perto as ofertas e, com as estratégias certas, você pode conseguir converter essa visita em uma venda.

Continue com a gente para conferir as nossas dicas de como preparar a loja para receber os clientes e garantir boas vendas neste Natal.

3. Ofereça brindes e amostras grátis

O hábito de dar presentes no Natal é o que movimenta o comércio. Então, que tal usar essa lógica e mostrar ao seu cliente o quanto você é grato pela confiança e parceria dele? Não sabe como? Muito fácil, basta distribuir brindes ou amostras grátis de produtos.


Essa estratégia pode trazer inúmeros benefícios para a sua loja durante as vendas natalinas. Primeiramente, porque você está mostrando ao consumidor gratidão. Segundo, porque ao dar algum presente para o cliente, ele entende que essa é uma relação em que ele se beneficia. Desta forma, você faz com que ele tenha uma certa “simpatia” pela sua marca e retorne.

Mas, para que essa estratégia funcione, é essencial que você escolha os brindes certos. De modo geral, um brinde deve: 

  • Representar a sua marca: e isso vai além de ter o logo. Use a criatividade e distribua brindes diferenciados. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode preparar chaveiros metálicos com diferentes peças e o cliente pode escolher qual delas ele quer;
  • Ser útil para o cliente: de nada adianta preparar brindes incríveis se eles não foram algo útil para o consumidor. Afinal, os chaveiros podem ser bacanas, mas se for algo que o seu cliente não está interessado, eles não conseguirão atraí-los para a sua loja;
  • Representar a data em questão: neste caso estamos falando do Natal, então um brinde que remete à data, pode ser bastante interessante. Entretanto, essa não precisa ser necessariamente a sua principal preocupação. 

Já no que diz respeito às amostras grátis, não são todos os ramos do varejo em que isso pode ser aplicado, entretanto, essa é a estratégia perfeita para outros. Por exemplo, lojas de cosméticos ou docerias, podem se beneficiar dessa estratégia.

Primeiramente, porque a sensação de ser recompensado é a mesma do brinde. Segundo, porque essa é uma forma do cliente conhecer os seus produtos e comprá-los nas próximas visitas. Terceiros, porque financeiramente essa pode ser uma estratégia mais viável do que dar descontos ou distribuir brindes.

4. Invista nas embalagens diferenciadas

No período natalino, proporcionar uma experiência encantadora ao cliente é essencial para o sucesso das vendas. Uma das formas de surpreender positivamente quem fizer compras na sua loja é oferecendo embalagens para presentes. 

Você deve estar pensando que isso é algo que você já faz e não vê nenhuma diferença, certo? Pois, é justamente aí que você se engana. Ao oferecer as embalagens você estará facilitando a jornada de compras do cliente, o que agrega valor à sua marca e o cliente se lembrará disso.

Entretanto, se você quiser ir além de simplesmente oferecer embalagens de presente, faça disso uma campanha para atrair os consumidores. Afinal, quando o presente vem em uma embalagem criativa e diferenciada, ele fica ainda mais interessante para quem irá recebê-lo.

O mais importante é que a embalagem seja capaz de representar a sua loja, e converse com o seu público. E, se você tem um público-alvo bastante diversificado, como em uma loja de calçados que vende sapatos sociais e tênis, pode ter diferentes tipos de embalagens que sejam atraentes para os dois públicos.

Prepare a loja para receber os clientes

Tenha uma equipe bem treinada

O Natal é uma época especial, onde as lojas recebem um grande fluxo de clientes em busca de presentes e promoções. Portanto, cada detalhe importa na hora de se destacar da concorrência e atrair mais consumidores. 

Claro que as dicas de campanhas que você viu anteriormente irão te ajudar, mas, se você não oferecer um bom atendimento, essas visitas não serão revertidas em vendas. Afinal, qual foi o seu comportamento ao visitar um estabelecimento cujo atendimento era ruim? 

Para isso, ter uma equipe bem treinada e preparada para lidar com a demanda é um diferencial competitivo. O varejista deve investir em capacitação, orientando os colaboradores sobre técnicas de vendas, atendimento cordial e práticas de resolução de problemas. Um atendimento excepcional não apenas facilita a jornada de compras do cliente, mas também cria um vínculo de confiança e fidelização com a marca.

Além disso, o varejista pode incentivar a equipe a demonstrar empatia e compreensão, transmitindo a essência do espírito natalino em cada interação. Pequenos gestos, como um sorriso acolhedor ou um cumprimento caloroso, fazem toda a diferença para tornar a visita do cliente ainda mais especial. 

Ainda, se você quiser manter a sua equipe motivada, lidere pelo exemplo, estabeleça metas individuais e em equipe, e premie os vendedores sempre que as metas forem alcançadas. Desta forma, eles sentirão que fazem parte da empresa e se dedicarão para conquistarem sempre os melhores resultados.

Planeje a decoração de Natal

Para muitas pessoas, o Natal é uma das épocas mais especiais do ano, e a decoração da loja desempenha um papel crucial para criar um ambiente acolhedor e mágico, que atraia a atenção dos clientes e os envolva no clima festivo. Investir em uma decoração de Natal para a sua loja é uma estratégia inteligente, pois ela pode trazer diversos benefícios para o negócio.

Em primeiro lugar, a decoração de Natal transmite uma mensagem de cuidado e atenção aos detalhes. Ou seja, você estará mostrando aos clientes que o estabelecimento está em sintonia com as celebrações da data e disposto a proporcionar uma experiência especial de compra. Uma decoração bem elaborada também pode despertar sentimentos de nostalgia, alegria e felicidade, criando uma conexão emocional com os consumidores.

Para preparar uma decoração encantadora, é importante conhecer o público-alvo da loja e alinhar a temática com o posicionamento da marca. Use elementos tradicionais do Natal, como árvores, guirlandas, luzes e enfeites, mas também explore a criatividade para trazer diferenciação e personalidade à decoração. Lembre-se de cuidar do layout da loja para garantir que os produtos estejam em destaque, e que a decoração atrapalhe a circulação dos clientes pela loja.

Ao investir na decoração da loja para o Natal, o varejista cria uma atmosfera agradável que estimula as compras e incentiva os clientes a passarem mais tempo no estabelecimento. Além disso, uma loja bem decorada pode gerar mais compartilhamentos nas redes sociais, aumentando a visibilidade da marca e atraindo novos clientes. Portanto, dedicar tempo e esforço à preparação da decoração é uma estratégia poderosa para o varejista maximizar as vendas e até mesmo para conquistar os consumidores.

A música é essencial nesse momento

Outro elemento muito importante para conseguir entregar ao cliente um ambiente mais agradável é a música. Basta pensar em como você usa a música para deixar o ambiente mais animado ou mais elegante em uma festa. A música é parte essencial da nossa vida e está presente em muitos momentos marcantes.

Por isso, você deve investir em uma boa trilha sonora para a sua loja, ainda mais no Natal. A música é, provavelmente, uma das ferramentas mais eficazes que os varejistas possuem para encantar os consumidores e fidelizá-los. 

Isso acontece porque quando você escolhe a playlist certa para reproduzir na sua loja, ela te ajuda a se conectar com o cliente. Isso o deixa mais à vontade e faz com que ele queira ficar mais tempo na loja, o que dará mais tempo para que ele analise os produtos que você vende e possa comprar mais do que o inicialmente planejado. Além disso, ao se conectar com o cliente pela música, você também aumenta as chances dele se lembrar do seu estabelecimento no futuro.

Vale a pena dizer que a música também ajuda a integrar as demais estratégias aplicadas na loja, ainda mais em datas comemorativas, como o Natal. Assim, com as ofertas, a decoração e as músicas de Natal você terá o ambiente de compras perfeito para encantar os clientes. Quer saber quais músicas de Natal não podem faltar na sua playlist? Então clique aqui.

Conte com a ajuda de uma equipe especializada para ter a trilha sonora certa

Bom, você já deve ter entendido que a música é importantíssima para oferecer ao consumidor um ambiente de compras único e melhorar a experiência dele. Escolha as músicas para tocar na sua loja pode parecer um processo simples, mas, se você não fizer isso de forma intencional e assertiva, pode prejudicar a sua empresa, ao invés de ajudá-la.

Segundo a HeartBeats International, se 35% dos consumidores aumentam o tempo de permanência na loja e 14% compram mais quando a música é agradável. Por outro lado, 44% deixam a loja sem comprar nada e 36% irão comprar menos se a trilha sonora for ruim. Neste infográfico te mostramos como a música pode influenciar a loja.

Entendeu a importância de escolher a música certa? Então, não caia na tentação de preparar a playlist sozinho, ou deixar um funcionário da loja encarregado desta tarefa. Conte com a ajuda de quem atua há 20 anos no mercado e já ajudou mais de 11 mil empresas a conquistarem os seus clientes, a Listenx.

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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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