Por Nayara Santos em 27.05.2020

Qual a importância do posicionamento de marca em tempos de crise?

Por Nayara Santos em 27.05.2020

As atividades comerciais e a economia foram afetadas diretamente pela recente pandemia, que mudou a rotina das pessoas em todo o mundo. São tempos que exigem estratégias para manter o negócio mesmo durante a crise.

Superar momentos de dificuldades é algo comum para o mundo dos negócios, para tanto, o posicionamento de marca é essencial. Ele é um fator que contribui bastante para conquistar um lugar de estabilidade em um mercado cada vez mais competitivo.

Você sabe o que é e porque o posicionamento de marca em tempos de crise é importante? Conhecer bem o que pode influenciar o negócio em tempos delicados é o que vai garantir a superação desse momento. Confira neste post tudo sobre o assunto!

O que é posicionamento de marca?

Independentemente do segmento que a empresa atua no mercado, o posicionamento de marca é uma estratégia de marketing incrível e tem grande influência no futuro e sucesso do negócio.

Consiste basicamente no espaço em que o produto, serviço ou marca ocupa na mente dos clientes, ou seja, a empresa que vem na cabeça do consumidor quando precisa de um determinado item.

É constituído por um planejamento personalizado e relacionado aos seguintes fatores:

  • mapa de posicionamento da marca;
  • comportamento dos clientes;
  • marketing inteligente e eficiente;
  • estudo do mercado e da concorrência.

Esses métodos e técnicas valorizam as características da empresa e seus produtos ou serviços, transmitindo um diferencial em relação aos concorrentes e conquistando um espaço no mercado, que é um terreno com disputas acirradas, principalmente em tempos de crise.

Posicionamento de marca durante a pandemia do coronavírus

Crises financeiras são motivadas por diversos fatores, como inflação, recessão e até má administração. Entretanto, o Brasil e o mundo estão enfrentando uma causa em comum, a pandemia pelo novo coronavírus, que de forma inesperada, afetou todas as atividades econômicas.

Em um cenário crítico, onde muitas empresas registraram quedas significativas no faturamento, o posicionamento de marca é crucial para manter a sobrevivência e contribuir para superar esse momento.

Para isso, é preciso se adequar e demonstrar aos clientes a responsabilidade com o bem comum, que é a saúde e segurança. A adoção de práticas para evitar a disseminação do COVID-19 possibilita que os consumidores se sintam seguros em procurar a marca quando for necessário.


Até mesmo devido ao fato de os clientes estarem antenados e em busca de respostas sobre o que as empresas estão fazendo para contribuir e evitar o agravamento da pandemia.

É o momento de estreitar o relacionamento e dar bons exemplos, tornando a marca mais forte para se recuperar dos efeitos da crise e ser também confiável para os clientes.

Porque o posicionamento de marca é importante?

A princípio, o posicionamento de marca eficiente e positivo é o que vai fazer o cliente associar um produto ou serviço a uma empresa, devido à qualidade, condições oferecidas e boa repercussão.

Esses são fatores de extrema importância para superar instabilidades e seguir um caminho promissor, e os benefícios são indispensáveis para levar uma marca ao sucesso. Saiba melhor porque o posicionamento de marca é importante.

Melhora a imagem com o público

Um dos principais pontos em que o posicionamento de marca contribui positivamente é transmitir uma imagem positiva ao público-alvo, aumentando a confiabilidade e proporcionando resultados expressivos nas vendas.

Em um período de crise, estratégias para melhorar a imagem com o público são indispensáveis, para isso o posicionamento de marca é ideal para alcançar objetivos e garantir que a marca vai se sobressair no mercado que está ainda mais forte e competitivo.

Fideliza clientes ausentes em razão do isolamento social

O isolamento social é extremamente necessário para conter o avanço da pandemia, exigindo que muitas pessoas pausassem suas rotinas, se ausentando das compras mesmo que sejam básicas.

Nesse contexto, o posicionamento de marca é ainda mais importante, pois é o que vai fazer os clientes sempre lembrarem da empresa, mesmo estando em casa. Assim se fideliza e ganha a preferência do consumidor.

Permite um CAC mais baixo

Com um posicionamento de marca eficiente o Custo de Aquisição de Clientes — CAC será mais baixo, tornando os antigos fiéis e reduzindo o tempo e os recursos para conquistar novos clientes.

A vantagem desse indicador é relevante para qualquer empresa, que de forma técnica e planejada, consegue ampliar o público-alvo sem ter custos elevados, fator essencial para proporcionar o crescimento do negócio.

Traz mais credibilidade

Se você deseja que o negócio seja bem-sucedido, precisa desenvolver a credibilidade nos clientes e isso é construído ao longo do tempo, ganhando reconhecimento e com um posicionamento positivo e sólido no mercado.

Ser reconhecido pela qualidade é mais uma vantagem do posicionamento de marca, que certamente vai levar ao aumento das vendas, o que é muito importante principalmente para atravessar o grave momento de crise.

Mantém a competitividade

Como você já sabe, em todos os setores da economia o mercado é bastante competitivo, principalmente em tempos de crise. Ter um diferencial é o que fará o negócio se destacar da concorrência e ganhar a decisão de compra dos clientes.

Para tanto, os benefícios de um posicionamento de marca positivo, construído de forma planejada e estratégica são o que vão tornar a empresa mais competitiva e levar a um patamar de evidência, garantindo o progresso.

Adotar o posicionamento de marca positivo é fundamental para seu negócio!

Estratégias de marketing são essenciais para garantir que o posicionamento da marca seja notado pelos clientes, por isso, todas as ações devem estar ordenadas com o que acontece na prática, seus diferenciais e segmento. Tudo com um planejamento personalizado e eficiente.

Quer ocupar um lugar de destaque e ganhar a preferência do seu público-alvo? Então, investir no posicionamento de marca é a chave para esse objetivo, além disso, contribui para amenizar os efeitos da crise.

Posicionar positivamente a sua marca é o que vai despertar o interesse dos clientes e influência diretamente da decisão de compra, aumentando as possibilidades de crescimento sustentável e sólido, mesmo com as instabilidades do mercado.

Pois, o plano de posicionamento tem a capacidade de direcionar sua marca para um caminho promissor, abrindo mais probabilidades para concretizar vendas e garantindo uma vantagem competitiva relevante.

Portanto, vale muito investir em estratégias para posicionar a marca de uma forma positiva e concreta. O retorno, tanto financeiro e na satisfação do seu cliente será significativo, com resultados importantíssimos para manter a empresa ativa e forte para enfrentar períodos complicados.

Curtiu o post? Viu como o posicionamento de marca em tempos de crise é fundamental para superar as dificuldades e contribui para promover boas atitudes? Deixe um comentário sobre o que achou do assunto, sua participação é muito importante!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

Veja como está o mercado do varejo de material de construção

Se você trabalha no varejo de material de construção, é importante que esteja atento sobre a forma como esse mercado se encontra atualmente. Ficar por dentro das dificuldades, oportunidades e tendências é relevante, para que você possa tirar proveito das situações favoráveis e conseguir contornar os cenários não tão agradáveis. Além da vivência do dia…

Por Nayara Santos em 29.10.2019

Qual a importância do calendário editorial? Descubra agora e crie o seu!

O calendário editorial é um cronograma cuja função é definir e estruturar o conteúdo produzido e distribuído por uma organização. Além de organizar as informações e orientar o trabalho executado por diferentes equipes, ele também permite que os gestores monitorem as atividades do período, avaliem seus resultados e otimizem suas estratégias. Podemos elaborar um calendário…

Por Nayara Santos em 29.11.2019

Calendário editorial: passo a passo para criar o da sua empresa

Você já sentiu que o seu trabalho estava desorganizado? No meio profissional essa situação é mais comum do que muitas pessoas pensam e contar com um calendário editorial é capaz de ajudá-lo a se reorganizar. O calendário editorial é uma estratégia simples, mas que costuma ser muito eficaz e que possibilita alcançar sucesso em marketing…

Por Nayara Santos em 14.01.2020

Vitrine de aniversário de loja: aprenda como montar

Celebrar o aniversário da loja deveria ser obrigatório para qualquer estabelecimento. Afinal, os desafios que os empreendedores enfrentam para manter o seu negócio aberto e lucrando são enormes. Inclusive, essa celebração deve ser feita com os seus clientes, já que eles são fundamentais para que a sua loja continue aberta e cresça. Entretanto, nem sempre…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

30 textos de propaganda para a Black Friday, aumente suas vendas!

 Conhecer os textos certos para preparar as propagandas para a Black Friday pode ser sinônimo de loja cheia e aumento nas vendas. Entretanto, nem sempre é fácil ser criativo e encontrar inspiração. A Black Friday é, sem dúvida, uma das principais datas no calendário do varejo, esse é o momento em que muitas pessoas…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Como implementar Marketing Sensorial na minha loja?

O consumidor contemporâneo gosta de liberdade de escolha. Quanto mais à vontade ele estiver para realizar uma compra, maior será sua satisfação com a experiência vivenciada na loja. Nesse contexto, o desafio para os profissionais do marketing é complexo: instigar o consumidor sem ser insistente. Uma das técnicas mais utilizadas para atingir esse objetivo é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

30 textos prontos para vender mais no Halloween, se inspire!

Se você chegou até aqui é porque está em busca de ideias para conseguir se destacar nesse Halloween. Conferir dicas de textos prontos pode te ajudar a preparar uma campanha mais criativa e mais atrativa e a vender mais, o que é fundamental em um mercado tão competitivo como o varejista. O bom gestor do…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Comece a Atrair mais Clientes para a sua Loja

Para conseguir atrair mais clientes para a sua loja é importante conhecer as técnicas certas e como aplicá-las adequadamente. Sem falar que, diferentes etapas da jornada de compras, exigem diferentes abordagens do consumidor. Ou seja, quanto mais técnicas você conhecer, maiores as chances de conseguir deixar a sua loja sempre cheia e aumentar as vendas. …

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Conheça quais são as empresas que adotaram o varejo 4.0

Já ouviu falar em varejo 4.0? Sabe como ele pode ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e ter mais sucesso? Ou então, conhece exemplos de empresas que adotaram o varejo 4.0?  Se você está aqui, provavelmente está em busca de mais informações a respeito dessa nova era do varejo. Inclusive, é bem…

Por Nayara Santos em 20.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos