As atividades comerciais e a economia foram afetadas diretamente pela recente pandemia, que mudou a rotina das pessoas em todo o mundo. São tempos que exigem estratégias para manter o negócio mesmo durante a crise.
Superar momentos de dificuldades é algo comum para o mundo dos negócios, para tanto, o posicionamento de marca é essencial. Ele é um fator que contribui bastante para conquistar um lugar de estabilidade em um mercado cada vez mais competitivo.
Você sabe o que é e porque o posicionamento de marca em tempos de crise é importante? Conhecer bem o que pode influenciar o negócio em tempos delicados é o que vai garantir a superação desse momento. Confira neste post tudo sobre o assunto!
O que é posicionamento de marca?
Independentemente do segmento que a empresa atua no mercado, o posicionamento de marca é uma estratégia de marketing incrível e tem grande influência no futuro e sucesso do negócio.
Consiste basicamente no espaço em que o produto, serviço ou marca ocupa na mente dos clientes, ou seja, a empresa que vem na cabeça do consumidor quando precisa de um determinado item.
É constituído por um planejamento personalizado e relacionado aos seguintes fatores:
- mapa de posicionamento da marca;
- comportamento dos clientes;
- marketing inteligente e eficiente;
- estudo do mercado e da concorrência.
Esses métodos e técnicas valorizam as características da empresa e seus produtos ou serviços, transmitindo um diferencial em relação aos concorrentes e conquistando um espaço no mercado, que é um terreno com disputas acirradas, principalmente em tempos de crise.
Posicionamento de marca durante a pandemia do coronavírus
Crises financeiras são motivadas por diversos fatores, como inflação, recessão e até má administração. Entretanto, o Brasil e o mundo estão enfrentando uma causa em comum, a pandemia pelo novo coronavírus, que de forma inesperada, afetou todas as atividades econômicas.
Em um cenário crítico, onde muitas empresas registraram quedas significativas no faturamento, o posicionamento de marca é crucial para manter a sobrevivência e contribuir para superar esse momento.
Para isso, é preciso se adequar e demonstrar aos clientes a responsabilidade com o bem comum, que é a saúde e segurança. A adoção de práticas para evitar a disseminação do COVID-19 possibilita que os consumidores se sintam seguros em procurar a marca quando for necessário.
Até mesmo devido ao fato de os clientes estarem antenados e em busca de respostas sobre o que as empresas estão fazendo para contribuir e evitar o agravamento da pandemia.
É o momento de estreitar o relacionamento e dar bons exemplos, tornando a marca mais forte para se recuperar dos efeitos da crise e ser também confiável para os clientes.
Porque o posicionamento de marca é importante?
A princípio, o posicionamento de marca eficiente e positivo é o que vai fazer o cliente associar um produto ou serviço a uma empresa, devido à qualidade, condições oferecidas e boa repercussão.
Esses são fatores de extrema importância para superar instabilidades e seguir um caminho promissor, e os benefícios são indispensáveis para levar uma marca ao sucesso. Saiba melhor porque o posicionamento de marca é importante.
Melhora a imagem com o público
Um dos principais pontos em que o posicionamento de marca contribui positivamente é transmitir uma imagem positiva ao público-alvo, aumentando a confiabilidade e proporcionando resultados expressivos nas vendas.
Em um período de crise, estratégias para melhorar a imagem com o público são indispensáveis, para isso o posicionamento de marca é ideal para alcançar objetivos e garantir que a marca vai se sobressair no mercado que está ainda mais forte e competitivo.
Fideliza clientes ausentes em razão do isolamento social
O isolamento social é extremamente necessário para conter o avanço da pandemia, exigindo que muitas pessoas pausassem suas rotinas, se ausentando das compras mesmo que sejam básicas.
Nesse contexto, o posicionamento de marca é ainda mais importante, pois é o que vai fazer os clientes sempre lembrarem da empresa, mesmo estando em casa. Assim se fideliza e ganha a preferência do consumidor.
Permite um CAC mais baixo
Com um posicionamento de marca eficiente o Custo de Aquisição de Clientes — CAC será mais baixo, tornando os antigos fiéis e reduzindo o tempo e os recursos para conquistar novos clientes.
A vantagem desse indicador é relevante para qualquer empresa, que de forma técnica e planejada, consegue ampliar o público-alvo sem ter custos elevados, fator essencial para proporcionar o crescimento do negócio.
Traz mais credibilidade
Se você deseja que o negócio seja bem-sucedido, precisa desenvolver a credibilidade nos clientes e isso é construído ao longo do tempo, ganhando reconhecimento e com um posicionamento positivo e sólido no mercado.
Ser reconhecido pela qualidade é mais uma vantagem do posicionamento de marca, que certamente vai levar ao aumento das vendas, o que é muito importante principalmente para atravessar o grave momento de crise.
Mantém a competitividade
Como você já sabe, em todos os setores da economia o mercado é bastante competitivo, principalmente em tempos de crise. Ter um diferencial é o que fará o negócio se destacar da concorrência e ganhar a decisão de compra dos clientes.
Para tanto, os benefícios de um posicionamento de marca positivo, construído de forma planejada e estratégica são o que vão tornar a empresa mais competitiva e levar a um patamar de evidência, garantindo o progresso.
Adotar o posicionamento de marca positivo é fundamental para seu negócio!
Estratégias de marketing são essenciais para garantir que o posicionamento da marca seja notado pelos clientes, por isso, todas as ações devem estar ordenadas com o que acontece na prática, seus diferenciais e segmento. Tudo com um planejamento personalizado e eficiente.
Quer ocupar um lugar de destaque e ganhar a preferência do seu público-alvo? Então, investir no posicionamento de marca é a chave para esse objetivo, além disso, contribui para amenizar os efeitos da crise.
Posicionar positivamente a sua marca é o que vai despertar o interesse dos clientes e influência diretamente da decisão de compra, aumentando as possibilidades de crescimento sustentável e sólido, mesmo com as instabilidades do mercado.
Pois, o plano de posicionamento tem a capacidade de direcionar sua marca para um caminho promissor, abrindo mais probabilidades para concretizar vendas e garantindo uma vantagem competitiva relevante.
Portanto, vale muito investir em estratégias para posicionar a marca de uma forma positiva e concreta. O retorno, tanto financeiro e na satisfação do seu cliente será significativo, com resultados importantíssimos para manter a empresa ativa e forte para enfrentar períodos complicados.
Curtiu o post? Viu como o posicionamento de marca em tempos de crise é fundamental para superar as dificuldades e contribui para promover boas atitudes? Deixe um comentário sobre o que achou do assunto, sua participação é muito importante!
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