Por Nayara Santos em 17.08.2021

Exposição de vinhos em supermercados: 7 dicas para expor corretamente

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Fazer a exposição de vinhos no supermercado de forma correta vai muito mais além do que simplesmente dispor os produtos nas prateleiras. Isso acontece porque esses produtos requerem alguns cuidados especiais para manter a qualidade e as características originais. 

Como você não vai querer que os seus clientes comprem produtos de baixa qualidade, então é importante ficar atento ao nosso artigo. Nele você irá aprender mais sobre alguns cuidados que você deve ter com os vinhos, tanto no armazenamento como na exposição. Boa leitura e boas vendas!

1. Certifique-se de ter a iluminação adequada

Os vinhos são produtos que exigem alguns cuidados especiais para que as suas características originais sejam mantidas. E o primeiro cuidado que vamos tratar aqui é a questão da iluminação. A preferência na hora de planejar a exposição é que as garrafas de vinho sejam dispostas de uma forma que não haja iluminação direta. 

Sem esse cuidado, você corre o risco de vender bebidas não apenas com o gosto alterado, mas até mesmo com uma cor diferente. Essas características podem até passar despercebidas por alguns clientes, mas aqueles que realmente conhecem a bebida, e que apreciam um bom vinho, provavelmente notarão a diferença e, muito provavelmente, não irão mais comprar vinhos no seu supermercado.

Por isso, na hora de decidir como fazer a adega do supermercado, inclua prateleiras mais escuras, podendo ser até mesmo de madeira. Além disso, a iluminação deverá ser indireta, evitando a exposição da garrafa por longos períodos à luz.

2. Cuidados com a temperatura na exposição de vinhos em supermercado

Outro vilão capaz de comprometer a qualidade do vinho é a temperatura. Essa delicada bebida exige temperaturas mais baixas de conservação, sendo que o ideal é mantê-la entre 14°C e 17°C, dependendo do tipo de vinho. Geralmente vinhos brancos exigem temperaturas menores, enquanto os vinhos tintos podem suportar temperaturas um pouco maiores.


Outro ponto importante é que o vinho também é bastante sensível às mudanças bruscas de temperatura. Portanto, as mesmas condições em que a bebida estiver durante o armazenamento, devem ser mantidas na exposição. Caso as condições sejam muito diferentes, é preciso que haja algum processo de aclimatação para evitar alterações no sabor.

3. Posicionamento das garrafas nas prateleiras

Muitos especialistas afirmam que as garrafas de vinho devem ser mantidas sempre na horizontal. Desta forma, o vinho estaria sempre em contato com a rolha, o que evitaria o seu ressecamento e a entrada de ar na garrafa, o que comprometeria a qualidade do vinho.

Entretanto, manter as garrafas nessa posição nas prateleiras do supermercado seria um grande desafio. Já que o ideal seria que as garrafas não ficassem apoiadas umas sobre as outras, evitando-se acidentes. Além disso, a utilização de pequenas colmeias de madeira para guardar os vinhos impediriam a visualização do produto pelo cliente.

Por isso, como os vinhos seriam expostos por um período relativamente curto, não haveria grandes problemas em deixar as garrafas na vertical. Entretanto, você poderá repensar como será feito o armazenamento dos produtos no estoque. 

4. Umidade também é importante

Outro ponto que deve ser considerado para fazer a exposição de vinho em supermercado é com relação à umidade. Assim como ocorre com a posição das garrafas, armazenar a garrafa de vinho em local de baixa umidade pode resultar no ressecamento da rolha e na entrada de oxigênio na garrafa, estragando o vinho.

Por isso, se o seu supermercado possui ar condicionado, é importante verificar sempre a umidade do local, e deixar os vinhos em locais mais úmidos. Tanto na hora de expor os produtos nas prateleiras, como durante o armazenamento deles no estoque.

5. Cuidados com o armazenamento no estoque

Como já falamos diversas vezes ao longo deste artigo, manter a qualidade do vinho vai muito além dos cuidados durante a exposição no supermercado. Ela precisa ser feita durante todo o processo de entrega dos produtos pelos fornecedores, bem como pelo seu supermercado quando recebe a mercadoria e a armazena no estoque.

O ideal é que haja um local reservado com condições de temperatura, umidade e iluminação controladas. Desta forma, você poderá garantir que os seus clientes encontrarão produtos de alta qualidade, com as características originais.

6. Não se esqueça dos acompanhamentos

Sempre que você for capaz de facilitar as compras do cliente, você aumenta as chances de ter mais uma pessoa satisfeita com o seu supermercado. Por isso, ao planejar a exposição de vinhos em supermercado não se esqueça dos acompanhamentos, ou de aplicar o chamado cross merchandising.

Um dos itens mais procurados para acompanhar um bom vinho são os queijos. Por isso, aposte nessa combinação para conquistar os seus consumidores. Não se esqueça de que alguns queijos exigem condições específicas de armazenamento, ou seja, devem ser mantidos em geladeira. 

Uma opção seria colocar a adega próxima à geladeira de queijos. Assim, você será capaz de deixar os vinhos em locais com menor temperatura e maior umidade. Além de oferecer ao cliente a facilidade de encontrar tudo o que procura em poucos corredores.

7. Aposte na experiência do cliente para aumentar as vendas de vinhos

Quando você investe na experiência do cliente você terá grandes chances de aumentar as suas vendas, não apenas de vinhos, mas de outros produtos comercializados no seu estabelecimento. Existem diversas formas de se fazer isso, o mais importante, é escolher aquela que mais combina com a identidade da sua marca e com o perfil dos seus clientes.

Caprichar na decoração da adega para fazer a exposição de vinhos no supermercado é uma delas. Decore a seção com prateleiras de madeiras, luzes indiretas e deixe alguns aperitivos que podem acompanhar a bebida sobre alguns barris de madeira. Pronto, você já criou um ambiente diferenciado e capaz de chamar a atenção de quem passar por ali.

Além disso, você também pode investir em uma rádio personalizada para supermercado. Com ela você poderá veicular anúncios de ofertas e reproduzir músicas que reforcem a identidade da sua marca. Ou seja, permite que o cliente tenha alguns momentos agradáveis enquanto faz as compras.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Logo de supermercado: veja como montar o seu

O logo de supermercado é uma parte extremamente importante da identidade visual da sua empresa. Afinal de contas, é dele que as pessoas irão lembrar quando pensarem e falarem na sua marca. Além disso, ele é capaz de criar um certo tipo de conexão com os seus clientes. Neste texto vamos trazer mais informações a…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

14 ideias inovadoras para açougue: saia na frente da concorrência

Qual foi a última novidade que você implementou no seu açougue? Está sem ideias inovadoras e não sabe como aumentar o fluxo de clientes e melhorar as vendas? Não sabia que trazer novidades para o açougue era algo importante para manter os consumidores interessados? Então este artigo é para você. O açougue é um dos…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Diferença entre comunicação interna e externa para supermercado: descubra agora

Entender quais as diferenças entre comunicação interna e externa poderá fazer com que o seu negócio deslanche. Afinal de contas, saber se comunicar com todos os seus colaboradores, fornecedores, clientes e com o seu público-alvo é essencial para a sobrevivência do seu negócio. Entretanto, nem sempre essas diferenças são claras para todos os gestores. O…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio. Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Panfleto de propaganda de supermercado: 8 passos para montar o seu

Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais…

Por Nayara Santos em 04.09.2020

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

Organograma de um supermercado: veja como fazer em 8 passos

 O organograma de um supermercado não é diferente daquele feito em empresas de diferentes ramos. Aliás, você sabe o que é um organograma e como ter um no seu estabelecimento pode te ajudar a se planejar? Um organograma é um planejamento, em que funções e cargos são descritos dentro de uma empresa. Podem ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Devolução de mercadoria em supermercado: entenda como proceder

Qual é a política de devolução de mercadorias no seu supermercado? Não tem uma política estabelecida? Analisa cada caso separadamente? Então chegou o momento de mudar isso e estabelecer uma política que os seus clientes e os seus funcionários entendam e possam seguir. Não há dúvidas de que os gestores de supermercados gostariam de não…

Por Nayara Santos em 07.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos