Por Nayara Santos em 04.09.2020

Panfleto de propaganda de supermercado: 8 passos para montar o seu

Por Nayara Santos em 04.09.2020

Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais clientes para a sua loja para aproveitarem os bons preços.

Por isso, é fundamental saber como preparar um panfleto de propaganda para supermercado. Por mais simples que possa parecer, é fundamental ficar atento a alguns detalhes que poderão fazer toda a diferença no resultado. Neste artigo falaremos mais a respeito de cada passo para montar o seu panfleto. Confira!

Passos para montar um panfleto de propaganda para supermercado

Antes de darmos os passos para a criação de um panfleto, é fundamental ter em mente que a principal função deles é mostrar aos seus clientes e aos potenciais clientes não apenas quais são os preços praticados pelo supermercado. Eles também servem para divulgar a sua marca e fazer com que as pessoas conheçam melhor o seu negócio.

Essa é uma estratégia muito eficiente para aumentar o movimento do supermercado, atraindo tanto os clientes que estão fidelizados, como aqueles que ainda não conhecem a sua loja. Para conseguir alcançar os objetivos desejados é preciso ficar atento aos passos a seguir.

1. Planeje o conteúdo

A criação de todo panfleto de propaganda de supermercado começa pelo planejamento do conteúdo. Afinal de contas, cada detalhe é importante e deve ser considerado para que a comunicação com o cliente seja eficiente. Alguns dos principais pontos que você precisará definir na etapa de planejamento são:

  • Quais são os produtos que entrarão em promoção;
  • Qual é o período que a promoção vai durar;
  • Quais as cores que serão utilizadas no panfleto;
  • Qual será o tamanho das fotos;
  • Se as fotos serão coloridas;
  • Se o panfleto terá mais alguma informação além dos preços promocionais;
  • Qual o tipo de papel que será utilizado na impressão do panfleto;
  • Se o panfleto será disponibilizado digitalmente para os clientes, seja através de e-mail, aplicativo ou pelo site.

2. Layout do panfleto

Outro ponto muito importante no processo de criação de um panfleto de propaganda de supermercado de sucesso, é o layout. Esse será o momento de seguir o manual de marca criado para o seu negócio, prestando atenção às cores (utilize a paleta de cores da sua marca), à tipografia e ao logotipo.

Lembre-se também que as cores que serão utilizadas para os preços dos produtos deverão ser diferentes do restante, de forma a se destacar. Você pode ainda adotar alguma cor mais chamativa para destacar determinada promoção.

3. Escolha das fotos

Escolher as melhores fotos para o panfleto é outro ponto fundamental do processo. Utilize fotos que tenham uma boa resolução, que realmente representem o produto. Se o seu supermercado estiver com alguma promoção do tipo pague 1 e leve 2, você pode inclusive utilizar a foto repetida, uma atrás da outra, para ilustrar a promoção.

Além disso, a decisão do tamanho das fotos também é importante. Deixe em destaque ou utilize fotos maiores para destacar aqueles produtos que são os mais procurados no seu supermercado. Essa estratégia será responsável por atrair um número maior de clientes para o seu supermercado.

4. Inclua outras informações

Em um panfleto de propaganda de supermercado você pode incluir muito mais do que apenas os preços e as promoções dos produtos aos seus clientes. Uma opção muito utilizada é incluir receitas. Assim, além de trazer uma informação relevante para o seu público, você ainda pode destacar que os produtos (ou alguns deles) para fazer aquela receita estão em oferta.

Essa tática pode funcionar ainda melhor próximo de datas especiais, como Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, ou qualquer outra data que você julgue importante para o seu negócio.

Explore também os pontos fortes do seu supermercado. Se você possuir uma sessão de vinhos ou cervejas diferentes, pode dar dicas de como harmonizar a bebida. Se o seu supermercado possuir uma sessão de alimentos fitness, você pode incluir diversas dicas de boa alimentação e exercícios.

5. Aproveite para divulgar serviços

O seu supermercado possui um serviço de entregas a domicílio? É possível efetuar a compra pelo site e retirar os produtos na loja? Possui padaria e aceita encomendas para datas especiais? Seja qual for o serviço que o seu supermercado oferece, aproveite o panfleto para divulgá-los.

A divulgação dos serviços é importante porque nem todos os clientes podem saber que você os oferece. Ou seja, se o serviço não vem sendo utilizado pode ser que as pessoas simplesmente não sabem que ele existe. Por isso, reserve um espaço para fazer isso.

6. Destaque as promoções para programas de fidelidade

Oferecer promoções exclusivas para clientes que fazem parte do programa de fidelidade é absolutamente normal e faz parte das estratégias de fidelização de clientes. Por isso, eles devem ser incluídos nos panfletos de propaganda de supermercado.

Desta forma, você não apenas chama a atenção desses clientes, como também mostra para os demais quais as vantagens de se fidelizar. Essa estratégia, sem dúvida alguma, fará com que mais clientes façam parte do programa.

7. Determine o tempo de promoção

Você sabe que as promoções não podem durar para sempre. Portanto, deixe isso claro no panfleto e mantenha a informação em um lugar bem visível. Promoções em dias especiais podem ser destacadas ou mesmo posicionadas em páginas estratégicas. Um exemplo, fazer promoções de alguns itens nos finais de semana e colocar ao final do panfleto.

8. Periodicidade

A nossa última dica sobre panfleto de propaganda de supermercado é determinar qual será a periodicidade em que esse panfleto será lançado. Isso pode ser semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, ou qualquer outro período que seja ideal para o seu negócio.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Markup no supermercado: como precificar de forma estratégica

O markup no supermercado é uma das ferramentas gerenciais para precificar os produtos que são comercializados. Tarefa essa, aliás, bastante desafiadora, já que colocar o preço certo implica em considerar todos os custos da empresa e ainda conseguir obter uma margem de lucro. Em um país onde cerca de 25% das empresas fecham as portas…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Exposição de cerveja em supermercado: 6 ideias para vender mais

Conhecer a forma certa de fazer a exposição de cerveja em supermercado pode fazer toda a diferença para o sucesso das vendas dos produtos desta seção. O ideal é que você organize as prateleiras de tal forma que o cliente consiga encontrar aquilo que ele procura, sem precisar perder muito tempo. Se você está sem…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Dia dos Pais no supermercado: 10 dicas para vender mais

Os supermercados podem utilizar algumas datas comemorativas, como o Dia dos Pais, para aumentar as suas vendas. Afinal, as pessoas estão mais dispostas a gastar com presentes, itens para preparar uma refeição especial e ter momentos agradáveis ao lado de quem é importante. Mas, para isso acontecer, os varejistas precisam planejar e aplicar as estratégias…

Por Nayara Santos em 06.06.2024

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Furtos em supermercados: veja como evitar e não ter mais prejuízos

Não é segredo para ninguém que os furtos em supermercados são muito comuns e impactam consideravelmente os lucros do estabelecimento. Conseguir prevenir essas perdas é fundamental para que o seu supermercado tenha sucesso e seja mais competitivo. Entretanto, apenas conseguimos prevenir aquilo que conhecemos as causas, certo?  Por isso, antes de planejar ou desenvolver qualquer…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Decoração de supermercado: 5 erros que você não deve cometer

A decoração de supermercado é parte essencial no processo de fidelização do cliente e para proporcionar uma boa experiência de compras. Portanto, ela deve ser encarada como um item importante a ser planejado, assim como qualquer outra área do seu supermercado. Dito isso, neste artigo vamos falar por que você deve se preocupar com a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Tendências do setor supermercadista para 2024

No setor supermercadista a competição tem sido cada vez mais acirrada. São tantos players nesse ramo do varejo que ser capaz de se destacar da concorrência não é mais uma questão de fazer apenas o seu negócio deslanchar, mas de sobrevivência. Uma forma de conseguir sair na frente dos seus concorrentes é justamente acompanhando as…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

6 ofertas para o Dia Nacional dos Supermercados: se inspire

Fazer boas ofertas no Dia Nacional dos Supermercados pode ser uma oportunidade para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar os seus lucros. Celebrado no dia 12 de Novembro, essa é uma data que antecede outros importantes períodos do calendário do varejo, tais como a Black Friday, Cyber Monday e o Natal. Isso…

Por Nayara Santos em 09.10.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos