Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais clientes para a sua loja para aproveitarem os bons preços.
Por isso, é fundamental saber como preparar um panfleto de propaganda para supermercado. Por mais simples que possa parecer, é fundamental ficar atento a alguns detalhes que poderão fazer toda a diferença no resultado. Neste artigo falaremos mais a respeito de cada passo para montar o seu panfleto. Confira!
Passos para montar um panfleto de propaganda para supermercado
Antes de darmos os passos para a criação de um panfleto, é fundamental ter em mente que a principal função deles é mostrar aos seus clientes e aos potenciais clientes não apenas quais são os preços praticados pelo supermercado. Eles também servem para divulgar a sua marca e fazer com que as pessoas conheçam melhor o seu negócio.
Essa é uma estratégia muito eficiente para aumentar o movimento do supermercado, atraindo tanto os clientes que estão fidelizados, como aqueles que ainda não conhecem a sua loja. Para conseguir alcançar os objetivos desejados é preciso ficar atento aos passos a seguir.
1. Planeje o conteúdo
A criação de todo panfleto de propaganda de supermercado começa pelo planejamento do conteúdo. Afinal de contas, cada detalhe é importante e deve ser considerado para que a comunicação com o cliente seja eficiente. Alguns dos principais pontos que você precisará definir na etapa de planejamento são:
- Quais são os produtos que entrarão em promoção;
- Qual é o período que a promoção vai durar;
- Quais as cores que serão utilizadas no panfleto;
- Qual será o tamanho das fotos;
- Se as fotos serão coloridas;
- Se o panfleto terá mais alguma informação além dos preços promocionais;
- Qual o tipo de papel que será utilizado na impressão do panfleto;
- Se o panfleto será disponibilizado digitalmente para os clientes, seja através de e-mail, aplicativo ou pelo site.
2. Layout do panfleto
Outro ponto muito importante no processo de criação de um panfleto de propaganda de supermercado de sucesso, é o layout. Esse será o momento de seguir o manual de marca criado para o seu negócio, prestando atenção às cores (utilize a paleta de cores da sua marca), à tipografia e ao logotipo.
Lembre-se também que as cores que serão utilizadas para os preços dos produtos deverão ser diferentes do restante, de forma a se destacar. Você pode ainda adotar alguma cor mais chamativa para destacar determinada promoção.
3. Escolha das fotos
Escolher as melhores fotos para o panfleto é outro ponto fundamental do processo. Utilize fotos que tenham uma boa resolução, que realmente representem o produto. Se o seu supermercado estiver com alguma promoção do tipo pague 1 e leve 2, você pode inclusive utilizar a foto repetida, uma atrás da outra, para ilustrar a promoção.
Além disso, a decisão do tamanho das fotos também é importante. Deixe em destaque ou utilize fotos maiores para destacar aqueles produtos que são os mais procurados no seu supermercado. Essa estratégia será responsável por atrair um número maior de clientes para o seu supermercado.
4. Inclua outras informações
Em um panfleto de propaganda de supermercado você pode incluir muito mais do que apenas os preços e as promoções dos produtos aos seus clientes. Uma opção muito utilizada é incluir receitas. Assim, além de trazer uma informação relevante para o seu público, você ainda pode destacar que os produtos (ou alguns deles) para fazer aquela receita estão em oferta.
Essa tática pode funcionar ainda melhor próximo de datas especiais, como Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, ou qualquer outra data que você julgue importante para o seu negócio.
Explore também os pontos fortes do seu supermercado. Se você possuir uma sessão de vinhos ou cervejas diferentes, pode dar dicas de como harmonizar a bebida. Se o seu supermercado possuir uma sessão de alimentos fitness, você pode incluir diversas dicas de boa alimentação e exercícios.
5. Aproveite para divulgar serviços
O seu supermercado possui um serviço de entregas a domicílio? É possível efetuar a compra pelo site e retirar os produtos na loja? Possui padaria e aceita encomendas para datas especiais? Seja qual for o serviço que o seu supermercado oferece, aproveite o panfleto para divulgá-los.
A divulgação dos serviços é importante porque nem todos os clientes podem saber que você os oferece. Ou seja, se o serviço não vem sendo utilizado pode ser que as pessoas simplesmente não sabem que ele existe. Por isso, reserve um espaço para fazer isso.
6. Destaque as promoções para programas de fidelidade
Oferecer promoções exclusivas para clientes que fazem parte do programa de fidelidade é absolutamente normal e faz parte das estratégias de fidelização de clientes. Por isso, eles devem ser incluídos nos panfletos de propaganda de supermercado.
Desta forma, você não apenas chama a atenção desses clientes, como também mostra para os demais quais as vantagens de se fidelizar. Essa estratégia, sem dúvida alguma, fará com que mais clientes façam parte do programa.
7. Determine o tempo de promoção
Você sabe que as promoções não podem durar para sempre. Portanto, deixe isso claro no panfleto e mantenha a informação em um lugar bem visível. Promoções em dias especiais podem ser destacadas ou mesmo posicionadas em páginas estratégicas. Um exemplo, fazer promoções de alguns itens nos finais de semana e colocar ao final do panfleto.
8. Periodicidade
A nossa última dica sobre panfleto de propaganda de supermercado é determinar qual será a periodicidade em que esse panfleto será lançado. Isso pode ser semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, ou qualquer outro período que seja ideal para o seu negócio.
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