Por Nayara Santos em 04.09.2020

Panfleto de propaganda de supermercado: 8 passos para montar o seu

Por Nayara Santos em 04.09.2020

Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais clientes para a sua loja para aproveitarem os bons preços.

Por isso, é fundamental saber como preparar um panfleto de propaganda para supermercado. Por mais simples que possa parecer, é fundamental ficar atento a alguns detalhes que poderão fazer toda a diferença no resultado. Neste artigo falaremos mais a respeito de cada passo para montar o seu panfleto. Confira!

Passos para montar um panfleto de propaganda para supermercado

Antes de darmos os passos para a criação de um panfleto, é fundamental ter em mente que a principal função deles é mostrar aos seus clientes e aos potenciais clientes não apenas quais são os preços praticados pelo supermercado. Eles também servem para divulgar a sua marca e fazer com que as pessoas conheçam melhor o seu negócio.

Essa é uma estratégia muito eficiente para aumentar o movimento do supermercado, atraindo tanto os clientes que estão fidelizados, como aqueles que ainda não conhecem a sua loja. Para conseguir alcançar os objetivos desejados é preciso ficar atento aos passos a seguir.

1. Planeje o conteúdo

A criação de todo panfleto de propaganda de supermercado começa pelo planejamento do conteúdo. Afinal de contas, cada detalhe é importante e deve ser considerado para que a comunicação com o cliente seja eficiente. Alguns dos principais pontos que você precisará definir na etapa de planejamento são:

  • Quais são os produtos que entrarão em promoção;
  • Qual é o período que a promoção vai durar;
  • Quais as cores que serão utilizadas no panfleto;
  • Qual será o tamanho das fotos;
  • Se as fotos serão coloridas;
  • Se o panfleto terá mais alguma informação além dos preços promocionais;
  • Qual o tipo de papel que será utilizado na impressão do panfleto;
  • Se o panfleto será disponibilizado digitalmente para os clientes, seja através de e-mail, aplicativo ou pelo site.

2. Layout do panfleto

Outro ponto muito importante no processo de criação de um panfleto de propaganda de supermercado de sucesso, é o layout. Esse será o momento de seguir o manual de marca criado para o seu negócio, prestando atenção às cores (utilize a paleta de cores da sua marca), à tipografia e ao logotipo.

Lembre-se também que as cores que serão utilizadas para os preços dos produtos deverão ser diferentes do restante, de forma a se destacar. Você pode ainda adotar alguma cor mais chamativa para destacar determinada promoção.

3. Escolha das fotos

Escolher as melhores fotos para o panfleto é outro ponto fundamental do processo. Utilize fotos que tenham uma boa resolução, que realmente representem o produto. Se o seu supermercado estiver com alguma promoção do tipo pague 1 e leve 2, você pode inclusive utilizar a foto repetida, uma atrás da outra, para ilustrar a promoção.

Além disso, a decisão do tamanho das fotos também é importante. Deixe em destaque ou utilize fotos maiores para destacar aqueles produtos que são os mais procurados no seu supermercado. Essa estratégia será responsável por atrair um número maior de clientes para o seu supermercado.

4. Inclua outras informações

Em um panfleto de propaganda de supermercado você pode incluir muito mais do que apenas os preços e as promoções dos produtos aos seus clientes. Uma opção muito utilizada é incluir receitas. Assim, além de trazer uma informação relevante para o seu público, você ainda pode destacar que os produtos (ou alguns deles) para fazer aquela receita estão em oferta.

Essa tática pode funcionar ainda melhor próximo de datas especiais, como Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, ou qualquer outra data que você julgue importante para o seu negócio.

Explore também os pontos fortes do seu supermercado. Se você possuir uma sessão de vinhos ou cervejas diferentes, pode dar dicas de como harmonizar a bebida. Se o seu supermercado possuir uma sessão de alimentos fitness, você pode incluir diversas dicas de boa alimentação e exercícios.

5. Aproveite para divulgar serviços

O seu supermercado possui um serviço de entregas a domicílio? É possível efetuar a compra pelo site e retirar os produtos na loja? Possui padaria e aceita encomendas para datas especiais? Seja qual for o serviço que o seu supermercado oferece, aproveite o panfleto para divulgá-los.

A divulgação dos serviços é importante porque nem todos os clientes podem saber que você os oferece. Ou seja, se o serviço não vem sendo utilizado pode ser que as pessoas simplesmente não sabem que ele existe. Por isso, reserve um espaço para fazer isso.

6. Destaque as promoções para programas de fidelidade

Oferecer promoções exclusivas para clientes que fazem parte do programa de fidelidade é absolutamente normal e faz parte das estratégias de fidelização de clientes. Por isso, eles devem ser incluídos nos panfletos de propaganda de supermercado.

Desta forma, você não apenas chama a atenção desses clientes, como também mostra para os demais quais as vantagens de se fidelizar. Essa estratégia, sem dúvida alguma, fará com que mais clientes façam parte do programa.

7. Determine o tempo de promoção

Você sabe que as promoções não podem durar para sempre. Portanto, deixe isso claro no panfleto e mantenha a informação em um lugar bem visível. Promoções em dias especiais podem ser destacadas ou mesmo posicionadas em páginas estratégicas. Um exemplo, fazer promoções de alguns itens nos finais de semana e colocar ao final do panfleto.

8. Periodicidade

A nossa última dica sobre panfleto de propaganda de supermercado é determinar qual será a periodicidade em que esse panfleto será lançado. Isso pode ser semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, ou qualquer outro período que seja ideal para o seu negócio.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Produtos que mais vendem no supermercado: veja quais são

 Você conhece quais são os produtos que mais vendem no seu supermercado? Sabe como usar essa informação a seu favor para conseguir atrair mais clientes, fidelizar quem já conhece a sua loja, ou mesmo aumentar as vendas? Então chegou o momento de mudar isso e começar a ter sucesso! Uma coisa é certa: todo…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Cupom de desconto para supermercado: veja como usar essa estratégia

Na busca de atrair clientes e aumentar as vendas, oferecer cupons de desconto para supermercado pode ser uma ação interessante. Ainda pouco explorada no Brasil e mais presente em compras online, o uso dos cupons de desconto pode trazer um grande diferencial para o seu negócio. A seguir, vamos contar da importância de oferecer os…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Melhor sistema para supermercado: veja qual sistema não pode faltar no seu negócio

A gestão de um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Muitas delas podem até não ser complexas, entretanto, elas requerem muita atenção e podem acabar ocupando o seu tempo. Os sistemas de automação são essenciais para quem quer usar melhor o tempo para se aprimorar, criar estratégias de marketing, ou mesmo trazer novidades para…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Quanto custa para abrir um supermercado? Saiba tudo sobre o assunto

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Como os gastos com alimentação são sempre necessários, independentemente da situação financeira do país, muitas pessoas optam por se aventurar em abrir um supermercado. Durante essa jornada, uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem é quanto custa abrir um supermercado. Já adiantamos que essa…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

7 dicas de como escolher um nome para mini mercado com ideais para você se inspirar

 O nome de um comércio é crucial para o negócio, podendo influenciar diretamente nos resultados. Afinal, é através do nome que o estabelecimento é identificado pelos clientes. Sem falar que o nome também pode influenciar nas estratégias de marketing e até mesmo no fortalecimento da marca. Com um mercado altamente competitivo, é fundamental para…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Importância de ter um sistema de som para supermercado, confira

O sistema de som para supermercado tem um papel importante para conseguir levar a música e os anúncios para todos que estejam fazendo compras. Garantir que o som seja uniforme em todo o ambiente, evitando distorções e volume muito alto ou muito baixo podem fazer toda a diferença para algumas ações de marketing que você…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Cooperativa de supermercado: entenda como funciona e como montar uma

A busca constante por preços menores sem que a qualidade do produto fosse comprometida, fez com que as cooperativas de supermercado surgissem. Neste modelo de negócio, os cooperados encontram muitas vantagens, já que eles não apenas podem usufruir de preços melhores, mas também participam da tomada de decisões do supermercado. Neste artigo nós vamos explicar…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

28 Textos de propaganda de supermercado: se inspire em nossas ideias!

 Ter ideias e conhecer textos de propaganda de supermercado podem te ajudar a se inspirar para criar as suas próprias campanhas e anúncios. Por isso, a seguir vamos trazer diversos textos, que você pode utilizar para as mais diferentes ocasiões.  Além disso, ainda vamos dar algumas dicas de como você pode fazer para criar…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Layout de armazém de supermercado: entenda como fazer

Muito se discute a respeito da importância do layout de supermercado para que o cliente tenha uma boa experiência de compras. Entretanto, pouco se fala de como manter um bom layout de armazém no supermercado, facilitando o manuseio de produtos e as perdas por vencimento. Se você tem esse problema, então está no lugar certo.…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos