Por Nayara Santos em 03.08.2021

Cross merchandising no supermercado: 6 dicas de como aplicar

Por Nayara Santos em 03.08.2021

O cross merchandising no supermercado é uma das técnicas de venda que pode ser aplicada para aumentar os lucros da sua loja. Ela consiste basicamente em combinar produtos que se complementam, trazendo maior conveniência e praticidade para o cliente. Como, por exemplo, os pacotinhos de queijo ralado que são expostos com os molhos de tomate e macarrão. Assim, o cliente pode lembrar que precisa daquele item, ou mesmo acabar comprando por impulso.

Neste artigo traremos dicas que podem ser facilmente implementadas no seu supermercado para começar a melhorar os seus resultados. Confira!

Como aplicar o cross merchandising no supermercado

1. Conheça o comportamento dos seus clientes

O primeiro passo para fazer um bom cross merchandising no supermercado é ter um bom conhecimento sobre como os seus clientes se comportam. Isso significa entender quais são os hábitos de consumo das pessoas que frequentam o seu supermercado. Os relatórios gerenciais são uma excelente forma de levantar essas informações.

Através dessas informações você entenderá quais produtos os clientes costumam comprar ao mesmo tempo. Desta forma, você conhecerá quais produtos podem ser combinados para aumentar as suas vendas. Vale mencionar que, caso você tenha mais de uma loja, essa análise deverá ser realizada para todas elas. Afinal de contas, as pessoas que frequentam a loja são diferentes e os hábitos de consumo também podem variar.

2. Defina as melhores combinações de produtos

Depois que você já fez a análise do comportamento dos clientes e conhece quais produtos são comprados ao mesmo tempo, é preciso analisar essas combinações com cautela. Não é porque alguns produtos são comprados juntos que eles devem ser expostos na mesma seção do supermercado.

Para que o cross merchandising no supermercado funcione, é preciso que haja uma certa lógica. Lembre-se que o importante é expor produtos complementares, ou seja, aqueles produtos que são consumidos ao mesmo tempo. Assim, se o cliente estiver planejando fazer uma determinada receita, as chances dele comprar esses produtos complementares é muito maior.


Por exemplo, por mais que os seus clientes comprem iogurte e cereais eles não devem ser exibidos na mesma seção. Afinal de contas, as condições de armazenamento desses dois produtos é diferente. De qualquer forma, mesmo que essa informação não possa ser utilizada para o cross merchandising, ela pode ser utilizada na hora de criar promoções.

3. Crie seções temáticas

Uma das melhores formas de se fazer cross merchandising é através da criação de seções temáticas. Claro que essa já é uma prática do supermercado, separar produtos em diferentes seções, entretanto, essa estratégia também é uma das preferidas em datas comemorativas como Festa Junina, Natal e Carnaval. 

Ao criar essas seções temáticas você será capaz de expor no seu PDV diversos produtos complementares ao mesmo tempo. Assim, o cliente que estiver procurando por produtos que são destinados para a celebração da data o encontrarão no mesmo local. 

Vale mencionar que para atrair ainda mais a atenção do cliente durante essas datas comemorativas, você também pode investir na decoração do supermercado. Assim, você deixa o cliente ainda mais no clima daquele período, aumentando ainda mais as chances dele comprar mais do que havia planejado anteriormente. Adicionalmente, essa também é uma forma de melhorar a experiência que o cliente terá na sua loja.

4. Fique atento ao preços

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração ao se planejar uma estratégia de cross merchandising para supermercado é o preço dos produtos. Lembre-se que ao associar dois produtos, um deles deve ser o principal e o outro complementar. Assim, o produto principal deve ser aquele que trará a maior margem de lucro, enquanto que o valor do complementar geralmente é menor.

Em outras palavras, o item principal será aquele que as pessoas mais procuram. O item complementar, o de menor valor, é aquele que incrementa a compra. Aquele item que as pessoas olham e lembram que precisam comprá-lo.

5. Foque na experiência do cliente

Ao planejar estratégias para aumentar as vendas, como é o caso do cross merchandising no supermercado, é preciso que o foco principal esteja em manter uma boa experiência de compras para o cliente. Isso significa que o cliente consegue facilmente encontrar aquilo que ele procura, que os preços dos produtos estão todos corretamente posicionados, produtos de qualidade, dentre outros.

Além disso, existem outras formas de garantir que isso aconteça, que é através da combinação de ações de marketing. Por exemplo, ao implementar uma rádio interna personalizada você consegue reproduzir músicas que sejam agradáveis ao seu público-alvo. A música funciona porque ao criar um ambiente de compras que seja agradável ao cliente, este tende a passar mais tempo no supermercado e consequentemente comprar mais.

6. Dicas de combinações de produtos para o cross merchandising no supermercado

Para te auxiliar na aplicação do cross merchandising no seu supermercado, gostaríamos de fechar esse artigo com algumas dicas de produtos que podem ser exibidos na mesma seção, no mesmo corredor ou na ponta de gôndola. São eles:

  • Itens para churrasco: próximo ao açougue podem ter um local para a exposição de carvão e uma geladeira com algumas cervejas e pão de alho;
  • Seção de cervejas: o consumo de cerveja junto com aperitivos como amendoins, salame, queijos e salgadinhos é muito comum. Assim, alguns desses itens podem ser expostos próximos à seção de cervejas;
  • Adega: é muito comum que os clientes comprem vinho para ser consumido com queijo. Por isso, ao planejar a sua adega, faça isso próximo a uma seção de queijos ou tenha uma geladeira para isso. Ainda, nem todos os tipos de queijo requerem refrigeração, por isso, eles são uma ótima opção para serem expostos próximos à adega.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Cooperativa de supermercado: entenda como funciona e como montar uma

A busca constante por preços menores sem que a qualidade do produto fosse comprometida, fez com que as cooperativas de supermercado surgissem. Neste modelo de negócio, os cooperados encontram muitas vantagens, já que eles não apenas podem usufruir de preços melhores, mas também participam da tomada de decisões do supermercado. Neste artigo nós vamos explicar…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Sistema de som para supermercado: veja como montar o ideal

Diversas pesquisas já comprovaram o poder da música em ambientes comerciais. A música consegue influenciar o comportamento das pessoas, provocar sentimentos e emoções, criar estímulos sensoriais, aliviar tensões e até mesmo criar uma identidade sonora para o estabelecimento que a utiliza da forma correta. Dentro de um supermercado a música cria um ambiente agradável e…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

10 Tendências para supermercados em 2024

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista. Portanto, se você quiser manter a saúde financeira…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Qual é a margem de lucro de um supermercado?

Você sabe qual é a margem de lucro de um supermercado? Certos indicadores financeiros mostram como um estabelecimento está se saindo no quesito rentabilidade. Cada lugar terá suas variáveis, mas todos podem fazer algumas contas e análises para identificar o que está indo bem e o que pode melhorar. Esse cálculo é um dos mais…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

6 dicas para operador de caixa de supermercado: veja como torná-lo mais eficiente

 Procurar dicas para melhorar o desempenho dos operadores de caixa do supermercado é algo que todo gestor deve fazer. Afinal, esses profissionais têm papel essencial para a qualidade do atendimento ao cliente e para a sua fidelização. Sem falar que essa também é uma função muito importante já que lida com o dinheiro que…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Furtos em supermercados: veja como evitar e não ter mais prejuízos

Não é segredo para ninguém que os furtos em supermercados são muito comuns e impactam consideravelmente os lucros do estabelecimento. Conseguir prevenir essas perdas é fundamental para que o seu supermercado tenha sucesso e seja mais competitivo. Entretanto, apenas conseguimos prevenir aquilo que conhecemos as causas, certo?  Por isso, antes de planejar ou desenvolver qualquer…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Fornecedores para supermercado: conheça os melhores e sua importância

Encontrar bons fornecedores para supermercado é uma das importantes tarefas de todo gestor desse setor do varejo. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que muitos aspectos devem ser levados em consideração na hora de fechar algum contrato ou mesmo para conseguir manter um bom relacionamento com os seus fornecedores. Por isso, neste…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Decoração de carnaval para supermercado: veja como destacar o seu negócio

Preparar a decoração de Carnaval no seu supermercado é uma forma de fazer com que os clientes entrem no clima de celebração e fiquem ainda mais dispostos a aproveitar as ofertas que você preparou. Além disso, a decoração pode influenciar diretamente na experiência de compras e ajudar os clientes a lembrarem da sua loja no…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Quanto custa para montar um supermercado pequeno? Descubra agora mesmo

Provavelmente você chegou aqui querendo saber quanto custa para montar um supermercado pequeno, certo? Aliás, conhecer os custos de abrir um negócio é uma das primeiras pesquisas que as pessoas fazem.  Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil ou uma pergunta simples de ser respondida. Portanto, dificilmente haverá uma resposta com números absolutos. Isso…

Por Nayara Santos em 11.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos