Você sabe qual é a margem de lucro de um supermercado? Certos indicadores financeiros mostram como um estabelecimento está se saindo no quesito rentabilidade. Cada lugar terá suas variáveis, mas todos podem fazer algumas contas e análises para identificar o que está indo bem e o que pode melhorar.
Esse cálculo é um dos mais importantes a serem feitos pelos gestores de uma empresa para saber como está a saúde financeira da empresa. Esse é o número que diz, de fato, qual o retorno sobre as vendas dos produtos.
A margem de lucro é um valor percentual definido por uma série de fatores. Podendo variar, inclusive, de loja para loja. O percentual descoberto com o cálculo deve ser avaliado em conjunto com circunstâncias como concorrência, região, situação socioeconômica e mais. A partir daí, é possível saber se sua margem de lucro está na média, abaixo ou acima do necessário para prosperar.
Por isso, dedicar uma atenção extra a esse assunto é o que irá te auxiliar a tomar melhores decisões gerenciais e a aumentar as chances de longevidade do negócio. Para te ajudar a entender qual é a margem de lucro do seu supermercado, nós preparamos este artigo com todos os detalhes e passos que você deverá seguir. Não perca mais tempo e boa leitura!
Primeiramente, conheça o seu faturamento
Antes de mais nada, é fundamental que você saiba qual é o faturamento da sua loja e se ele está de acordo com a metragem quadrada da sua loja. Para te ajudar nessa tarefa, nós te apresentamos a nossa calculadora gratuita, com ela você saberá quanto seu supermercado deve faturar de acordo com os metros quadrados da loja:
A primeira vista esse pode até parecer um assunto bastante técnico, mas não precisa se preocupar, continue lendo o nosso artigo e você irá compreender tudo o que precisa para sobre a margem de lucro do supermercado e ainda terá a oportunidade de melhorar o faturamento da loja.
Qual é a margem de lucro de um supermercado?
A margem de lucro de um supermercado nada mais é do que o valor percentual que é obtido calculando-se a relação entre o lucro bruto e a receita daquele produto. Vale a pena dizer que a margem de lucro também pode ser calculada para bens e para serviços prestados, bem como período de vendas, como em datas comemorativas. Portanto, você poderá aplicar não apenas para os itens vendidos no mercado, mas também para serviços, caso você os preste.
Vamos te dar um exemplo para que você entenda melhor o que é a margem de lucro. Vamos supor que você descubra que sua loja rendeu 15 mil reais no último mês. Parece bom, certo? Entretanto, ao calcular a margem de lucro, ela indica que esse valor corresponde a 2% da receita. Claro que quanto maior a margem de lucro melhor, mas será que esse valor é bom ou ruim para o meu supermercado? Responderemos essa pergunta no próximo tópico.
O cálculo da margem de lucro do supermercado envolverá diferentes conceitos, como os custos de produção, lucro bruto e lucro líquido. Você deve ter tudo isso em mente para começar a entender a margem de lucro do seu negócio. Mantenha a concentração e vamos em frente para compreender esse processo parte por parte!
Mas qual é a margem de lucro ideal para o meu supermercado?
Responder a essa pergunta pode ser bastante difícil. Isso porque não tem como bater o martelo em um número definitivo e que possa ser utilizado como referência para todos os supermercados, de todas as cidades do país. De qualquer forma, é importante ter pelo menos uma ideia de qual é a margem de lucro de um supermercado.
É importante dizer que essa margem pode variar conforme a situação econômica do país, localização geográfica da sua empresa, número de clientes que circulam na loja e do capital de giro do supermercado. Isso tudo, sem mencionar a lei da oferta e demanda, que pode influenciar muito na margem de lucro.
Um bom exemplo disso, que todos vivenciamos há pouco tempo, foi o aumento do valor do álcool em gel. No início da pandemia as empresas não tinham estoque suficiente para atender a demanda que foi gerada. Isso fez com que o preço aumentasse consideravelmente. Entretanto, conforme os fabricantes tiveram tempo de produzir mais e as lojas de reforçar os estoques, o preço caiu.
Veja a seguir dois exemplos de qual pode ser a margem de lucro ideal para o supermercado, de acordo com o fluxo de caixa.
Fluxo de caixa grande
No primeiro caso temos um supermercado que tenha um fluxo de caixa grande, por exemplo, algo em torno de R$ 3 milhões por mês. Neste caso, se o supermercado obtiver um resultado líquido de 4%, isso significa que ele teve uma margem de lucro de R$ 120 mil no período.
Claro que um fluxo de caixa grande é comum nos supermercados maiores, o que também significa que os gastos são grandes. Entretanto, o lucro também será maior. Portanto, no exemplo que demos, uma margem de lucro de 4% pode ser algo bastante significativo.
Fluxo de caixa pequeno ou moderado
Mas, será que os mesmos 4% podem ser significativos para os supermercados que possuem um fluxo de caixa pequeno ou moderado? Vejamos o exemplo a seguir.
Imagine que um supermercado que fica em uma pequena cidade do interior consiga faturar em média R$ 1 milhão por mês. Neste caso, se a margem de lucro for de 4%, então ele terá R$ 40 mil. Assim como ocorre com o supermercado com grande fluxo de caixa, quando a empresa é menor, os gastos também são menores e esse valor de lucro pode ser suficiente para fazer a empresa crescer.
Custo de produção, margem bruta e margem líquida
Se você já pegou papel e caneta depois de ouvir falar tantas vezes sobre cálculo, saiba que não é apenas um cálculo que deve ser feito. Para chegar a todas as respostas que ajudarão você a mapear a rentabilidade do seu mercado, você precisará conhecer outros conceitos.
Também é essencial saber o que considerar ao calcular as margens, incluindo fatores específicos do seu mercado. E não esqueça de contar com ajuda sempre que achar ideal, seja com profissionais ou com tecnologia. Mas, não se preocupe, nós explicaremos a seguir.
Custos fixos e variáveis
O primeiro passo para conseguir calcular qual é a margem de lucro de um supermercado é entender o que são despesas fixas e variáveis de um negócio. Afinal, são muitos gastos que o empresário tem para conseguir manter a empresa funcionando.
De modo geral, as despesas fixas são aquelas que ocorrerão independentemente da produção. Ou seja, não importa se o supermercado vai vender muito ou pouco, elas não mudarão. Por exemplo, os custos com aluguel ou a prestação do imóvel em que o supermercado funciona, internet, salário de funcionários, eletricidade, água, mensalidades de softwares de automação, dentre outros.
Já as despesas variáveis são aquelas que estão diretamente ligadas com a produção ou venda de algum produto. O valor pago ao fornecedor e os tributos são bons exemplos, já que cada produto tem um valor diferente e um imposto diferente e, quanto mais mercadorias você vender, mais itens precisará comprar e imposto precisará pagar.
Além disso, existem diferentes alíquotas de impostos para os produtos vendidos no supermercado. Por exemplo, o imposto sobre o café é de cerca de 16%, enquanto que em um refrigerante esse valor é de 46%.
Lucro bruto
Em seguida, você deverá calcular o lucro bruto. Esse é um cálculo bastante simples, em que você precisa apenas subtrair o valor dos custos variáveis do valor da receita total. Para isso, você utilizará a seguinte fórmula:
- lucro bruto = receita total – custos variáveis
Lucro líquido ou lucro real
Conhecer o lucro líquido do supermercado também irá te ajudar a calcular a margem de lucro do seu supermercado. Ele é calculado de modo muito semelhante ao cálculo anterior, entretanto, neste caso, é levado em consideração tanto os custos variáveis quanto os fixos. Portanto, o cálculo fica da seguinte forma:
- lucro líquido = receita total – (custos variáveis + custos fixos)
Tenha em mente que os custos totais (fixos somados aos variáveis) dizem respeito a tudo que foi deduzido da empresa durante o período avaliado. Se estiver calculando um produto específico, insira os impostos, gastos com armazenamento e com pessoal, no caso de tempo de serviço aplicado antes da venda (funcionários responsáveis pelo corte de carnes e frios, por exemplo).
São muitas pequenas contas, uma em cima da outra, mas é o que vai demonstrar o lucro real. É ideal, inclusive, para saber quando e como aplicar ofertas e promoções.
Margem bruta
O próximo cálculo a ser feito é o da margem bruta e essa é uma operação bastante simples, neste caso, você irá calcular qual é a relação direta do faturamento e dos custos de produção. Em outras palavras, é o que resta entre o que foi gasto para criar ou comprar um produto, e o valor pelo qual ele foi vendido. A fórmula para descobrir a margem bruta é:
- margem bruta = (lucro bruto ÷ receita total) x 100
Usando o mesmo exemplo anterior, já sabemos que o lucro bruto foi de R$ 3,00. O resultado da margem bruta deve ser expresso em porcentagem e ela pode ser calculada utilizando-se a seguinte forma:
- margem bruta = (lucro bruto ÷ receita total) x 100 = (3 ÷ 5) x 100 = 60%
Margem líquida
Todo empreendedor sabe que os custos de produção não são os únicos para manter a empresa funcionando. Como falamos anteriormente, os gastos com quadro de funcionários, impostos, aluguel, manutenção, entre outras despesas cotidianas, como luz, telefone, internet e afins devem ser considerados.
Na hora de calcular a margem líquida, você deverá utilizar a seguinte fórmula:
- margem líquida = (lucro líquido ÷ receita total) x 100
Seguindo com o mesmo exemplo dado acima, imagine que, na venda, R$0,50 foram impostos. O lucro líquido, então, é de R$ 2,50. Neste caso, o cálculo é feito da seguinte forma:
- margem líquida = (lucro líquido ÷ receita total) x 100 = (2,5 ÷ 5,0) x 100 = 50%
Como especificar qual é a margem de lucro de um supermercado
Todas essas operações servem para qualquer produto, serviço ou área de atuação. Você quer saber mais sobre margem de lucro em supermercados, certo? Como mencionamos anteriormente, essa é uma resposta que depende de muitas variáveis. É por isso que a margem ideal é considerada a margem elástica. Ou seja, ela pode flutuar ao longo do tempo e isso é absolutamente normal.
Uma das maneiras de saber se você está indo bem ou não é a comparação com concorrentes na região, por exemplo. Mas, mesmo se você não tiver acesso a esses dados, há algumas técnicas para aprimorar os cálculos e chegar nos melhores resultados possíveis. Anote aí essas dicas:
- Calcule por seção: ao invés de avaliar cada produto, faça as contas com categorias inteiras para então descobrir onde estão as maiores e menores margens de lucro;
- Identifique os mais e os menos vendidos: alguns produtos podem ter uma margem baixa, mas um alto volume de venda, ou o contrário;
- Estude produtos e fornecedores: você pode economizar na compra ou mesmo descobrir informações que ajudem na elaboração do preço de venda;
- Use a tecnologia: aproveite a quantidade de softwares de gestão disponíveis no mercado para controlar melhor o financeiro da empresa e conseguir calcular a margem de lucro do supermercado sem grandes problemas.
Obtenha melhores resultados melhorando a experiência do cliente
Independente de qual seja a margem de lucro do supermercado, uma coisa é fato, quanto mais você conseguir vender, melhor para a sua empresa. Por isso, acreditamos que dar algumas dicas de como aumentar as vendas é extremamente importante nesse artigo.
Isso porque, quando você consegue oferecer uma boa experiência de compras para o cliente em um ambiente diferenciado, você consegue agregar valor aos produtos vendidos. Desta forma, o cliente pode até pagar mais caro apenas porque no seu supermercado ele consegue ter um atendimento de qualidade. Ou seja, investir em ações para melhorar a experiência do cliente pode ser um bom negócio.
Para esta finalidade você tem à sua disposição o marketing sensorial, com destaque para a rádio personalizada. Com ela você consegue deixar o cliente mais à vontade, fazendo com que ele queira passar mais tempo no supermercado e, quando isso acontece, muitos irão comprar mais do que o inicialmente planejado.
Além disso, a rádio te ajuda a criar uma identidade musical e uma atmosfera única, permitindo que você se destaque da concorrência. Ficou interessando? Confira todos os detalhes dessa ação no nosso e-book gratuito Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.
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