Por Nayara Santos em 24.01.2024

Decoração de carnaval para supermercado: veja como destacar o seu negócio

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Preparar a decoração de Carnaval no seu supermercado é uma forma de fazer com que os clientes entrem no clima de celebração e fiquem ainda mais dispostos a aproveitar as ofertas que você preparou. Além disso, a decoração pode influenciar diretamente na experiência de compras e ajudar os clientes a lembrarem da sua loja no futuro, retornando ao estabelecimento.

Como as datas comemorativas são perfeitas para alavancar as vendas, o feriado de Carnaval oferece grandes oportunidades para aumentar o faturamento do supermercado. Por isso, não decorar a loja pode te deixar atrás da concorrência e fazer com que os clientes prefiram aquelas lojas em que eles sabem que a data está sendo celebrada, ou pelo menos que ofereçam uma atmosfera mais parecida com o Carnaval.

Portanto, se você trabalha no setor supermercadista e ainda não pensou na decoração de Carnaval da sua loja, este artigo vai te ajudar. Nele trazemos diversas dicas de como você pode decorar a loja e de várias outras estratégias que vão te ajudar a aproveitar ao máximo o potencial de vendas que a data oferece. Confira!

Como fazer uma decoração de Carnaval para supermercado atrativa?

O planejamento da decoração de Carnaval do supermercado envolve inúmeras etapas. Passar por cada uma delas é essencial para que você não desperdice recursos e consiga avaliar os resultados obtidos. Falaremos de cada uma delas a seguir.

Planejando o orçamento

A primeira coisa que você precisa definir é qual será o orçamento disponível para a decoração. Essa é a melhor forma de conseguir garantir a saúde financeira do supermercado, preparando uma decoração que caiba no orçamento.

Lembre-se que, por mais que o orçamento seja pequeno, a criatividade pode te ajudar a criar uma decoração incrível. Aliás, ao conseguir reaproveitar materiais de forma inusitada, geralmente desperta a atenção dos consumidores, que inclusive passarão a prestar mais atenção aos detalhes.

Uma forma bastante interessante de conseguir economizar e ser criativo é envolvendo os funcionários neste processo. Mesmo porque, cada pessoa tem uma bagagem cultural diferente, com referências diferentes e pode te ajudar a ter ideias incríveis para  a decoração do supermercado.

Elementos da decoração

O próximo passo é definir quais serão os elementos que irão compor a decoração. Quando falamos de Carnaval, sabemos que alguns deles não podem faltar, tais como adereços coloridos e chamativos, máscaras, plumas, penas, óculos, confetes, serpentinas, brilhos, e até mesmo adesivos e pinturas. 

Mas, não é preciso utilizar todos eles, escolha dois ou três e capriche na disposição dos elementos (falaremos mais sobre isso a seguir). O importante é usar a criatividade e inovar para conseguir chamar a atenção dos clientes e fazer com que eles sintam a energia do Carnaval enquanto estiverem realizando suas compras. 

Outro ponto fundamental é a escolha das cores. Geralmente as mais utilizadas são as de tons quentes, que transmitem a energia desse feriado que é tão festivo em todo o Brasil e que atrai pessoas de todo o mundo. Mas, você também pode utilizar as cores da sua marca, reforçando a sua identidade visual.

Para conseguir planejar essa etapa faça uma lista de tudo o que pode ser utilizado e vá excluindo alguns itens que sejam mais caros ou necessitem de um investimento maior.

Cuidado com a circulação de pessoas

Ter uma decoração de Carnaval no seu supermercado ajuda os clientes a entrarem no clima de festa e a aproveitar as ofertas que você preparou. Por isso, a decoração pode ser utilizada para chamar a atenção dos consumidores para os itens em promoção.


Apenas tome cuidado para não esconder os seus produtos em meio aos adereços, lembre-se de sempre mantê-los visíveis e em destaque. Ou mesmo para não atrapalhar a circulação de clientes pela loja, o que compromete a experiência do cliente e a impressão que ele terá do estabelecimento. 

Afinal, ninguém gosta de fazer compras em corredores apertados, cheios de gente e nos quais é praticamente impossível ver os produtos direito. Por isso, planeje a decoração de modo que a circulação seja mantida. Se necessário, faça adequações no layout da loja, retirando ilhas de produtos ou gôndolas.

Não se esqueça da fachada da loja

Fala-se muito de como fazer a decoração da loja, com muitas dicas e cuidados que devem ser tomados para conseguir acertar. Mas, se você quiser começar a melhorar a experiência do cliente e atraí-lo para aproveitar as ofertas de Carnaval, então a decoração do supermercado deve ser pensada já na fachada da loja.

Isso porque, as pessoas que passam na frente do estabelecimento não sabem exatamente o que acontece na parte de dentro. Ou seja, é preciso mostrar para ele que ali ele vai encontrar os itens certos para celebrar o Carnaval, e que alguns desses produtos estão em promoção.

Portanto, prepare algum tipo de decoração que possa ser vista por quem está passando pelo supermercado. Podem ser cartazes de ofertas com decoração carnavalesca, ou então algumas serpentinas caindo pelas paredes da loja, dentre outros.

Essas decorações são muito comuns durante as celebrações do Natal e do final do ano. Portanto, aproveite para buscar inspiração nessas ideias para decorar a fachada da sua loja para o Carnaval.

Utilize os produtos na decoração

Você provavelmente já viu uma árvore de Natal feita de panetones, então, aproveite essa inspiração e crie a decoração de Carnaval do supermercado utilizando alguns produtos. Você pode, por exemplo, montar uma máscara com serpentinas, ou pacotes de confetes.  

Inclusive, essa pode ser uma forma bastante interessante para economizar na decoração da loja ao mesmo tempo em que divulga os produtos que você tem. Além disso, se você possui uma padaria, pode preparar produtos de decoração de carnaval. Por exemplo, cupcakes e donuts decorados. 

Desta forma, você deixará os produtos mais atrativos, e os consumidores mais interessados em experimentá-los. Algo semelhante pode ser feito com os itens do hortifrúti, que podem ser expostos de modo que haja um contraste de cores.

Envolva os colaboradores

Como falamos anteriormente, envolver os colaboradores para planejar e preparar a decoração de Carnaval do supermercado pode ser bastante interessante. Isso ajuda a envolvê-los no processo de tomada de decisões e a se sentir parte de uma comunidade. Ou seja, essa também é uma forma de conseguir ter funcionários mais motivados.

Quanto às ideias, eles podem ter algum uniforme temático, que seja mais colorido ou que tenha estampada relacionada ao carnaval. Ou então, eles podem usar aqueles colares havaianos, que são utilizados por muitas pessoas durante o Carnaval. O importante aqui, é padronizar algum tipo de adereço e utilizar isso a seu favor. Sem falar que o ambiente de trabalho também pode ficar mais descontraído desta forma.

Aqui vale uma ressalva, pode ser que nem todos os colaboradores se sintam confortáveis utilizando tais adereços, portanto, antes de implementar essa sugestão, converse com eles e veja como eles se sentem com isso. Afinal, se o funcionário não está feliz, o atendimento pode ser comprometido e a experiência do cliente também.

Não se esqueça de que alguns desses adereços podem atrapalhar a realização das tarefas diárias. Por exemplo, é muito mais fácil os operadores de caixa utilizarem tais colares do que os repositores. Portanto, leve isso em consideração também.

Como aproveitar todas as oportunidades que o carnaval oferece?

Agora que você já sabe como fazer uma decoração de carnaval para supermercado, vamos apresentar algumas ideias que podem te ajudar a potencializar ainda mais os seus resultados, confira!

Invista nos produtos que mais vendem

Assim como acontece com outras datas comemorativas, as festividades de Carnaval levam os consumidores a procurarem determinados produtos. Portanto, se você não quiser perder vendas, é preciso estar preparado para atender à demanda.

Podemos incluir na lista de itens que não podem faltar no seu estoque:

  • Cerveja;
  • Diferentes cortes de carnes para churrasco;
  • Pão de alho;
  • Carvão;
  • Destilados;
  • Refrigerantes;
  • Água mineral;
  • Drinks prontos para consumo;
  • Lanches prontos para consumo;
  • Protetor solar.

Vale a pena dizer que para entender melhor qual é o comportamento dos seus clientes durante o Carnaval você pode fazer uma análise do histórico de vendas dos anos anteriores. Desta forma, você poderá reforçar o estoque dos itens que realmente estão sendo procurados.

Além disso, conhecer a lista de produtos mais vendidos te ajudará a criar promoções que sejam realmente atrativas. Mas cuidado, isso não significa que todos esses produtos devem ser colocados em promoção. 

Selecione alguns e deixe o restante com o preço normal. Desta forma, você conseguirá atrair os clientes, mas sem precisar sacrificar a sua margem de lucro. Existem outras formas de influenciar a decisão de compra do consumidor e falaremos sobre elas ainda neste artigo.

Planeje seu estoque

O carnaval é um período em que o número de consumidores costuma aumentar naturalmente. Esse aumento é ainda mais evidente em cidades que possuem festas tradicionais e litorâneas. Por isso o seu supermercado precisa estar preparado para esse aumento na demanda.

Precisamos lembrar que o seu supermercado provavelmente não é o único da cidade e outros comerciantes também estarão se preparando. Portanto, não deixe para procurar o fornecedor uma semana antes do Carnaval começar. 

Esse atraso pode fazer com que você pague mais caro pelos itens, o que compromete a margem de promoção e lucro que você terá. Sem falar que as condições de entrega podem não ser muito vantajosas e qualquer problema pode resultar em prateleiras vazias e vendas perdidas.

Faça promoções realmente atrativas

Promoções sempre atraem clientes para o supermercado e durante o Carnaval isso não é diferente. Como mencionamos anteriormente, você deve fazer promoções de alguns dos produtos mais procurados, mas você também pode apostar em ofertas especiais para o período.

Elas podem incluir concurso de fantasias, descontos especiais para os membros do clube de vantagens, promover os cuidados necessários para uma viagem segura e muito mais. Você encontra mais dicas de promoções clicando aqui

Ou ainda, você poderá apostar no marketing de experiência, oferecendo ao cliente uma experiência diferente durante as compras ou que leve o nome do supermercado. Por exemplo, ter aqueles sprays de água em determinada parte do supermercado para aliviar o calor dos foliões.

Deixe suas redes sociais em clima de folia

Com as pessoas cada vez mais conectadas e considerando que o brasileiro é um dos povos que mais utilizam as redes sociais, você não pode esquecer das suas. Essa é uma forma de conseguir se aproximar e se conectar com os clientes.

Por isso, durante o Carnaval você deverá incluir postagens que divulguem as promoções do período, as ações do supermercado, levar dicas e informações úteis para os clientes. Neste caso, a produção de conteúdo de qualidade pode te ajudar a conquistar a confiança dos consumidores.

Inclua dicas de como se manter hidratado, evitar furtos, lanches rápidos, cafés da manhã reforçados, dentre outros. Tudo isso deixará o consumidor interessado no seu perfil e de olho em tudo o que você publicar.

Como complementar a decoração de Carnaval?

Agora você já sabe como fazer a decoração de Carnaval para o seu supermercado, então chegou o momento de falar como ela pode ficar ainda mais especial. Um dos principais elementos do Carnaval é a música, certo? Portanto, ela não pode ficar de fora das ações realizadas pela sua loja neste período.

A música ajuda a trazer um elemento emocional para a decoração do supermercado, despertando sentimentos e emoções nos consumidores. Por exemplo, imagine que o cliente esteja se preparando para ir a uma festa, ao entrar na loja e se deparar com algumas marchinhas de Carnaval, ele já ficará mais animado.

Além disso, grande parte das decisões de compras são tomadas com base nas emoções, por isso, você precisa conseguir despertar as emoções certas se quiser influenciá-lo positivamente. Aliás, desta forma você não apenas conseguirá influenciar aquele momento de compra, mas até mesmo futuras decisões do cliente, fazendo com que ele prefira a sua loja ao invés da concorrência.

Apenas para você ter uma ideia, quando a música é agradável, 35% dos clientes passam mais tempo na loja, 14% compram mais. Sem falar que há 96% mais chance do cliente se lembrar da marca. Diante disso, é evidente que você precisa ter a playlist certa para o seu supermercado, o que vai é muito mais do que simplesmente escolher algumas músicas ou sintonizar em uma rádio convencional.

As músicas devem ser escolhidas com base nas emoções e reações que você quer que o seu público tenha. E a melhor forma de conseguir isso é contato com a ajuda de quem entende de músicas para negócios: a Listenx.

Com o nosso time de especialistas e mais de 100 playlists disponíveis, você terá todo o auxílio necessário para preparar a programação musical da sua loja. Mas, isso não é tudo! Você ainda poderá melhorar ainda mais os seus resultados com a possibilidade de incluir anúncios entre as músicas.

A Listenx te dá a liberdade de criar os anúncios a qualquer momento de maneira rápida. Ou seja, você poderá criar as promoções que quiser, na hora que quiser, e sem precisar esperar pela gravação. Não deixe de conferir mais detalhes sobre essa excelente ferramenta de marketing para o seu supermercado. Veja a seguir como solicitar o seu teste gratuito.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Recebimento de mercadorias em supermercado: 5 dicas para otimizar o processo

O recebimento de mercadorias em supermercado deve ser sempre acompanhado de perto e ter um processo bem estabelecido. Assim, você consegue reduzir as perdas e diminuir a possibilidade de algum erro ocorrer durante essa importante atividade do seu supermercado. Essa é uma daquelas tarefas da gestão de supermercados que requerem padronização e comprometimento dos funcionários…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Check stand de supermercado: veja como alavancar as vendas

O check stand de supermercado é mais uma estratégia para organizar os produtos que ficam na frente de caixa. Esse é o último momento em que o cliente terá contato com os produtos da sua loja, portanto, a última oportunidade de venda. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial a esse ponto do supermercado…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Dia Nacional do Supermercado: como aproveitar a data para vender mais

O Dia Nacional do Supermercado, celebrado em 12 de novembro, pode ser uma data excelente para você aproveitar e aumentar as suas vendas. Essa data foi escolhida justamente porque é o dia em que a Lei n.º 7.208, que regulamenta a atividade do setor supermercadista, entrou em vigor. Além disso, é também nesse dia que…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Coletor de dados para supermercado: principais funções e sua importância

O coletor de dados para supermercado é uma daquelas ferramentas que facilitam o dia-a-dia dos gestores e funcionários e que se tornam indispensáveis para otimizar a sua rotina. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de supermercado fazem uso dela ou conseguem explorar todo o potencial que ela pode ter, seja por desconhecimento ou…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Layout de supermercado moderno: veja como implementar no seu negócio

Planejar um layout de supermercado moderno é mais fácil do que você pode imaginar. Entretanto, para que ele funcione é preciso combinar diferentes ações em diferentes pontos do seu supermercado. Se você não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos te explicar a importância de ter um bom layout para…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Plano de ação para supermercado: tudo sobre o planejamento estratégico

Fazer um plano de ação para supermercado que seja focado em vendas é uma excelente forma de deixar o seu negócio ainda mais competitivo. Isso porque você será capaz de estabelecer objetivos, metas, missão, fazer análises de influenciadores internos e externos, verificar indicadores e mensurar resultados. Ou seja, você terá bases sólidas para poder tomar…

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Folheto de ofertas de supermercado: conheça as boas práticas para fazer o ideal

Em um mundo cada vez mais digital você provavelmente está se perguntando se ainda vale a pena fazer um folheto de ofertas de supermercado, certo? Nós já adiantamos a resposta, vale a pena sim! Essa ainda é uma forma de divulgar os produtos em oferta e atrair clientes para o seu supermercado. Afinal de contas,…

Por Nayara Santos em 28.04.2021

E-commerce para supermercados: entenda como criar um

Desde o início da pandemia, diferentes lojas nos mais variados ramos do varejo se viram obrigadas a migrar seu negócio para um modelo online. Por isso, ter um e-commerce para supermercado deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial para o sucesso da sua empresa.  Apesar disso, é absolutamente normal o surgimento de…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Cupom de desconto para supermercado: veja como usar essa estratégia

Na busca de atrair clientes e aumentar as vendas, oferecer cupons de desconto para supermercado pode ser uma ação interessante. Ainda pouco explorada no Brasil e mais presente em compras online, o uso dos cupons de desconto pode trazer um grande diferencial para o seu negócio. A seguir, vamos contar da importância de oferecer os…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos