Por Nayara Santos em 02.07.2021

Cooperativa de supermercado: entenda como funciona e como montar uma

Por Nayara Santos em 02.07.2021

A busca constante por preços menores sem que a qualidade do produto fosse comprometida, fez com que as cooperativas de supermercado surgissem. Neste modelo de negócio, os cooperados encontram muitas vantagens, já que eles não apenas podem usufruir de preços melhores, mas também participam da tomada de decisões do supermercado.

Neste artigo nós vamos explicar o que é uma cooperativa e quais os diferentes tipos, como a cooperativa de supermercado funciona e o que é preciso para montar a sua própria cooperativa. Boa leitura!

O que é uma cooperativa?

Uma cooperativa é uma organização formada por pessoas de um determinado grupo, seja ele social ou econômico, cujo objetivo é realizar determinada atividade que traga benefícios para todos os membros. Essa reunião deve ser voluntária. Além disso, uma cooperativa pode desempenhar qualquer atividade, seja algum tipo de serviço ou comércio de produtos.

Com isso, é possível reduzir ou eliminar os intermediários, fazendo com que os custos sejam menores e o preço final também. Vale a pena mencionar que as cooperativas são legalmente instituições sem fins lucrativos. De modo geral, uma cooperativa tem os seguintes princípios:

  • A adesão deve ser livre e voluntária, permitindo a qualquer pessoa aderir a ela ou a utilizar os seus serviços;
  • Todos os membros podem participar das decisões da cooperativa, ou seja, cada membro tem direito a um voto;
  • Todos os membros devem contribuir com o patrimônio da cooperativa. A forma de contribuição deve ser decidida de maneira democrática;
  • Mesmo que haja parcerias e capital externo, uma cooperativa deve sempre manter a sua independência e autonomia;
  • Contribuição para formação, informação e educação dos membros deve ser parte das atribuições de uma cooperativa;
  • Deve haver intercooperação entre as cooperativas;
  • Deve desenvolver programas de desenvolvimento da comunidade envolvida com a cooperativa.


Ainda, algumas cooperativas são fechadas, ou seja, apenas os cooperadores podem se beneficiar dos preços e serviços oferecidos. Em outros casos, a cooperativa pode ser aberta, permitindo que qualquer pessoa tenha acesso a ela, entretanto, apenas os cooperados podem tomar decisões.

Tipos de cooperativa

No Brasil, existem 13 diferentes categorias de cooperativa, são elas:

  • Agropecuária;
  • De consumo, que é a de supermercado e que traremos mais detalhes a seguir;
  • De crédito;
  • Educacional;
  • Habitacional;
  • De infraestrutura;
  • Mineração;
  • Produção;
  • Saúde;
  • Social;
  • De trabalho;
  • Transporte;
  • Turismo e lazer.

Como funciona uma cooperativa de supermercado

Uma cooperativa de supermercado, também chamada de cooperativa de consumo, é aquela que reúne os consumidores e tem como principal serviço a compra desses bens de consumo por preços mais baixos, mantendo-se a qualidade. Isso é possível porque a cooperativa consegue comprar em maiores quantidades, permitindo uma melhor margem de negociação de descontos.

Você deve estar pensando qual a diferença entre uma cooperativa e um supermercado, certo? A principal está no fato de que o cooperado não é um mero consumidor, mas também um dos donos do negócio. Ou seja, ele participa ativamente da tomada de decisões do supermercado. Assim, ao se inscrever na cooperativa, o consumidor adquire também uma quota-parte do negócio.

Cooperativa de supermercado x Central de compras

Falando assim, uma cooperativa de supermercado se parece muito com a central de compras para supermercado. Entretanto, a principal diferença entre elas é que na central de compras, são os donos de supermercado que se associam para conseguir contratar serviços e adquirir produtos por menores preços. Já na cooperativa de consumo, os próprios consumidores são donos do negócio e têm direito a decidir o que irá acontecer com o supermercado.

Como montar uma cooperativa de supermercado?

Se você chegou até aqui, provavelmente está interessado em montar uma cooperativa de supermercado. Confira todas as informações a seguir.

1. Objetivos, comissão e coordenadores

O primeiro passo para criar uma cooperativa de consumo é escolher uma comissão e um coordenador, que são os responsáveis pelo projeto. Além disso, é nessa etapa que os objetivos da cooperativa devem ser criados através de um estatuto, que nada mais é do que um contrato entre os cooperados.

No estatuto deve constar o endereço da sede da cooperativa, qual tipo de atividade será realizada, qual o prazo de duração da cooperativa, todos os direitos e deveres dos cooperados, qual o capital mínimo, qual o valor de cada quota, como será feita a administração da cooperativa, como será o retorno das sobras, como as assembleias serão convocadas, tempo de mandato, dentre outros. 

2. Preparação da documentação

Depois que todos os pontos mencionados acima foram decididos e escritos no estatuto, será preciso reunir a documentação necessária para que a cooperativa de supermercado possa ser registrada na Junta Comercial. São eles:

  • Original e cópias da Ata da Assembleia Geral de Constituição e do Estatuto. Todas as páginas devem ser rubricadas pelos fundadores da cooperativa;
  • Original de cópias do CPF e do RG do presidente da cooperativa;
  • Lista com o nome de todos os presentes na Assembleia Geral de Constituição;
  • Comprovante de residência do presidente;
  • Comprovante do local de funcionamento da cooperativa;
  • Visto de um advogado na última página do Estatuto e da Ata.

Além disso, também é preciso apresentar alguns documentos para a Receita Federal:

  • Ficha cadastral e ficha complementar do CNPJ;
  • Cópia do RG, CPF e comprovante de residência de todos os diretores;
  • Lista com o nome de todos os associados.

3. Verificando a saúde financeira da cooperativa

Mesmo que uma cooperativa de supermercado seja uma entidade sem fins lucrativos, para ela continuar funcionando é preciso ficar atento à entrada e saída de capital. Em uma cooperativa, a principal forma de receita é através do pagamento da taxa de administração de serviço. Ou seja, todas as vezes que um cooperado fizer algum tipo de operação (compra de mercadoria ou contratação de serviço), a cooperativa ficará com um percentual sobre esse valor operado.

Vale a pena mencionar que a cooperativa também deve ter um fundo de reserva que seja capaz de reparar possíveis perdas ou mesmo permitir que novas atividades sejam realizadas. Esse fundo deve ter, no mínimo, 10% das sobras líquidas do exercício. Ou seja, sempre que houver um superávit na taxa de serviços, 10% desse valor deve ir, obrigatoriamente, para o fundo de reserva. Além disso, outros fundos com finalidades específicas também podem ser criados.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Pesquisa de satisfação para clientes de supermercado: veja 6 ideias de como fazer

Você já fez alguma pesquisa de satisfação do cliente no seu supermercado? Ou tem medo do que os consumidores podem dizer a respeito da sua empresa que prefere continuar no escuro? As pesquisas de satisfação são, provavelmente, uma das melhores formas de entender o que o cliente pensa a respeito do seu negócio e até…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

11 Campanhas de Natal para supermercados: aumente o movimento da loja

Conseguir criar campanhas de Natal para supermercados que sejam criativas e capazes de atrair a atenção do cliente é um verdadeiro desafio. Afinal, essa é uma das datas mais importantes do varejo e simplesmente todas as lojas estarão oferecendo vantagens para os consumidores. Além disso, os varejistas frequentemente querem fazer algo completamente novo e fugir…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Organograma de um supermercado: veja como fazer em 8 passos

 O organograma de um supermercado não é diferente daquele feito em empresas de diferentes ramos. Aliás, você sabe o que é um organograma e como ter um no seu estabelecimento pode te ajudar a se planejar? Um organograma é um planejamento, em que funções e cargos são descritos dentro de uma empresa. Podem ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Inventário de estoque no supermercado: entenda o que é e a sua importância

Já preparou o inventário de estoque no seu supermercado nos últimos meses? E no último ano? Como foi a sua experiência durante o processo? Se pudesse você adotaria uma estratégia diferente ou manteria o processo de inventário igual?  Primeiramente, se você não faz o inventário do seu estoque então é melhor ficar atento. Já que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

E-commerce para supermercados: entenda como criar um

Desde o início da pandemia, diferentes lojas nos mais variados ramos do varejo se viram obrigadas a migrar seu negócio para um modelo online. Por isso, ter um e-commerce para supermercado deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial para o sucesso da sua empresa.  Apesar disso, é absolutamente normal o surgimento de…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

4 ações para o seu supermercado vender mais no inverno

A mudança de estações traz consigo novos desafios e oportunidades para os varejistas. Mas, para isso, é preciso estar preparado e saber exatamente quais ações você pode fazer para se destacar. Isso é particularmente importante no setor supermercadista, uma vez que a competição é grande e qualquer detalhe pode fazer toda a diferença.  Para os…

Por Nayara Santos em 11.04.2024

Cartão próprio de supermercado: impulsione suas vendas

O cartão próprio de supermercado tem se tornado cada vez mais uma importante ferramenta para aumentar as vendas. Isso porque, quando os clientes possuem um desses cartões, eles têm acesso a diversos benefícios e, consequentemente, gastam mais. Por isso, se você ainda não conhece o cartão próprio de supermercado ou ainda não pensou em oferecê-lo…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Panfleto de propaganda de supermercado: 8 passos para montar o seu

Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais…

Por Nayara Santos em 04.09.2020

Playlist para supermercado: como escolher a ideal? Saiba mais!

Deseja montar uma playlist para supermercado? Então é certo que você já ouviu falar sobre consumo emocional e deseja melhorar a experiência do cliente por meio da implementação de música ambiente. Sem falar que, por mais que o cliente não perceba, a trilha sonora também ajuda a reforçar a identidade da sua marca e a…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos