Por Nayara Santos em 11.04.2024

4 ações para o seu supermercado vender mais no inverno

Por Nayara Santos em 11.04.2024

A mudança de estações traz consigo novos desafios e oportunidades para os varejistas. Mas, para isso, é preciso estar preparado e saber exatamente quais ações você pode fazer para se destacar. Isso é particularmente importante no setor supermercadista, uma vez que a competição é grande e qualquer detalhe pode fazer toda a diferença. 

Para os supermercados, adaptar-se às demandas sazonais e às necessidades dos clientes pode ser crucial para impulsionar as vendas durante o inverno, Entretanto, essa também é uma chance de conquistá-los e garantir boas vendas o ano todo. 

Ter estratégias específicas, voltadas para o inverno, pode maximizar o potencial de vendas dos seus supermercados e ainda proporcionar uma experiência de compras mais atraente e conveniente para os clientes. Por isso, a seguir vamos explorar algumas ações que você pode adotar nas suas lojas, confira!

Aumentando as vendas do supermercado no inverno

O planejamento estratégico para aumentar as vendas no inverno torna-se ainda mais importante para aqueles varejistas com mais de uma loja. Afinal, é preciso coordenar de modo eficaz cada uma das unidades, garantindo uma oferta consistente de produtos e o mesmo ambiente de compras para os clientes.

Além disso, a análise cuidadosa das tendências de vendas e das preferências dos clientes em cada uma das unidades também é essencial. Já que ajudará a fornecer insights valiosos para adaptar as estratégias de vendas e garantir um estoque adequado de produtos com maior demanda neste período.

1. Prepare kits de produtos e agregue valor à eles

Já pensou em preparar kits de produtos que ofereçam conveniência aos seus clientes? Sem falar que essa simples estratégia, de vender diversos itens juntos ainda pode agregar valor aos seus produtos.

Esses kits podem ser compostos por uma variedade de itens relacionados ao inverno, como alimentos, bebidas quentes, produtos de cuidados pessoais e até mesmo acessórios de vestuário. Por exemplo, um kit de fondue poderia incluir queijos variados, pães frescos e chocolates para fondue, proporcionando aos clientes tudo o que precisam para desfrutar de uma noite aconchegante em casa. 

Além disso, os kits podem ser temáticos, como um kit de “noite de cinema em casa”, que poderia incluir diferentes tipos de pipoca, algumas balas de goma, e até mesmo ingredientes para um bom chocolate quente. Ou então, preparar kits para determinadas receitas, tais como feijoada, quentão, vinho quente, e assim por diante.

Implementar promoções especiais e descontos nos kits de produtos de inverno pode incentivar os clientes a experimentarem novas marcas e até mesmo a fazerem compras adicionais, aumentando assim as suas vendas. Sem dúvida alguma os seus clientes irão adorar essa facilidade.

2. Ofereça conforto e comodidade aos clientes

Outra ação que pode te ajudar a atrair a atenção dos clientes neste inverno é oferecer conforto e comodidade para eles fazerem as compras. Nos dias mais frios as pessoas tendem a fazer de tudo para não precisar sair de casa, então que tal disponibilizar opções de delivery e retirada na loja dos itens adquiridos com hora marcada? 


Assim, os clientes farão suas compras de forma rápida e conveniente, no conforto e calor do seu sofá, recebendo os produtos em casa, sem precisar sair. Além disso, oferecer a opção de retirada dos itens na loja com hora marcada proporciona aos clientes maior flexibilidade e controle sobre o momento da compra, reduzindo o tempo de espera. 

Essas opções de compra remota garantem o conforto dos clientes, ajudando até mesmo a ampliar o alcance do supermercado. Afinal, você conseguirá atender a uma base de clientes mais ampla, incluindo aqueles que preferem realizar suas compras online durante o inverno, trazendo mais competitividade para as suas lojas.

3. Faça eventos de degustação

Que tal inovar neste inverno e fazer um evento de degustação de produtos para um grupo seleto de clientes? Isso mesmo, você pode aumentar as vendas oferecendo aos clientes a possibilidade de participar de um evento de degustação de vinhos e pratos deliciosos para o inverno.

Esse evento pode ser patrocinado por fornecedores e marcas parceiras, você pode ter algum chef de cozinha preparando o menu, e a ajuda de um enólogo para explicar mais sobre os vinhos. A participação no evento pode ser realizada por sorteio, e a cada X reais em compras o cliente ganha um cupom.

Desta forma, os clientes que comprarem mais terão mais chances de participarem do evento. Ou então, caso a marca parceira faça questão, apenas os clientes que adquirirem produtos de uma determinada marca ganharão os cupons para participar.

Sem dúvida é uma forma interessante de estimular as vendas, o engajamento dos clientes e ainda promover o seu supermercado.

4. Padronize a experiência do cliente nas suas lojas

Padronizar a experiência dos clientes em todas as unidades do supermercado é uma estratégia fundamental para aumentar as vendas não apenas durante o inverno, mas o ano todo. Entretanto, nós entendemos que esse é um grande desafio para a maioria dos gestores deste ramo.

Oferecer aos clientes consistência demonstra profissionalismo e faz com que a confiança na sua marca aumente. Assim, o consumidor sabe o que esperar quando entrar na sua loja, independente da unidade em que ele está fazendo compras.

Não deixe de conferir o nosso e-book Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis. Ele é totalmente gratuito e você não terá mais problemas com a padronização do layout das lojas.

Quando falamos de ações voltadas para determinadas datas comemorativas ou períodos a padronização é ainda mais importante. Não basta ter apenas elementos como gôndolas, prateleiras e etiquetas padronizadas, tudo precisa seguir o mesmo padrão.

Ou seja, qualidade do atendimento, promoções, políticas de trocas e devolução de mercadorias, comunicação e até mesmo a playlist que é reproduzida na loja. Lembre-se, tudo isso, quando oferecido ao consumidor em um único ambiente (o PDV), torna o seu supermercado um local único, que os clientes não encontrarão em outros estabelecimentos.

Navegue um pouco mais pelo nosso blog e confira outras dicas.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Cross merchandising no supermercado: 6 dicas de como aplicar

O cross merchandising no supermercado é uma das técnicas de venda que pode ser aplicada para aumentar os lucros da sua loja. Ela consiste basicamente em combinar produtos que se complementam, trazendo maior conveniência e praticidade para o cliente. Como, por exemplo, os pacotinhos de queijo ralado que são expostos com os molhos de tomate…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

18 Textos prontos para divulgar as ofertas de supermercado, confira

Fazer ofertas no supermercado é importante porque você consegue atrair novos clientes para a sua loja, aumentar o movimento e as vendas. Além disso, quando o cliente sabe que você faz boas ofertas, ele estará sempre de olho para conferir as novidades. Entretanto, ter bons preços pode não ser suficiente para conseguir ter resultados melhores.…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Quanto custa para abrir um supermercado? Saiba tudo sobre o assunto

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Como os gastos com alimentação são sempre necessários, independentemente da situação financeira do país, muitas pessoas optam por se aventurar em abrir um supermercado. Durante essa jornada, uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem é quanto custa abrir um supermercado. Já adiantamos que essa…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Aprenda a criar um Cartaz de Ofertas e Aumente suas Vendas!

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda são muito utilizados por muitos gestores. Afinal, essa ainda é uma estratégia relativamente barata e fácil de impactar o cliente e conseguir aumentar as vendas do supermercado. Entretanto, para criar um cartaz de ofertas de supermercado que realmente funcione é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Vem com…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Decoração de carnaval para supermercado: veja como destacar o seu negócio

Preparar a decoração de Carnaval no seu supermercado é uma forma de fazer com que os clientes entrem no clima de celebração e fiquem ainda mais dispostos a aproveitar as ofertas que você preparou. Além disso, a decoração pode influenciar diretamente na experiência de compras e ajudar os clientes a lembrarem da sua loja no…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

 A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Esse aumento na demanda também vem acompanhado com o aumento da concorrência, portanto, você precisa conseguir se destacar. Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Black Friday em supermercado: veja como aumentar as vendas

A Black Friday é uma das datas mais importantes do varejo, sendo um período de muitas promoções e com clientes dispostos a gastar. Ao mesmo tempo, eles também estão conferindo promoções em diferentes lojas. Portanto, se você não conseguir se destacar, poderá ter dificuldade para conseguir aumentar as vendas. Com a estratégia certa e um…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Frente de loja de supermercado: 7 dicas para aumentar as vendas

A frente de loja de supermercado é uma das últimas etapas da jornada de compras do cliente, por isso, ela deve receber uma atenção especial para que o cliente deixe a sua loja com uma boa impressão. Apesar disso, poucos gestores e donos de supermercado investem nesta área do ponto de vendas (PDV). Acredite, se…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Merchandising em supermercado: 5 dicas de como fazer

O merchandising no supermercado combina estratégias para conseguir aumentar as vendas de determinados produtos. Através dele é possível atrair a atenção do cliente para o produto certo, fazendo com que as vendas disparem. Saber como utilizar essas técnicas pode fazer a diferença entre lucro e prejuízo. Portanto, se você ainda não sabe como fazer o…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos